'ANTARTICA VERDE': AQUECIMENTO GLOBAL AUMENTA EM DEZ VEZES ÁREAS COBERTAS POR VEGETAÇÃO NO CONTINENTE: VEJA FOTOS
'Antártica
verde': aquecimento global aumenta em dez vezes áreas cobertas por vegetação no
continente; veja fotos
Segundo cientistas, fenômeno pode
facilitar ainda mais o aquecimento na região e favorecer o estabelecimento de
espécies invasoras, ameaçando a vida nativa
Por O Globo
05/10/2024 04h30 Atualizado há 2
semanas
Uma pesquisa publicada nesta sexta-feira na revista Nature Geoscience revelou um aumento em mais de 10 vezes das áreas verdes na Antártica nas últimas quatro décadas. A partir da análise de imagens e dados de satélite, cientistas das universidades de Exeter e Hertfordshire, na Inglaterra, e do British Antarctic Survey observaram o crescimento da vida vegetal no continente, com grandes áreas cobertas sobretudo por musgos. O fenômeno é um sintoma do ritmo alarmante do aquecimento global, alertam os pesquisadores.
De acordo com o estudo, em 1986 as áreas verdes cobriam menos de 0,4 quilômetro quadrado da Antártica. Em 2021, porém, já ocupavam 8 quilômetros quadrados. Segundo a pesquisa, a taxa de esverdeamento do continente está em rápido crescimento nas últimas quatro décadas, com uma aceleração superior a 30% entre 2016 e 2021.
— A paisagem ainda é quase totalmente dominada por neve, gelo e rochas, com apenas uma pequena fração colonizada por vegetação. No entanto, essa fração cresceu de forma dramática, mostrando que até mesmo essa vasta e isolada ‘natureza selvagem’ está sendo impactada pelas mudanças climáticas causadas pelo homem — explica Thomas Roland, pesquisador da Universidade de Exeter e um dos autores do estudo.
- 'Armadilha oceânica': Entenda fenômeno que 'prendeu' e adiou 'morte' do maior iceberg do mundo na Antártica
Em entrevista à rede americana CNN, Roland destacou que os efeitos da mudança climática na Antártica, o lugar mais frio do planeta, são facilmente visíveis do espaço. O continente, embora ainda coberto majoritariamente por gelo, sofreu com ondas de calor recorde.
— Nossas descobertas confirmam que a influência da mudança climática antropogênica não tem limites em seu alcance — disse Roland à CNN. — Mesmo na Península Antártica, essa região 'selvagem' mais extrema, remota e isolada, a paisagem está mudando, e esses efeitos são visíveis do espaço.
De acordo com o estudo, durante o último inverno, as temperaturas subiram até 10ºC acima do normal em meados de julho. Em março de 2022, já no fim do verão, algumas partes do continente registram 21ºC acima da média nos termômetros, marcando a mudança de temperatura mais extrema já vista na região.
Segundo os cientistas, conforme o planeta continua aquecendo cada vez mais devido ao uso de combustíveis fósseis, o esverdeamento da Antártica só tende a acelerar. E quanto mais verde o continente, maiores as transformações em seu ecossistema. Um dos efeitos da mudança no solo antártico, hoje pobre e quase inexistente, com o aumento da matéria orgânica é tornar o ambiente mais favorável a espécies invasoras, ameaçando a vida selvagem nativa.
— Sementes, esporos e fragmentos de plantas podem chegar facilmente à Península Antártica nas botas ou equipamentos de turistas e pesquisadores, ou por meio de rotas mais 'tradicionais' associadas à migração de pássaros e ao vento, e, portanto, o risco aqui é claro — apontou Roland.
Além disso, o fenômeno pode reduzir a capacidade da Antártica de refletir a radiação solar de volta para o espaço, já que superfícies mais escuras absorvem mais calor, o que aceleraria ainda mais o crescimento da vida vegetal conforme as temperaturas aumentam, explica Olly Bartlett, professor da Universidade de Hertfordshire e um dos autores do estudo, à CNN americana.
— Essa paisagem icônica pode mudar para sempre — disse ele.
Segundo os cientistas, a próxima etapa seria estudar como novas espécies de planta se comportam nas áreas verdes recentemente expostas devido ao calor e ao recuo das geleiras na Antártica.
Fonte:https://oglobo.globo.com/mundo/clima-e-ciencia/noticia/2024/10/05/antartica-verde-aquecimento-global-aumenta-em-dez-vezes-areas-cobertas-por-vegetacao-no-continente-veja-fotos.ghtml
Comentários
Postar um comentário