Henri-Émile-Benoit Matisse foi um grande pintor francês, nasceu em Le Cateau Cambrésis no dia 31 de dezembro de 1869, e faleceu em 3 de novembro de 1954. Foi criado em Bohain-en-Vermandois, na região francesa de Picardia.
Em 1897, quando estava em Luxemburgo, se interessa profundamente pelo impressionismo. Obtém contato com Auguste Rodin, Camille Pisarro; posteriormente, ao visitar a costa da Bretanha, visita John Peter Russel, pintor que o introduzira no impressionismo. Segundo o próprio Matisse, foi Russel o responsável por lhe apresentar a teoria da cor.
Dedicou-se bastante em seu trabalho e endividou-se ao comprar trabalhos de outros pintores de sua época. Dentre sua coleção particular possuía um busto de gesso feito por Rodin, uma pintura de Gauguin, de Cézanne e um desenho de Van Gogh.
Entre os anos de 1899 e 1905, dedicou-se às técnicas de pontilhismo sob influência de Signac. Em 1898, viajou para Londre, onde estudou a pintura de J.M.W. Turner. Fundou a sua própria academia e, em 1909, realizou uma exposição em Moscou. Em 1910 apresentou uma retrospectiva de seus trabalhos em Paris.
Obteve novas influências em suas viagens pelo Marrocos e pelo Tânger. No ano de 1913, realizou uma exposição em Nova York. Na sua última fase criativa, dedicou-se a esquematização das figuras. Como ilustrador, desenhou as “Flores do Mal” e, como “litógrafo”, as “Cartas Portuguesas”, trabalhos feitos nos anos de 1944 e 1946.
Em 1952, inaugurou um museu na cidade onde nasceu. Em 1954, Matisse faleceu em Nice, França, sendo sepultado no cemitério de Cimiez.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Matisse
http://www.pitoresco.com/universal/matisse/matisse.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Matisse
http://www.pitoresco.com/universal/matisse/matisse.htm
Henri Émile Benoît
Matisse(1869-1954)
A arte do pintor francês Matisse
baseia-se num método que, segundo ele próprio, consiste em abordar separadamente
cada elemento da obra -- desenho, cor, composição -- e em juntá-los numa
síntese, "sem que a eloqüência de um deles seja diminuída pela presença dos
outros". Abandonou assim a perspectiva, as técnicas do desenho e o efeito de
claro-escuro para tratar a cor como valor em si mesma.
Henri-Émile-Benoît Matisse nasceu em Le Cateau, Picardia, em 31 de dezembro de
1869. Mudou-se para Paris em 1891 e estudou na École des Arts Décoratifs e no
ateliê de Gustave Moreau. No período entre 1900 e 1905 participou do Salão dos
Independentes e do Salão de Outono. Causou sensação ao incluir-se, com Albert
Marquet e André Derain, entre os primeiros fauvistas.
Sua arte conheceu depois grande divulgação. Fundou uma
academia freqüentada por alunos do mundo inteiro. Em 1909 abriu-se uma exposição
sua em Moscou e, em 1910, uma retrospectiva em Paris. As viagens que fez ao
Marrocos e a Tânger, entre 1910 e 1912, influenciaram sua obra. Em 1913 expôs no
Armory Show, em Nova York, e em 1920 colaborou com a companhia russa de balé de
Diaghilev.
Em sua primeira fase, Matisse se mostrava como descendente
direto de Cézanne, em busca do equilíbrio das massas, mas outras influências,
como as de Gauguin, Van Gogh e Signac, levaram-no a tratar a cor como elemento
de composição.
Em 1904-1905, "Luxo, calma e volúpia" ainda revelava a
influência dos pós-impressionistas, mas já demonstrava grande simplificação da
cor, do traço e dos volumes. Em 1908, a euforia decorativa de "O aparador,
harmonia vermelha" atestava que Matisse já tinha estilo próprio.
Dos pintores fauvistas, que exploraram o sensualismo das
cores fortes, ele foi o único a evoluir para o equilíbrio entre a cor e o traço
em composições planas, sem profundidade.
Ao explorar ora o ritmo das curvas, como em "A música"
(1909) e "A dança" (1933), ora o contraste entre linhas e chapadas, como em
"Grande natureza morta com berinjelas" (1911-1912), Matisse procurou uma
composição livre, sem outra ligação que não o senso de harmonia plástica. Sua
cor não se dissolvia em matizes, mas era delimitada pelo traço.
Já liberto do fauvismo, o pintor mostrou, às vezes,
tendência a reduzir as linhas à essência, como em "A lição de piano" (1916), mas
não se interessou pela pura abstração. O amor pela exuberância decorativa
aparece em "Blusa romena" e na série "Odaliscas", de 1918.
Em sua fase final, Matisse voltou-se para a esquematização
das figuras, de que são exemplos a decoração mural "A dança", para a Barnes
Foundation, em Merion, nos Estados Unidos, e os papiers collés ou gouaches
découpées (técnica que chamou de "desenho com tesoura") que ilustram Jazz
(1947), livro com suas impressões sobre a arte e a vida.
Foi também escultor e ilustrador. Em 1944, como
desenhista, ilustrou as Fleurs du mal (Flores do mal), de Baudelaire, e, como
litógrafo, as Lettres portugaises (1946; Cartas portuguesas), atribuídas a soror
Mariana Alcoforado, e Les Amours, de Pierre Ronsard.
Entre 1948 e 1951 dedicou-se à concepção arquitetônica e à
decoração interior da capela do Rosário em Saint-Paul, perto de Vence, no sul da
França. O autor considerava essa sua melhor obra, e nela concebeu todos os
detalhes, dos vitrais ao mobiliário, voltado para uma concepção mais ascética
das formas, embora nos arabescos florais predomine uma linha sinuosa.
Henri Matisse morreu em Nice, França, em 3 de novembro de
1954.
©Encyclopaedia Britannica do
Brasil Publicações Ltda.
Fonte:http://www.pitoresco.com/universal/matisse/matisse.htm
VIDA E OBRA
Henri-Émile-Benoît Matisse (Le Cateau-Cambrésis, 31 de dezembro de 1869 — Nice, 3 de novembro de 1954) foi um artista francês, conhecido por seu uso da cor e sua arte de desenhar fluida e original. Foi um desenhista, gravurista e escultor, mas é principalmente conhecido como um pintor. Matisse é considerado, juntamente com Picasso e Marcel Duchamp, como um dos três artistas seminais do século XX, responsável por uma evolução significativa na pintura e na escultura.1 2 3 Embora fosse inicialmente rotulado de fauvista (besta selvagem), na década de 1920, ele foi cada vez mais aclamado como um defensor da tradição clássica na pintura francesa.4 Seu domínio da linguagem expressiva da cor e do desenho, exibido em um conjunto de obras ao longo de mais de meio século, valeram-lhe o reconhecimento como uma figura de liderança na arte moderna.
Biografia
Henri-Émile-Benoît Matisse nasceu em Le Cateau-Cambrésis, Nord, França, e cresceu em Bohain-en-Vermandois, Picardia, França, onde seus pais possuíam um negócio de sementes. Ele era o seu primeiro filho.
Em 1887, foi para Paris para estudar Direito, trabalhando como um administrador do tribunal de Le Cateau-Cambrésis depois de obter sua qualificação.
Começou a pintar em 1889, quando sua mãe lhe trouxe o material necessário durante um período de convalescência após um ataque de apendicite. Ele descobriu "uma espécie de paraíso", como ele mais tarde descreveu,5 e decidiu tornar-se um artista, decepcionando profundamente seu pai.6 7
Em 1891, retornou a Paris para estudar arte na Academia Julian e tornou-se um aluno de William-Adolphe Bouguereau e Gustave Moreau. Inicialmente pintou naturezas-mortas e paisagens no tradicional estilo flamengo, no qual ele obteve proficiência razoável. Chardin foi um dos pintores mais admirados por Matisse. Como um estudante de arte, fez quatro cópias de pinturas de Chardin no Louvre.8 Em 1896, exibiu cinco pinturas no salão da Sociedade Nacional de Belas Artes e o estado comprou duas de suas pinturas.9 O resultado permitiu o contato com Auguste Rodin e Camille Pisarro. Em Luxemburgo, a partir de 1897, começa a se interessar pelo impressionismo.
Em 1897 e 1898, visitou o pintor John Peter Russell na ilha Belle-Isle, na costa da Bretanha. Russell introduziu-o no impressionismo e mostrou-lhe o trabalho de Van Gogh (que tinha sido um bom amigo de Russell, mas era completamente desconhecido na época). O estilo de Matisse mudou completamente e ele diria mais tarde "Russell foi meu professor, e Russell explicou a teoria da cor para mim."7
que pendurou e exibiu em sua casa incluía um busto de gesso feito por Rodin, um quadro de Gauguin, um desenho de Van Gogh e o mais importante, Três Banhistas, de Cézanne. Na percepção de Cézanne da estrutura e cor pictóricas Matisse encontrou sua principal inspiração.10 Muitas de suas pinturas entre 1899 e 1905 fazem uso de uma técnica pontilhista adotada de Signac. Em 1898, foi para Londres para estudar a pintura de J. M. W. Turner e então partiu em uma viagem a Córsega.10
Com a modelo Caroline Joblau, ele teve uma filha, Marguerite, nascida em 1894. Em 1898 casou-se com Amélie Noellie Parayre; os dois educaram Margarida juntos e tiveram dois filhos, Jean (nascido em 1899) e Pierre (nascido em 1900). Marguerite frequentemente serviu como modelo para Matisse.
Em uma semana de passeio a Londres, conheceu a pintura de William Turner, que também viria a influenciá-lo, após conselho de Camille Pissarro.
Ele expôs em 1901 no Salão dos Independentes e participa pela primeira vez do Salão de Outono em 1903. Em exposição realizada em 1904 em Ambroise Vollard não obteve grande sucesso. No ano seguinte, juntamente com o grupo, expôs no salão de Paris, desta vez o grupo foi reconhecido como os fauves e Matisse como líder. Outra parte do público ficou escandalizada com as cores violentas e puras de suas obras.
Várias viagens, que seriam inspiradoras, foram feitas neste período. Ele visitou Argélia, Itália, Alemanha, Marrocos, Rússia, Estados Unidos e Taiti.
Desde 1904, Matisse trabalhou parte de cada ano no sul em Saint-Tropez e Collioure e mais tarde na Espanha e em Marrocos.
Em 1908 fundou a Academia Matisse para uma seleção cosmopolita de estudantes e publicou "Notas de um Pintor" onde estavam suas crenças artísticas. A academia foi paralisada em 1911.
Entre 1913 e 1917, fase que ele considerou mais importante11 , sua pintura era um pouco austera, com linhas retas e formas geométricas. Depois seu estilo ficou mais solto, figuras femininas e o interior foram seus principais temas, trabalhados em estilo livre e com cores decorativas.
Em 1916 e 1917, passou os invernos em Nice e depois decidiu ficar em Côte d'Azur, que ele considerou um paraíso, conforme está descrito em seus quadros.
Matisse conseguiu reputação internacional com exibições em Moscou, Berlim, Munique e Londres.
Em 1913, expôs em Nova Iorque ao lado de Marcel Duchamp e Francis Picabia, como representantes de uma precursora arte moderna.
Em 1919, recebeu atribuições de Ígor Stravinski e Serguei Diaguilev para desenhar os costumes e cenários de um balé apresentado em Londres.
Em 1927, organizou uma retrospectiva em Nova Iorque. De volta a Paris, trabalha na ilustração de um romance de James Joyce, Ulisses, aos quais deu as cores dos costumes dos balés russos de Monte Carlo.
Em 1941, adoentado por um câncer, foi hospitalizado em Lyon, onde os médicos deram a ele seis meses de vida. Sem poder viajar, utilizou experiências recolhidas em suas viagens para aperfeiçoar sua originalidade. Sua enfermeira, Monique Bourgeois, aceitou ser sua modelo. Nesse período, Matisse inventou a técnica de "desenho com tesoura", quando também implementou da série Jazz.
Em Vence, comuna da região de Provence-Alpes-Côte d'Azur e onde viveu já doente, trocou cerca de 1200 cartas com o escritor francês André Rouveyre12
Em 1945, fez uma grande retrospectiva no Salão de Outono, quando realizou trabalhos com tapeçaria inspirado pelo céu e mar da Polinésia Francesa.
Em 1952, inaugurou um museu em sua cidade natal.
Seu trabalho A tristeza do rei foi último auto-retrato.
Henri Matisse foi sepultado no cemitério de Cimies.
Estilo
Matisse foi influenciado pelas obras de Nicolas Poussin, Antoine Watteau, Jean-Baptiste-Siméon Chardin, Edouard Manet, e os pós-impressionistas Cézanne, Gauguin, Van Gogh e Signac, e também por Auguste Rodin e pela arte japonesa.[carece de fontes]
O movimento entre a pintura e a escultura relaxava o artista11 .
Sua escultura era uma extensão da sua pintura, sua admissão pela arte primitiva estava mais aparente. Em alguns trabalhos ele explora o sólido, aspectos estruturais do corpo com um certo exagero a fim de alcançar uma clara expressão da forma.
Matisse, como outros artistas do movimento, rejeitava a luminosidade impressionista, e usava a cor como fator principal da pintura, levando-a às últimas consequências.
Conhecido e reconhecido por sua vivacidade, as cores de Matisse continuaram mesmo após a sua morte, tanto que Les coucous, tapis bleu et rose foi avaliada em 32 milhões de euros13 .
Argan dizia que a arte de Matisse era feita para decorar a vida dos homens. Foi considerado o artista do século em que viveu. Em suas pinturas gostava de motivos repetitivos, usava formas curvas e cores variadas. Este inventou também a técnica do "desenho com tesoura".
Matisse pensava que os artistas tinham que ter olhos de criança, sempre olhar como se fosse a primeira vez.
Segundo Régine Pernoud, Matisse "era um artista no sentido medieval do termo. Seu trabalho era muito simples, escolhido para exprimir o que ele mesmo sentia. Era um trabalhador sem obstinação. Em seus cadernos de trabalho, várias páginas têm apenas alguns riscos. (...) Finalmente, esses traços, reconhecíveis por todos, mostram de maneira evidente sua significação, o resultado de muitas horas de trabalho"14 .
Pablo Picasso o considerou seu maior rival, embora fosse seu amigo.
Principais obras
A tela Banhistas na margem de um rio do Instituto de Arte de Chicago foi considerada por Matisse a sua tela mais importante e que ele aperfeiçoou várias vezes11 .
Em Flores e Prato de Cerâmica, de 1913, o prato azulado flutua sobre flores que caem de um vaso11 .
Em Retrato de Yvonne Landsberg raspou arcos brancos em torno do "retrato" para marcar um aspecto ligeiramente ameaçador ao tema11 .
Referências
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- ↑ Adrian Searle. Searle, Adrian, ''A momentous, tremendous exhibition'', The Guardian, Tuesday 7 de maio de 2002 (em inglês). Guardian. Página visitada em 2010-02-13.
- ↑ Trachtman, Paul, ''Matisse & Picasso'', Smithsonian, fevereiro 2003. Smithsonianmag.com. Página visitada em 2010-02-13.
- ↑ Wattenmaker, Richard J.; Distel, Anne, et al. (1993). Great French Paintings from the Barnes Foundation. New York: Alfred A. Knopf. ISBN 0-679-40963-7. p. 272
- ↑ Leymarie, Jean; Read, Herbert; Lieberman, William S.(1966), Henri Matisse, UCLA Art Council, p.9.
- ↑ Bärbel Küster. "Arbeiten und auf niemanden hören." Süddeutsche Zeitung, 6 de julho de 2007. (em alemão)
- ↑ a b The Unknown Matisse..., ABC Radio National, 8 de junho de 2005
- ↑ The Unknown Matisse: A Life of Henri Matisse, the Early Years, 1869-1908, Hilary Spurling p.86 accessed online 15 July 2007
- ↑ Henri and Pierre Matisse, Cosmopolis, No 2, January 1999
- ↑ a b Leymarie, Jean; Read, Herbert; Lieberman, William S. (1966), Henri Matisse, UCLA Art Council, p.10.
- ↑ a b c d e Exposição reúne 'quadros mais importantes' de Henri Matisse, 23 de março de 2010 (visitado em 24 de março de 2010).
- ↑ MATISSE, Henri; ROUVEYRE, André; FINSEN, Hanne. (2001). Leur correspondance représente plus de 1200 lettres. In: Matisse Rouveyre: correspondance. Flamarion
- ↑ Vente Saint Laurent-Bergé: un Matisse à 32 millions d'euros, prix record, 23 de fevereiro de 2009 (visitado em 24 de março de 2010).
- ↑ PERNOUD, Régine. (2001). Histoire et lumière. Cerf, p.51-52
Bibliografia
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- F. Celdran, R.R. Vidal y Plana. Triangle : Henri Matisse - Georgette Agutte - Marcel Sembat Paris, Yvelinedition, 2007. ISBN 978-2-84668-131-5.
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- Lawrence Gowing. Matisse. New York, Oxford University Press, 1979. ISBN 0-19-520157-4.
- David Lewis. "Matisse and Byzantium, or, Mechanization Takes Command" in Modernism/modernity, 16:1 (January 2009), 51-59.
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- John Russell. Matisse, Father & Son, published by Harry N. Abrams, NYC. Copyright John Russell 1999, ISBN 0 81094378 6
- Alastair Wright. Matisse and the Subject of Modernism Princeton, Princeton University Press, 2006. ISBN 0-691-11830-2.
- Gaston Diehl, Henri Matisse. Matisse, Publicado pela Hyperion Press, 1953, 47 páginas
- Henri Matisse. (1972). Écrits et propos sur l'art, texto, notas e index por Dominique Fourcade, Hermann]
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- Lawrence Gowing. (1986). Matisse, publicado pela Oxford University Press
- Jean Guichard-Meili, Henri Matisse. (1986). Matisse, publicado pela Club France Loisirs
- Gilles Néret. (1997). Matisse, Taschen, 256 p.
- Barnes Foundation. (1993). De Cezanne à Matisse: chefs-d'œuvre de la Fondation Barnes, publicado pela Gallimard/Electa, 317 p.
- Henri Matisse, André Rouveyre, Hanne Finsen. (2001). Matisse Rouveyre: correspondance, publicado pela Flammarion, 667 p.
- René Percheron Christian Brouder. (2002). Matisse de la couleur à l'architecture, Citadelles et Mazenod
- Jacqueline Duhême. (2009). Petite main chez Henri Matisse. Paris: Gallimard jeunesse, 64 p.
- Hilary Spurling. (2001). Matisse inconnu 1869/1908 biographie, traduzido para o francês de Hilary Spurling, 510 p.
- Hilary Spurling. (2005); Matisse le maître 1909/1954 biographie, traduzido para o francês de Hilary Spurling, 570 p.
Ligações externas
- Henri Matisse: Life and Work 200 hi-res images
- Museu Matisse de Nice (em francês e inglês)
OBRAS
A Música - Henri Matisse
Carmelina - Henri Matisse
Decorative Figure on an Ornamental Ground
Femme au manteau violet Woman In A Purple Coat - Henri Matisse
Great Naked gray
Laurette with Coffee Cup
Le bonheur de vivre The Joy of Life
Naked of Woman
Naked Sitted
Odalisca - Henri Matisse
Odalisca com calças vermelhas - Henri Matisse
Odalisque with Magnolias - Henri Matisse
Odalisque with Tambourine
Open Window Collioure - Henri Matisse
Picture of the woman of the artist
Portrait of Andre Derain
Reclining Nude Red
Seated Figure Tan Room
Seated Riffian
Seville Dead Nature II
Sleeping Nude on a Red Background - Henri Matisse
Small Mulatto Woman
The Conversation
The Football Players - Henri Matisse
The Girl with Green Eyes
The Italian
The Red Madras Headress
The Red Studio
The Rumanian Blouse
Two Girls in a Yellow and Red Interior
Woman Before a Fish Bowl
Woman With A Hat
Zulma
Fonte:http://www.mestresdapintura.com.br/loja/fauvismo-henri-matisse
VÍDEOS
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