O PODER DA ARTE - SIMON SCHAMA LIVRO E VÍDEOS (BBC)





Com o Renascimento, a arte passou a ser trabalhada como mais do que mero esforço artesanal. Era o momento da elaboração intelectual, que não pretendia se acomodar às concepções de beleza já estabelecidas e se esforçava na reflexão em busca da verdade, tal como a filosofia, a poesia ou a teologia.
Em O poder da arte, Simon Schama escolhe oito momentos tensos dessa busca pela verdade. Cada capítulo, recheado de ilustrações coloridas, narra uma virada crítica na carreira de um grande nome da história da arte: Caravaggio, Bernini, David, Rembrandt, Turner, Van Gogh, Picasso e Rothko. São passagens históricas em que os meios plásticos deixaram a beleza em segundo plano e embarcaram em processos que mudaram o modo de entender a pintura e a escultura.
O livro é baseado na série de televisão homônima que Schama produziu para a BBC. Não se trata de um compêndio tradicional sobre história da arte. O autor não nos conta as minúcias técnicas de cada artista, mas nos apresenta momentos em que eles foram obrigados a reformular ou recrudescer suas concepções de trabalho.
Com uma prosa épica e até teatral, Schama fala do drama da criação, dos momentos “em que o artista, sob enorme pressão, empreende um trabalho extremamente ambicioso, no qual se incorporam suas crenças mais profundas”.
Sem se preocupar em fazer um panorama da história da arte, o autor se atém a momentos em que a criação da beleza não pretendeu apenas ser um agrado aos olhos, mas “uma arma de guerra”, como definiu Picasso.
É dessa oposição entre o agrado suave aos olhos e a força inconveniente da arte que Schama constrói seu raciocínio. Como o próprio autor sintetiza: “Os dramas que formam O poder da arte são histórias pessoais e também histórias da arte. O sucesso ou o fracasso de seus protagonistas envolvia elementos cruciais de nossa existência individual e coletiva”.

Fonte:http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=12533

“A grande arte tem péssimos modos. A silenciosa reverência da galeria pode levar você a acreditar, enganosamente, que as obras-primas são delicadas, acalmam, encantam, distraem - mas na verdade elas são truculentas. Impiedosas e astutas, as maiores pinturas lhe aplicam uma chave de cabeça, acabam com sua compostura e, ato contínuo, põem-se a reorganizar seu senso da realidade.”


Em 'O poder da arte', Simon Schama escolhe oito momentos da busca pela verdade do Renascimento. Cada capítulo, com ilustrações coloridas, narra uma virada crítica na carreira de nomes da história da arte - Caravaggio, Bellini, David, Rembrandt, Turner, Van Gogh, Picasso e Rothko. Não se trata de um compêndio tradicional sobre história da arte. O autor não fala sobre as técnicas de cada artista, mas apresenta momentos em que eles foram obrigados a reformular ou recrudescer suas concepções de trabalho.

BBC - O Poder da Arte @:)


Título Original: BBC- The Power of Art
Gênero: Artes Clássicas/ História/ Superação
Tempo de Duração: ~58 min
Ano de Lançamento: 2007
Qualidade: DVDRip
Formato: XviD
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Qualidade de Audio: 10
Qualidade de Vídeo: 10
Tamanho: 760 Mb (cada)
Episódios: 8 de 8
 
Eu havia me deixado vencer pelo desânimo, depois que o Megaupload foi covardemente retirado do ar.
Abandonei algo que me fazia, e fez, feliz ao extremo: Descobrir, traduzir ou não e postar documentários, compartilhar conhecimento.
Pensei que não teria como recuperá-los, uma vez que a maioria, tinha apenas no Megaupload.
Com a ajuda de minha doce Samanta, sem a qual, nada mais sou do que metade de mim mesmo, e do Valoroso Cromaat, que de fã do blog, está se tornando a cada dia, um grande amigo, tenho recuperado a maioria dos vídeos já postados enquanto consigo tempo para traduzir novos e postar aqui.
Mas, se é para falar em recomeço, assistindo o filme: Batman Begins, vi quando o pequeno Bruce Wayne cai no poço dos morcegos e, ao ser encontrado, seu pai lhe pergunta: Por que caímos, Bruce? E logo dá a resposta: Pra aprendermos a nos levantar.
Depois de rever isto, me perguntei se também eu não seria um lutador solitário, pela crença de que todos merecem e precisam de educação e cultura de qualidade e que, também eu, precisaria aprender a me levantar.
Sendo assim, aqui vai o nosso recomeço, meio capenga, eu sei, mas, ainda assim: Um recomeço!
Esta não é uma estória sobre coisas que se pendura na parede, não é sobre decoração ou encanto.
Esta é uma série sobre a força, a necessidade, a paixão da Arte. . . o poder da arte.
O apresentador Simon Schama nos apresenta sua escolha de artistas e obras de arte e nos conta porque a arte é tão importante.
O poder da grande arte, é o poder de nos levar à revelação e nos resgatar do nosso modo padrão de ver. Depois de um encontro com tal força, não olhamos para um rosto, uma cor, um céu, um corpo, mais da mesma maneira. Somos ajustados ao novo olhar: Uma visão.
Visões da beleza ou um estremecer de prazer são parte desse processo, mas assim também podem ser o choque, a dor, o desejo, a piedade ou até mesmo a repugnância.
Esse tipo de arte parece revolver os nossos sentidos e passamos a entender o mundo de maneira diferente.
 
 

"Simon Schama's Power of Art"
(2006 - 406m)





SINOPSE


Caravaggio
Bernini
Rembrandt
David
Turner
Van Gogh
Picasso
Rothko
 
 
"Esta série não representa uma simples visita a uma galeria de arte em busca da obra-prima mais bela de todos os tempos. É, pelo contrário, uma descida ao vulcão da imaginação criativa, aos fogos ardentes onde os humanos trabalharam e moldaram alguns dos seus feitos mais importantes."
-Simon Schama
Tendo por base oito nomes incontornáveis do mundo da arte e oito obras-primas emblemáticas como "Davis segurando a cabeça de Golias", de Caravaggio, "Guernica" de Picasso, "A Conspiração de Claudius Civilis", de Rembrandt e "Auto-retrato" de Van Gogh, esta grandiosa série situa a arte no centro da grandes momentos da história da humanidade.
Combinando a reconstituição dramática e uma fotografia espectacular com o estilo narrativo único e personalizado de Simon Schama, O Poder da Arte transporta o espectador para os intensos e obscuros momentos em que as grandes obras de arte foram idealizadas e criadas. Cada programa leva-nos a sítios onde apenas a arte pode ir: o vórtice dos mares assassinos de Turner, a atenção que Guernica despertou para os crimes nazis, os profundos campos de forças gravitacionais dos coloridos planetas de Rothka. Veja a impressão do polegar de Bernini no gesso seco da barba de um velho e a grande quantidade de pigmentos existentes nas telas de Rembrandt. O Poder da Arte é a história épica de uma força não revelada e uma hipótese de testemunhar o poder dos indivíduos que mudaram a nossa forma de viver o mundo.
Com Andy Serkis como Van Gogh;
Paul Popplewell como Caravaggio;
Alan Corduner como Rothka

REALIZADOR
Carl Hindmarch

INTÉRPRETES
Christine Bottomley, Adam Cole, Allan Corduner, Sandra Evans, Andrew Garfield, Mercedes Grower, Mark Hyde, Hollygale Millette, Ian Pearson, Paul Popplewell, Andy Serkis, Joe Van Moyland, Aubrey Wakeling.





Fonte:http://www.dvdpt.com/s/simon_schama_o_poder_da_arte.php



 
 
1 - Caravaggio

Michelangelo Merisi da Caravaggio (Milão, 29 de Setembro de 1571 -- Porto Ercole, comuna de Monte Argentario, 18 de Julho de 1610) foi um pintor Italiano atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília, entre 1593 e 1610. É normalmente identificado como um artista Barroco, estilo do qual foi o primeiro grande representante. Caravaggio era o nome da aldeia natal da sua família, do qual adotou-o como seu nome artístico.





 
 
2 - Bernini

Gian Lorenzo Bernini ou simplesmente Bernini (Nápoles, 7 de dezembro de 1598 -- Roma, 28 de novembro de 1680) foi um eminente artista do barroco italiano, trabalhando principalmente na cidade de Roma. Distinguiu-se como escultor e arquiteto, ainda que tivesse sido pintor, desenhista, cenógrafo e criador de espectáculos de pirotecnia. Esculpiu numerosas obras de arte presentes até os dias atuais em Roma e no Vaticano.




 
 3 - Rembrandt

Rembrandt Harmenszoon van Rijn (Leida, 15 de julho de 1606 — Amsterdam, 4 de outubro de 1669) foi um pintor e gravador neerlandês. É geralmente considerado um dos maiores nomes da história da arte européia e o mais importante da história neerlandesa. É considerado, por alguns, como o maior pintor de todos os tempos. Suas contribuições à arte surgiram em um período denominado pelos historiadores de "Século de Ouro dos Países Baixos", na qual a influência política, a ciência, o comércio e a cultura neerlandesa — particularmente a pintura — atingiram seu ápice.




 
 
4 - David

Jacques-Louis David (Paris, 30 de agosto de 1748 -- Bruxelas, 29 de dezembro de 1825) foi um pintor francês, o mais característico representante do neoclassicismo. Controlou durante anos a atividade artística francesa, sendo o pintor oficial da Corte Francesa e de Napoleão Bonaparte.





5- Turner

Joseph Mallord William Turner (Londres, 23 de Abril de 1775 - Chelsea, 19 de Dezembro de 1851), foi pintor romântico londrino, considerado por alguns um dos precursores do Impressionismo, em função dos seus estudos sobre cor e luz.


 



 6- Van Gogh

Vincent Willem van Gogh (Zundert, 30 de Março de 1853 — Auvers-sur-Oise, 29 de Julho de 1890) foi um pintor pós-impressionista neerlandês, frequentemente considerado um dos maiores de todos os tempos.
Sua vida foi marcada por fracassos. Ele falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, em sua época. Foi incapaz de constituir família, custear a própria subsistência ou até mesmo manter contactos sociais. Aos 37 anos, sucumbiu a uma doença mental, cometendo suicídio.
A sua fama póstuma cresceu especialmente após a exibição das suas telas em Paris, a 17 de Março de 1901.
Van Gogh é considerado um dos pioneiros na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas, sendo a sua influência reconhecida em variadas frentes da arte do século XIX, como por exemplo o expressionismo, o fauvismo e o abstraccionismo.
O Museu Van Gogh em Amsterdã é dedicado aos seus trabalhos e aos dos seus contemporâneos.




7- Picasso

Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, ou simplesmente Pablo Picasso (Málaga, Espanha, 25 de outubro de 1881 — Mougins, França, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido a poesia.
Foi reconhecidamente um dos mestres da arte do século XX. É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando, enfim, todos os tipos de materiais. Ele também é conhecido como sendo o co-fundador do Cubismo, junto com Georges Braque.





8-Rothko

Mark Rothko, nascido Markus Rotkovičs - Rothkowitz, (Daugavpils, 25 de setembro de 1903 — 25 de fevereiro de 1970) foi um pintor expressionista abstrato (embora ele rejeitasse tal classificação), nascido na Rússia (Letónia) e naturalizado estadunidense.
 


 

Comentários