Com referências no Hatha Yoga, o Método Kaiut foi criado para as pessoas da atualidade. Aquelas que passam horas sentadas no escritório, ou nas salas de aula, dirigindo no trânsito, e, como se não bastasse, depois de um dia cansativo, continuam sentadas no sofá de casa, ou buscam o conforto à mesa de um restaurante ou na cadeira de um cinema.
Essas pessoas, mesmo que façam academia ou um esporte qualquer, não conseguem apagar de seus corpos as infinitas horas que passaram em uma cadeira, prejudicando a musculatura, o sistema circulatório e as articulações. O resultado disso é o envelhecimento precoce do corpo, em contraste com o aperfeiçoamento da mente que se amplia com o passar do tempo.
O método Kaiut Yoga vem trabalhar neste sentido, usando o corpo como ferramenta para retardar o envelhecimento do mesmo, e aproximá-lo de uma mente saudável, que terá enfim, um corpo saudável para acompanhá-la.
Com foco nas articulações, a prática deste método, em sua fase inicial, exclui uma série de posições clássicas do Yoga. Porque não se pode garantir que o homem atual possa contorcer as pernas até colocar os pés na nuca, ou sustente seu peso somente com o pescoço numa posição invertida, sem, a longo prazo, colocar em risco a sua saúde.
Por isso o Kaiut Yoga utiliza uma sequência de movimentos que nasce de princípios energéticos, biomecânicos e fisiológicos e que é customizada para cada aluno. O professor molda a aula de acordo com cada indivíduo em sua sala. A construção das posições permite que o aluno elimine bloqueios, criando condições para a manifestação do potencial energético de seu corpo. Os resultados alcançados podem ser vistos e avaliados, ainda nas primeiras semanas de aula.
Quem é Francisco Kaiut
O caminho que conduziu a vida de Francisco ao encontro do Yoga começou de maneira nada sutil, ainda na infância, aos seis anos de idade. Ao levar um tiro acidental que praticamente destruiu seu quadril, o menino nascido em Curitiba, passaria a vida em busca de soluções para alcançar o conforto físico.
Desde os dez anos frequentemente procurava massagistas e fisioterapeutas, que lhe proporcionavam certo alívio, mas nunca lhe ofereciam conhecimento nem lhe devam ferramentas para contornar seu problema com a qualidade de vida possível. Somente aos 17 anos ele iniciou a prática de Yoga e, assim, com muita dedicação, pode alcançar resultados pessoais inacreditáveis, como livrar-se completamente da dor.
Certo de que a nova prática mudaria sua vida para sempre, em 1991 Francisco concluiu sua primeira graduação em Yoga, posteriormente se especializando também em massagem terapêutica e quiropraxia. Torna-se um terapeuta profissional reconhecido, responsável por um consultório disputadíssimo em Curitiba. Em 1996, se interessa profundamente pela Terapia da Polaridade, o que o faz viajar para Londres para estudar saúde natural e métodos de yoga ocorrentes na Europa daquela época.
De volta ao Brasil, em 1998 incorporou a Teoria da Polaridade em seus procedimentos e iniciou uma pesquisa mesclando os fundamentos do yoga clássico com o que praticava clinicamente. O resultado deste trabalho culminou com a abertura de sua primeira escola de Yoga, em 1999, onde aplicava seu método próprio.
Seus resultados foram reconhecidos e Francisco realizou diversas palestras e workshops para divulgar seu método nos Estados Unidos, Europa e por todo Brasil. Em 2004 participa de um curso de formação de professores de yoga nos Estados Unidos e se torna membro certificado da American Yoga Alliance, principal organização que rege o campo de yoga.
Desde 2010, Francisco ministra cursos de iniciação ao Método Kauit no Brasil, para formação de professores. Além de dar aulas na Kaiut Yoga School, Francisco ministra cursos e palestras para instrutores de yoga na Europa, EUA e América Latina. Em março de 2015, foi um dos cinco yogues escolhidos pela revista americana Yoga Journal, em uma reportagem que mostrava métodos revolucionários no planeta.
Por enquanto, há cinco escolas licenciadas no Brasil para a prática do Método Kaiut. Hoje a Kaiut Yoga School, sediada em Curitiba, Paraná, é um centro de referência do método e uma das maiores escolas de yoga do mundo, somando três mil presenças semanais.
Comentários
Postar um comentário