O KARMA DESTRÓI A COMPAIXÃO - VRAJA KISHOR DASA

“O Karma Destrói a Compaixão”

Vraja Kishor Dasa


Acreditar no karma é loucura. Isso torna você um robô sem compaixão que não se importa com os problemas aqui e agora. Ou não?

Abutres sobrevoam a terra árida. Crianças choram com moscas em suas bocas e não há nada além de ar dentro de seus estômagos. Fome. Seca. Realidade desesperançosa para milhões de seres humanos.
Posso ver agora algum Hare Krishna sentado em postura presunçosa e dizendo: “Karma isso, karma aquilo”. (Karma, você sabe: “Tudo acontece por causa do destino, e blá, blá, blá”). Acreditar no karma é loucura. Isso torna você um robô sem compaixão que não se importa com os problemas aqui e agora.
Karma, na verdade, significa: “Toda ação tem uma reação”. Por exemplo, se ajo como um idiota, sofrerei a reação – eu farei as pessoas rirem. Ou se, quando criança, queimei minha mão no fogão, mesmo se alguma vez eu me esqueça disso, ainda assim terei a reação: uma vida inteira temendo coisas quentes.
Qualquer loucura em que eu me encontre hoje resulta do que fiz no passado. Para alguns, isso é difícil de aceitar. Significa que sou completamente responsável por minha própria vida. Nada de bodes expiatórios, ninguém para culpar, apenas eu. E outras pessoas também são responsáveis por suas próprias vidas. Elas causam seu sofrimento e seu desfrute.
Então, as pessoas na Etiópia estão sofrendo por causa de seus próprios atos, seu próprio karma? Parece uma maneira monstruosamente fria de ver as coisas. Se é o karma delas, por que tentar ajudá-las? Estão simplesmente recebendo o que merecem.
Entendimento Mais Profundo
Então, vamos sair por aí com um riso zombeteiro e apontar para idosos em cadeiras de roda e dizer-lhes: “Ei! Você merece isso, xará!”? É claro que não.
Ele não merece isso. Sim, o karma lhe dá o que ele merece – mas ele não merece estar sob a lei do karma, em primeiro lugar. A alma em seu estado natural é livre de todo karma. As pessoas, portanto, não merecem sofrer. Qualquer um que compreenda isso se torna verdadeiramente solidário e jamais se cansa de ajudar os outros a se livrarem do sofrimento.
Muitas pessoas têm compaixão apenas de pessoas em determinadas condições – pessoas com retardo mental, desabrigadas, famintas. Contudo, uma pessoa que compreende por completo o karma sente compaixão por todos. Todos têm karma, de modo que todos sofrerão, cedo ou tarde. Eis porque a compaixão e benevolência devem ir para todos.
Compreender o karma não refreia o sentimento de compaixão ou a avidez por ajudar o mundo. Na verdade, expande e intensifica essa compaixão de modo a envolver todos os seres vivos.

Fonte:http://voltaaosupremo.com/artigos/artigos/o-karma-destroi-a-compaixao/

Comentários