- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Mulheres no cinema: diretoras de fotografia para você conhecer
Em 2017, apenas 4% dos filmes tiveram uma mulher na direção de fotografia e nenhuma na história foi nomeada ao Oscar
22/01/2018| POR PAULA JACOB | FOTOS DIVULGAÇÃO
Não por falta de opção ou de talento feminino na área, mas a direção de fotografia é uma das habilidades do cinema na qual as mulheres são menos prestigiadas. Em 2017, entre os 250 filmes de maior destaque do ano, apenas 4% tiveram uma mulher no cargo; em 2006, este número era apenas 2%, segundo os dados publicados pelo Center for the Study of Women in Television & Film. Além disso, nenhuma delas foi nomeada na categoria na história do Oscar (aguardamos a lista para este ano, quando a premiação celebra a 90ª edição). Abaixo, confira 12 nomes para prestar atenção na próxima vez que ir ao cinema:
Rachel Morrison
A norte-americana assina a direção de fotografia de dois filmes de destaque este ano: Pantera Negra (Marvel) e Mudbound (Netflix). Ao todo são 44 filmes no currículo, incluindo Cake (2014), Dope (2015) e Fruitvale Station (2013). Ela também é conhecida por seu trabalho na TV, gravando a série da MTV, The Hills, com Oprah, à frente das gravações de suas master classes, e com Lady Gaga, no documentário Lady Gaga: Inside the Outside (2011). Ela venceu o prêmio New York Film Critics Circle Award for Best Cinematographer, por seu trabalho em Mudbound, e concorreu ao Emmy em 2006, pela série documental de TV Rikers High.
Reed Morano
Antes de dirigir a série premiadíssima The Handmaid’s Tale, Reed se dedicava full time na fotografia de filmes, séries e documentários, somando 51 trabalhos. Ela comandou as câmeras da série original da HBO, Vinyl (2016), infelizmente cancelada após uma temporada, e nada menos que a versão visual de Lemonade, de Beyoncé. Ela também trabalhou em Frozen River (2008) e The Skeleton Twins (2014), destaques no festival de Sundance.
Kirsten Johnson
Formada pela Brown University, Kirsten é diretora e diretora de fotografia documental, tendo feito trabalhos belíssimos sobre fotografia, sobre o feminino e sobre comunidades rejeitadas pela sociedade contemporânea. Ela assina a fotografia de Citizenfour (2014) documentário sobre o polêmico Edward Snowden, que venceu o Oscar de Melhor Doc. Cameraperson (2016), Deadline (2004), The Above (2015) e The Oath (2010) são alguns dos filmes de maior destaque de seu currículo extenso.
Charlotte Bruus Christensen
Outra grande diretora de fotografia, Charlotte trouxe seu olhar para filmes como A Grande Jogada (2017), Fences (2016), A Garota do Trem (2016) e The Hunt (2012). A dinamarquesa foi reconhecida em Cannes em 2012 com o prêmio técnico Vulcan Award, pelo filme The Hunt (Jagten, no título original), dirigido por Thomas Vinterberg.
Natasha Braier
Polêmico e visionário olhar por trás das câmeras de Demônio de Neon (2016), de Nicolas Winding Refn – pelo qual ganhou o prêmio Robert Award for Best Cinematography –, Natasha se aventura mais nas produções de curta-metragem, mas também assinou a direção de fotografia de longas como The Rover: A caçada (2014) e XXY (2007).
Autumn Durald
Dos nomes novos para ficar de olho na cinematografia, Autumn é mais conhecida pelo filme Palo Alto (2013), estreia na direção de Gia Coppola. Ela também assina a fotografia de videoclipes, como Afterlife, do Arcade Fire, e Lovers in the Parking Lot, de Solange Knowles.
Andrea Capella
A brasileira nascida no Rio de Janeiro faz parte da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC) e lecionou direção de fotografia na UFF entre 2003 e 2005. Seu mais recente trabalho é o comentado Corpo Elétrico (2017), de Marcelo Caetano.
Ellen Kuras
Ellen é uma das diretoras de fotografia mais respeitadas do mercado cinematográfico. Sua carreira começou no início dos anos 1990, com o documentário Samsara: Death and Rebirth in Cambodia. Desde então realizou outros 53 filmes, incluindo o cult aclamado Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004). Ela venceu quatro prêmios internacionais, sendo três deles no festival de Sundance: Personal Velocity: Three Portraits (2002), Angela (1995) e Swoon (1992).
Tami Reiker
Mais conhecida por seus feitos na TV norte-americana – é dela a fotografia de Carnivàle(2003-2005), série original da HBO – Tami também é apontada como uma das diretoras de fotografia para ficar de olho nos próximos anos. Ela tem dois prêmios, o Outstanding Achievement in Cinematography in Movies of the Week/Pilot, por Carnivàle, e Vision Award, do Women in Film Crystal Awards, por Body of Work (2005).
Flora Dias
Outra brasileira de destaque na fotografia cinematográfica, Flora estudou cinema na Universidade Federal Fluminense e se especializou em imagem pela École Louis Lumière, na França. Ela dirigiu a fotografia de Califórnia (2015), de Marina Person, e O Circo da Noite (2013), de Julio Santi.
Maryse Alberti
A francesa fez história ao ser a primeira mulher a aparecer na capa da revista American Cinematographer, pelo seu trabalho em Velvet Goldmine (1998), dirigido por Todd Haynes. Ao todo são 89 produções, entre filmes, séries de TV, documentários e curtas. Ela trabalhou com Darren Aronofsky em O Lutador (2008).
Agnés Godard
Vencedora do César, a francesa começou sua carreira com ninguém menos que Wim Wenders, no documentário para a TV Room 666. Seu último trabalho de destaque foi em 2015, com o longa-metragem The Falling (foto acima).
Fonte:http://casavogue.globo.com/Colunas/Arte-do-Cinema/noticia/2018/01/mulheres-no-cinema-diretoras-de-fotografia-para-voce-conhecer.html
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário