Teste nuclear realizado pelos Estados Unidos no estado de Nevada em 25 de maio de 1953. Foto: Governo dos Estados Unidos
Em dia internacional, ONU pede a líderes mundiais prioridade para o desarmamento nuclear
Na ocasião do primeiro Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares, nesta sexta-feira (26), o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu em sua mensagem especial a retomada das negociações para o desarmamento nuclear como uma “principal prioridade internacional”.
O dia Internacional foi criado pela Assembleia Geral da ONU em 2013, através de uma resolução pedindo o “início urgente das negociações na Conferência de Desarmamento em uma convenção abrangente sobre armas nucleares para proibir a sua posse, desenvolvimento, produção, aquisição, teste, armazenamento, transferência e uso ou ameaça de uso, bem como garantir sua destruição”.
Em sua mensagem, Ban Ki-moon expressou preocupação com o atraso das negociações em curso para eliminar a ameaça atômica ainda presente em todo o mundo. “Chegou o momento dessas negociações começarem”, acrescentou.
Além disso, ele indicou que há seis anos pôs sobre a mesa dois caminhos possíveis para o progresso do desarmamento nuclear: um acordo sobre um quadro de instrumentos separados, que se reforcem mutuamente, ou através de uma convenção de armas nucleares, apoiado por um forte sistema de verificação. “O que mais importa não é o caminho a seguir, mas que o caminho escolhido esteja indo na direção certa: a meta internacionalmente acordada de eliminação total das armas nucleares”, disse Ban.
“Este é um dia para refletir sobre as consequências caso a doutrina perigosa e frágil de dissuasão nuclear venha a falhar. Vamos reviver o desarmamento nuclear como principal prioridade internacional pelos interesses de paz e de segurança de todos e das futuras gerações”, concluiu.
Fonte:http://www.onu.org.br/em-dia-internacional-onu-pede-que-lideres-mundiais-deem-prioridade-desarmamento-nuclear/
Comentários
Postar um comentário