EUROPA VIVE ONDA DE FRIO COM -43ºC E TEMPORAIS COM ENCHENTES EM VÁRIOS PAÍSES

 Termômetro de parque de esqui na Finlândia marca 18 graus negativos

Europa vive onda de frio com -43ºC e temporais com enchentes em vários países

Termômetros chegaram a quase 44 graus negativos em Kvikkjokk, na Suécia, na última quinta-feira (4); no outro lado da Europa, várias cidades ficaram inundadas

 

Por O Globo

05/01/2024 16h51  Atualizado há 4 meses

Depois do verão mais quente da história em 2023, a Europa agora vive outro extremo: uma onda de frio rigorosa, que levou os termômetros de cidades da Finlândia e da Suécia a 40 graus negativos. O número bateu um recorde em Enontekiö: é a menor temperatura registrada no município finlandês nos últimos 18 anos.

Além os termômetros congelantes, o frio veio acompanhado de uma forte nevasca, que bloqueou várias rodovias da Noruega, Suécia e Finlândia. Linhas de trem foram interrompidas na região da Escandinávia por causa das tempestades de neve, e diversas escolas permaneceram fechadas nesta sexta-feira (5).

Pelo menos 4 mil suecos ficaram sem luz. Segundo meteorologistas europeus, as temperaturas só devem subir no início da próxima semana.


No outro lado da Europa, chuvas e enchentes

Enquanto alguns países da Europa vivem a onda de frio, outros são atingidos por fortes chuvas há pelo menos duas semanas. Um idoso de 73 anos morreu na França após ficar preso em uma enchente. Na Bélgica, uma mulher de 59 anos morreu após ser atingida por uma cerca que voou durante um temporal.

Na Dinamarca, fortes ventos no porto fizeram com que uma barca com 900 passageiros não conseguisse atracar. Arrancadas pela ventania, árvores foram parar nas rodovias de várias cidades da Inglaterra durante as tempestades. Lugares da Alemanha, França, Reino Unido e Holanda registraram enchentes — somente na quinta-feira, autoridades inglesas emitiram 300 alertas de inundações pelo país.

As causas das enchentes na Europa são várias, mas a principal delas é o aumento no nível dos oceanos, que faz com que os rios comportem menos chuva e encham mais rapidamente. O El Niño também tem uma parcela de culpa nas tempestades: isso porque as águas aquecidas dos oceanos aumentam a evaporação — ou seja, a quantidade de chuva — em lugares de altitudes mais baixas.

Para os próximos dias, a expectativa é de mais chuva na Europa. Veja abaixo fotos das enchentes e da onda de frio em países europeus:

Comentários