CITAÇÕES DE OSHO SOBRE O TANTRA: O SEXO SAGRADO

  OSHO: TANTRA, O SEXO SAGRADO

Arte: Andrew Gonzalez

Aceite-se como você é, não crie uma lacuna entre você e o real, entre o mundo e o nirvana. Esteja sempre consciente dos seus desejos. Deixe sua mente entregar-se completamente ao sexo.

Shiva diz: “Enquanto estiver sendo acariciada amada, doce princesa, entre no carinho, no amor, como numa vida eterna”. Esta é a mais refinada contribuição no campo da sexualidade humana. Ao despedaçar nossas noções preconcebidas, Osho mostra que o próprio ato do amor é uma chave para o divino.

Freud abriu para estudo o mundo da patologia sexual Masters e Johnson o mundo do comportamento sexual normal, e agora, Osho nos traz o caminho do Tantra, onde o próprio sexo pode se tornar uma porta para a experiência religiosa mais profunda.

OSHO -  TANTRA - Espiritualidade e Sexo-Livro-Resenha

Aceite-se como você é, não crie uma lacuna entre você e o real, entre o mundo e o nirvana. Esteja sempre consciente dos seus desejos. Deixe sua mente entregar-se completamente ao sexo.

Shiva diz: “Enquanto estiver sendo acariciada amada, doce princesa, entre no carinho, no amor, como numa vida eterna”. Esta é a mais refinada contribuição no campo da sexualidade humana. Ao despedaçar nossas noções preconcebidas, Osho mostra que o próprio ato do amor é uma chave para o divino.

Freud abriu para estudo o mundo da patologia sexual Masters e Johnson o mundo do comportamento sexual normal, e agora, Osho nos traz o caminho do Tantra, onde o próprio sexo pode se tornar uma porta para a experiência religiosa mais profunda.

Osho despreza a categorização. Suas milhares de palestras cobrem tudo sobre a busca individual pelo significado para os problemas sociais e políticos mais urgentes que a sociedade enfrenta hoje. Os livros de Osho não são escritos, e sim são transcritos de gravações de áudio e vídeo de suas palestras de improviso para o público internacional. Como ele diz: “Então lembre-se: tudo o que estou dizendo não é apenas para você ... Eu também falo para as futuras gerações”.

Osho foi descrito pelo Sunday Times em Londres como um dos “Mil Criadores do Século Passado”, e pelo autor americano Tom Robbins como “o homem mais perigoso desde Jesus Cristo”. O Sunday Mid-Day (Índia) elegeu Osho como uma das dez pessoas – juntamente com Gandhi, Nehru e Buda – que mudaram o destino da Índia. Sobre seu próprio trabalho, Osho disse que está ajudando a criar condições para o nascimento de um novo tipo de ser humano.

Ele muitas vezes caracteriza esse novo ser humano como “Zorba, o Buda”, – capaz de desfrutar os prazeres terrenos de um Zor­ba, o Grego, e a serenidade silenciosa de um Gautama, o Buda.

Percorrer como um fio através de todos os aspectos das palestras e meditações de Osho é uma visão que abrange a sabedoria intemporal de todas as eras passadas e o grande potencial da ciência e tecnologia modernas (e de amanhã). Osho é conhecido por sua contribuição revolucionária à ciência da transformação interior, com uma abordagem de meditação que reconhece o ritmo acelerado da vida contemporânea. Suas meditações ativas OSHO originais são projetadas para liberar primeiro os estres­ses acumulados do corpo e da mente, de modo que é então mais fácil ter uma experiência de quietude e relaxamento sem pensamento na vida diária.

OSHO: TANTRA, O SEXO SAGRADO

Por Osho; Beloved From My Heart, #17

sexo é a energia mais vital – a única energia, eu digo, que você tem. Não lute com ela; será uma perda de vida e de tempo – ao invés disso, transforme-a. O sexo desaparece somente quando você o aceita totalmente – não suprimido, mas transformado. Mas como fazê-lo? Como transformá-lo? Mas como podemos fazer?

 Eu lhe darei um método simples….

Enquanto faz amor, três coisas devem ser lembradas. Uma é: antes de fazer amor, medite. Nunca faça amor sem meditar, do contrário o amor irá permanecer sexual. Antes de encontrar a mulher, você deve se elevar no seu estado de consciência porque, então, o encontro irá acontecer num plano mais alto. Durante pelo menos quarenta minutos, sentem-se olhando para a parede com uma luz apenas muito suave de forma que dê um estado de mistério.

Sentem-se silenciosamente e não movam o corpo; permaneçam como uma estátua. Então quando vocês fizerem amor, o corpo irá se mover, então dêem a ele o outro extremo de primeiro ficar imóvel de forma que o corpo adquira o momentum para se mover profundamente. Então a urgência se torna tão vibrante que todo o corpo, cada fibra está pronta para o movimento. Somente então o orgasmo tântrico é possível. Vocês podem colocar uma música… música clássica funcionará; alguma coisa que dê um ritmo muito sutil ao corpo.

Torne a respiração tão lenta quanto possível porque, quando você faz amor, a respiração se torna rápida e profunda. Então, apenas continue diminuindo o ritmo, mas não o force, do contrário, ele se torna rápido. Simplesmente sugira que ele diminua. Ambos meditam juntos e quando ambos se sentirem meditativos, este é o momento de amar. Então vocês nunca sentirão tensão e a energia estará fluindo. Se vocês não estiverem se sentindo meditativos, não façam amor. Se a meditação não estiver acontecendo neste dia, esqueça tudo sobre o amor.

As pessoas simplesmente fazem o oposto. Quase sempre os casais lutam antes de fazerem amor. Eles se tornam raivosos, importunam um ao outro e trazem todos os tipos de conflitos – e então fazem amor. Eles caem muito baixo nos seus estados de consciência, então, é claro, o seu amor não pode ser muito satisfatório. Será frustrante e eles sentirão uma tensão.

A segunda coisa é: quando vocês estiverem fazendo amor, antes de começar, venere o parceiro e deixe o parceiro lhe venerar. Então, depois da meditação, venere. Fiquem um de frente para o outro, nus, e venerem um ao outro, porque o tantra não pode ser entre o homem e a mulher. Ele somente pode acontecer entre um deus e uma deusa. É gestual, mas muito significativo. Toda a atitude tem de se tornar sublime de forma que você desapareça. Toque o pé um do outro, coloque guirlandas de flores.

O homem se transforma em Shiva e a mulher é transformada em Shakti. Agora a sua humanidade é irrelevante, a sua forma é irrelevante, o seu nome é irrelevante; você é apenas pura energia. O venerar traz esta energia para o foco. E não finja. O venerar tem de ser verdadeiro. Ele não pode ser apenas um ritual. Existe muito ritual no tantra, mas o tantra não é ritual….

Então, no terceiro passo, vocês fazem amor. Mas deixem que o seu fazer amor se torne mais um acontecer do que um fazer. A expressão ocidental “fazer amor” é feia. Como você pode fazer amor? Não é uma coisa como fazer; não é uma ação. É um estado. Você pode estar nele mas não pode fazê-lo. Você pode se mover nele mas não pode fazê-lo. Você pode ser amoroso mas não pode manipulá-lo. Toda a mente ocidental tenta manipular tudo….

Quando fizerem amor, fiquem possuídos. Movam-se vagarosamente, toquem o corpo um do outro, brinquem com o corpo um do outro. O corpo é como um instrumento musical. Não fiquem com pressa. Deixem as coisas crescerem. Se vocês se movem vagarosamente, de repente, ambas as suas energias irão subir juntas, como se alguma coisa os tivesse possuído. Isto acontecerá instantânea e simultaneamente. Somente então o tantra é possível. Agora movam-se no amor….

Apenas sintam a energia descer sobre vocês e deixem esta energia ter o seu movimento. Algumas vezes, você começará a gritar: grite! Algumas vezes, você começará a dizer coisas: diga! Algumas vezes somente gemidos estarão saindo, ou alguns mudras, gestos; permita-os. Será uma coisa enlouquecedora, mas tem que se permitir. E não fique com medo, porque é através do seu permitir que ela está acontecendo. No momento em que você quiser parar, ela pára, então você nunca está além do controle.

E quando deus faz amor, é quase selvagem. Não existem regras, regulamentos. Move-se apenas no impulso do momento. Nada é tabu, nada é inibido. Seja lá o que for que aconteça naquele momento é bonito e sagrado; seja lá o que for, eu digo, incondicionalmente… Ninguém sabe o que irá acontecer. Vocês simplesmente são jogados no vórtex divino. Ele os levará, e os levará aonde ele quiser. Vocês simplesmente estão disponíveis, prontos para se moverem com ele. Vocês não o direcionam. Vocês apenas se tornam veículos. Deixem as energias se encontrarem nos seus próprios caminhos. O homem deve ser deixado do lado de fora disso – apenas pura energia. Vocês não estarão fazendo amor apenas através dos órgãos genitais; vocês estarão fazendo amor através de todo o corpo….

Se vocês meditam antes e então veneram um ao outro, não existe perigo; tudo se moverá corretamente. Vocês atingirão um pico de orgasmo que jamais conheceram. Algumas vezes o atingirão: um orgasmo muito grande no qual todo o corpo vibra e pulsa. Pouco a pouco, vocês alcançam um clímax; de novo vêm para baixo. Isto limpará todo o seu ser, todo o sistema. Às vezes, não haverá ejaculação, mas existirá orgasmo.

Existem dois tipos de orgasmo: o orgasmo do pico e o orgasmo do vale. No orgasmo do pico, você terá uma ejaculação e ela também terá uma ejaculação de algumas energias sutis. No orgasmo do vale, vocês não terão nenhuma ejaculação. Será um orgasmo passivo… muito silencioso. muito sutil. A pulsação estará presente, mas quase imperceptível. No orgasmo do pico, vocês se sentirão muito, muito extasiados. No orgasmo do vale, vocês se sentirão muito, muito em paz. E ambos são necessários; ambos são aspectos do tantra. Todo pico tem o seu vale e todo o vale tem o seu pico. Um pico não pode existir sem o vale ou vice-versa.

E quando isto acontecer e ambos vocês atingirem um profundo orgasmo, não saia para fora dela. Depois do orgasmo, permaneça dentro dela e descansem por alguns momentos. O descanso é muito, muito profundo. Depois de um orgasmo, um descanso é como um vale. Vocês alcançaram o próprio pico e agora têm de voltar ao vale. Ele é muito fresco e com sombras, e vocês descansam.

E realmente muita coisa acontece depois do orgasmo… o fundir-se, o derreter-se. Os corpos estão cansados, exaustos, exauridos. A mente está paralisada. É quase como um choque elétrico. Quando vocês saírem do seu estado de amor, novamente orem juntos; terminem com uma oração. A diferença é que, quando vocês meditam, você medita separadamente e ela medita separadamente, porque a meditação não pode ser feita juntos. A meditação é um esforço solitário. Não é um relacionamento. Então vocês podem estar meditando juntos mas ainda assim, vocês meditam sozinhos; você está sozinho e ela está sozinho.

Então venerem um ao outro. Novamente isto é diferente. O outro se torna o objeto da veneração. Então vocês fazem amor e se perdem por completo. Você não é você mesmo, ela não é ela mesma. Ninguém sabe quem é quem. Tudo é perdido num redemoinho de energia. A polaridade de homem e mulher não é mais uma polaridade; os limites se fundem, se misturam. Às vezes, você se sentirá como uma mulher e ela se sentirá como um homem. Às vezes, ela ficará por cima de você. Às vezes, você se torna passivo e ela se torna ativa e os papéis mudam. É um grande drama de energias. Tudo é perdido, abandonado. Então, vocês saem da experiência mais interior e oram juntos. Esta é a quarta coisa.

Apenas agradeçam a deus. E nunca reclamem. Seja lá o que acontecer, está certo. Não diga, “Isto não aconteceu. Isto deveria ter acontecido.” Quem somos nós? Ele sabe melhor. Então apenas agradeça a ele, seja lá o que acontecer; agradeça a ele com profunda gratidão. Inclinem-se e coloquem as suas testas no chão e permaneçam assim por alguns momentos em profunda gratidão.

A meditação é solitária. Na veneração, o outro é importante, e na oração, ambos oram para deus. Então, estas três coisas têm que estar envolvidas. Elas irão criar a ecologia na qual o tantra acontece. E uma vez por semana será o suficiente.

Se você estiver se movendo no tantra, então nenhum outro amor deve ser permitido, do contrário ele dissipa a energia. Mas sempre que vocês quiserem fazer amor, tenham certeza de que têm tempo suficiente. Não deve ser com pressa. Não deve ser como trabalho. É um jogo, brincadeira, e estas energias são tão sutis que, se vocês estiverem com pressa, nada acontece. O tantra não é um fragmento. Você não pode praticá-lo a menos que crie a situação. Ele é como uma flor….

Então, estas três coisas são jogar a sementecuidar da plantaregá-la estar continuamente atento a ela, sendo cuidadoso, protetor. Então, um dia, de repente – a flor do tantra irá acontecer.

Fonte:https://www.saindodamatrix.com.br/osho-tantra/

Citações do Osho sobre Tantra

Tantra É a Ciência de Transformar Amantes Normais em Almas Gêmeas
 
 “No Oriente desenvolvemos uma ciência: se você não consegue encontrar uma alma gêmea, crie uma. E essa ciência é o Tantra. Encontrar uma alma gêmea significa encontrar a pessoa com a qual os seus sete chakras se encontram naturalmente. Isso é impossível. De vez em quando, um Krishna e uma Radha, um Shiva e uma Shakti. E quando isso acontece é tremendamente belo. Mas é como um raio – você não pode depender dele. Se você quer ler a sua Bíblia, você não pode depender do fato do raio estar lá para você poder ler. O raio é um fenômeno natural, mas não é seguro.
 
Se você esperar que a sua alma gêmea se encontre com você, será como esperar pelo raio com o qual vai ler a sua Bíblia. E você não conseguirá ler muito. Por um momento, ele está lá e na altura em que você abriu a Bíblia, ele se foi.
 
Portanto, o Tantra foi criado. O Tantra é uma abordagem científica. O Tantra é alquimia; pode transformar os seus centros, pode transformar os centros do outro, pode criar um ritmo e harmonia entre você e o seu amado. Essa é a beleza do Tantra. É como trazer eletricidade para a sua casa. Então você pode ligá-la e desligá-la sempre que quiser. E você pode ter mil e um usos para ela; pode arrefecer o seu quarto, pode aquecer o seu quarto. Então é um milagre. Esses sete centros em você não são nada além de centros de eletricidade do corpo. Então, quando eu estou falando sobre o raio, não pense nele somente como um símbolo – Digo isso literalmente.
 
No seu corpo há uma corrente sutil de eletricidade, muito sutil. Mas quanto mais sutil ela é, mais fundo ela vai. Não é muito visível. Os cientistas dizem que se juntarmos toda a eletricidade que está no seu corpo, pode ser usada para acender uma lâmpada de cinco velas. Não é muito. Quantitativamente não é muito, quantitativamente o átomo não é muito, mas qualitativamente... Se explode, tem uma tremenda energia nele. 
 
Esses sete centros, o Yoga e o Tantra têm falado destes sete centros há eras, não são nada além de cinco nós na corrente elétrica do seu corpo. Podem ser mudados; podem ser reajustados. Podem ser dados um novo formato, uma nova forma. Dois amantes podem ser transformados tanto que os seus sete centros podem começar a encontrar-se.
 
O Tantra é a ciência de transformar amantes normais em almas gêmeas. E essa é a grandeza do Tantra. Pode transformar toda a terra; pode transformar todos os casais em almas gêmeas.” 
 
Osho, Philosophia Perennis, Vol. 1, Capítulo #8
Para continuar lendo em inglês clique aqui
 
 
 
Você Deve Absorver o Espírito do Tantra
 
“Quando estiver fazendo amor, não controle. Vá ao descontrole, vá ao caos. Será temeroso, assustador, porque será um novo tipo de morte. E a mente dirá “Controle!” E a mente dirá, “Volte e mantenha o controle, senão você se perderá no abismo.” Não escute a mente, perca-se. Abandone-se completamente e sem qualquer técnica você verá uma experiência atemporal. Não haverá dois nela: unidade. Uma consciência estará lá, uma consciência lúcida passiva estará lá, você saberá o que está acontecendo porque você estará completamente ciente. Mas você não estará lá; a consciência estará lá.
 
Você deve absorver o espírito do Tantra – não é uma técnica a ser absorvida.” 
 
Osho, This Very Body the Buddha, Vol. 1, Capítulo #8
Para continuar lendo em inglês clique aqui
 
 
 
O Que É Sexo Tântrico
 
“O Tantra é um caminho natural para Deus, o caminho normal para Deus. O objeto é tornar-se tão instintivo, tão sem-mente que nos fundimos com a derradeira natureza – que a mulher desaparece e se torna uma porta para o derradeiro, que o homem desaparece e se torna uma porta para o derradeiro.
 
Essa é a definição tântrica da nossa sexualidade; o retorno à inocência absoluta, a unidade absoluta. A maior excitação sexual de todas não é uma busca por excitações, mas sim um esperar silencioso – completamente relaxado, completamente sem-mente. A pessoa está consciente, consciente apenas de estar consciente. A pessoa é consciência. A pessoa está contente, mas não há conteúdo nisso. E então há uma grande beleza, grande benção.
 
O interrogador pergunta: “O que é sexo tântrico…um sexo que é meditação baseada em certas técnicas?”
 
Se você estiver muito orientado em técnicas, perderá o mistério do Tantra. É Pseudo-Tantra que é baseado em técnicas porque se as técnicas estão lá, o ego estará lá, controlando. Então você estará fazendo isso – e fazer é o problema, fazer traz o fazedor. O Tantra tem de ser um não-fazer; não pode ser técnico. Você pode aprender técnicas – você pode aprender uma certa respiração para que o coito se prolongue. Se você respirar muito, muito lentamente, se você respirar sem nenhuma pressa, então o coito se prolongará, mas você está controlando. Não será selvagem e não será inocente e também não será meditação. Será a mente – como pode ser meditação? A mente estará controlando. Você nem sequer pode respirar rapidamente, você tem que continuar respirando lentamente – se a respiração é lenta, então a ejaculação levará mais tempo, porque para a ejaculação acontecer a respiração tem de ser rápida e caótica. Ora, isto é técnica, mas não Tantra.
 
O verdadeiro Tantra não é técnica, mas amor. Não é técnica, mas oração. Não é orientada pela cabeça, mas um relaxamento no coração. Por favor lembre-se disso. Muitos livros foram escritos sobre o Tantra, todos eles falam sobre técnicas, mas o verdadeiro Tantra não tem nada a ver com técnica. O verdadeiro Tantra não tem nada a ver com técnica. Não se pode escrever sobre o verdadeiro Tantra. O verdadeiro tem de ser absorvido. Como absorver o verdadeiro Tantra? Você terá de transformar toda a sua abordagem.
 
Ore com a sua mulher, cante com a sua mulher, brinque com a sua mulher, dance com a sua mulher, sem idéia de sexo. Não continue a pensar, “Quando é que vamos à cama?” Esqueça isso. Faça algo diferente e perca-se nisso. E um dia o amor vai surgir a partir desse estado de estar perdido, de repente você verá que está fazendo amor e você não está fazendo. Está acontecendo, você está possuído por ele. Então você terá a sua primeira experiência Tantra – possuído por algo maior que você. Vocês estavam dançando ou cantando juntos ou estavam orando juntos ou meditando juntos e repentinamente descobrem que ambos se moveram para um novo espaço. E vocês não sabem quando começaram a fazer amor; você também não se lembra. Então está sendo possuído pela energia do Tantra. E pela primeira vez você verá uma experiência não técnica.” 
 
Osho, This Very Body the Buddha, Vol. 1, Capítulo #8
Para continuar lendo em inglês clique aqui
 
 
 
O Tantra Confia em Você – Totalmente
 
“Esta visão do Tantra é uma das maiores visões alguma vez sonhada por um homem: uma religião sem o padre, uma religião sem o templo, uma religião sem a organização; uma religião que não destrói o indivíduo, mas sim respeita o indivíduo tremendamente, uma religião que confia no homem e mulher comuns. E essa confiança vai muito fundo. O Tantra confia no seu corpo; nenhuma outra religião confia no seu corpo. E quando as religiões não confiam no seu corpo, elas criam uma divisão entre você e o seu corpo. Elas tornam vocês inimigos dos seus corpos, elas começam a destruir a sabedoria do corpo. 
 
O Tantra confia no seu corpo. O Tantra confia nos seus sentidos. O Tantra confia na sua energia. O Tantra confia em você – totalmente. O Tantra não nega nada, mas transforma tudo. 
 
Como obter essa visão do Tantra? Este é o mapa para ligá-lo, e para virá-lo para dentro e para virá-lo para o além.
 
A primeira coisa é o corpo. O corpo é a sua base, o seu terreno, é onde você está enraizado. Torná-lo antagonista em relação ao seu corpo é destruir você, é tornar você esquizofrênico, é tornar você miserável, é criar o inferno. Você é o corpo. Claro que você é mais que o corpo, mas o 'mais' seguirá mais tarde. Primeiro, você é o corpo. O corpo é a sua verdade básica, então nunca seja contra o corpo. Sempre que você está contra o corpo, você está indo contra Deus. Sempre que você desrespeita o seu corpo, você está perdendo contacto com a realidade, porque o seu corpo é o seu contato, o seu corpo é a sua ponte. O seu corpo é o seu templo. 
 
O Tantra ensina reverência pelo corpo, amor, respeito pelo seu corpo, gratidão pelo seu corpo. O corpo é maravilhoso, é o maior dos mistérios." 
 
Osho, Tantric Transformation, Capítulo #7
Para continuar lendo em inglês clique aqui
 
 
 
O Tantra Diz, Primeiro Purifique o Corpo
 
"O Tantra diz, primeiro purifique o corpo – purifique-o de todas as repressões. Permita que a energia do corpo flua, remova os bloqueios. É muito difícil encontrar uma pessoa que não tenha bloqueios, é muito difícil encontrar uma pessoa cujo corpo não esteja tenso. Solte esse aperto, essa tensão está bloqueando a sua energia, o fluxo não pode ser possível com esta tensão. Porque é que todo o mundo está tão tenso? Porque é que você não consegue relaxar? Já viu um gato dormindo, cochilando de tarde? O quão simplesmente e lindamente o gato relaxa. Você não consegue da mesma forma: Você vira e se revira na sua cama; você não consegue relaxar. E a beleza do relaxamento do gato é que ele relaxa totalmente e ainda assim está perfeitamente alerta. Um movimento ligeiro no quarto e ele abre os olhos, ele saltará e estará pronto. Não é que esteja adormecido. O sono do gato é algo a ser aprendido, o homem se esqueceu. 
 
O Tantra diz: Aprenda dos gatos – como eles dormem, como eles relaxam, como eles vivem de um modo não tenso. O homem tem que aprender isso, porque o homem foi condicionado erradamente, o homem foi programado erradamente." 
 
Osho, Tantric Transformation, Capítulo #7
 
Para continuar lendo em inglês clique aqui
 
 
 
O Tantra Não É uma Filosofia
 
"O Tantra não é uma filosofia, o Tantra é absolutamente existencial, não falo do existencialismo de Sartre, Camus, Marcel, e outros. Esse existencialismo é mais uma vez uma filosofia, uma filosofia da existência, mas não do modo Tantra. E a diferença é vasta. 
 
Os filósofos existenciais no Ocidente só tropeçaram no negativo: angústia, angst, depressão, tristeza, desesperança, falta de sentido, falta de propósito – todos os negativos. O Tantra tropeçou em tudo que é belo, alegre, extático. O Tantra diz: A existência é um orgasmo, um orgasmo eterno que continua e continua e continua. É para sempre um orgasmo, um êxtase.
 
Eles devem estar movendo-se em direções diferentes. O Sartre fica sempre pensando existência. O Tantra diz: Pensar não é a porta. Não leva a lugar nenhum, é um beco sem saída; só lhe traz uma situação sem solução. Filosofia é formidável – se você estiver apenas brincando, então a filosofia é formidável; você pode fazer tempestade em copo de água e desfrutar do passeio... 
 
A Filosofia provou ser um dos esforços mais fúteis... mas ainda assim o homem continua, sabendo perfeitamente bem que ela nunca traz nada. Por quê? Porque continua prometendo, mas nunca traz nada. Então porque é que o homem continua com esse esforço? É barato. Não requer envolvimento, não é um compromisso. Você pode sentar na sua cadeira e continuar a pensar. É um sonho. Não requer que você mude para ver a realidade.
 
E aí a coragem é necessária, coragem aventureira é necessária. Para conhecer a verdade, você está se movendo na maior aventura que existe. Você pode estar perdido, quem sabe? Você pode nunca voltar, quem sabe? Ou pode voltar completamente mudado e quem sabe se será para o melhor ou não?"
 
Osho, Tantric Transformation, Capítulo #9
Para continuar lendo em inglês clique aqui
 
 
 
Saraha É o Fundador do Tantra
 
"Saraha nasceu cerca de dois séculos depois de Buda; ele estava na linhagem direta de um ramo diferente. Um ramo desce de Mahakashyapa até Bodhidharma, e o Zen nasce – e ainda está cheio de flores, esse ramo. Um outro ramo move-se de Buda até o seu filho, Rahul Bhadra, e de Rahul Bhadra até Sri Kirti, e de Sri Kirti até Saraha, e de Saraha até Nagarjuna – esse é o ramo do Tantra. Ainda está dando frutos no Tibete. O Tantra converteu o Tibete, e Saraha é o fundador do Tantra tal como Bodhidharma é o fundador do Zen. Bodhidharma conquistou a China, Coréia, Japão; Saraha conquistou o Tibete. 
 
Essas canções de Saraha são de grande beleza. Elas são a própria fundação do Tantra. Você primeiro terá de compreender a atitude do Tantra em relação à vida, à visão do Tantra. A coisa mais básica sobre o Tantra é esta – e muito radical, revolucionária, rebelde – a visão básica é que o mundo não está dividido em inferior e superior, mas que o mundo é um pedaço. O superior e o inferior estão de mãos dadas. O superior inclui o inferior e o inferior inclui o superior. O superior está escondido no inferior – então o inferior não tem de ser negado, não tem de ser condenado, não tem de ser destruído nem morto. O inferior deve ser transformado. O inferior tem de ser permitido a mover-se para cima...e o inferior torna-se o superior. Não há uma lacuna intransponível entre o diabo e Deus: o diabo está carregando Deus no fundo do seu coração. Uma vez que esse coração começa a funcionar, o diabo torna-se Deus. 
 
Essa é a razão pela qual a própria raiz da palavra diabo significa o mesmo que divino. A palavra diabo vem de divino; é o divino ainda não evoluído, só isso."
 
Osho, The Tantra Experience, Capítulo #1
 
Para continuar lendo em inglês clique aqui
 
 
 
Samadhi e Sexo São Ambos Expressões da Mesma Energia
 
"O Tao tem o seu próprio Tantra. A primeira coisa: O Tao nunca divide em inferior e superior, essa é a beleza dele. O momento que você divide a realidade em inferior e superior, você está se tornando esquizofrênico. O momento que você diz que algo é sagrado e algo é profano, você divide. O momento que você diz que algo é material e algo é espiritual, você dividiu, você separou a realidade. A realidade é uma. Ela expressa-se de várias formas: num nível como matéria, no outro nível como espiritual. O espiritual não é superior e o material não é o inferior – eles estão no mesmo nível. Essa é a atitude taoísta. A vida é uma. A existência é uma. É uma unicidade tremenda e não há avaliação.
 
A primeira coisa a abandonar no Tao é a dualidade. O sexo não é inferior e o samadhi não é superior. O samadhi e o sexo são duas expressões da mesma energia. Não há nada louvável sobre o samadhi e não há nada condenável sobre o sexo. A aceitação do Tao é total, absoluta. Não há nada errado com o corpo e não há nada de belo em relação ao espírito – ambos são belos. O diabo e Deus são um no Tao, céu e inferno são um no Tao, o bem e o mal são um no Tao – é a maior compreensão não-dualista. Não há condenação nem preparação. Preparar-se para quê: A pessoa simplesmente tem que relaxar e ser."
 
Osho, Tao: The Pathless Path, Vol. 2, Capítulo #4
Para continuar lendo em inglês clique aqui
 
 
 
Do Sexo ao Tantra: uma Grande Revolução
 
"Agora, uma coisa deve ser sempre lembrada: se você não está muito alerta, pode continuar a acreditar que se está movendo para o Tantra e pode estar simplesmente racionalizando a sua sexualidade – pode ser nada mais que sexo, mas racionalizado na terminologia do Tantra. Se você se move no sexo com consciência, ele pode se transformar em Tantra. Se você se move para o Tantra inconscientemente, ele pode cair e tornar-se sexo comum. Aconteceu na Índia – porque só a Índia tentou. 
 
Todas as escolas de Tantra na Índia, mais cedo ou mais tarde, foram reduzidas a orgias sexuais. É muito difícil tornar-se consciente... é quase impossível tornar-se consciente. Se desde o princípio a disciplina não se aprofundou muito em você, há toda a possibilidade de você começar a enganar-se. As escolas de Tantra surgiram na Índia com grande energia, com grande insight. E elas tinham algo – porque esse é o último centro humanamente disponível: o sétimo é o super-humano, o sétimo é divino. O sexto é o centro espiritual. 
 
Do sexo ao Tantra: uma grande revolução, uma mutação, é possível no homem, e no Oriente, as pessoas tornaram-se cientes que se você se tornar meditativo enquanto faz amor, a qualidade do sexo muda e algo novo entra nele – torna-se tântrico, torna-se reverente, torna-se meditativo... torna-se." 
 
Osho, The Divine Melody, Capítulo #6
Para continuar lendo em inglês clique aqui
 
 
 
O Tantra Usa o Sexo para Se Elevar Mais que Ele
 
“Tantra usa o sexo para se elevar mais que ele, mas usa-o. O sexo torna-se instrumental. Os Bauls dizem que isso não é muito respeitoso: “Como é que você pode usar alguma energia? Como é que você pode usar energia como um meio?” Eles não usam o sexo como um meio; eles deleitam-se nele, eles desfrutam dele. Eles fazem um culto a partir dele, mas sem nenhuma técnica. Não é tecnológico. Eles amam-no, e através do amor a transformação acontece por si só. 
 
No Tantra, você  permanece desapegado. Mesmo enquanto usa o sexo como um meio de ir em direção ao samadhi, você deve permanecer desapegado ao sexo, absolutamente neutro, absolutamente como um observador, uma testemunha, mesmo como um cientista trabalhando no seu laboratório. Na verdade, os tântricos dizem que as técnicas do Tantra não podem ser usadas com a mulher que você ama, porque o amor será um distúrbio. Você estará demasiado apegado. Você não conseguirá permanecer desapegado e fora dele. Então os tântricos encontrarão mulheres com quem não estão apaixonados de forma nenhuma para que a atitude possa permanecer absolutamente a do observador.” 
 
Osho, The Beloved, Vol. 1, Capítulo #1
Para continuar lendo em inglês clique aqui
 
 
 
Com o Tantra, Fácil Está Certo
 
"O Tantra é o modo natural; o relaxado e o natural são a meta. Você não precisa lutar contra a corrente; simplesmente mova-se com ela, flutue com ela. O rio está indo ao mar, então porque lutar? Mova-se com o rio, torne-se um com o rio: renda-se. Rendição é a palavra-chave para o Tantra; força de vontade é a palavra-chave para o Yoga. O Yoga é o caminho da força de vontade; O Tantra é o caminho da rendição. 
 
É por isso que o Tantra é o caminho do amor – amor é rendição. Essa é a primeira coisa a entender; então as palavras de Tipola tornar-se-ão muito, muito cristalinas. A dimensão diferente do tantra deve ser entendida – a dimensão vertical, a dimensão da rendição, da não-luta, de ser solto e natural, relaxado – o que Chuang Tzu chama, "Fácil está certo." Como Yoga, difícil está certo; com o Tantra, fácil está certo. 
 
Relaxe e esteja à vontade, não há pressa. O todo em si está levando-o por sua própria iniciativa. Você não precisa fazer nenhuma luta individual, não lhe é pedido que alcance antes da sua hora, você alcançará quando o tempo chegar – espere simplesmente. O todo está se movendo; porque é que você está com pressa? Porque é que quer alcançar antes dos outros?" 
 
Osho, Tantra: The Supreme Understanding, Capítulo #6
Para continuar lendo em inglês clique aqui
 
 
 
A Energia do Sexo Não É Nada Além de Energia Divina
 
“O Cristianismo entende o sexo como sendo uma queda, e o Tantra pensa no sexo como sendo a resposta certa. O Cristianismo e o Tantra são apenas opostos um ao outro. Não apenas o Cristianismo; o Jainismo e outras religiões são também opostas ao sexo. Elas são opostas por uma razão. A razão é a possibilidade de cinqüenta por cento de cair. É perigoso.
 
Então tente viajar de outra forma onde essa queda de cinqüenta por cento não é uma possibilidade. E são matematicamente cinqüenta por cento. Na verdade são noventa e nove por cento, porque o sexo é uma tamanha atração e o sexo é uma força inconsciente que é difícil permanecer alerta, meditativo. Ao experimentar nele, você ficará inconsciente. E se você fica inconsciente no orgasmo ele não leva a lugar algum. 
 
Noventa e nove por cento é a possibilidade de você cair através do sexo. Somente um por cento é a possibilidade de você se elevar. Mas o Tantra diz que essa percentagem de queda pode ser reduzida através técnicas corretas e um homem e uma mulher podem ser treinados. Então fazer amor torna-se uma arte – a maior arte. E se você conhece a arte, então você se aproxima muito cuidadosamente, muito delicadamente. E então não é apenas uma libertação temporária, um alívio; Torna-se um culto sagrado…
 
 O sexo pode dar-lhe a resposta e se você se tornou demasiado intelectual, então só o sexo pode lhe dar a resposta. Qualquer era intelectual terá de perguntar através do sexo. Se você se moveu demasiado na cabeça, você terá de cair de novo no outro extremo. Somente aí os teus dois opostos se encontram e se tornam uma unidade…
 
Através da experiência sexual profunda, experiência sexual meditativa, você ficará sabendo que essa energia sexual não é nada além de energia divina. Então o sexo torna-se samadhi.” 
 
Osho, The Supreme Doctrine, Capítulo #14
Para continuar lendo em inglês clique aqui
 
 
 
O Tantra Não É uma Religião
 
"O Tantra não é uma religião porque religião basicamente significa: a favor do divino contra o animal – então toda a religião é parte do conflito. O Tantra não é uma técnica de luta, é uma técnica de transcendência. Não é uma luta contra o animal, não é a favor do divino. É contra toda a dualidade. Na verdade não é nem contra nem a favor. Está simplesmente criando uma terceira força dentro de você, um terceiro centro de existência onde você não é nem animal, nem divino. Para o Tantra o terceiro ponto é advait, esse terceiro ponto é não-dualidade. O Tantra diz que você não consegue alcançar a unidade lutando através da dualidade. Você não pode chegar a um ponto não-dual escolhendo uma coisa na luta da dualidade. A escolha não o levará para a unidade; apenas um testemunhar sem escolha. 
 
Essa é a própria fundação do Tantra, e por causa disso o Tantra nunca foi corretamente entendido. Sofreu um mal-entendido longo, de séculos, porque no momento que o Tantra diz que não é contra o animal, você começa a pensar que Tantra é a favor do animal, você então começa a pensar que o tantra é contra o divino. Na realidade, o Tantra é a favor do testemunhar sem escolha. Não esteja com o animal, não esteja com o divino e não crie um conflito. Apenas retorne, afaste-se, apenas crie uma lacuna entre você e essa dualidade e torne-se uma terceira força, um testemunhar, de onde você pode ver o animal e o divino." 
 
Osho, The Book of Secrets, Capítulo #59
Para continuar lendo em inglês clique aqui
 
 
 
O Tantra Diz Que Sexo É Sexo
 
"Há ensinamentos baseados no celibato – brahmacharya. Eles dizem que brahmacharya é bom, sexo é mau. O Tantra diz que sexo é sexo, brahmacharya é brahmacharya. Alguém é um brahmachari e alguém não é. Mas esses são simples fatos, não há valores ligados a eles. E o Tantra nunca dirá que brahmacharya é bom – o celibato é bom – e que o que está no sexo é mau. O Tantra não dirá isso. O Tantra aceita as coisas como elas são. E porquê? Apenas para criar uma unidade dentro de você. 
 
Esta é uma técnica para criar uma unidade dentro de você, para ter uma existência total no interior, não dividida, não-conflituosa, não oposta. Apenas então o silêncio é possível. Alguém que está tentando mover-se para um espaço contra algo nunca poderá estar em paz. Como pode estar: E alguém que está dividido dentro de si, lutando contra si mesmo, como é que pode ganhar? É impossível. Você é ambos, então quem vai ganhar? Ninguém ganhará e você estará perdendo porque dissipará a sua energia lutando desnecessariamente. Esta é uma técnica para criar unidade em você. Permita que os vales desapareçam; não julgue." 
 
Osho, The Book of Secrets, Capítulo #41
Para continuar lendo em inglês clique aqui
 
 
 
O Tantra Começa com o Início
 
“O Tantra diz, o sexo é muito profundo porque é vida. Mas você pode estar interessado no Tantra pelas razões erradas. Não esteja interessado no tantra pelas razões erradas e então você não sentirá que o Tantra é perigoso. Então o Tantra é a vida se transformando…
 
Perguntou-se, “Qual é o assunto de discussão central do Tantra?” A resposta é você! Você é o assunto de discussão central do Tantra: o que você é agora e o que está escondido em você que pode crescer, o que você é e o que você pode se ser. Neste momento você é uma unidade sexual e a menos que esta unidade seja entendida profundamente você não pode se tornar um espírito, você não pode se tornar uma unidade espiritual. A sexualidade e a espiritualidade são duas extremidades de uma energia. 
 
O Yoga começa com o fim; o Tantra começa com o início. E é bom começar com o início. É sempre bom começar com o início, porque se o fim é feito de início, então você está criando infelicidade desnecessária para você mesmo. Você não é o fim – não é o ideal. Você tem que se tornar um deus, o ideal, e você é apenas um animal. E este animal perde as estribeiras por causa do ideal de deus; enlouquece, fica maluco. 
 
O Tantra diz, esquece o deus. Se você é o animal, entenda esse animal na sua totalidade. Nesse próprio entender, o deus crescerá. E se ele não consegue crescer através do entendimento, então o esqueça, ele nunca pode ser. Os ideais não podem trazer as suas possibilidades para fora; somente o conhecimento do real ajudará. Portanto, você é o assunto central do Tantra, como você é e como você pode se tornar, a sua realidade e a sua possibilidade – estes são o assunto de discussão. 
 
Às vezes as pessoas se preocupam. Se você vai para perceber o Tantra, Deus não é discutido, moksha – libertação – não é discutido, nirvana não é discutido. Que tipo de religião é o Tantra? O Tantra discute coisas que o fazem sentir-se enjoado, que você não quer discutir. Quem quer discutir sexo? Todo o mundo pensa nisso. Porque você pode reproduzir, você pensa que sabe… 
 
Ninguém quer discutir sexo e o sexo é problema de todo o mundo. Ninguém quer discutir amor porque todo o mundo acha que já é um grande amante. E olhe para a sua vida! É apenas ódio e nada mais. E seja lá o que você chama de amor não é nada mais que um relaxamento, um pequeno relaxamento, do ódio. Olhe à volta de você, e então você saberá o que você sabe sobre o amor." 
 
Osho, The Book of Secrets, Capítulo #32
Para continuar lendo em inglês clique aqui
 
 
 
O Tantra Diz, Conheça o Corpo
 
"Então aquelas tradições que são contra o sexo serão contra o corpo. Aquelas tradições que não são contra o sexo só podem ser amigáveis em relação ao corpo. O Tantra é absolutamente amigável, e o Tantra diz que o corpo é sagrado, santo. Para o tantra, condenar o corpo é sacrilégio. Dizer que o corpo é impuro ou dizer que o corpo é pecado é besteira para o Tantra – um ensinamento muito venenoso. O Tantra aceita o corpo – não apenas o aceita como também diz que  o corpo é santo, puro, inocente. Você pode usá-lo e pode fazer dele um veículo, um meio para ir além! Ajuda até a ir além. 
 
Mas se você começar a lutar com o corpo, você está perdido. Se você começar com ele, você tornar-se-á cada vez mais doente. E se você continuar a lutar com ele, você perderá uma oportunidade. Lutar é negativo; o Tantra é uma transformação positiva. Não lute com ele – não há necessidade. É como se você estivesse sentado num carro e você começasse a lutar com o carro. Então você não consegue se mover porque você está lutando com o veículo – que deve ser usado, não combatido. E você destruirá o carro com a sua luta e depois será cada vez mais difícil de se mover. 
 
O corpo é um belo veículo – muito misterioso, muito complexo. Use-o, não lute com ele. Ajude-o. O momento em que você vai contra ele, você está indo contra você mesmo. É como se um homem quisesse alcançar um lugar, mas ele luta contra as suas próprias pernas e as corta. O Tantra diz, conheça o corpo e conheça os segredos dele. Conheça as energias dele e conheça como essas energias podem ser transformadas – como elas podem ser movidas e transformadas em outras dimensões. 
 
Por exemplo, pegue no sexo, que é a energia básica no seu corpo. Ordinariamente, a energia do sexo é apenas usada para a reprodução. Um corpo cria outro corpo e assim por diante. A utilidade biológica da energia do sexo está apenas na reprodução. Mas esse é apenas um dos usos, e o mais inferior. Sem insinuação de condenação, mas é mais inferior. A mesma energia pode fazer também outros atos criativos. A reprodução é um ato criativo básico – você cria algo. É por isso que a mulher sente um bem-estar sutil quando se torna mãe: ela criou algo…
 
O Tantra não tem condenações, apenas técnicas secretas de como transformar. É por isso que o Tantra fala tanto sobre o corpo – ele é necessário. O corpo tem de ser compreendido e você só pode começar de onde você está." 
 
Osho, The Book of Secrets, Capítulo #20
Para continuar lendo em inglês clique aqui
 
 
 
O Tantra Aceita Tudo
 
"O Tantra aceita tudo. Seja o que for, é aceito de todo o coração. É por isso que o Tantra pôde aceitar o sexo totalmente. Por cinco mil alunos, o Tantra tem sido a única tradição que aceitou o sexo totalmente, a única em todo o mundo. Porquê? Porque o sexo é o ponto onde você está e qualquer movimento vai ser a partir do ponto onde você está. 
 
Você está no centro sexual; a sua energia está no centro sexual. E a partir desse ponto, ela deve se mover para cima, muito além. Se você rejeitar o próprio centro, então você pode continuar se enganando que você está se movendo, mas você não pode se mover. Então você está rejeitando o único ponto onde o movimento é possível. Então o Tantra aceita o corpo, aceita o sexo, aceita tudo. E o Tantra diz, a sabedoria aceita tudo e transforma tudo; somente a ignorância rejeita. Somente a ignorância rejeita – a sabedoria aceita tudo. Mesmo um veneno pode se tornar um medicamento, mas apenas através da sabedoria. 
 
O corpo pode se tornar um veículo para aquilo que está para além do corpo e a energia do sexo pode se tornar uma força espiritual."
 
Osho, The Book of Secrets, Capítulo #20
Para continuar lendo em inglês   clique aqui
 
 
 
O Tantra Diz, Aceite Seja Lá o Que Você For
 
"O Tantra diz, aceite seja o que você for. Você é um grande mistério de muitas energias multidimensionais. Aceite isso e mova-se com todas as energias com profunda sensibilidade, com consciência, com amor, com compreensão. Mova-se com isso! Então todo o desejo se torna um veículo para ir além. Então toda a energia se torna uma ajuda. E então este mesmo mundo é nirvana, este mesmo corpo é um templo – um templo sagrado, um lugar sagrado. 
 
Yoga é negação; Tantra é afirmação. O Yoga pensa em termos de dualidade – essa é a razão para a palavra yoga. Significa, juntar duas coisas, "yoke-ar" duas coisas. Mas duas coisas estão aí; a dualidade está aí. O Tantra diz que não há dualidade. Se há dualidade, então você não as pode juntar. E independentemente de quanto você as juntar, elas continuarão duas e a luta continuará, o dualismo permanecerá.
 
Se o mundo e o divino são dois, então não podem ser unidos. Se na verdade eles não são dois, se apenas parecem dois, então eles podem ser um. Se o seu corpo e a sua alma são dois, então não podem ser unidos. Se você e Deus são dois, então não há possibilidade de uni-los. Eles continuarão dois. 
 
O Tantra diz que não há dualidade; é apenas uma aparência. Então porque ajudar a aparência se fortalecer? O Tantra pergunta, porque ajudar essa aparência de dualidade se fortalecer? Dissolva-a neste exato momento! Seja um! Através da aceitação você se torna um, não através da luta. Aceite o mundo, aceite o corpo, aceite tudo que é inerente a ele. Não crie um centro diferente em você mesmo, porque para o Tantra esse centro diferente não é nada além do ego. Não crie um ego. Apenas esteja consciente do que você é. Se você lutar, então o ego estará lá.“ 
 
Osho, The Book of Secrets, Capítulo #2
Para continuar lendo em inglês clique aqui

Comentários