COMO A ARTE MOLDOU O MUNDO - DOCUMENTÁRIO EM VÍDEO



Existe uma imagem que domina o mundo contemporâneo como nenhuma outra: o corpo humano. "Como a Arte Fez o Mundo"( How Art Made the World)viaja desde o mundo moderno da publicidade aos templos da Grécia clássica e túmulos do antigo Egito para desvendar o mistério por trás do motivo de os humanos se rodearem de imagens do corpo que são tão irreais.
 
Como a Arte Moldou o Mundo (How Art Made the World) é um documentário produzido pela BBC em 2005,[1] dirigido pelo professor de Oxford Dr. Nigel Spivey que aborda o tema "arte" em cinco episódios.


 Episódios

EpisódioTítulo originalTítulo traduzidoDescrição
1More Human Than HumanAlém da natureza humana[2]No primeiro episódio, o documentário busca as origens da ânsia de se retratar o corpo humano, desde as primeiras Vênus paleolíticas, passando pelo Egito e Grécia antigos.[3]
2The Day Pictures Were BornO dia em que as figuras nasceram[4]Busca-se neste segundo episódio as origens das primeiras imagens produzidas pelo ser humano, relatando a Caverna de Altamira e as pinturas do povo San.[5]
3The Art of PersuationA arte da persuasão[6]Já no terceiro episódio, tenta-se explicar como arte serviu, desde o primórdios, como um instrumento de persuação. Dario, o grande, Alexandre Magno até os regimes totalitários, - todos fixzeram claros usos da arte nesse sentido.[7]
4Once Upon a TimeEra uma vez[8]A arte de contar histórias através de imagens é o centro das atenções do penúltimo episódio da série. Gilgamesh e Assurbanípal são o ponto de partida.[9]
5To Death and BackApós a morte, após a vida[10]Por fim, o documentário se encerra com um quinto e último episódio sobre a representação da morte na história da arte. O povo moche, maias e etruscos servem de referência para tal.[11]




Como a arte moldou o mundo-Compartilho

 
Há cerca de cinco anos, estive assistindo na TV Escola uma série sensacional de documentários: How art made the world. Hoje, me surpreendi ao encontrar a série no Youtube, na íntegra e com legendas. Como não poderia deixar de compartilhar, deixo a dica.
A série é produzida pela BBC, emissora pública de rádio e televisão do Reino Unido. É apresentada em cinco episódios, nos quais são mostrados os reflexos da arte na formação histórica do ser humano. O historiador Nigel Spivery, da Universidade de Cambridge, leva os espectadores a uma viagem investigativa, na tentativa de compreender a capacidade do homem em se comunicar por meio de símbolos.
 
Episódio 1: More Human Than Human

Existe uma imagem que domina o mundo contemporâneo como nenhuma outra: o corpo humano. “Como a Arte Fez o Mundo” viaja desde o mundo moderno da publicidade aos templos da Grécia clássica e túmulos do antigo Egito para desvendar o mistério por trás do motivo de os humanos se rodearem de imagens do corpo que são tão irreais.
 
Episódio 2: The Day Pictures Were Born

A descoberta de pinturas pré-históricas em cavernas no último século revelou que os humanos têm feito arte há pelo menos 30 mil anos. Esse episódio revela de que forma as primeiras imagens foram criadas e como podem ter desencadeado a maior mudança na história da humanidade.
 
Episódio 3: The Art of Persuasion

Os artifícios visuais usados por Tony Blair e George Bush que os ajudaram a serem eleitos e a manterem-se no poder, provêm não dos tempos modernos, mas de um mundo com milhares de anos de idade. “Como a Arte Fez o Mundo” recua no tempo até à criação de Stonehenge e ao reino de Alexandre, o Grande, para mostrar como as imagens se tornaram uma arma indispensável no arsenal de todos os líderes políticos.
 
Episódio 4: Once Upon a Time

Todos os anos, mais de 7 bilhões de espectadores em todo o mundo assistem aos últimos lançamentos do cinema. Este episódio revela como o mais poderoso meio de contar histórias já inventado explora técnicas visuais utilizadas por artistas do mundo antigo. Disponível aqui.
 
Episódio 5: To Death and Back

Em pleno século XXI, as pessoas vêem menos corpos mortos verdadeiros do que em qualquer outro período da História. Contudo, no mundo moderno, parecemos quase obcecados por imagens da morte. Numa investigação que engloba a antiga cidade de Jericó, a América Azteca e a Itália clássica, “Como a Arte Fez o Mundo” descobre o que levou os seres humanos a rodearem-se de imagens de morte ao longo de milhares de anos.
 
 
Fonte:http://tenhaumatoalha.wordpress.com/2012/12/26/




Como a Arte Moldou o Mundo / How Art Made the World (2005) *MVGroup*




Sinopse:



Porque o mundo é como é? Esse grande mistério é desvendado nesta série aclamada internacionalmente, uma busca épica através de cinco continente e de 100 mil anos de história, recorrendo a alguns dos maiores tesouros do mundo antigo, viajando até o coração da criatividade humana.
Englobando desde pinturas rupestres à cerâmica, das pirâmides aos palácios, "Como a Arte Moldou o Mundo" investiga a tendência universo de representações irrealísticas do corpo humano, os poderes secretos do cinema, a forma como os políticos conseguem manipular as pessoas tão eficientemente, as visões da morte e da vida no Além, e de forma crucial, o porquê de usarmos imagens.







Ep.1: Além da Natureza Humana (2005)


 
 
 
Ep.2: O Dia em que Nasceram as Imagens (2005)
 
 
 
Ep.3: A Arte da Persuasão (2005)
 
 
 
 Ep.4: Era uma vez (2005)
 

 
 
Ep.5: Após a Morte, Após a Vida (2005)
 
 
 
 
 
 
 

Comentários