A RELAÇÃO ENTRE A COLUNA VERTEBRAL E AS DOENÇAS DOS ÓRGÃOS

A Relação Entre A Coluna Vertebral E As Doenças Dos Órgãos

A coluna é nossa sustentação e graças a ela podemos realizar todas as nossas atividades cotidianas. Cada vértebra tem uma tarefa específica e dentre todas elas, protegem o sistema nervoso central (formado pelo cérebro, pelos nervos e pela medula espinhal).  Ao conhecer a conexão existente entre a coluna e determinados órgãos, poderemos compreender com mais facilidade a origem de muitas de nossas doenças, tanto físicas quanto psicológicas.
O cérebro se encarrega de enviar os impulsos (ou ordens) através da medula e dos nervos raquídeos para que cada célula do corpo saiba o que fazer. Desta maneira todas as nossas funções vitais são mantidas. A coluna vertebral se encarrega de proteger este sistema de comunicação entre a mente e os órgãos. Por isso, quando há um deslocamento de vértebras, por menos que seja, um nervo se comprime e se transforma em um obstáculo para que as mensagens cheguem ao destinatário. Assim, o funcionamento do corpo em geral depende da coluna.
As vértebras e sua relação com as emoções e as doenças
A dor nas costas é tão frequente que já não nos assusta. Pode acontecer quando ficamos muitas horas sentados em frente a um computador, quando dormimos mal ou levantamos objetos pesados. Você sabia que as contraturas também estão relacionadas com os sentimentos e as emoções? A sobrecarga nas costas tem muito a ver com como nos sentimos. Cada parte da coluna vertebral tem uma correspondência com um órgão, uma emoção e uma doença.
Região Cervical
Se localiza entre o crânio e os ombros e é composta por 7 vértebras (ao representá-las, cada uma é acompanhada com um C de cervical e um número para reconhecê-las).
A região cervical reflete o centro energético, a abertura para a vida e para a comunicação.
C1: é o suporte e equilíbrio da cabeça. Quando pressionada causa dores de cabeça, problemas para expressar as emoções ou desordens no sistema nervoso.
C2: conecta-se com os olhos, o nariz e o olfato. Se estiver rígida não podemos dizer o que nos acontece.
C3: está relacionada com os ossos, os nervos, a pele e o rosto. É conhecida como “a cervical solitária”.
C4, C5 e C6: trabalham em conjunto. Por isso, quando uma tem problemas, repercute nas demais. Se relaciona com a glândula tireoide, com as cordas vocais, com a faringe e a boca. Também com os ombros.
C7: a última das cervicais exerce sua pressão sobre os ombros, os cotovelos e as mãos.
Região dorsal
A região dorsal é composta por 12 vértebras e vai dos ombros até a cintura. Nela se encontram os órgãos mais importantes e quando alguma das dorsais é pressionada isso é traduzido em um mau funcionamento vital, assim como em uma falta de energia nos membros inferiores.
D1: tem reflexos nas pontas dos dedos, cotovelos e na respiração (e por isso a asma ou as doenças pulmonares).
D2: é a vértebra do coração e dos pulmões, mas também das emoções e dos sentimentos.
D3: está relacionada como peito e com a respiração. Quando sentimos uma pressão nessa região, se traduz a nível emocional e físico.
D4: tem contato com a vesícula biliar, assim como os desejos, tentações e prazeres. Por estar no centro do corpo, tem a tarefa de equilibrar nosso dia a dia.
D5: a circulação sanguínea e o fígado estão representados por esta vértebra. Controla e carrega nossas ações e problemas.
D6: ativa a autocrítica e a aceitação das coisas que nos acontecem. Além disso, a sexta dorsal está relacionada com o estômago.
D7: está unida ao pâncreas e ao duodeno. Por sua vez, é a encarregada de nos lembrar que temos que dormir e relaxar.
D8: aloja as inseguranças e os medos e se conecta com o sangue e o baço. Está relacionada com a dor no diafragma.
D9: se há problema nesta vértebra ocorrem alergias e as emoções se tornam mais fortes. Está enlaçada às glândulas suprarrenais.
D10 e D11: estão relacionadas com os rins, os nervos, as tensões e as inseguranças.
D12: é muito importante, porque conecta-se com o cólon, o intestino grosso, as articulações e o sistema linfático. Nas mulheres também com as trompas de Falópio. Quanto aos sentimentos, está entrelaçada com a inveja e a crítica.
Região lombar
A coluna vertebral se relaciona com os órgãos da região lombar
As lombares são 5 e costumam doer bastante quando não mantemos uma boa postura ao nos sentarmos ou fazemos muita força no dia a dia. São a sustentação de nossa parte superior e a comunicação com a inferior. Se relaciona com a sexualidade e a segurança em si mesmo.
L1: conecta com os intestinos e seu desequilíbrio causa prisão de ventre e indigestão. Canaliza a impotência e os conflitos internos.
L2: relaciona o abdômen e as perns. Quando está pressionada ou sobrecarregada nos sentimos sós.
L3: é a vértebra dos genitais e do sistema urinário. Também das articulações (principalmente dos joelhos).
L4: nos homens se conecta com a próstata. Também pode refletir problemas no nervo ciático.
L5: se reflete nos joelhos, nos pés e nas pernas.
Região sacral
Por último, esta região se compõe de 5 vértebras e é enlaçada aos desejos sexuais, a segurança e ao controle (S1 a S3). As vértebras S4 e S5 refletem problemas renais, infertilidade, desequilíbrios hormonais, má circulação ou obesidade.
A prática de atividades físicas, a postura correta ao sentar e caminhar, prática de alongamentos ao longo do dia são maneiras simples de evitar problemas na coluna que podem afetar outros órgãos. Caso os sintomas persistam, procure um médico para um diagnóstico correto. Quanto mais cedo a doença for corretamente identificada, mais fácil o tratamento e cura.
Fonte:https://www.portalraizes.com/relacao-entre-coluna-vertebral-e-as-doencas-dos-orgaos/

Comentários