OS DEZ PAÍSES MAIORES POLUIDORES DO PLANETA

 

Os maiores POLUIDORES do planeta


Dez países que mais poluem a atmosfera


 1 - China
Somente no ano de 2010, o país produziu 9.441 mega toneladas de CO2-equivalente (CO2e). Maior parte dessas emissões vem da crescente demanda de energia que é dependente dos combustíveis fósseis.

2 - Estados Unidos

São os que mais poluem entre os países desenvolvidos e os recordistas em taxas de emissões de CO2 per capita (entre todos do mundo). Em 2010, emitiram 6.538 mega toneladas de CO2e.

3 - Índia
Está em terceiro lugar no ranking de emissões globais de gases efeito estufa, produzindo 2.272 mega toneladas de CO2 equivalente. Os indianos consomem grandes quantidades de combustíveis fósseis baratos, como o carvão.

4 - Rússia
Após o colapso da União Soviética as emissões poluidoras deste país declinaram. Porém, os russos continuam produzindo intensa quantidade de CO2e, com 1.963 mega toneladas.

5 - Japão
Suas emissões globais são de 1.203 mega toneladas de CO2 equivalente. Suas preocupações com a segurança energética pode ser a grande vilã, já que o país poderá recorrer a combustíveis fósseis.

6 - Brasil
Nossa agropecuária e agricultura são as principais responsáveis pela nossa posição no ranking. Elas liberam grandes quantidades de metano e óxido nitroso, contribuindo para emitirmos 1.144 mega toneladas de CO2e (este número não inclui os desmatamentos) .

7 - Alemanha
Da União Européia, é a que mais contribui com o efeito estufa. A maior parte do CO2 está na produção de energia e queima de combustíveis fósseis. O crescimento da construção civil no país também está agravando o problema.

8 - Canadá
O país é responsável por 2% de todas as emissões globais. De acordo com um estudo da (Statistics Canada), isto se acentuou entre os anos de 1990 e 2005.

9 - México
Depois do Brasil, é o maior emissor de gases efeitos estufa na América Latina. Apesar disso, o país tem a promessa de reduzir em 30% suas emissões até 2020 (com base nos valores atuais) e também é a favor da criação de um fundo climático.

10 - Irã
Dentre todos do Oriente Médio, é o que mais contribui com o efeito estufa. Isso porque o país é dependente dos combustíveis fósseis, produzindo grande quantidade de petróleo e gás.
E AÍ?
FICARAM SURPRESOS COM ESSA PESQUISA ?

POIS É!
NINGUÉM ESPERAVA QUE O BRASIL ESTIVESSE ENTRE OS 10 MAIORES POLUIDORES DO PLANETA.

E MUITA GENTE NEM SABIA QUE A CHINA É O MAIOR POLUIDOR DO MUNDO.
A MAIORIA ACHAVA QUE ERAM OS ESTADOS UNIDOS.

NEM SEQUER PENSAVAM QUE A ÍNDIA E A RÚSSIA POLUÍAM TANTO ASSIM, E NEM IMAGINAVAM QUE O CANADÁ E O IRÃ FAZIAM PARTE DA LISTA.
 
Fonte:http://www.canalazultv.com.br/redeambiente/dez-paises-que-mais-contribuem-com-o-aquecimento-global.asp
http://averdadequeamidianaomostra.blogspot.com.br/2013/01/o


Levantamento feito pela Maplecroft coloca o Brasil em sexto lugar no ranking
Névoa de poluição na China
Poluição em Pequim: China é a maior emissora do mundo
Durban, África do Sul - Mais da metade de todas as emissões de carbono liberadas na atmosfera são geradas por cinco países, segundo um ranking de emissões de gases estufa publicado nesta quinta-feira no qual o Brasil aparece na sexta posição.
China, Estados Unidos, Índia, Rússia e Japão lideram o ranking, seguidos de Brasil, Alemanha, Canadá, México e Irã, de acordo com a lista, divulgada durante as negociações climáticas da ONU em Durban, África do Sul.
Os primeiros 10 países da lista são responsáveis por dois terços das emissões globais, acrescentou o documento, compilado pela empresa radicada na Grã-Bretanha, Maplecroft, especializada em análise de risco.
Três dos seis maiores emissores são gigantes emergentes que demandam energia e desenvolvem suas economias a uma velocidade vertiginosa.
A China, que superou os Estados Unidos alguns anos atrás no topo da lista, produziu 9.441 megatoneladas de CO2-equivalente (CO2e), uma medida que combina dióxido de carbono (CO2) com outros gases aprisionadores de calor, como metano e óxido nitroso.
O método de cálculo utilizado combinou números de 2009 para o consumo de energia com números estimados para 2010.
A maioria das emissões dos países é de dióxido de carbono, graças à enorme demanda de energia. O uso de energias renováveis está aumentando, mas continua pequeno em comparação com o de combustíveis fósseis.
A Índia produziu 2.272,45 megatoneladas de CO2e, parte significativa de metano gerado na agricultura.
"Embora o uso per capita de energia na China e na Índia seja relativamente baixo, a demanda em geral é muito grande", explicou Chris Laws, analista da Maplecroft.
"Quando combinado com o alto uso de carvão e outros combustíveis fósseis, isto resulta em grandes emissões nos dois países", acrescentou.
A produção brasileira, de 1.144 megatoneladas derivados do uso energético, seria significativamente maior se o desmatamento fosse levado em conta.
Entre as economias avançadas, os Estados Unidos - o primeiro país em emissões per capita entre as grandes potências - produziram 6.539 megatoneladas de CO2e.
A Rússia, com 1.963 megatoneladas, ficou em quarto. Suas emissões caíram após a derrocada da União Soviética, mas espera-se que subam.
No Japão, onde a geração é de 1.203 megatoneladas de CO2e, os temores de segurança com relação à energia nuclear levaram a uma maior dependência em combustíveis fósseis, e um pico em emissões de carbono, disse Laws.
Ele destacou, no entanto, que o governo japonês anunciou sua intenção de preencher a lacuna energética com fontes renováveis.
"É improvável que a tendência de aumento das emissões de gases efeito estufa seja mitigada em médio e longo prazos", relatou por e-mail.
O índice dos 176 países, com base nos níveis anuais de emissões de gases de efeito estufa, combina dados sobre as emissões de CO2 de uso energético e emissões de gases não CO2.
Os dados vieram de várias fontes, entre elas a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).
As negociações de Durban, que envolve 194 países no âmbito da Convenção-quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) se estendem até 9 de dezembro.
Fonte:
fonte e o link ativo do Portal EcoD. http://www.ecodesenvolvimento.org/noticias/eua-e-china-anunciam-metas-de-reducao-dos-gases-de#ixzz2IjsAGXGX 

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/os-maiores-poluidores-do-mundo

China e EUA anunciam metas de redução dos gases de efeito estufa

 o presidente da china, hu jintao, e o dos estados unidos, barack obama: avan� significativo
O presidente da China, Hu Jintao, e o dos Estados Unidos, Barack Obama: avanços significativos
Nos dias que antecederam a quarta-feira, 25 de novembro, dificilmente se encontraria alguma pessoa otimista em relação à possibilidade de um acordo climático global durante a 15ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre o Clima (COP-15), em dezembro, na Dinamarca. No entanto, as expectativas positivas em torno do evento de Copenhague retornaram depois que a China anunciou que se comprometerá a reduzir entre 40% e 45% de suas emissões de CO2 até 2020. Outra surpresa: segundo o jornal The New York Times, os Estados Unidos apresentarão a meta de diminuição de 17% dos gases-estufa no mesmo período.
No dia 15 deste mês, os representantes dos 21 países que integram a Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), nos quais estão inclusos Estados Unidos e China, chegaram a descartar um possível acordo na COP-15, já que segundo eles, seria preciso mais tempo para o estabelecimento de metas de redução. Agora, o governo chinês propõe cortes voluntários (já que a China é um país em desenvolvimento) entre 40% e 45% das emissões de gases-estufa até 2020, levando-se em consideração os níveis de 2005.
 estados unidos e china s� os maiores poluidores do planeta
Atualmente, Estados Unidos e China são os maiores poluidores do planeta/Foto: 
-Chad Johnson
Já os Estados Unidos devem anunciar a intenção de reduzir as emissões de CO2 em 17% até 2020, ao levarem em conta os índices de quatro anos atrás. Vale destacar que a maioria dos países projeta suas metas no comparativo com os dados de 1990. Considerado esse cenário, os cortes dos norte-americanos seriam equivalentes a 7% de redução dos gases-estufa. A informação do The New York Times ainda não foi confirmada pela Casa Branca, e se baseia em uma afirmação de um funcionário do governo de Barack Obama, cujo nome não foi revelado.
Obama vai
De acordo com o mesmo funcionário, Obama estará presente na COP-15, mesmo que durante pouco tempo, o que contraria as tendências que apontavam a ausência do presidente norte-americano. Segundo a Casa Branca, ele aproveitará a viagem que fará a Oslo, na Noruega, em 10 de dezembro, quando receberá o Prêmio Nobel da Paz. Desse modo, Obama estará em Copenhague um dia antes, com o objetivo de fazer o discurso que deve tornar oficial a proposta de redução das emissões.
"Nosso objetivo lá... não é um acordo parcial ou uma declaração política, mas sim um acordo que cubra todas as questões presentes nas negociações e um que tenha efeito operacional imediato", afirmou Obama.
Caso a meta dos Estados Unidos seja confirmada, o mundo estará diante de mais uma decisão histórica, a exemplo da que já foi anunciada pela China. Atulamente, os dois países são os maiores emissores de CO2 do planeta, e há tempos demonstravam resistência a se comprometerem com medidas semelhantes.
Apresentada pelo governo federal no dia 13 de novembro, a meta de redução voluntária do Brasil está entre 36,1% e 38,9% - com base nos valores emitidos em 1990. No caso brasileiro, o governo projetou seus cortes de emissões ao considerar a provável quantidade de CO2 que o país despejará na atmosfera na próxima década.

Fonte:http://www.ecodesenvolvimento.org/noticias/eua-e-china-anunciam-metas-de-reducao-dos-gases-de
 

Comentários