Quando procuramos um novo perfume, a pesquisa sempre vai muito além da descrição do produto. Normalmente, queremos saber quais sensações vamos encontrar dentro da fragrância: se o perfume é cítrico, floral, gourmand, amadeirado. Por isso, saber quais ingredientes estão na fórmula e a sua posição na pirâmide olfativa faz toda a diferença.
Isso porque as notas de saída, coração e fundo possuem características diferentes, garantindo camadas, facetas e profundidades diferentes para cada perfume.
O que são notas de saída ou de topo?
“A primeira impressão é a que fica”: essa é uma boa descrição do que são as notas de saída, também chamadas de notas de topo, normalmente as primeiras que sentimos em um perfume assim que o borrifamos na pele. Apesar de muito presentes, elas não possuem tanta longevidade. Ou seja, pouco tempo depois, tendem a evaporar, deixando apenas um leve rastro.
Normalmente, essas são as notas mais frescas, cítricas e herbais de uma fragrância. Por isso, não é incomum ver ingredientes como alecrim, limão e laranja nessa parte da pirâmide olfativa. Como tem mais leveza, essa parte das fragrâncias costuma ter mais explosão e projetar mais o cheiro.
É importante ressaltar que a primeira impressão de um perfume é passageira, justamente por ter notas mais voláteis, durando em média, meia hora antes das notas de coração e de fundo se destacarem. Assim, é normal que a fragrância ganhe outras características.
O que são notas de coração ou de corpo?
Por terem um peso molecular maior, as notas de coração, ou de corpo, ficam em evidência alguns minutos após borrifar a fragrância na pele. Diferente das notas de saída, possuem melhor fixação e podem ser consideradas a personalidade do perfume. Ou até mais do que isso, são a identidade.
Apesar disso, são notas com volatilidade média, que transitam entre as de saída e as de fundo. Nessa parte da pirâmide, normalmente ficam concentrados ingredientes como flores, frutas, musgos e doces.
O que são as notas de saída ou de fundo?
Por fim, temos as notas de saída - ou de fundo, responsáveis por fazerem o perfume durar horas na pele - ou até mesmo o dia inteiro. São as notas com maior intensidade, fixação e estabilidade e, por isso, demoram a evaporar.
É a última nota a ganhar destaque em uma fragrância e, normalmente, vem de ingredientes fortes, como o couro e o musk. Justamente por serem notas menos voláteis, evaporam com menos facilidade, ficam mais rentes à pele e não costumam ter tanto poder de projeção. É aquela parte do perfume que você precisa chegar mais perto para sentir depois de um tempo.
Fonte:https://revistamarieclaire.globo.com/beleza/noticia/2024/10/entenda-a-piramide-olfativa-o-que-sao-notas-de-saida-de-coracao-e-de-fundo-em-um-perfume.ghtml
Comentários
Postar um comentário