YOGA PODE AJUDAR A REDUZIR OS SINTOMAS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO

Imagem relacionada

YOGA PODE AJUDAR A REDUZIR OS SINTOMAS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO

Resultado de imagem para YOGA PODE AJUDAR A REDUZIR OS SINTOMAS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO

Prática ajuda a regular ação hormonal que causa o quadro de inquietude
 
Imagem: acervo pessoal
A ansiedade - um grande mal-estar físico e psíquico que provoca aflição e agonia - é um dos males que mais atinge a população brasileira. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), O Brasil é o país com a maior taxa de pessoas que apresentam transtornos de ansiedade no mundo todo e o quinto em casos de depressão. Neste áudio, a professora de Yoga e psicóloga corporal Thaise Titon explica quais são os benefícios da prática para amenizar os sintomas de ansiedade e depressão.
Caso prefira, leia a transcrição de Yoga e Ansiedade abaixo.
O Yoga tem muitas sequências e posturas, além de técnicas de respiração chamadas de pranayama e o relaxamento. O objetivo desta prática é fazer com que as pessoas consigam conquistar um estado meditativo, de forma que através das posturas seja possível aprender a meditar para equilibrar a mente. Quando se equilibra o corpo e a mente, acalmam-se as emoções e acessa-se a espiritualidade de cada um.
Na prática de Yoga existem muitas sequências que foram desenvolvidas para trabalhar os centros de energia do corpo chamados Chakras, onde cada um deles está ligado a uma glândula do corpo. É por isso que o Yoga regula o sistema hormonal, ajudando a dosar e equilibrar tudo que precisamos no corpo. Por exemplo, quando estamos muito ansiosos liberamos hormônios, como a adrenalina, em excesso e é necessário acalmá-los para encontrar um estado de equilíbrio.
 
Imagem: acervo pessoal








Ansiedade é uma agitação causada por excesso de energia que precisa ser descarregada corretamente. A prática do Yoga pode ajudar as pessoas que estão com muitos pensamentos ao mesmo tempo. Ao final do exercício, faz-se uma respiração polarizada"A prática do Yoga pode ajudar as pessoas que estão com muitos pensamentos ao mesmo tempo. Ao final do exercício, faz-se uma respiração polarizada "
que equilibra os dois hemisférios do cérebro e as energias positiva e negativa, masculina e feminina do corpo.
Não é certo falar que você nunca mais vai sentir ansiedade, como quando vai encontrar uma pessoa amada, mas sim o excesso dela, que gera impaciência e libera muito cortisol no corpo.
Se você for muito ansioso, é bom permanecer um tempo maior nas posturas, além do relaxamento final que é essencial depois da prática. Após todos os movimentos feitos, deitar e se entregar, permitindo que a cura aconteça através da prática é fundamental. Ao levantar do relaxamento, é preciso meditar e focar na respiração e no estado que alcançou, permanecendo em silêncio, apenas se observando.

POSTURAS DE YOGA PARA EQUILIBRAR CHAKRAS

Balancear centros de energia do corpo ameniza dificuldades na vida
 
1 - Chakra Muladhara / 2 - Chakra Swadistana / 3 - Chakra Manipura / 4 - Chakra Anahata / 5 - Chakra Visuddha / 6 - Chakra Ajana / 7 - Chakra Sahasrara
Tradicionalmente o Yoga trabalha o alinhamento e o equilíbrio dos sete chakras principais, que se localizam na coluna. Cada um desses centros de energia é responsável por funções específicas do corpo e áreas de atuação na vida. São eles:
  • 1Chakra Muladhara
  • 2Chakra Swadistana
  • 3Chakra Manipura
  • 4Chakra Anahata
  • 5Chakra Visuddha
  • 6Chakra Ajana
  • 7Chakra Sahasrara
Com a prática de Yoga, é possível levar equilíbrio e energia aos sete centros de energia do corpo, trabalhando-os progressivamente. Afinal, quando esses Chakras estão em desequilíbrio - por excesso ou falta de energia - as dificuldades aparecem, seja no dia a dia ou na prática de Yoga. Geralmente as posturas que menos gostamos de fazer são as que mais necessitamos trabalhar.

POSES PARA O CHAKRA MULADHARA

Em geral, uma postura não trabalha somente um Chakra, mas sim vários. No entanto, existem os principais asanas, recomendados para cada centro de energia. Alguns asanas feitos em pé equilibram o Chakra Muladhara, localizado entre o centro do períneo e a base da coluna. Seu elemento é a Terra. Exemplos de asanas que equilibram esse Chakra: tadasana, malasana, vrikasana.
Como realizar o asana Tadasana:
  • 1Fique em pé, deixe as pernas juntas, com dedões dos pés, calcanhares e tornozelos se tocando.
  • 2Distribua o peso nas bordas externas dos pés, nos metatarsos (dos dedos pés) e por todo calcanhar. Depois, eleve o arco plantar - que é arco longitudinal, que corre pelo comprimento do pé.
  • 3Contraia suas coxas, elevando as suas patelas (osso frontal do joelho) e estenda os seus joelhos. Rotacione a parte superior das coxas para fora, traga seu cóccix para dentro, mas sem empurrar suas coxas para frente.
  • 4Eleve o seu centro do seu peito (osso externo), mantenha seus ombros distantes das suas orelhas e aumente o arco anterior dos seus ombros, observando que as dobrinhas das suas axilas anteriores desapareceram. Sinta que a parte inferior de suas escápulas (são as nossas "asinhas", a parte inferior fica na direção da coluna lombar) estão penetrando nas suas costelas
  • 5Mantenha as curvas da sua coluna e deixe seu queixo paralelo ao chão.
  • 6Observe se seus calcanhares, tornozelos, pernas, quadril, coluna e cabeça estão na mesma linha.
  • 7Estenda os braços para baixo com as palmas voltadas para as coxas e os dedos juntos. É a postura inicial de todos os asanas em pé.

POSES PARA O CHAKRA SWADISTANA

Swadistana, o segundo Chakra, localizado na região dos órgãos sexuais, é representado pela cor abóbora e responsável pela sua sexualidade, sensualidade, emoções e intimidade; e áreas do corpo como pélvis, lombar, rim bexiga. Exemplos de asanas que equilibram esse Chakra: Badha Konasana, Gomukasana, Upavistha Konasana. Seu elemento é a Água.
Como realizar o asana Badha Konasana:
  • 1Sente-se no chão e pegue a parte posterior interna do seu calcanhar direito e traga o mais próximo possível para o centro do seu corpo (osso púbico, onde ficam os nossos órgãos sexuais). Faça o mesmo com o seu calcanhar esquerdo. Dessa forma, você irá unir as plantas dos pés.
  • 2Apoie as mãos ao lado dos quadris, deixando os cotovelos flexionados, sem fazer força nos braços e ombros. Nessa posição, você sentará em Badha Konasana.

POSES PARA O CHAKRA MANIPURA

O elemento Fogo é controlado pelo terceiro Chakra, o Manipura, que localiza-se no plexo solar. Sua cor é o amarelo e esse centro de energia é responsável pela autoestima e poder de transformação. Exemplos de asanas que equilibram esse Chakra: Virabhadrasana I, II e III. Sruya Namaskar I, Utkatasana.
Como realizar o asana Utkatasana:
  • 1Para executar esta postura, você deve primeiro começar com o "Tadasana", ensinado acima.
  • 2Inspire e expirando eleve os braços pela frente do corpo, acima da cabeça. Mantenha os braços paralelos um ao outro. Seus braços devem ser mantidos no mesmo nível ou a frente de suas orelhas.
  • 3Expire e dobre os joelhos. Tente trazer as coxas o mais paralelo ao chão quanto possível. O tronco deve inclinar um pouco para a frente, sobre as coxas, até fazer um ângulo de 90 graus com a parte superior das coxas. Suas coxas devem estar paralelas entre si.
  • 4Permaneça nesta posição de 30 segundos a um minuto. Para sair da postura, você deve estender os joelhos enquanto expira. Depois, inspire e expirando, traga os braços para os lados de seu corpo, de volta para o asana Tadasana.

POSES PARA O CHAKRA ANAHATA

Anahata chakra é o quarto centro de energia do corpo, localizado no centro do peito, entre os mamilos, e é associado ao coração. Seu elemento é o Ar e é considerado o ponto de equilíbrio entre o mundo material e espiritual. Sua cor é o verde. Exemplos de asanas que equilibram esse Chakra: Trikonasana, Bujangasana.
Como realizar o asana Bujangasana:
  • 1Deite-se de bruços no chão. Estenda as pernas para trás, colocando peito dos pés no chão. Apoie suas mãos no chão embaixo dos seus ombros. Force seus cotovelos para trás, conta o seu corpo. Pressione o peito dos pés, as coxas e o púbis firmemente no chão.
  • 2Em uma inspiração, comece a estender os braços para levantar o peito do chão, indo até a altura em que você pode manter seus púbis e pernas no chão. Empurre o peito do pé contra o chão, mas não contraia as nádegas.
  • 3Mantenha a postura de 15 a 30 segundos, respirando facilmente. Volte para o chão com uma exalação.

POSES PARA O CHAKRA VISUDDHA

O Chakra Visuddha, localizado na garganta, é o quinto centro de energia do corpo e representa o éter. Ele revela a sua expressão, seja artística ou pessoal, é onde ressoa a verdade interior de cada um. Sua cor é o azul-céu. Exemplos de asanas que equilibram esse Chakra: Salamba Sarvangasana, Halasana, Jathara Parivartanasana.
Como realizar o asana Jathara Parivartanasana:
  • 1Deitado de costas, estenda seus braços para os lados (na altura dos seus ombros), com as palmas das mãos viradas para cima em uma posição T.
  • 2Inspire e expirando flexione os seus joelhos na direção do peito.
  • 3Inspire e expirando, traga ambos os joelhos para o lado esquerdo do seu corpo, realizando a torção da coluna região lombar. Leve os joelhos o mais próximo possível do cotovelo do braço esquerdo. Mantenha-se olhando para o teto. Os ombros devem ficar encostados no chão. Permaneça na postura de 30 a 60 segundos. Para voltar, inspire e expirando retorne os quadris à posição inicial. Repita o mesmo movimento para o outro lado.

POSES PARA O CHAKRA AJANA

O sexto Chakra, o Ajana, localizado acima e entre os olhos, simboliza nossa intuição e seu elemento é a luz. Está envolvido na criação e na percepção da arte e no reconhecimento do impacto das imagens. Exemplos de asanas que equilibram esse Chakra: Garudasana, Natarajasana, Padmasana, Yoga Mudra. Sua cor: Azul anil.
Como realizar o asana Vajrasana Yoga Mudra:
  • 1Fique de joelhos e una os joelhos e pés (o peito do pé deve estar apoiado sobre o chão) e sente-se sobre seus calcanhares. Flexione o tronco à frente e apoie a testa no chão. Agora estenda os braços para frente, apoie mãos, braços e cotovelos no chão. Respire normalmente.
  • 2Permaneça na postura de 1 a 3 minutos. Para retornar, traga as mãos embaixo dos ombros, empurre o chão com as duas mãos e desenrole a coluna vagarosamente, a cabeça é a última que sobe.

POSES PARA O CHAKRA SAHASRARA

O último chakra, o Sahasrara, fica no topo da cabeça e é a nossa conexão com o espiritual. Seu elemento é o pensamento e sua cor o cristal. Exemplos de asanas que equilibram esse Chakra: Salamba Sirsasana, Yoga Mudra.
Como realizar o asana Yoga Mudra:
  • 1Deite-se com a barriga virada para o chão. Uma seus pés e pernas, apoie sua testa no chão, estenda seus braços para frente, com a palma da mão voltada para o chão. Respire pelo nariz lentamente.
  • 2Para retornar, traga as mãos embaixo dos ombros, empurre o chão com as duas mãos, sente-se sobre seus calcanhares e desenrole a coluna vagarosamente. A cabeça é a última que sobe.
A prática de asanas deve ser feita pelo menos duas vezes por semana. Varie sempre as posturas e respire pelo nariz durante a prática, não faça retenções.Lembre que o importante é se observar e, por meio disso, se aprimorar na vida pessoal e espiritual. Afinal, o excesso de rigidez e de complacência prejudica. Encontre seu caminho do meio, encontre o seu equilíbrio.

RESTAURE O EQUILIBRIO COM O YOGA DOS CHAKRAS

Exercício simples ajuda a se isolar do caos cotidiano
Deseja um exercício simples capaz restaurar seu ponto de equilíbrio? Reserve um momento do dia no qual você se permita dez minutos de pausa e experimente o passo-a-passo descrito a seguir.
O ideal é que você realize este exercício todos os dias no mesmo horário. Dificuldades iniciais tendem a ocorrer mas, com o tempo, o hábito é incorporado e se torna tão simples quanto escovar os dentes.
Você precisará apenas - pelo menos nos primeiros dias - de um instrumento musical qualquer que lhe permita ouvir as sete notas musicais. Caso você já conheça as notas musicais, o instrumento é desnecessário.
Um relógio que lhe permita computar o tempo também pode ser usado, mas não é imprescindível. Não há problema algum em ficar mais de um minuto mentalizando um chakra (veja imagem acima). Se sua consciência se fixa por mais tempo num chakra específico, talvez isso seja necessário no seu caso.
Busque um espaço no qual você não seja incomodado(a) e possa se desconectar do mundo por dez minutos. Sente-se com a coluna ereta, pernas descruzadas e as palmas das mãos voltadas para cima.
  • 1Por um minuto, inspire profunda e lentamente e solte o ar pela boca, esvaziando a mente dos problemas do dia. Caso não consiga deixar de pensar em algo que lhe incomoda, use a seguinte estratégia: pense no que lhe perturba, e imagine o problema sendo solucionado.
  • 2Por um minuto (ou mais), continue inspirando lentamente. Mas, ao soltar o ar pela boca, entoe a letra U ao som da nota DÓ. Enquanto faz isso, mentalize uma luz vermelha brilhando na região sexual. Este centro, ao ser fortalecido, estimula a sua coragem, sua estabilidade e confere firmeza para lidar com situações mais difíceis. Se quiser, imagine a si mesmo(a) enfrentando e resolvendo algum problema prático que lhe incomode.
  • 3Por um minuto (ou mais), continue inspirando lentamente. Mas, ao soltar o ar pela boca, entoe a letra O ao som da nota RÉ. Enquanto faz isso, mentalize uma luz laranja brilhando no lado esquerdo de sua barriga, entre o umbigo e a região genital. Este centro, ao ser fortalecido, estimula a boa disposição física e de humor, conferindo energia para agir na vida. Se quiser, imagine a si mesmo(a) cheio(a) de vida, irradiando saúde.
  • 4Por um minuto (ou mais), continue inspirando lentamente. Mas, ao soltar o ar pela boca, entoe a letra à ao som da nota MI. Enquanto faz isso, mentalize uma luz amarela brilhando no umbigo. Este centro, ao ser fortalecido, estimula o autocontrole, o equilíbrio emocional, e amplia a sua autoridade saudável. Se quiser, imagine a si mesmo(a) imperturbável numa tempestade.
  • 5Por um minuto (ou mais), continue inspirando lentamente. Mas, ao soltar o ar pela boca, entoe a letra A ao som da nota FA. Enquanto faz isso, mentalize uma luz dourada brilhando no coração (se você estiver emocionalmente mal, mentalize uma luz rosa). Este centro, ao ser fortalecido, estimula a sua amorosidade, sua compaixão, sua capacidade de dar e receber amor. Se quiser, imagine a si mesmo(a) ao lado das pessoas a quem você ama.
  • 6Por um minuto (ou mais), continue inspirando lentamente. Mas, ao soltar o ar pela boca, entoe a letra Ê ao som da nota SOL. Enquanto faz isso, mentalize uma luz azul brilhando na região da garganta. Este centro, ao ser fortalecido, aumenta consideravelmente o poder da sua expressão verbal, possibilitando a melhoria da comunicação e dos relacionamentos humanos. Se quiser, imagine a si mesmo(a) dizendo de forma clara e objetiva as coisas que você gostaria de dizer, sem raiva ou agressividade.
  • 7Por um minuto (ou mais), continue inspirando lentamente. Mas, ao soltar o ar pela boca, entoe a letra E ao som da nota LA. Enquanto faz isso, mentalize uma luz lilás brilhando na região entre as sobrancelhas. Este centro, ao ser fortalecido, estimula clareza da visão, a capacidade de síntese, o entendimento racional e possibilita chegar a soluções eficientes. Se quiser, imagine a si mesmo(a) encontrando soluções para um problema que porventura lhe incomode.
  • 8Por um minuto (ou mais), continue inspirando lentamente. Mas, ao soltar o ar pela boca, entoe a letra I ao som da nota SI. Enquanto faz isso, mentalize uma luz violeta brilhando no alto da cabeça. Este centro, ao ser fortalecido, estimula a sabedoria, a capacidade de compreensão e a elevação da consciência. Se quiser, imagine a si mesmo(a) flutuando nas nuvens e vendo o mundo lá do alto.
  • 9Por fim, execute o primeiro passo novamente: respire devagar e solte o ar pela boca. Imagine-se ficando maior, até ocupar todo o lugar em que você se encontra.
Esse exercício faz parte do livro Os Seis Caminhos do Amor, da Coleção Personare.

DESVENDANDO O SIGNIFICADO DOS CHAKRAS

Centros de energia em desequilíbrio sinalizam o que é preciso melhorar
 
1 - Chakra Básico / 2 - Chakra Sacro / 3 - Chakra Plexo Solar / 4 - Chakra Cardíaco / 5 - Chakra Laríngeo / 6 - Chakra Frontal / 7 - Chakra Coronário
A palavra "Chakra" vem do Sânscrito e significa "roda de luz". Os Chakras são centros de energia, que representam os diferentes aspectos da natureza sutil do ser humano. São eles: corpo físico, emocional, mental e energético. Os sete principais Chakras ficam localizados ao longo da coluna vertebral do corpo humano e, segundo a Tradição Hindu, seguem as cores do arco-íris. Confira abaixo o significado de cada um:

CHAKRA CORONÁRIO

Cor: Lilás e dourado
Pedras mais usadas: Quartzo Branco, Ametista, Diamante, Fluorita
Representa nossa ligação com o Alto, a Energia Superior, o Universo. A sua função principal é evoluir, ascender e se aprimorar como ser humano.
Percebemos o Chakra Coronário em desequilíbrio quando apresentamos falta de inspiração, confusão, tristeza relacionada à falta de esperança, alienação ou hesitação em servir ao bem comum.

CHAKRA FRONTAL

Cor: Azul índigo
Pedras mais usadas: Sodalita, Azurita, Lápis Lazuli, Cianita
Representa a mente e a intuição. A função dupla desse chakra faz com que ele seja um dos mais difíceis de manter o equilíbrio, pois o excesso de uma característica leva à falta da outra.
Quando em desequilíbrio, pode desencadear falta de concentração, medo, cinismo, tensão, pesadelos, e excesso ou falta de sono. Também é recorrente ter um acúmulo de pensamentos.

CHAKRA LARÍNGEO

Cor: Azul claro
Pedras mais usadas: Água Marinha, Quartzo Azul, Turquesa, Larimar
Tem ligação com a maneira que cada um se expressa. A função principal desse chakra é o se expressar. Por isso, a autoexpressão e a comunicação são as palavras-chaves dele. Ajuda a relacionar e exteriorizar o que sentimos e o que pensamos.
Percebemos que o Chakra Laríngeo está em desequilíbrio quando apresentamos problemas na comunicação - geralmente a falta dela - o uso insensato do conhecimento e a falta de discernimento. Nesse caso, a pessoa pode falar demais ou dizer bobagens por querer esconder o que sente. Num outro extremo, pode tender a falar pouco e "engolir sapos".

CHAKRA CARDÍACO

Cor: Verde e rosa
Pedras mais usadas: Quartzo Rosa, Quartzo Verde, Turmalina Melancia, Esmeralda
Simboliza o centro das emoções. Esse chakra é o centro do amor e sabedoria nas relações emocionais. Gera estabilidade e confiança, além de trabalhar as manifestações reprimidas e as feridas emocionais.
Quando o Chakra Cardíaco se mostra em desequilíbrio, pode gerar repressão do amor, instabilidade emocional, sensação de opressão e/ou peso no peito.

CHAKRA PLEXO SOLAR

Cor: Amarelo
Pedras mais usadas: Citrini Amarelo, Cristal com Enxofre, Topazio Imperia, Calcita Amarela
É onde "mora" o ego de cada um, representa a força do indivíduo. Sua funções primordiais são o poder e a vontade. Também mostra como está nossa digestão (de situações), nossos humores e controle.
Quando o Plexo Solar está com excesso energético pode gerar egoísmo, egocentrismo, fúria, medo, ódio e dificuldade em assimilar/digerir. E quando está com baixa energia, a pessoa fica apática, sem força de vontade e insatisfeita.

CHAKRA SACRO

Cor: Laranja
Pedras mais usadas: Jaspe, Ágata de Fogo, Granada, Coral
Tem ligação com a criatividade e a vitalidade. As funções principais do Chakra Sacro são sexualidade, vitalidade e criatividade. Ele corresponde à nossa autoestima, à energia sexual e à expressão do "eu" através da sexualidade e/ou criatividade. É no centro energético do bem-estar físico, do prazer e da realização que se percebem as mágoas, sentimentos de culpa e medo (pecado).
Quando este Chakra está em desequilíbrio pode gerar dificuldades sexuais, ausência de objetivos, sentimento de impotência, confusão, ciúme, inveja ou desejo de possuir. Impacta diretamente no desejo e na vontade de viver, alcançar outros patamares, enfrentar desafios e viver o presente.

CHAKRA BÁSICO

Cor: Vermelho
Pedras mais usadas: Turmalina Preta, Quartzo Fumê, Ônix, Hematita
A sua função é a sobrevivência, que inclui a própria segurança e as necessidades físicas básicas, tais como comer, beber e dormir, além do sexo e do abrigo.
Quando está em desequilíbrio, pode gerar insegurança, falta de "gana", atitudes mais violentas, ganância ou fúria. A pessoa ainda apresenta uma demasiada preocupação com a própria sobrevivência, tensão, o "viver para ter".

OS CHAKRAS MENOS CONHECIDOS

Conheça centros de energia secundários que também equilibram corpo
 













Temos milhares de centros energéticos espalhados pelo nosso corpo físico. Os maiores e principais são chamados de Chakras. Os Vedas (textos sagrados do Hinduismo, escritos há aproximadamente 1.500 a.c) já descreviam os Chakras e suas características principais. Para entender melhor imagine que esses centros são como portas de vai-e-vem pelas quais enviamos nossa energia para ambientes e pessoas - ou vice-versa. Neste artigo abordamos os significados dos sete Chakras principais e agora falaremos dos secundários.
Dos Chakras principais partem alguns caminhos, como se fossem riachos de energia, distribuindo-a pelos centros secundários. Se o Chakra principal estiver desequilibrado, os secundários ligados a ele também estarão em desequilíbrio. Então, para harmonizar os centros de energia do corpo, a pessoa sempre pode começar pelos sete principais. Para isso, podemos utilizar várias ferramentas terapêuticas, como Meditação, visualização criativa e cristais. Esses recursos ampliam a nossa energia e nos beneficiam com as características vibracionais do estímulo escolhido, como coresmandalas e pedras.
No nosso dia a dia, esses desequilíbrios energéticos podem ser percebidos como insatisfações, preocupações excessivas, alteração no sono, excesso de impulsividade, infelicidade, ou seja, tudo que nos tira do equilíbrio. Normalmente o que nos faz sofrer, de um jeito ou de outro (pelo excesso ou pela falta), é o que precisamos equilibrar."Normalmente o que nos faz sofrer, de um jeito ou de outro (pelo excesso ou pela falta), é o que precisamos equilibrar."
Na Terapia Holística, enxergamos o negativo e a crise como parte de um processo, o início de um movimento de aperfeiçoamento. Isso significa que o desequilíbrio não é de todo ruim, já que sinaliza onde temos e podemos melhorar.
A maneira ideal de saber como estão nossos Chakras é por meio do autoconhecimento. Mas para quem acha a autoanálise um exercício difícil, existem algumas ferramentas que ajudam a perceber esses desequilíbrios e podem ser colocadas em prática na consulta com um terapeuta holístico: a interpretação energética por meio de questionário e conversa sobre a situação, assim como a medição dos Chakras pela radiestesia, pode ser muito eficiente, dentre várias outras formas. Esses métodos mapeiam o que não está em harmonia.
Conheça abaixo seis Chakras secundários, descubra onde estão localizados e confira dicas para harmonizá-los.

CHAKRA DAS MÃOS

Localizado no centro das palmas das mãos, não tem cor específica e é o mais fácil de ser desenvolvido. Apesar de secundário, é um Chakra importantíssimo, como podemos ver em técnicas de energização e equilíbrio como o Reiki - técnica japonesa de canalização de energia, passada através da imposição das mãos. Coordenado pelas emoções e intenções, é um canal direto através do qual podemos passar energia consciente.
Para ativar este Chakra com a energia cósmica, basta esfregar as palmas das mãos uma na outra. No momento em que fazemos isso, sentimos um calor ou um formigamento no local. Podemos fazer este gesto para buscar o bem-estar do outro ou o nosso próprio, assim como para aliviar uma dor ou angústia. Em todos esses casos, mentalize sua intenção enquanto ativa este Chakra.
Lembrete: sempre que mentalizar intenções para outra pessoa, depois de enviar a energia a ela, lave bem as mãos com água e sabão para desconectar sua energia do outro.

CHAKRA DOS PÉS

Está localizado nas solas dos pés e sua finalidade principal é descarregar o excesso energético gerado no nosso dia a dia, como também a absorção da energia de aterramento - que faz a gente se sentir enraizado e seguro. Tem relação com a "mãe terra" e a estabilidade em geral.
O Chakra dos pés tem ligação com o Chakra Básico (localizado na altura dos órgãos genitais) e todo o conceito de sobrevivência, segurança e força. Uma boa dica para equilibrar os Chakras dos pés é ter contato com a natureza, andando descalço na terra, grama ou areia.

CHAKRA DOS JOELHOS

Atua como um transformador, regulando a quantidade de energia telúrica (da Terra) que deve entrar no corpo. Regula nossa forma de lidar com a flexibilidade e com grandes quantidades de energia.
E nada é melhor para lidar com a flexibilidade do que alongar-se. Sendo assim, para equilibrar esse Chakra é essencial praticar alongamento.

CHAKRA DOS TORNOZELOS

Lida com a nossa flexibilidade de ficarmos centrados durante as mudanças na vida e nos ajuda mais especificamente a desenvolver o "jogo de cintura" necessário para "ganhar" a vida.
Para harmonizar esse Chakra, além de fazer alongamento (também indicado para equilibrar os Chakras dos joelhos), é preciso focar também no senso de equilíbrio.

CHAKRAS YIN/YANG

Estão localizados no centro de cada ombro e posicionados para que as energias sejam corretamente direcionadas. São Chakras de energias cooperativas, complementares e correlatas: energia ascendente (Yang) e energia descendente (Yin), acumulação de substância (Yin) e processamento dessas substâncias por meio da atividade corporal (Yang).
Determinadas partes do corpo e órgãos internos correspondem ao Yin, enquanto outras se relacionam ao Yang. A parte superior do corpo, por exemplo, é considerada fundamentalmente Yang, enquanto a parte inferior é Yin. Já as extremidades são Yang e as partes internas são Yin.
Vale reforçar que Yin e Yang são formas diferentes de energia, sem a conotação de "bom" ou "ruim". São simplesmente formas diferentes, interdependentes e complementares (não opositoras), como o dia e a noite. A mudança e o movimento são relacionados a esses Chakras. Para ativá-los, é preciso analisar em quais circunstâncias estamos sendo rígidos e resistentes às mudanças e trabalhar a aceitação. Um exercício físico ou modalidade que exija movimento e fluidez física também ajuda muito.

CHAKRA DO TIMO

Apesar de pouco conhecido, o Chakra do Timo não é considerado secundário, pois é muito importante. Ele é associado à consciência e energia de ascensão e elevação. Localiza-se entre o Chakra Cardíaco (localizado na altura do coração) e o Laríngeo (localizado na altura da garganta). Para encontrá-lo, na linha média do corpo, abra a sua mão e posicione seu polegar no meio da sua garganta e o seu dedo mínimo entre os seios. O Timo fica na altura do seu dedo médio.
Pensamentos e sentimentos negativos enfraquecem e prejudicam a imunidade física e energética deste Chakra. Em compensação, crenças e emoções positivas conseguem estimulá-lo e ativar todas as suas capacidades. Vigiar a qualidade dos pensamentos e sentimentos, mudando-os quando estão negativos, é a maneira de ativar o Chakra do Timo. Isso exige treino e prática diária, mas o resultado é recompensador.

EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO E YOGA PARA ANSIEDADE

Respirar não significa apenas colocar ar para dentro do corpo
Por: Paula Gonzalez Prabhadra
 
Imagem: Cedric PG, via Pexels
Quando nascemos, a primeira coisa que fazemos é respirar. Nosso pulmão se enche de ar e o que acontece? Colocamos para fora todo aquele ar novo que entrou com um belo choro... É a primeira nova sensação que experimentamos, ela é inata. Fazemos isso inconscientemente, e durante boa parte da vida - para muitas pessoas, durante toda a vida. Seguimos fazendo isso sem pensar sobre o assunto. Mas a respiração é muito mais do que uma habilidade inata. Quando feita conscientemente, pode transformar nossa maneira de viver e de lidar com nossas emoções.
A correria do dia a dia muitas vezes nos impede de simplesmente parar e respirar corretamente. Quando nos damos conta estamos tão estafados que mal conseguimos lidar com as situações mais simples, como a respiração. E uma boa respiração nos ajuda a controlar essa ansiedade e nos traz de volta para os detalhes do cotidiano que passam despercebidos. Isso significa que se atentamos para a nossa respiração estamos dando um passo muito importante para melhorar todo nosso estilo de vida.

PRANA: A ENERGIA QUE FLUI PELO CORPO POR MEIO DA RESPIRAÇÃO

Existem muitas técnicas que nos ensinam a controlar nossa respiração. Na prática do Yoga ela é peça-chave para que possamos encontrar nosso equilíbrio. Para os "yoguis", quando inspiramos não estamos apenas colocando "ar para dentro", mas também inspirando energia. Essa energia cósmica que envolve todos os seres vivos é chamada de Prana.
O Prana flui no nosso corpo através de milhares de canais de energia sutis chamados de "nadis" e pelos centros de energia chamados de "chakras". Com a prática de Yoga aprendemos a controlar e canalizar essa energia para nosso benefício e de outros. Cada postura (ásana) tem seus movimentos sincronizados com a respiração e, quando praticadas corretamente, nos permitem direcionar a energia do Prana para cada um de nossos chakras, promovendo a cura de diversas enfermidades do corpo e doenças psicossomáticas."Cada postura (ásana) tem seus movimentos sincronizados com a respiração e, quando praticadas corretamente, nos permitem direcionar a energia do Prana para cada um de nossos chakras, promovendo a cura de diversas enfermidades do corpo e doenças psicossomáticas."

Dentro da filosofia do Yoga existem exercícios para controle da respiração chamados Pranayamas, que visam extrair o máximo de energia vital a cada respiração, levando, assim, esse Prana para cada célula do nosso organismo. Quando o nível de Prana aumenta, naturalmente nossa mente torna-se calma e positiva, mas só conseguimos nos beneficiar dessa energia quando a respiração se torna consciente.
A maioria das pessoas desconhece esses benefícios, pois estão desconectadas de sua própria respiração - por isso suas mentes são agitadas e inquietas. Quando a respiração não é controlada, nossa mente permanece instável, mas quando a controlamos conseguimos deixar nossa mente imóvel e permanecer no momento presente , o que é fundamental para nossa saúde mental.
A prática de Pranayamas mexe com energias sutis, por isso, o aprofundamento de sua prática é indicado apenas com orientação de um/a instrutor/a ou mestre de Yoga apta/o para isso. Porém qualquer pessoa pode iniciar exercícios de respiração básicos para acalmar a mente e, consequentemente, melhorar sua qualidade de vida.

RESPIRAÇÃO PARA SILENCIAR A MENTE

Sequência de exercícios respiratórios ajuda a ter mais concentração

 







A Meditação tem assumido cada vez mais importância na vida moderna. Não apenas como tendência, mas necessidade. Queremos interagir com tudo o que nos rodeia, e tentamos estabelecer uma proximidade maior com o que nos agrada. Entretanto, nem sempre estamos com a mente tranquila para contemplar um amanhecer divino, as ondas do mar, o verde das florestas, o aroma da mata ou o simples gesto de ternura presente no olhar de uma criança. Por que será?
Falta-nos concentração. Falta estarmos presentes em cada momento de nossas vidas, de maneira integral. Temos que estar presentes por inteiro em todas as atividades. A falta de concentração nos leva para longe, para o passado ou para o futuro, com projeções que nem mesmo sabemos se serão realizadas. Sem esperar, estamos convivendo com uma luta silenciosa dentro de nós mesmos: a ansiedade. Precisamos fazer uma mudança gradual na maneira como nos relacionamos com a vida, com o mundo, com as pessoas, com nossos sentimentos e emoções. Isto se torna possível através da meditação.

CONCENTRAR-SE PARA MEDITAR

A Meditação é eficaz quando se estabelece inabalável concentração mental. Sem concentração não haverá Meditação, pois a mente é de natureza instável diante de ilimitados impulsos sensitivos que são trazidos até ela através dos sentidos. Porém, a faculdade mais importante da mente é a concentração sobre sua natureza interior, que somente você pode ter contato - e este contato é que constitui a meditação.
Concentrar-se no contato com suas funções internas (sentimentos, sensações, emoções) é algo natural para a mente, quando ela está controlada. Como não há Meditação sem concentração, é necessário que a mente seja controlada ou direcionada, voluntariamente, ao objeto que servirá de concentração meditativa. Este objeto poderá ser um mantra ou até mesmo a respiração. O uso consciente deste processo é chamado de concentração e ele conduzirá a mente ao estado de Meditação. Concentração significa colocar no centro, recolher ou centralizar um objeto. A mente deve ter um objeto no centro de sua atenção para que não divague por outros objetos (que pode incluir pensamentos, imagens, aromas) que arrastarão a atenção da mente para outro foco. A permanência por longo período nesta atenção centralizada num único objeto é chamada concentração.

PASSO-A-PASSO DE MEDITAÇÃO

Procure acalmar a mente antes da Meditação. Não deixe seus pensamentos serem perturbados por algum problema externo. Deixe tudo para ser resolvido após a sua prática, não queira resolver as questões da vida enquanto medita. Procure permanecer consciente de seus pensamentos e imagens mentais, sem deixar que elas perturbem sua concentração. Tente se situar além dos pensamentos e ideias, além do que você está consciente (ao seu redor) e do que surge espontaneamente de seu inconsciente. Além destes detalhes importantes para o estado mental adequado à prática da Meditação, é importante também:
  • 1Relaxar seu corpo, sentando-se numa postura confortável, mesmo que seja num sofá - o local deve ser tranquilo e com o mínimo de barulho e interferência externa.
  • 2Procure respirar sem pressa ou ansiedade - lembre-se de deixar tudo para depois e aproveitar o momento da meditação como uma hora completamente sua, para você entrar em contato com seu interior, com o divino.
  • 3Não lute com o turbilhão de pensamentos que surgem incessantemente dentro de você. Veja que eles fazem parte do que você está vivendo e sendo neste momento.
  • 4Tente observar a qualidade de seus pensamentos e o que eles estão promovendo em seus sentimentos e emoções, sem se perturbar.
Algumas dicas poderão auxiliar sua prática diária. Elas serão importantes para que você possa sentir um efeito mais rápido e intenso com sua prática de Meditação. Primeiramente, desenvolva uma prática de diálogo interior, cultive uma observação da mente em estado ativo, isto é, esteja sempre observando seus pensamentos e ações internas. Mantenha uma disciplina de horário e local, pois isso ajuda na concentração mental. Trabalhe sua postura para que ela seja firme e confortável e, assim, a mente se estabilizará com mais rapidez. Esteja relaxado, sem criar tensões. Aperfeiçoe a prática respiratória para que ela seja natural enquanto medita.

MEDITAÇÃO GUIADA PELA RESPIRAÇÃO CONSCIENTE

A respiração é um elemento que está sempre presente em todas as nossas atividades. Respirar é algo natural e essencial na vida. Confira abaixo como usar a respiração como veículo de concentração, para trazer resultados em pouco tempo para sua vida.
  • 1Encontre um local tranquilo, silencioso e limpo.
  • 2Sente-se confortavelmente, feche os olhos e relaxe.
  • 3Ouça todos os sons e realidade que possam ser percebidos neste momento.
  • 4Comece por observar sua respiração - como está seu ritmo, sua intensidade e volume.
  • 5Passe a respirar com suavidade, leveza e lentidão.
  • 6Concentre-se em cada detalhe de sua respiração, desde a temperatura até os aromas que estão presentes em cada movimento de inalação e exalação
  • 7Sinta-se como se existisse apenas você e sua respiração, nada mais (nenhum pensamento importante, nenhum compromisso imediato, nenhuma preocupação real).
  • 8Procure fluir neste movimento respiratório como se não houvesse limites entre você e sua respiração, como se o tempo estivesse sendo conduzido pela sua respiração.
  • 9Procure perceber o seu centro (o sujeito que está presente na respiração) enquanto os pensamentos fluem (sem se identificar com eles).
  • 10Esteja como à beira de um rio e apenas contemple este rio (sua mente e seus pensamentos), não deixe o rio arrastar sua atenção, mas fixe a atenção num único ponto dentro da correnteza do rio.
  • 11Não perca o foco respiratório - sinta este rio como sendo o fluxo de sua respiração que flui nas águas de sua mente.
  • 12Sinta toda sua intensidade presente neste momento de concentração respiratória.
  • 13Não queira estar em outro lugar ou outra situação que sua mente resolver propor - esteja presente na respiração, apenas.
  • 14Quando se sentir completamente concentrado e presente no ato da respiração, sem qualquer interferência externa ou mental, mergulhe na experiência de simplesmente estar ali - sem julgamentos, comparações ou conceitos.
  • 15Quando sentir uma inabalável paz interior, terá alcançado a consciência meditativa. Procure repetir a prática diariamente, sem tentar repetir a experiência, pois ela será sempre única e você poderá estar sempre se descobrindo.
Ao final, agradeça em silêncio à vida e a você mesmo pela prática e pela experiência. Tente praticar esta técnica de 10 a 15 minutos diariamente. Depois de um mês, tente aumentar a duração por até 30 minutos. Não tente repetir a experiência anterior de sua prática, pois isto poderá causar uma expectativa que dificultará novas experiências com a Meditação. Esteja sempre aberto e receptivo a tudo que o seu momento de Meditação proporcionará a você. Seja sempre feliz e grato a tudo o que vier.
https://www.personare.com.br/respiracao-para-silenciar-a-mente-m2507
Imagem relacionada

Comentários