Significado dos sonhos são conselhos do inconsciente:
interprete traição, gravidez + 15
Reconhecer o significado de sonhos é importante para tomar decisões mais certeiras quando acordados, já que eles são manifestações do inconsciente acerca de problemas, traumas, anseios ou situações não resolvidas.
Por que sonhei com isso?
Os sonhos funcionam como uma ponte entre a consciência e os níveis profundos da mente, que não conseguimos compreender enquanto estamos acordados. O livro "Por que sonhei com isso?", da editora Best Seller, é fruto de estudos sobre pensadores como Carl Jung e análises de mais de 50 mil sonhos realizadas pela autora Lauri Quinn Loewenberg, o que a fez entender o que cada um pode significar na realidade. A seguir, veja o que significam os sonhos mais comuns:
Estranhos ou comuns, os sonhos fazem parte da vida da maioria das pessoas e estão ligados a experiências e emoções de cada um. Os sonhos são a linguagem de símbolos do inconsciente para acessar o consciente.
Sonhar com a própria morte: De acordo com Lauri Lawrence esse sonho mostra que a pessoa tem o desejo de terminar alguma coisa na vida. Para Russel Grant, ele também traduz a vontade de embarcar em alguma novidade.
Sonhar que saiu de casa sem roupa: Muitas pessoas sonham que foram à escola ou ao trabalho sem roupa e que só perceberam isso quando não há mais saída. Os especialistas nessa ciência acreditam que isso traduza ansiedade e vulnerabilidade, principalmente se a pessoa estiver experimentando uma situação nova em sua vida.
Sonhar que está atrasado: Pessoas que estão sobrecarregadas com estudo ou trabalho costumam sonhar que estão atrasadas para algo importante. Esse sonho pode traduzir o alerta de não prometer o que não se pode cumprir.
Sonhar que encontrou uma celebridade: Parece um sonho bobo, mas pode ter vários significados. Ian Wallace defende que sonhar com uma celebridade pode revelar quais talentos o sonhador valoriza. Já Lauri Loewenberg acredita que esse tipo de sonho é um símbolo de necessidade pessoal de reconhecimento.
Afinal, Sonhar que os dentes estão caindo: O especialista Ian Wallace explica que dentes são símbolos de poder e confiança e que pessoas que sonham isso perderam a confiança por algum motivo.
Thinkstock
Sonhar que está sendo perseguido: Angustiante, sonhar que está sendo perseguido é está na lista dos mais comuns e pode ser interpretado como algo positivo. Segundo Wallace, esse sonho incentiva a pessoa a enfrentar um problema pendente de resolução.
Sonhar com prova: Sonhar que está fazendo uma prova é algo muito comum entre pessoas perfeccionistas, segundo os especialistas. Para eles, esse cenário é um alerta para a pessoa ficar mais atenta.
Geber86/istock
Incontroláveis e muitas vezes misteriosos, os sonhos podem revelar medos, fantasias e desejos escondidos no subconsciente que não somos capazes de acessar, compreender ou sequer admitir quando estamos acordados. Sonhos eróticos, por exemplo, são bastante naturais e comuns, mas que podem despertar dúvidas quando envolvem pessoas conhecidas. Antes de mais nada, vale saber que se você ou seu parceiro tem um sonho de teor sexual com outra pessoa não significa vontade de trair ou mesmo transar fora da relação. Portanto, não há motivos para brigas ou mesmo necessidade de se sentir culpado.
legenda/shutterstock
Sonhos eróticos: o que eles significam?
Estudos indicam que sonhar que está fazendo sexo com um colega de trabalho, chefe, ex-namorado, enfim, alguém que faça parte do seu ciclo de conhecidos, nem sempre está diretamente a um desejo sexual. A pessoa pode somente representar algum aspecto de sua própria personalidade que você valoriza ou acha que merece atenção. Sonhos eróticos na maioria das vezes são simbólicos e tampouco apontam insatisfação sexual ou desejo real de partir para a intimidade com o objeto do sonho. Pesquisas registram que cerca de 8% dos sonhos são envolvidos em algum tipo de atividade sexual e que eles aparecem na mesma medida entre homens e mulheres.
7 sonhos e seus significados totalmente explicados por especialista
Misteriosos, excitantes ou até mesmo assustadores, os sonhos sempre foram motivo de grande curiosidade e há anos causam fascínio da mesma forma em médicos, pesquisadores, cientistas e pessoas comuns. Decifrar o que se passa na nossa mente durante o sono não é uma tarefa simples, mas o "The Huffington Post" conversou com o psicoterapeuta junguiano Carder Stout que ajudou a desvendar o significado de sonhos bastante comuns. Confira as análises do especialista:
Thinkstock Sonhar que está grávida não significa necessariamente que você deseja ser mãe. Pode ser um indício de que espera algo novo na vida, está tendo ideias inéditas e está pronta para uma transformação interior.
Thinkstock Se você sonha com um ex-namorado, não significa exatamente que você sente saudades dele. Pode ser apenas um "alerta" de que você precise dar atenção a algum aspecto da sua vida que costumava a relacionar com ele.
ThinkstockSonhar que seus dentes estão caindo pode ser sinal de que você está passando por alguma mudança na vida, que está evoluindo e se transformando.
Thinkstock
Sonhar com a morte não precisa ser algo preocupante. Sonhos do tipo normalmente indicam que está deixando para trás algo que não serve mais.
Thinkstock Se você tem o mesmo pesadelo de forma recorrente indica que precisa dar atenção ao tema e que existe algo que ainda não foi resolvido na sua vida.
Thinkstock Sonhar que está tendo um caso extraconjugal significa que você está sendo infiel não com o parceiro, mas consigo mesma. Ou seja, não está sendo verdadeira em relação às suas próprias necessidades.
Thinkstock Se você sonha que precisa fazer uma prova e não está preparada ou que está atrasada para o trabalho, pode indicar que está se sentindo vulnerável e desprotegida.
Seu filho tem pesadelo?
Seu filho acorda no meio da madrugada assustado, chorando, agarra-se a você e tem dificuldade de voltar a dormir? Provavelmente ele teve um pesadelo. Calma, nada de pânico! É preciso primeiro avaliar e entender o contexto e freqüência com que esta situação acontece, para então buscar a solução. Afinal, o que é um pesadelo? Pesadelo é um mau sonho, um sonho assustador que pode se apresentar das mais variadas formas. Para a criança, pode ganhar a forma de algo que ela tenha pavor, como monstros, bichos e quedas. Não importa a forma, o que importa, na verdade é o sentido, o que estes pesadelos querem revelar. Pode ser algo momentâneo assim como pode ser algo revelador de questões mais significativas. Portanto, fique atenta! Não é algo tão incomum de acontecer, todos nós já tivemos pesadelo. O importante é perceber em que condição ele acontece para não transformá-lo em um "cavalo de batalha" desnecessariamente. Quer dizer, nem supervalorizar, muito menos menosprezar, mas entender para ajudar seu filho a resolver o conflito que o gerou.
de nada adianta a criança passar a dormir no quarto com os pais se nenhuma mudança sobre o que causa seu medo acontece Quando um mau sonho acontecer, avalie como foi o dia do seu filho, se aconteceu algo que o assustou, como um filme ou desenho violento, briga na escola, uma história contada antes de dormir, enfim, qualquer situação que possa ter gerado um desconforto ou medo. É normal que este medo apareça nos sonhos, contudo, é uma questão pontual e passageira. Neste caso, vale a pena conversar com a criança sobre o acontecido e deixá-la falar sobre o que a assustou e, ao longo da conversa, ajudá-la a entender, elaborar e resolver a situação. Há casos porém em que os pesadelos são frequentes, aí é preciso maior cuidado. Os pesadelos funcionam também como válvula de escape e quando acontecem com frequência podem ser indicativo de que algo não vai bem com a criança. Alguma situação de sua vida a assusta e é preciso investigar, pois esta é a causa. Lembre-se de que o pesadelo é a conseqüência! Assim, de nada adianta a criança passar a dormir no quarto com os pais se nenhuma mudança sobre o que causa seu medo aconteceu. Conheço o caso de uma criança que passou a ter pesadelos diários a partir de seu primeiro dia de adaptação na escola. Analisando um pouco mais, a mãe se deu conta que seu pequeno, desde que nasceu, nunca se afastou dela. Todos os dias, o dia inteiro ao lado da mãe, mesmo nos momentos em que brincava com outras crianças. Não é de se estranhar o tamanho da insegurança desta criança quando se solicita dela que tenha momentos sem a mãe ao seu lado. Nesta situação, escola e família devem caminhar juntas, realizando a adaptação com muito cuidado, pois este é um passo extremamente significativo para esta criança. Há outros casos em que os maus sonhos revelam dificuldades em lidar com situações que causam sofrimento, revelando alguma dificuldade emocional, como a separação dos pais, o medo de ficar sozinho. Desta forma, os pesadelos funcionam como forma de descarregar esta tensão. Exemplifico com o relato de uma mãe cujo filho começou a ter pesadelos freqüentes. Trata-se de uma criança de 4 anos de idade extremamente tímida e exigente com ela mesma, na escola não se permite errar, querendo sempre receber elogios. Através dos sonhos noturnos, este menino expressa suas dificuldades, liberando sua tensão. Fonte:https://www.vix.com/pt/bdm/bebe/1-a-3-anos/materia/seu-filho-tem-pesadelo
O que são os sonhos? Conheça as teorias mais aceitas atualmente
Pretty Vectors/Shutterstock
Sonhos intrigam a humanidade há séculos e já foram definidos com bases religiosas, filosóficas, místicas, psicológicas e da neurociência. Apesar dos estudos e reflexões, eles ainda permanecem misteriosos, mas possuem teorias aceitas que ajudam a entender um pouco melhor o que representam para o homem. Para jogar luz ao tema, um artigo publicado no site Science of Us reuniu estudos e pesquisas de variadas origens e listou como os sonhos podem ser encarados, de acordo com cada corrente diferente.
Significado dos sonhos: teorias mais aceitas
Olga Ermakova/shutterstock Sonhos como profecias: alguns estudiosos indicam que os sonhos funcionariam como premonições que nos deixariam preparados para determinados fatos do futuro. De acordo com a psicologia evolutiva, por exemplo, a mente pode visualizar as ameaças potenciais do mundo durante o sono para que fiquemos em alerta quando acordados. Sonhos como comunicação inconsciente: na virada do século XX, Sigmund Freud, o pai da psicanálise, pensava que os sonhos eram mensagens do inconsciente. "A interpretação dos sonhos é o caminho real para o conhecimento das atividades inconscientes da mente", escreveu. A finalidade dos sonhos seria a de realizar desejos reprimidos, por exemplo. Os sonhos então poderiam fazer com que a consciência se expanda, entendendo algo mais sobre si mesmo.
Michele Paccione/shutterstock Sonhos como dados: o sonho começou a ser avaliado pela ciência na década de 1950, com a descoberta da fase de sono chamada de movimento rápido do olho (REM). Hoje, análises estão começando a detectar sonhos por algoritmos para reconhecer como que a atividade cerebral acontece no período.
Sonhos como memórias em ação: neurocientistas hoje estão cada vez mais próximos de entender como os sonhos são um subproduto do processo de memória e aprendizagem. Estudos científicos mostram que as lembranças estão ligadas às memórias e que as imagens geradas no cérebro durante o sono contribuem também para fixação de conteúdos aprendidos em momentos de vigília. Fonte:https://www.vix.com/pt/comportamento/543449/afinal-o-que-sao-os-sonhos-conheca-as-teorias-mais-aceitas-atualmente
Colchão e travesseiro ideais
Com relação à escolha do travesseiro, ela diz que o ideal é que ele não seja muito alto ou muito baixo e se acomode entre o ombro e a cabeça, mantendo a coluna em uma posição neutra. Um bom colchão, que seja firme e macio, também é importante para uma boa noite de sono. "Para facilitar a sua escolha, observe as tabelas que algumas lojas dispõem para orientar a densidade e resistência do produto de acordo com o peso. No caso de de colchão para casal, o certo é comprar no nível compatível com a pessoa mais pesada", observa.
Qual é a melhor posição para dormir?
Uma boa noite de sono é essencial para recuperar energias. Além disso, ao dormir o organismo libera hormônios como a melatonina, produzido no cérebro com a chegada da noite, e relaxar as estruturas musculares. O contrário também acontece. Noites mal dormidas resultam em cansaço, mau humor, dores de cabeça, dificuldade de concentração e outros sintomas desgastantes. Uma das razões da má qualidade do sono pode ser a posição de se deitar na cama. A fisioterapeuta e educadora física Fernanda Cerveira Fronza, professora da da Universidade Gama Filho, explica que a posição clássica recomendada por especialistas é a postura lateral, que, por ser semelhante à postura fisiológica humana, permite um perfeito alinhamento da coluna e evita rotações, trações e hiperextensões. Já a postura com a barriga para baixo provoca uma rotação na coluna cervical que pode provocar dores. E deitar de barriga para cima, com as pernas estendidas, pode sobrecarregar a coluna lombar , tracionando as ultimas vértebras, aumentando a lordose e predispondo a dores na região. A posição dos braços também é importante. Eles devem estar à frente do corpo ou apoiados sob o travesseiro formando um ângulo de no máximo 90º. "A partir desta angulação ocorre fisiologicamente uma diminuição do suprimento sanguíneo para as estruturas do complexo do ombro, o que dificulta a elevação dos braços por períodos prolongados em tarefas que exijam esse movimento", diz.
Colchão e travesseiro ideais
Com relação à escolha do travesseiro, ela diz que o ideal é que ele não seja muito alto ou muito baixo e se acomode entre o ombro e a cabeça, mantendo a coluna em uma posição neutra. Um bom colchão, que seja firme e macio, também é importante para uma boa noite de sono. "Para facilitar a sua escolha, observe as tabelas que algumas lojas dispõem para orientar a densidade e resistência do produto de acordo com o peso. No caso de de colchão para casal, o certo é comprar no nível compatível com a pessoa mais pesada", observa.
O travesseiro ideal
De acordo com o ortopedista e professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis Pedro Labronici, não existe um padrão especial de travesseiro, mas sim preferências e necessidades pessoais. "Deve-se levar em conta, ao escolher um travesseiro, a qualidade dele e as necessidades de cada um. Pode ser um pouco mais alto, um pouco mais baixo ou um antialérgico, se a pessoa possuir alergias. Mas o ideal deve acomodar um espaço de aproximadamente 2/3 entre a cabeça e o ombro, proporcionando conforto e relaxamento", diz.
A escolha errada pode causar danos à saúde, como cefaleia (dor de cabeça), cervicalgia (dor no pescoço), dor na região dorsal na altura dos ombros por pressão, alterações respiratórias que levam ao ronco, além de insônia e da sensação de muito cansaço ao levantar de manhã. Se a pessoa apresenta esses sintomas, a orientação é que procure um médico para ver se há alterações na coluna. A posição de dormir também pode ajudar a ter um sono mais tranquilo. "O mais indicado é dormir em decúbito dorsal, ou seja, com a barriga para cima. Pode ser também nas posições laterais, deitado de lado. Mas nunca se deve dormir em decúbito ventral, de bruços", explica. O ortopedista recomenda que o travesseiro seja colocado no sol pelo menos uma vez por semana. E que seja trocado a cada dois ou três anos, porque podem acomodar fungos que causam rinites, especialmente nas cidades de clima mais úmido.
Shutterstock
Dicas para dormir bem
Uma boa noite de sono é fundamental para o funcionamento do organismo. Quem tem dificuldades para dormir ou acorda com frequência durante a noite costuma se sentir cansado, indisposto e mais irritado no dia seguinte. A quantidade de sono diária varia de pessoa para pessoa: enquanto umas se sentem ótimas dormindo seis horas, outras precisam de dez. Entender o ritmo do seu corpo e criar um ritual antes de ir para a cama podem ajudá-la a ter uma noite tranquila e revigorante.
Truques para ter uma boa noite de sono
Não lute contra a insônia
A regra número um para não sofrer com a insônia é: não lute contra ela. Em vez de ficar às voltas na cama, levante-se, tome uma xícara de chá (de camomila, erva-cidreira, erva-doce) e só volte a deitar quando o sono estiver a caminho. Ter um livro de cabeceira também é bastante útil, pois a leitura ajuda a mente a relaxar e se desligar.
Coma algo leve no jantar Alimentos gordurosos e enlatados levam mais tempo para serem digeridos e podem comprometer a qualidade do sono, já que à noite o metabolismo é menor. Prefira alimentos integrais, verduras e frutas. Resista às sonecas Tirar um cochilo no meio do dia (principalmente se ele durar mais de 40 minutos) costuma prejudicar o sono noturno. Por isso, se você costuma ter dificuldades para dormir à noite, resista à tentação de cochilar depois do almoço de domingo ou você já vai acordar cansada na segunda feira.
Desconecte-se Usar computador, celular ou vídeo game antes de dormir não é uma boa ideia. A luz emitida pelos aparelhos eletrônicos estimula o cérebro e faz com que você demore mais tempo para relaxar e se desligar. Leite morno As avós estavam certas: leite morno ajuda a dormir. O alimento possui tripofano, um aminoácido que aumenta a produção de serotonina, um neurotransmissor importante no desencadeamento do sono. Evite atividades físicas à noite Exercícios devem ser feitos regularmente e só trazem benefícios à saúde, mas praticá-los à noite pode comprometer a qualidade do sono. Os especialistas recomendam que a atividade física termine pelo menos duas horas antes de você ir para a cama, para que o corpo "desacelere". Sem cafeína Bebidas à base de cafeína estimulam e excitam o organismo e levam bastante tempo para serem eliminadas. Portanto, é melhor consumir chás mate e verde, café e bebidas à base de cola no máximo quatro horas antes de deitar. Tome um banho quente A água morna ajuda o corpo a relaxar e baixar a adrenalina. Usar hidratantes ou óleos com aromas suaves, como lavanda, pode ser uma boa alternativa.
Shutterstock
6 maneiras simples de combater insônia e ter uma noite melhor hoje mesmo
ArtMalivanov/shutterstock
Se você costuma sofrer para pegar no sono e passa noites rolando na cama sem conseguir descansar, mas não quer apostar em medicamentos, saiba que medidas simples são capazes de combater a insônia de forma bastante natural, apenas com adoção e mudanças práticas de hábitos. Conheça algumas boas sugestões e coloque em prática para dormir melhor hoje mesmo:
Medidas simples e naturais contra a insônia
1. Pratique exercícios. Além de promover saúde e manter o corpo em forma, a prática alivia o estresse e a ansiedade, colaborando assim para uma boa noite de sono. Evite, porém, fazer atividades físicas poucas horas antes do descanso, já que elas podem ser estimulantes e ter efeito contrário.
Geber86/istock
2. Conheça técnicas de respiração relaxantes e experimente praticar meditação. O hábito reduz as tensões físicas e mentais, que favorece o descanso noturno. 3. Evite ainda fazer refeições pesadas antes de ir para a cama, pois podem causar desconfortos que atrapalham o sono. É válido ainda não consumir líquidos para não ter que se levantar para ir ao banheiro e comprometer o descanso. 4. Fuja de alimentos e bebidas ricas em cafeína e tente não fumar à noite. As substâncias estimulantes fazem seu corpo travar uma verdadeira briga contra o sono. Bebidas alcoólicas, apesar de aparentemente relaxantes, também atrapalham o sono e devem ser evitadas. Billion Photos/Shutterstock
5.Faça com que seu quarto seja um ambiente convidativo ao sono. Temperatura, baixa luminosidade, medidas antirruídos e boa escolha de colchão e travesseiros fazem toda a diferença na hora do descanso noturno.
6. Por fim, afaste-se de TV, computador ou celular na hora de ir para a cama. A simples iluminação dos aparelhos tem grande impacto no descanso. Estudos mostram que as luzes dos eletrônicos são estimulantes e atrapalham a produção de melatonina, hormônio que induz ao sono natural.
9 hábitos que atrapalham o sono e você deveria cortar antes de dormir
Você certamente já sabe que dormir pelo menos 7 horas todas as noites é essencial para garantir descanso físico e mental, aliviar o estresse, perder peso e permitir que o organismo tenha bom funcionamento. Se costuma sofrer para pegar no sono, talvez precise abandonar alguns hábitos aparentemente inofensivos que atrapalham sua noite.
Fatores que atrapalham o sono
1. O hábito de ir para a cama com celular, tablet e notebook pode dar a falsa sensação de relaxamento, mas evita que você tenha um sono de qualidade. Além de manter o cérebro em alerta toda vez que for chegar uma mensagem ou atualização, a iluminação de aparelhos eletrônicos ainda compromete o descanso.
2. Se desde criança você costuma dormir com a luz de um abajur ou com a televisão ligada, saiba que isso também faz com que você sofra para pegar no sono. Deixar o ambiente o mais silencioso e escuro possível é a dica de especialistas para dormir bem e sem interrupções. 3. Muitas pessoas que sofrem com dificuldade para dormir podem apostar em chás naturais para conseguir descansar. Mas é preciso usar as ervas corretas para não sofrer com o efeito contrário. Evite chá mate, preto, verde e branco, que são ricos em cafeína que estimulam o corpo e o cérebro, e prefira infusões com camomila, capim cidreira, entre outros. 4. A prática regular de atividades físicas ajuda a ter uma boa noite de sono, mas saiba que ela deve ser evitada muito próxima da hora de dormir. Segundo estudos, os exercícios podem provocar picos de adrenalina e dar pique extra que você preferiria ter de manhã e não antes de ir para a cama.
Ivonne Wierink/Shutterstock
5. Para evitar a insônia é importante também cuidar da alimentação durante à noite. Comidas que promovem oscilações bruscas da glicemia prejudicam a qualidade do sono devem ser evitadas momentos antes de ir para a cama. 6. Será impossível ter sempre uma boa noite de sono se você não tem uma rotina e horário certo para dormir e acordar. O hábito, por exemplo, de prolongar demais o descanso durante os finais de semana e feriado atrapalha a regularidade do organismo e contribui para a dificuldade de descansar. 7. Evite consumir bebidas alcoólicas pelo menos 4 horas antes de dormir. O efeito do álcool pode parecer relaxante, mas depois de metabolizado, as moléculas de álcool causam diversos despertares durante a noite e podem até favorecer a apneia do sono.
Dormir bem previne doenças e ajuda a emagrecer
Você já fez dieta com pouco carboidrato e muita proteína. Muito carboidrato e pouca proteína. Muito carboidrato, muita fibra e nenhum laticínio. Também já conheceu a dieta do Dr. Atkins, a da Lua e a da sopa. E mesmo assim ainda não conseguiu eliminar aqueles 5 quilos dos seus quadris. E, se não ficar de olho em cada cappuccino que toma, aqueles 2 quilos que você tanto lutou para perder vão voltar rapidinho. Você já fez dieta com pouco carboidrato e muita proteína. Muito carboidrato e pouca proteína. Muito carboidrato, muita fibra e nenhum laticínio. Também já conheceu a dieta do Dr. Atkins, a da Lua e a da sopa. E mesmo assim ainda não conseguiu eliminar aqueles 5 quilos dos seus quadris. E, se não ficar de olho em cada cappuccino que toma, aqueles 2 quilos que você tanto lutou para perder vão voltar rapidinho. Mas, e se o seu problema não for o que você come? E se estiver se alimentando de forma saudável e fazendo exercícios conforme orientou seu instrutor na academia? E se não se tratar de uma questão de força de vontade, disciplina e contagem de calorias? E se o problema for o seu sono?
O sono organiza o cérebro e fortalece o sistema imunológico
Até as duas últimas décadas, os cientistas não davam muita atenção ao sono. Mas, agora que eles dispõem de tempo, dinheiro e tecnologia para investigar o que haviam deixado passar, surge uma descoberta incrível após outra.
Para dar um exemplo, eles descobriram que, enquanto você está dormindo, seu cérebro verifica o funcionamento de uma série de itens de dar inveja à NASA. Cada sistema é ajustado, reprogramado, limpo e restaurado ao modo de operação mais eficiente por um exército de reparadores moleculares. Coisas novas que você aprendeu são processadas, lembranças são organizadas e armazenadas, e o sistema imunológico cria um novo contingente de células destruidoras naturais prontas para lutar contra batalhões de agentes infecciosos e cânceres. O hormônio do crescimento é produzido tanto para reparar tecidos danificados (em adultos) e formar novos tecidos (em crianças) como para bloquear os efeitos corrosivos do estresse. Se todas essas atividades moleculares acontecem no tempo apropriado durante uma boa noite de sono, você está em ótimas condições de trabalho quando abre os olhos na manhã seguinte. Se não acontecem, você não só se sente sonolenta como nenhum dos seus sistemas funciona com capacidade total. Você não raciocina direito, não toma boas decisões, se esquece de onde estacionou o carro e não tem vontade de fazer amor. Estudos comprovaram que, quando não consegue dormir o suficiente para o reparo e a manutenção habituais, você não tem ânimo, não há alegria em sua vida; um simples fator de estresse como um pneu furado é o bastante para fazê-la ter um ataque, e o mau funcionamento químico que resulta disso poderá torná-la propensa a desenvolver doenças cardíacas, AVC, diabetes e obesidade. Sim, você leu certo. Obesidade. Infelizmente, revirar-se a noite toda na cama diminui os níveis de leptina, o hormônio que faz com que você se sinta saciada, e aumenta os níveis de grelina, o hormônio que a faz sentir fome. Está achando que isso não parece provável? Um impressionante estudo realizado com 68 mil mulheres pela Escola de Medicina de Harvard revelou que as mulheres que dormem cinco horas por noite são 32% mais propensas a ganhar 13 quilos ou mais à medida que envelhecem do que as mulheres que dormem sete horas ou mais. Adaptado de O melhor sono para ficar sexy, esperta e magra, de Seleções do Reader’s Digest
Dormir mal eleva chances de doenças cardíacas, obesidade e esquecimentos
Não há nada melhor do que uma boa noite de sono, certo? Mais do que ser gostoso, dormir faz bem para saúde. Além de restaurar as funções do corpo, o sono é um dos fatores determinantes para a longevidade, melhora na concentração e humor. Segundo a coordenadora do departamento de Sono da Academia Brasileira e Neurologia Rosana Cardoso Alvez, o sono é fundamental para as atividades cerebrais como atenção e memória. A especialista ressalta que noites mal dormidas acarretam prejuízos como sonolência diurna, alteração da atenção e irritabilidade. Leia também: Rosana afirma que os distúrbios do sono atingem indivíduos em diferentes fases da vida e que é muito importante dormir bem. Enquanto descansamos nosso organismo regenera as células e controla processo como inflamações, imunidade e estresse. A falta desse sono é responsável pela liberação de hormônios relacionados ao ganho de peso e ao aumento da incidência de doenças cardíacas, obesidade e diabetes. Além disso, uma sono de sono contínua e de qualidade é essencial para a consolidação do aprendizado e memória. Fonte:https://www.vix.com/pt/
Comentários
Postar um comentário