A Cordilheira dos Andes possui uma notável extensão, que pode chegar a 700 km, fazendo com que ela ocupe o território de diversos países: Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Peru e Venezuela. São também 4km de altitude, sendo que o pico mais alto que é o do Anconcágua atinge quase 7km de altitude.
Um fato interessante sobre o lugar é sobre os nativos quéchuas, descendentes modernos dos incas, os originais habitantes da região. Esse povo possui um coração enorme, literalmente, se comparado a qualquer outro ser humano do planeta, isso acontece para que eles possam oxigenar e manter uma circulação sanguínea, afinal a escassez de oxigênio é um dos desafios de se viver no local. Alguns mamíferos da família do camelo também compõem a fauna do local, como a apalca, o guanuco, a vicunha e a lhama. Lá todos os dias e noites têm a mesma duração, isso por causa de sua posição no planeta.
Cordilheira dos Andes é a mais extensa cordilheira continental do globo terrestre. Trata-se de uma conjunto contínuo de montanhas que margeiam quase a totalidade da costa ocidental da América do Sul
Com esta notável extensão, os Andes obviamente ocupam o território de diversos países, sete ao todo: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina. Seu ponto mais alto é o pico do Aconcágua, situado em território argentino, que atinge 6962 m de altitude.
Toda a cadeia andina apresenta rigorosas condições climáticas, tanto para o homem como os animais que fazem da área seu lar. Seus habitantes precisaram vencer obstáculos os mais diversos para estabelecer uma condição sustentável de vida nos Andes, sendo o principal dos desafios a escassez de oxigênio. Os nativos quechuas (modernos descendentes dos originais habitantes da região, os Incas) possuem o coração de maior tamanho que outro ser humano de outra área qualquer, permitindo-lhes assim oxigenar plenamente seu organismo e manter uma circulação sanguínea que permite a sua sobrevivência sob condições inóspitas.
As plantas e os animais andinos, por sua vez, desenvolveram seus próprios recursos de adaptação, também muito eficientes. Um bom exemplo a ser mencionado é o do “ichu”, um capim que se encontra em quase toda a cordilheira, sendo típico da vegetação andina, além de contar com fortes raízes que permitem a absorção de pouca quantidade de água do solo, além de possuir a característica de se fixar fortemente a este para resistir à força dos ventos.
A fauna típica encontrada nos Andes consiste principalmente da lhama
No passado, os Andes foram o lar de civilizações bastante avançadas, como por exemplo as civilizações Chavin e Chimu, que em determinados aspectos excediam o nível de conhecimento dos colonizadores europeus recém chegados ao continente americano. Tais culturas antigas construíram misteriosas cidades, como Tiwanaku, que impressionam o visitante com a majestade de seus templos, palácios e pirâmides.
Fonte:http://www.infoescola.com/geologia/cordilheira-dos-andes/
Cordilheira dos Andes no Peru - 2012
A Cordilheira dos Andes (em língua quechua: Anti(s)) é uma vasta cadeia montanhosa formada por um sistema contínuo de montanhas ao longo da costa ocidental da América do Sul, sendo a formação geológica da mesma datada do período Terciário. A cordilheira possui aproximadamente 8000 km de extensão. É a maior cadeia de montanhas do mundo (em comprimento), e em seus trechos mais largos chega a 160 km do extremo leste ao oeste. Sua altitude média gira em torno de 4000 m e seu ponto culminante é o pico do Aconcágua com 6962 m de altitude.
A Cordilheira dos Andes se estende desde a Venezuela até à Patagônia, atravessando todo o continente sul-americano, caracterizando a paisagem do Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, também conhecidos como países Andinos.
Nos territórios da Colômbia e da Venezuela a cordilheira se ramifica e se prolonga até quase alcançar o Mar do Caribe. Em sua parte meridional serve de longa fronteira natural entre Chile e Argentina. Na zona central, os Andes se alargam dando lugar a um planalto elevado conhecido como Altiplano, partilhado pelo Peru, Bolívia e Chile. A cordilheira volta a estreitar-se no norte do Peru e se alarga novamente na Colômbia para estreitar-se e dividir-se ao entrar na Venezuela.
A Cordilheira dos Andes se estende desde a Venezuela até à Patagônia, atravessando todo o continente sul-americano, caracterizando a paisagem do Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, também conhecidos como países Andinos.
Nos territórios da Colômbia e da Venezuela a cordilheira se ramifica e se prolonga até quase alcançar o Mar do Caribe. Em sua parte meridional serve de longa fronteira natural entre Chile e Argentina. Na zona central, os Andes se alargam dando lugar a um planalto elevado conhecido como Altiplano, partilhado pelo Peru, Bolívia e Chile. A cordilheira volta a estreitar-se no norte do Peru e se alarga novamente na Colômbia para estreitar-se e dividir-se ao entrar na Venezuela.
Fonte:http://mais.uol.com.br/view/87wy04aj5nh5/cordilheira-dos--andes-no-peru--2012-04020D1B3064C0993326?types=A&
Conheça a exuberante Cordilheira dos Andes no Chile
Para quem visita a capital do Chile, Santiago do Chile, um passeio imperdível é subir até a Cordilheira dos Andes para ter contato com a neve e visitar as estações de esqui.
Mesmo para quem não pratica o esporte, o passeio vale a pena, pois o lugar oferece uma das mais belas e impressionantes paisagens naturais do mundo.
Apesar das estações oferecerem hotéis, a maioria dos turistas fazem o passeio de um dia. Essa tour pode ser comprado diretamente nas agências no Brasil ou por lá mesmo. A maioria dos hotéis possuem inúmeros folhetos de agencias locais que oferecem os passeios. Vale mencionar que adquirindo o passeio por lá, acaba saindo mais barato do que antecipadamente pelas agências do Brasil.
As agências transportam os visitantes em vans que buscam os turistas na porta de seus respectivos hotéis pela manhã. Logo após o motorista faz uma parada numa das lojas de aluguel de roupas e acessórios especiais para o uso na neve e esqui.
Nas lojas é possível alugar calças, jaquetas, luvas, botas, tudo impermeável para não congelar no frio e não se molhar na neve. Não espere ser atendido na loja. É tanta gente chegando ao mesmo tempo que vira um tipo de "self-service", é chegar e ir pegando o que precisa nos cabides e se vestindo ali mesmo, tudo por cima da roupa. Passado o sufoco na loja é sentar confortavelmente na van e curtir a subida pela Cordilheira cuja paisagem vai mudando e ficando cada vez mais bonita.
Devido a estrada ser estreita, durante a temporada de inverno o transito de 08:00 até as 14:00h. é exclusivamente de subida, e das 14:00 até as 20:00h. só para a descida. O trajeto tem 60 curvas fechadas e alguns visitantes podem apresentar enjoo. Recomenda-se tomar um remedinho antes.
Falando um pouco sobre a geografia, a Cordilheira dos Andes é uma vasta cadeia montanhosa ao longo da costa ocidental da América do Sul passando pelo Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador e Colômbia. Com aproximadamente 8000 km de extensão, a maior cadeia de montanhas do mundo em comprimento, possui altitude média de 4000 m e seu ponto culminante é o pico do Aconcágua, na argentina, com 6962 m de altitude.
A apenas 46 kilometros da cidade de Santiago está a maior estação de esqui da América do Sul, Valle Nevado. O local está 3.205 metros sobre o nível do mar e tem 9.000 hectares de superfície esquiável, distribuídas em 3 hotéis e 31 kilometros de pistas.
Aberto durante o ano todo, o resort foi inaugurado em 1988 e forma com as estações El Colorado e La Parva, a região conhecida como "os três vales dos Andes". A região oferece hotéis, restaurantes, cafés, lojas, assim como passeios e atrações para todo tipo de público como esqui, snowboard, heli-ski, asa delta, helisurf, motoneve, trenó e caminhadas.
Mais abaixo de Valle Nevado há El Colorado que é a estação de inverno mais frequentada entre os chilenos, a presença de mais chilenos do que brasileiros e turistas em geral não é a toa, pois os preços das atrações em El Colorado são mais em conta do que a famosa e badalada Valle Nevado.
Em todas as estações há disponibilidades de aulas de esqui e snowboard, que pçodem ser compradas em horas de forma individual ou coletiva. Para fazer aula é recomendável a permanência de mais de um dia. O português é falado na maioria dos locais.
Dicas:
- Escolha o roteiro de acordo a sua capacidade física e de sua família.
- No se esqueça que o tempo pode mudar rapidamente. Use roupas apropriadas e óculos de sol. Sempre leve camiseta e meias extras em caso de troca.
- Dê preferência a calçados de cano longo, pois evitam a entrada de neve.
- Não se esqueça de utilizar protetor solar.
- Leve água suficiente para todo o trajeto para hidratar e recuperar energia.
- Cuide a natureza, não jogue lixo.
- Não deixe de levar a máquina fotográfica.
Uma dica de agência de turismo local com ótimas opções, bons preços e serviço confiável é a Turistour. Veja o site: http://www.turistour.com/
Comentários
Postar um comentário