OBSTÁCULOS NO CAMINHO DO AMOR
“Eu
serei seu amigo a partir de agora, por toda a eternidade, não importa se você
está no plano mental mais baixo ou no plano mais elevado da sabedoria, eu serei
seu amigo, mesmo quando você errar, pois neste momento você precisará da minha
amizade mais do que nunca.” Swami
Shriyukteshwarji
A vida é uma trilha
rochosa e montanhosa. O Caminho do Amor é ainda mais escorregadio e quem anda
por este caminho deve ser muito cuidadoso. Viver uma vida cheia de amor é
almejar a perfeição. Mas até alcançarmos este estado, é preciso atravessar
muitos obstáculos e impedimentos. As dificuldades no Caminho do Amor não são
realmente diferentes dos obstáculos gerais encontrados na vida espiritual, na
prática da Yoga e da meditação. Ao identificá-los, eles são mais fáceis de
serem reconhecidos e superados. Estes obstáculos são descritos nas escrituras
iogues de diferentes formas.
EGO
O ego é o primeiro obstáculo.
O ego é um estado da mente que leva à arrogância e à agressividade. Quando
existe humildade existe amor, compaixão, tolerância e pureza. No início o ego
tem uma aparência atraente, mas, por fim, ele se torna muito perigoso. Por que
as pessoas são egoístas?
No Bhagavad Gita (XVI:18), há uma descrição das pessoas com qualidades
egoístas:
ahankaram
balam darpam kamam krodham ca samsrtah
mamatmaparadehesu
pradvisanto’bhyasuyakah
“Tendendo
ao egoísmo, à força bruta, à arrogância, à luxúria e à raiva, estas pessoas
maliciosas Me odeiam e duelam dentro dos seus próprios corpos assim como nos
corpos dos outros.”
Num jardim existem
muitos tipos de flores. Existem flores pequenas como bem-me-quer e há também
rosas e flores de lótus. As flores possuem diferentes cores e tamanhos e cada
uma tem uma fragrância particular e floresce em diferentes estações. Mas as
flores não possuem ego.
Há uma história sobre
dois cisnes que gostavam de nadar em um lago em particular. Eles se encontravam
neste lago com tanta frequência que se tornaram amigos de uma tartaruga. Um dia
os cisnes ouviram que o lago seria drenado e avisaram a tartaruga para que ela
se mudasse para outro lugar, já que lá não era mais seguro. A tartaruga ficou
triste porque não podia voar como os cisnes. Então os cisnes disseram que ambos
poderiam segurar um pedaço de madeira e levariam a tartaruga pendurada pela
boca, caso ela se segurasse com bastante força. O plano funcionou, mas quando a
tartaruga percebeu que estava voando, ela se sentiu muito orgulhosa. Alguns
pastores que estavam observando de baixo ficaram surpresos com a cena e
disseram, “Se a tartaruga cair, faremos uma sopa ótima.” A tartaruga, ao ouvir
isso, sentiu tanta raiva que abriu a boca para xingá-los e acabou caindo. O ego
é a causa da raiva e da queda.
CAUSAS DO EGO
Nós sentimos o ego
devido à nossa natureza complexa. Temos tantos desejos e memórias reprimidas,
que acabamos modificando nossa personalidade. Através desta complexidade, o ego
se prolifera e com a simplicidade, o ego desaparece. Cinco coisas causam o ego:
o ego da prosperidade, o ego do sexo, o ego da saúde, o ego da situação e da
posição, e o ego da inteligência e da religião.
Ego
da Prosperidade - Mesmo
sendo um presente de Deus, as posses materiais desenvolvem um sentimento de
orgulho e superioridade em muitas pessoas. O quão ricos podemos ser? Qual é o
valor do dinheiro? O dinheiro é eterno? Quanto mais riquezas acumularmos, mais
teremos que deixar para trás. Ao nascermos, não temos nada e iremos embora de
mãos vazias. O dinheiro é útil, mas não deixe que ele governe a sua vida. Use
as riquezas de forma inteligente.
Ego
do Sexo - Deus
criou o homem e a mulher à Sua própria imagem. Cada um tem uma função
específica. O homem é maior do que a mulher ou a mulher é maior do que o homem?
O homem e a mulher complementam um ao outro nesta bela criação de Deus. Um é
incompleto sem o outro.
Ego
da Saúde, Força e Beleza - A
beleza é um atributo que herdamos do nosso karma passado, das nossas ações e
também de nossos pais. É uma bênção divina. Mas a saúde, a força e a beleza não
são permanentes. Toda flor é bela da sua própria maneira. Quem é forte hoje,
com certeza não será amanhã. A saúde é ainda mais precária. Quando se prende a
condições incertas, você cai com muito mais facilidade. Agradeça a Deus por
aquilo que foi dado a você, em vez de levar ego para sua vida.
Ego
da Situação e da Posição - Algumas
pessoas estão tão envolvidas consigo mesmas que adoram a sua própria imagem e
esperam ser elogiadas o tempo todo.
Em um mito indiano,
havia um grande rei que ficou famoso por causa da sua generosidade. Ele dava
tudo a todos que pediam. Aos poucos, o ego se desenvolveu. A caridade deve ser
feita com humildade e devoção. A caridade feita com ego leva à queda. Vishnu
desejou esmagar o ego do rei e encarnou como Vamana, um belo rapaz brâmane que,
aos vinte anos de idade, foi até o rei pedir uma coisa. O rei perguntou o que
ele desejava. O rapaz respondeu humildemente que queria apenas um pedaço de
terra que medisse três passos dados com os seus próprios pés. O rei ficou
surpreso e sorriu. “Eu poderia dar a você todo o meu reino,” disse o rei. “Você
deveria me pedir mais coisas.” “Três passos é tudo o que eu quero,” respondeu o
rapaz. O rei concordou. Então, para a sua surpresa, o primeiro passo do jovem
cobriu toda a terra. O rei ofereceu o céu e o segundo passo do jovem cobriu
todo o céu. Nada sobrou para o seu último passo e então o rei ofereceu a sua
cabeça para que o jovem pudesse apoiar seus pés. O Senhor Vishnu, satisfeito
com a submissão do rei, disse-lhe que garantiria a ele qualquer pedido, e então
o rei, humilde, pediu para ser seu porteiro. Com os pés de Vishnu em sua
cabeça, o ego do rei foi esmagado.
Ego
da Religião - Swami
Vivekananda declarou uma vez, com grande abertura de espírito, “Que existam
tantas religiões quanto o número de seres humanos nesta terra. Que cada um seja
forte com amor e devoção. A religião é o estado de união com o Divino. A
religião é a realização da perfeição que já existe no homem.”
Infelizmente, devido
aos sentimentos de desunião, ignorância e arrogância, a intolerância religiosa
existe há séculos. Judeus, cristãos, hindus e muçulmanos não aceitam a fé e as
crenças uns dos outros. Este sentimento de superioridade complexo tem sido a causa
de muitas guerras e derramamento de sangue. O ego religioso tem destruído
muitas vidas inocentes em nome de Deus.
O ego é o maior
obstáculo da espiritualidade e do Caminho do Amor. Como nos livrar do ego?
Eleve seu ego até o infinito ou reduza-o a nada. Mas não fique no meio. Quando
você compreender inteiramente a sua unidade com Deus, este será o caminho que o
levará a aumentar seu ego até o infinito.
Nas escrituras védicas
foi dito, Aham brahmasmi ou ‘Eu sou Brahman.’ Na Bíblia foi dito, ‘Eu e o meu Pai somos um.’
Isto é o ego supremo.
Você também pode eliminar seu ego, através do amor e da humildade, e reduzi-lo
a nada. Na verdade, elevar o ego ao infinito ou reduzi-lo a nada, são a mesma
coisa.
A INFLUÊNCIA DOS HÁBITOS ALIMENTARES
Um médico ayurvédico trata as pessoas olhando para
os três doshas. Vata, pita e kapha. Vata significa gases, pitta significa a bile e kapha significa tosse ou muco. As
pessoas com vata são mais inquietas e
têm problemas de gases. Pessoas com problemas de pitta são nervosas e agressivas e sofrem de problemas digestivos.
Pessoas com kapha são lentas, ociosas
e tendem a ter resfriado ou tosse. Quem tem equilíbrio nos três dashas, possui a bênção da saúde e do
bem-estar.
Os alimentos que
ingerimos contêm também estes três tipos de doshas.
Alguns causam gases enquanto outros causam tosse ou indigestão. Então é preciso
ser cuidadoso ao selecionar aquilo que é benéfico para a saúde.
Da mesma forma, na vida
espiritual, há defeitos causados pelos três gunas.
São as tendências tamásica, rajásica e
satívica. A natureza tamásica
causa sono, letargia, dúvida e confusão. A natureza rajásica leva à atividade extrema e à inquietação. A natureza satívica promove a calma e o equilíbrio.
O tipo de alimento que
nós comemos possui uma grande influência nas nossas tendências. A comida pode
ser classificada como tamásica, rajásica
e satívica.
O Chandogya Upanishad declara, ahara
suddhau sattva suddhi, sattva suddhau dhruva smrti
Dhuva smruti
é boa memória. O poder da memória deve aumentar na vida material e espiritual.
Que tipo de comida é boa?
O Taittiriya Upanishad diz: Adyate’tti
ca bhutani, tasmat annam taducyata. Nós comemos o alimento e o alimento nos
come.
Assim, o alimento que
comemos possui uma grande influência na nossa tranquilidade. A comida é usada
de três formas. A maioria é descartada, enquanto uma parte nutre o corpo. Uma
parte sutil influencia a mente. Se comemos muito iogurte, por exemplo, ou
carne, a nossa mente fica lenta e preguiçosa, já que a maior parte da energia é
usada para digerir as proteínas pesadas. Por outro lado, se bebermos muita
cafeína, a mente fica nervosa e agitada.
Outra forma de olhar
para o que comemos é não ver apenas a comida, mas também o que entra e sai dos
nossos órgãos dos sentidos. Aquilo que olhamos e o que ouvimos, pode ser
considerado ‘alimento’ e possui uma influência em nossos pensamentos e na nossa
mente. O alimento deve ser dado aos sentidos de uma maneira positiva, com o
propósito de elevar e enriquecer o nosso amor e a nossa devoção por Deus.
Quem ama Deus
verdadeiramente e que anda no Caminho do Amor, acredita que toda a beleza que
vemos é um reflexo de Deus. Esta consciência faz com que apreciemos a vida cada
vez mais. Tanto quanto possível, agradeça a Deus por todos os presentes que ele
tem lhe dado. Ouça boa música, que seja rica e inspiradora. Tudo o que você
comer, ofereça a Deus. Esta atitude possui uma grande influência purificadora.
Não coma demais. Use cada órgão dos sentidos com muito amor por Deus.
PREGUIÇA OU INATIVIDADE (Styana)
Devemos ser fortes para
superar a preguiça. Para chegar ao trabalho na hora certa, levante-se na hora
certa. Ao desligar o despertador, se o seu corpo e a sua mente não cooperarem,
você se atrasará e precisará correr. As horas da manhã devem ser usadas para
fazer o máximo de coisas possível, de forma calma e organizada. Não há garantia
do que acontecerá amanhã. Administre o trabalho a ser feito e não deixe para
depois. Prorrogar uma tarefa é um sinal de fraqueza. Não deixe de lado sua
meditação. Pratique-a regularmente, todos os dias, de maneira sistemática e
disciplinada.
Comentários
Postar um comentário