A MALDIÇÃO DE TUTANKHAMON


sarcófago de tutankhamon

O descobrimento da tumba de Tutankhamon gerou através da imprensa internacional a famosa “maldição”
De fato muitas mortes aconteceram.No dia em que Carter encontrou a primeira passagem para a tumba, um dos seus ajudantes encontrou na boca de uma naja(cobra) o canário amarelo de estimação do Dr Carter.O colaborador ficou em desespero, já que achou isso de mal pressagio.Lord Carnavon, que era quem financiava o trabalho de Carter nas buscas da tumba, já tinha problemas de saúde quando a Tumba foi achada.Ele e a filha viajaram de Inglaterra para Cairo quando foram avisados do descobrimento.Tinha sinais de invasão, mas mesmo assim a tumba de Tutankhamon estava intacta.Um valor inestimável!
O descobrimento da tumba de Tuthankamon gerou através da imprensa internacional a famosa “maldição”
De fato muitas mortes aconteceram.
No dia em que Carter encontrou a primeira passagem para a tumba, um dos seus ajudantes encontrou na boca de uma naja(cobra) o canário amarelo de estimação do Dr Carter.O colaborador ficou em desespero, já que achou isso de mal pressagio.Lord Carnavon, que era quem financiava o trabalho de Carter nas buscas da tumba, já tinha problemas de saúde quando a Tumba foi achada.Ele e a filha viajaram de Inglaterra para Cairo quando foram avisados do descobrimento.Tinha sinais de invasão, mas mesmo assim a tumba de Tutankhamon estava intacta.Um valor inestimável!Há registros que em 1995 uma estudante (que já tinha uma doença incurável, mas controlada nessa época) agravou semanas depois de visitar a tumba de Tutankhamon.
È muito comum é importante quando viajamos e percorremos museus, aquela velha frase: “No toque nos objetos”.A estudante aqui mencionada teria passado seus dedos por uma das paredes da tumba, alegando que poderia ser essa uma única oportunidade de tocar algo que fazia parte de um grandioso descobrimento.Tempo depois foi constatado pela biopsia dos seus pulmões, a presencia de fungos.Quer dizer, existe uma explicação científica para “algumas” de estas mortes.
Sistema imunológico deteriorado= presencia de fungos=sistema imunológico abalado.
Só que não param por aí os mistérios.Dois dos colaboradores de Carter que fizeram a autopsia da múmia de Tutankhamon, também morreram.E também para isto haveria uma explicação: naquela época, não se utilizavam luvas o equipamentos especiais de proteção. A múmia de Tutankhamon se encontrava no terceiro sarcófago, cujo peso era de 136 kg de ouro maciço.Todas as múmias têm bactérias, algumas inofensivas outras não. Esse contato com as bactérias teria provocado alguma deficiência no organismo de estas pessoas, certamente.Isto foi dito e publicado pela atual curadora do museu do Cairo e especialista em autopsias em múmias.
Em quanto a Carter, devido à pressão da imprensa, não conseguiu lidar com aquela fama toda, e um belo dia colocou um portão de ferro na entrada da tumba.(tudo mundo falou que tinha ficado louco e claro, quem teria culpa disso: Tutankhamon e a sua maldição!).A reação dos egípcios foi inevitável: expulsaram Carter do pais.Só conseguiu retornar a Egito, tempo depois, e teve um custo muito alto para isso: renunciar ao tesouro que lhe correspondia por ter feito o descobrimento.Carter morreu muito tempo depois e de causas naturais.Outras mortes se sucederam, muitos fatos cheios de mistérios, em torno às pessoas relacionadas de alguma maneira ao descobrimento. A própria mulher de Lord Carnavon, também foi picada por um mosquito e morreu da mesma forma que o marido.Feito o inventario no palácio onde morava a família de Carnavon, só o mordomo sabia do tesouro que Carnavon guardava num cofre……
Coincidências ou não, devemos lembrar que todas as tumbas têm inscrições similares que advertem para não perturbar o sonho do faraó.
“Coincidências” de mortes de familiares sucederam com o Dr Zahi Hawass, atual Diretor geral dos monumentos Egípcios e chefe do conselho curador de antiguidades. Perguntado sobre a maldição de Tutankhamon, deixou muito claro que qualquer tumba possui inscrições e advertências. E que tudo não passa de argumentos feitos pela imprensa já que cada descobrimento é fantástico, cheio de mistérios e certamente fascinantes.
Cabe a cada um acreditar ou não se existe alguma maldição.                                                                                                     


Mirta


Herrera Camerini


Relato baseado no filme abaixo, “A maldição de Tutankhamon” realizado pela Discovery Channel 


Comentários