O BUDA INDESCRITÍVEL,SS. CHATRAL RINPOCHE

Resultado de imagem para SS.Chatral Rinpoche


O Buda Indestrutível, བྱ་བྲལ་སངས་རྒྱས་རྡོ་རྗེ་ SS.Chatral Rinpoche




"O !! Chatral Sangay, o Padmasambhava imortal,
você manifestou-se entre nós de forma humana
por causa de seres ignorantes como eu.
Peço-lhe de forma não dualística.
Por favor, abençoe-nos da sua mente de sabedoria."
Sua Santidade Chatral Sangay Dorje Rinpoche, um dos maiores mestres Dzogchen de todos os tempos, aos 104 anos, entrou em Mahaparinirvana para despertar seres conscientes da ilusão de permanência e apego ao samsara em 30 de dezembro de 2015 às 17h em Pharping, perto de Katmandu no Nepal.
Sua Santidade "Chatral Sangye Dorje  བྱ་བྲལ་སངས་རྒྱས་རྡོ་རྗེ་ ", significa:
" Buda Indestrutível que abandonou todas as atividades mundanas".
Rinpoche era um dos detentores do Longchen Nyingthig, a linhagem que descende de Jigme Lingpa para Jigme Gyalwe Nyugu e daí para Patrul Rinpoche.
Ele foi entronizado como o regente-vajra de Sua Santidade Dudjom Rinpoche e passou esta linhagem para o tulku de Dudjom Rinpoche, que vive no Tibet central.
Ele era o Root Guru do regente Reting Rinpoche, que reconheceu HH o 14º Dalai Lama como a reencarnação de seu antecessor. Ele também era o professor espiritual de Chogyal Namgyal Wangchuk, o rei de Sikkim e as três gerações da Família Real de Butão.
Por outro lado, ele também ensinou milhares de pessoas que nem sequer tinham um punhado de arroz para oferecer.
O grande e compassivo Buda de nosso tempo beneficiou os seres sem qualquer parcialidade ao longo de sua grande e longa vida.
Após o último suspiro, ele permaneceu em meditação conhecida como "Thukdam" por três dias. Quando a meditação foi completada, seu corpo sagrado foi mantido em um recipiente de Kudung (um vaso no qual um corpo sagrado é preservado)
"Faça todo o esforço para não matar qualquer ser vivo e encorajem os outros a fazer o mesmo, assim terão um bom renascimento nos mundos superiores,e sem duvida alguma,progressivamente atingirão a iluminação perfeita e extraordinária. Esta é uma prática que deve ser feita por todos os seguidores do Buddha Shakyamuni,com uma intenção e ação autênticas." Sua Santidade Chatral Sangye Dorje Rinpoche བྱ་བྲལ་སངས་རྒྱས་རྡོ་རྗེ་(1913-2015) Tsawe phama.
SS.Chatral Rinpoche evitou o envolvimento institucional e político em toda a sua vida, escolhendo viver a vida de um yogin errante.
Renomado Mestre Dzogchen , famoso por sua grande realização e rigorosa disciplina. O termo chatral traz a conotação de um iogue ascético que tudo abandona.
Discípulo de SS Khenpo Ngawang Palzang མཁན་པོ་ངག་དབང་དཔལ་བཟང , também estudou com os mestres mais renomados do século passado, incluindo Sua Santidade Dudjom Rinpoche , SS Jamyang Khyentse Chökyi Lodrö Rinpoche e a famosa Dakini Sera Khandro .
Sua filha, Saraswati, foi reconhecida como tulku de Sera Khandro.
"Repentinamente perdemos um guardião que diligentemente protegia, de modo geral, o Dharma de Buda, em particular o Vajrayana, e em especial o Budismo Tibetano e a linhagem Nyingma.
O termo chatral traz a conotação de um iogue ascético que tudo abandona. De modo usual, os nomes são dados como rótulos.
Mas, no caso deste alguém que agora entra no parinirvana, o nome Chatral não era meramente um label.
Ele era o epítome e a corporificação do verdadeiro significado da palavra chatral.
Em toda a longa duração de sua vida, que foi mais de 102 anos, este foi um homem que fez muito, se relacionou com alguns dos maiores seres, e se tornou o mestre dos mestres, inclusive ensinando e se tornando o guru de Yongzin Gyaltsab Radreng Rinpoche, que foi o homem que encontrou o 14o Dalai Lama Tenzin Gyatso. Mesmo assim este mesmo homem mal pode dizer que tem um monastério, instituto ou centro de Dharma. Ao redor dele, parafernálias como telhados banhados a ouro e tronos não são encontrados. Ele foi um Chatral no real sentido da palavra.
Mas não se engane: muitos Lamas como eu próprio, que fazem barulho, que exibem imagens destoantes, e que viajam por todo canto do mundo, não realizaram quase nada se comparado a este homem que parece que nunca fez nada exceto manter seu assento de meditação sempre quente.
Mas se ele manifestou ação, este foi o homem que usou 99.99% do que tinha salvando a vida de animais. Sendo assim, para seres ignorantes como nós, tentar expressar as grandes qualidades deste ser iluminado é como tentar medir a largura e a profundidade do céu.
Mesmo assim, se eu for expressar um ponto do pouco que eu conheci deste homem, é isto: o Dharma de Buda apresenta muitos desafios, inclusive todos os charlatães que prejudicam completamente a imagem do Dharma.
Eles podem ser superados por aqueles que parecem fazer a coisa certa, que parecem ser serenos, apropriados, morais, e que nunca incomodam ninguém.
Mas então isso nos leva a um outro desafio ainda mais difícil de superar.
Porque fazer as coisas de modo apropriado, correto e com moral, e com o fardo de não incomodar ninguém, nos faz ser vítimas do politicamente correto e nos torna hipócritas.
Na minha limitada vida tenho visto muito poucos seres anti hipocrisia, e ele foi um deles.
Era sempre sincero, não havia negociação, e obviamente ele nunca trocou uma simples palavra de Dharma por dinheiro.
Repetidas vezes ele se recusou a fazer reverência aos poderosos.
Ele fez um monte de hipócritas como nós estremecer.
Só de saber que estava vivo e respirando, em algum lugar entre Siliguri e Pharping, fazia nossos corações tremerem.
Mesmo embora nós não conseguíssemos vê-lo, especialmente mais pro fim de sua vida, tive mais de 20 pedidos de entrevista recusados, sua mera presença nesta terra arrasava a hipocrisia.
Para expressar nossa homenagem, devoção e súplica, possamos nós, discípulos deste homem, manter em nossas vidas a prática de libertar seres vivos."
Dzongsar Khyentse Rinpoche
Tashi delek བཀྲ་ ཤིས་ བདེ་ ལེགས Que absolutamente todos os Seres Sencientes possam se beneficiar destes ensinamentos.

*Foto: No dia 18 de fevereiro, após a conclusão da cerimônia, testemunhamos uma visão mágica. Para nossa surpresa, um enorme arco-íris circular com uma imagem de Chatral Rinpoche feito de nuvens apareceu no céu logo acima do Templo de Kudung.

Budismo é a tradição formada a partir das práticas ensinadas por Sidarta Gautama 563 ou 623 a.C. em Lumbini, Nepal, na época Índia, conhecido como Buda Shakyamuni "sábio dos Shakyas", é a figura-chave do budismo há pelo menos 2.500 anos.

De acordo com a Tradição Hindu, Buda é um Avatar de Vishnu (Deus Supremo), baseados nas escrituras Upanishads, Vishnu e Bhagavad Purana. A palavra Buda vem de Bodh, que significa despertar.

Ao despertar, se iluminar Buda pensa que isso não poderia ser compartilhado, porém Brahma teria solicitado que ele ensinasse o que havia conquistado, porque alguns seres poderiam reconhecer o que ele reconheceu.

Os ensinamentos atribuídos a Gautama foram repassados através da tradição oral, ensina as Quatro Nobres Verdades e o Nobre Caminho Óctuplo. A prática central de quase todas as linhas budistas é a meditação, método e resultado para uma familiarização e entendimento sobre a própria mente, práticas para controle do ego, e o despertar para iluminação. Buda dizia que seu ensinamento ia contra o sistema, ao contrariar os infinitos desejos egoístas do homem, "Atingi esta Verdade que é profunda, difícil de ver, difícil de compreender, compreensível somente aos sábios, os homens submetidos pelas paixões e cegos pela obscuridade não podem ver essa Verdade, que vai contra o sistema, porque é sublime, profunda, sútil e difícil de compreender". A filosofia sobre o caminho e os resultados variam conforme a escola.

A transmissão do Dharma do Buddha no Tibet ocorreu em dois períodos principais. Houve a primeira difusão do Dharma, por volta de 600 d.C, que foi imensamente potencializada, pelo Guru Rinpoche Padmasambhava. Essa primeira propagação do Dharma no Tibet, das traduções das escrituras em sânscrito para a língua tibetana, e ensinamentos e transmissões dadas por Guru Rinpoche, veio a formar a “Antiga Tradição” (tib. nyingma), Escola Nyingma.

Outros Mestres da Índia como o Pandita Atisha e o tibetano Tsongkapha vieram posteriormente ensinar no Tibet e formaram os pilares da segunda propagação do Dharma na escola Gelug. As escolas do budismo tibetano, baseadas nas transmissões das escrituras indianas para o platô tibetano, são achadas tradicionalmente no Tibet, Butão, norte da Índia, Nepal, Mongólia.

A maioria dos praticantes nesses países podem ser classificados como vajrayanas, Nyingma, Gelug, Sakya, e Kagyu que é um conjunto de escolas budistas esotéricas. A Tradição Vajrayana, é a fonte conhecida para se praticar o budismo original indiano, que foi praticamente erradicado de onde se originou, utiliza meios hábeis como o caminho acelerado possibilitando a iluminação. O nome vem do sânscrito e significa "veículo de diamante", possuem como modelo principal a figura do Lama. O objetivo da prática é se tornar um Bodhisattva.

Se você está numa praia e enche a mão de areia.
Esse tanto de areia em relação à areia da praia é a proporção de felizardos que têm contato direto com os ensinamentos budistas.
Se você abre a mão e deixa cair a areia, os grãos que sobram são os que estão envolvidos com a escola Mahayana.
Depois de bater as mãos para tirar a areia que resta, não sobra quase nada.
Esses últimos grãos, que quase não se vê, são os estudantes do budismo Vajrayana, raros e preciosos.

Ser budista.
Tenha confiança em seu próprio potencial espiritual, em sua habilidade de encontrar seu próprio caminho único.
Aprenda com outros resolutamente e use o que julgar útil, mas também aprenda a confiar em sua própria sabedoria interior.
Tenha coragem. Esteja desperto e consciente.
Lembre-se que o budismo não é sobre ser budista, ou seja, obter uma nova etiqueta de identidade.
Nem é sobre colecionar conhecimentos cerebrais, práticas e técnicas.
De maneira última, é sobre abandonar todas as formas e conceitos, se tornar livre e despertar.

Fonte:http://anubysp.blogspot.com.br/2018/03/o-buda-indestrutivel-sschatral-rinpoche.html

Resultado de imagem para SS.Chatral Rinpoche

Comentários