CONSCIÊNCIA - OSHO

  Consciência

Consciência

Consciência correta não significa apenas consciência, porque consciência pode se tornar uma tensão. Consciência correta significa consciência sem qualquer pressão, relaxada. Pode-se tentar estar consciente, mas pode haver uma tensão no caminho e essa tensão irá destruir todo o trabalho já realizado. Então, essas duas coisas têm de ser lembradas: consciência só existe sem esforço e sem tensão.

A consciência é um florescimento do relaxamento. Sempre que você sentir qualquer tensão no corpo, relaxe essa parte tensa. Se todo o seu corpo está relaxado, sua consciência vai crescer mais rápido. Basta observar, basta ver, não faça nenhum esforço, não se esforce, a consciência existe sem esforço. No começo parece muito paradoxal – esforço e consciência – mas uma vez que você começar a trabalhar nisso, pouco a pouco o jeito é aprendido. É um dom. E uma vez que você aprendeu o jeito, depois de ter conhecido até mesmo um único momento de consciência sem tensão, você está no caminho certo, você nunca mais será a mesma pessoa novamente.

Basta relaxar e deixar que as coisas sejam como são. A consciência é muito passiva, que é o significado da meditação. Se às vezes você esquece de observar, está bem! Quando você se lembrar, você observa novamente. Quando você se esquece, esquece. Este é o relaxamento, isso é aceitar a vida como ela se apresenta. Então surge uma grande alegria. Você nunca está cansado e você nunca se distrai, porque nada pode distraí-lo.

Osho

Comentários