Toda construção é um ser vivo, composto de uma anatomia e uma fisiologia particular que conferem, em sua conjunção, características saudáveis ou não àquele ambiente. Características estas que são passadas a seus usuários e moradores interferindo diretamente em sua qualidade de vida.
A noção de que os espaços interagem com as pessoas e de que esta interação pode ser saudável ou insalubre é o fundamento da Biologia da Construção, também conhecida por Geobiologia. Assim, ela pode ser definida como o estudo do impacto das construções sobre a saúde humana e a aplicação deste conhecimento para a construção ou modificação de lares e locais de trabalho.
Uma das maneiras de aplicar esse conhecimento para modificar nossas casas é a Acupuntura da Terra.
Gaia, o nosso planeta Terra, é um grande ser vivo. Assim como os seres humanos, possui seus órgãos, tecidos e células, em escala obviamente maior.
Linhas e meridianos, como vemos em nosso corpo pela ótica da medicina chinesa, compõem a estrutura dos campos magnéticos do Planeta Terra também. Por essa vias, fluxos de energia vital circulam em ondas precisas, envolvendo todo o globo.
Essas redes cobrem todo o planeta, numa malha continua e abrangente e possuem diversas funções no metabolismo desse grande ser que é Gaia. Funcionam como meridianos que carregam e transformam a energia do planeta. São como reguladoras de tensão, levando de onde há mais carga para onde há menos. Transmitem, também, informações. Da mesma forma que um rio carrega o que encontra pela frente até sua foz, estas redes se deixam influenciar por aquilo que encontram em seu caminho, e levam esta informação adiante.
A ação do homem frequentemente desequilibra e polui a essência destas linhas, diminuindo a força da vida em todo o planeta. Todo o processo de uma grande cidade, principalmente o excesso de campos eletromagnéticos, contribui para a poluição dessas redes. As ondas que compõem as linhas ficam distorcidas e muitas propriedades naturais são perdidas, enquanto informações desequilibradas e ruidosas passam a seguir pelas redes, penetrando em cada lar, em cada escritório e em cada local de uma grande cidade, contaminando o próprio planeta, mas principalmente sobrecarregando o espaço habitado com informações desconexas, o que finalmente acaba por interferir em nossas rotinas alterando nossa qualidade de vida.
A Acupuntura da Terra trabalha com estes meridianos, procurando sedá-los ou intensificá-los de acordo com a necessidade de cada casa ou escritório, buscando sempre um equilíbrio harmônico em que o local possa incentivar cada pessoa a expressar o máximo do seu potencial de vida com saúde e alegria.
As técnicas de sedação, ou seja, quando queremos diminuir uma determinada energia em um local, são normalmente feitas com varetas de bambu ou metal, fincadas em pontos de acupuntura específicos do terreno. Estas varetas dispersam a energia acumulada colocando-a em movimento continuo e suave, reequilibrando o local.
As varetas são completamente enterradas no chão e não ficam à vista. Assim como na acupuntura humana, nem sempre as agulhas são colocadas diretamente no local problemático. Muitas vezes a cura, por assim dizer, é efetuada dezenas de metros de distância de um quarto ou sala que necessita ser amenizado.
Fonte : http://allanlopes.webnode.com/
Comentários
Postar um comentário