POR QUE ASSISTIMOS A FILMES VIOLENTOS ?



Por que assistimos a filmes violentos?

Kill Bill, Jogos Mortais, Massacre da Serra Elétrica… Você provavelmente já assistiu a filmes como esses, em que sangue jorra aos montes, e gostou da experiência. Por quê? De onde vem essa satisfação em observar violência?
De acordo com estudo feito por pesquisadoras da Universidade de Augsburg (Alemanha) e da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA), não se trata necessariamente de um prazer sádico, mas, muitas vezes, de uma motivação mais profunda. “É possível que cenas de violência percebidas como significativas, comoventes e que provocam reflexões possam gerar empatia com vítimas, admiração por atos de coragem e beleza moral diante da violência, ou auto-reflexão a respeito de impulsos violentos”, explica a pesquisadora Anne Bartsch.

  • Exposição constante à violência torna adolescentes insensíveis ou apenas acostumados?

  • Junto com sua colega Louise Mares, Bartsch convidou 482 pessoas (tanto da Alemanha como dos Estados Unidos) de 18 a 82 anos e com níveis de educação variados para participar da pesquisa. Elas assistiram a trailers de filmes com diferentes níveis de violência e apelo intelectual e relataram suas impressões (como o grau de violência percebido e a vontade de assistir ao filme inteiro). Os resultados condizem com os de estudos anteriores que mostraram que as pessoas em geral não são atraídas pela violência por si só, mas pelas diversas experiências que esse tipo de filme oferece.
    “A prevalência de respostas positivas e as condições em que elas vieram oferecem um direcionamento intrigante e de valor social para futuros estudos”, conclui.[ScienceDaily, PsychCentral]

    Fonte:http://hypescience.com/por-que-assistimos-a-filmes-violentos/

    Comentários