Louco por um
doce? Especialista aponta alimento saudável que ajuda a diminuir desejo por
açúcar
De acordo com a autora Kirsten Shockey,
as comidas fermentadas conseguem afetar a preferência da microbiota intestinal
Por
O
GLOBO
— Rio de Janeiro
24/07/2024 09h41 Atualizado há uma hora
Seja em doces, refrigerantes e outros alimentos conhecidos dos brasileiros estão repletos de açúcar. Abandoná-los por uma opção menos açucarada está na lista de objetivos de muitas pessoas. Segundo Kirsten Shockey, autora de diversos livros sobre fermentação em casa, é possível realizar essa adaptação sem tanto sofrimento.
Para ela o papel principal disso está nos alimentos fermentados. Eles são associados à redução da inflamação corporal e também auxiliam o sistema digestório.
— Meu marido gosta de contar essa história de que ele tinha um dente doce perfeitamente bem desenvolvido até que começamos a comer muitos alimentos fermentados e então seu intestino começou a mudar. Aquele donut de geleia, ele não ia pegar, não parecia bom — conta, em entrevista ao jornal britânico The Mirror.
Shockey afirma que a explicação por trás disso está no fato da microbiota intestinal (os microrganismos participantes da digestão) determinam a micróbios intestinais determinam para onde o apetite vai.
— Se você se sente culpado por seus desejos, culpe seu intestino, não é sua culpa! É o intestino dizendo: 'Mande o croissant de chocolate', não é seu cérebro — esclarece.
Anteriormente, um estudo da revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences mostrou que os roedores com três microbiotas diferentes tiveram três padrões alimentares próprios. Além disso, os autores ressaltaram o papel destes pequenos organismos nas escolhas feitas na alimentação.
A autora aconselhou a quem pretende procurar pelos fermentados ir até as prateleiras do supermercado procurando pelos "não pasteurizados".
— Você não vai encontrar um alimento vivo, probiótico e fermentado nas prateleiras comuns. Procure por não pasteurizado, cru também pode estar no rótulo. Você pode comer e aproveitar os benefícios de tantos alimentos fermentados sem nunca ter que fazê-los você mesmo — aconselha a especialista em fermentados.
Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2024/07/24/desejo-de-acucar-especialista-aponta-o-alimento-saudavel-que-ajuda-a-diminui-lo.ghtml
Comentários
Postar um comentário