/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2023/m/v/Q7SGrMRBAlssSAh581oQ/saturn-unlabeled.jpg)
Por que os
anéis de Saturno vão 'desaparecer'? Entenda o fenômeno que aconteceu no dia
23-03-2025
Evento é conhecido, mas acontece apenas
uma vez a cada 15 anos no planeta
Um novo evento ocorrereu no céu neste domingo dia 23 de Março de 2025, quando os anéis do planeta Saturno vão desaparecer momentaneamente. Este evento é bem conhecido pelos astrônomos, mas acontece apenas duas vezes por ano na Terra e a cada 15 em Saturno, entre os meses de março e setembro. A previsão é que a visibilidade dos anéis diminua progressivamente até sumir por completo.
O equinócio é o ponto na órbita de um planeta em que o Sol brilha diretamente sobre o equador, segundo a Nasa. Nos telescópios comuns, o planeta surgirá como uma grande esfera de tom amarelo pálido, enquanto equipamentos mais potentes poderão revelar uma linha sutil no lugar dos anéis.
A Nasa explica como funciona essa situação: “Como o Sol envia seus raios diretamente para os anéis, em vez de iluminá-los de cima ou de baixo, as sombras projetadas pelos anéis no planeta são comprimidas, formando uma única faixa estreita no planeta".
Por sua vez, a Agência Espacial Europeia (ESA) detalhou que “os anéis parecem mais escuros do que o normal. Isso pode fazer com que estruturas fora do plano pareçam mais brilhantes que o normal e projetem sombras através dos anéis. Essas “sombras” saturnianas só aparecem alguns meses antes e depois do equinócio.”
A histórica missão espacial a Saturno da NASA
Segundo a Agência Espacial Europeia, a missão Cassini-Huygens foi uma colaboração entre a NASA, a ESA e a agência espacial italiana, que explorou Saturno e as suas luas de 2004 a 2017. Lançada em 1997, a nave espacial incluía o orbitador Cassini. Foi a primeira grande missão da ciência ao planeta Saturno.
O Cassini revolucionou o conhecimento do sistema de Saturno. Ele descobriu mares de metano líquido e uma atmosfera complexa em Titã, bem como gêiseres de água na lua Encélado, sugerindo um oceano subterrâneo potencialmente habitável. Ele também estudou os anéis, a atmosfera e a magnetosfera de Saturno, enviando dados ao longo de 13 anos.
Fonte:https://oglobo.globo.com/mundo/epoca/noticia/2025/03/23/por-que-os-aneis-de-saturno-vao-desaparecer-entenda-o-fenomeno-que-acontece-neste-domingo.ghtml
Comentários
Postar um comentário