BIOLOGIA PODE EXPLICAR POR QUE AS MULHERES VIVEM MAIS QUE OS HOMENS



Biologia pode explicar por que as mulheres vivem mais do que os homens

No Brasil, a expectativa de vida média é de 71 anos para homens e de 79 para mulheres, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa diferença ocorre em outros países, como o Japão (79 para homens e 85,5 para mulheres) e Reino Unido (79 para homens e 82 para mulheres).

O que estaria por trás dela?

De acordo com estudo recente, feito por um grupo de pesquisadores liderado por Katsuiku Hirokawa (professor da Tokyo Medical and Dental University, no Japão), o segredo para a maior longevidade das mulheres estaria no seu sistema imunológico.

“Mudanças em parâmetros imunológicos ligadas à idade são muito diferentes entre homens e mulheres”, explica Hirokawa. “Nossos resultados indicam que o índice de declínio nesses parâmetros é mais devagar em mulheres, e isso é consistente com o fato de que elas vivem mais do que os homens”.
A equipe analisou amostras de sangue de 356 pessoas (tanto homens como mulheres) com idades entre 20 e 90 anos, medindo os níveis de células brancas (que fazem parte do sistema imunológico) e citocinas (proteínas que ajudam a regular o sistema imunológico). Nos dois gêneros, o número de células brancas e de citocinas diminui com a idade, mas essa queda é mais acelerada em homens. Por outro lado, com o passar dos anos, a produção de dois tipos de células (CD4T e NK) responsáveis por destruir organismos invasores aumenta – e esse processo é mais intenso em mulheres.
O enfraquecimento do sistema imunológico torna a pessoa mais propensa a desenvolver diversos tipos de doenças, como câncer e problemas cardíacos, o que pode diminuir a expectativa de vida (especialmente de homens).
De acordo com Hirokawa, há diversos fatores que podem explicar a diferença no envelhecimento de homens e mulheres. “Mulheres têm mais estrogênio, o que parece protegê-las de doenças cardiovasculares até a menopausa. Hormônios sexuais também afetam o sistema imunológico, especialmente certos tipos de linfócitos (células essenciais para a defesa do organismo)”, diz.[BBC News, Daily Mail UK, Immunity & Ageing]


Fonte:http://hypescience.com/biologia-pode-explicar-por-que-as-mulheres-vivem-mais-do-que-os-homens/?

Comentários