ESTADOS UNIDOS INVESTIGAM CASOS DE BOTULISMO APÓS APLICAÇÃO DE BOTOX; ENTENDA

 Botox na testa


Estados Unidos investigam casos de botulismo após aplicação de botox; entenda

CDC afirmou que a origem das injeções atualmente é 'desconhecida e não verificada'; em pelo menos alguns casos, as substâncias aplicadas pareciam ser falsificadas

Por 

Dani Blum

, Em The New York Times

15/04/2024 04h30  Atualizado há um mês

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) afirmou esta semana que está coordenando uma investigação sobre doenças ligadas a injeções de toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, em vários estados.


As injeções foram administradas em "ambientes não médicos", disse o CDC em um comunicado, o que poderia incluir residências ou salões de beleza. A agência afirmou que a origem das injeções atualmente é "desconhecida e não verificada". Em pelo menos alguns casos, as substâncias aplicadas pareciam ser falsificadas.


O Departamento de Saúde do Tennessee informou que quatro pessoas no estado adoeceram com sintomas semelhantes aos do botulismo, incluindo duas que foram hospitalizadas após receberem injeções possivelmente falsificadas. E autoridades de saúde em Illinois também alertaram os prestadores de cuidados de saúde para ficarem atentos a pacientes com sintomas de botulismo, depois que duas pessoas desenvolveram visão turva ou dupla, flacidez facial, fadiga, voz rouca e dificuldade para respirar após injeções de botox ou um produto de origem não verificada.


O botulismo é uma doença rara, mas grave, que ocorre quando uma toxina ataca os nervos do corpo. Os médicos tratam a condição com medicamentos antitoxina para prevenir danos adicionais.

As injeções de botox contêm pequenas doses dessas toxinas, que podem relaxar os músculos do rosto para suavizar temporariamente rugas e linhas finas. As injeções aprovadas usam versões purificadas e estéreis do composto que atendem aos padrões da Food and Drug Administration (FDA, a autoridade para medicamentos dos EUA).

— Elas estão na dose certa, foram bem estudadas. Se você tem algum produto falsificado, tudo isso é jogado pela janela — alerta o Dr. Mark Hamilton, cirurgião plástico facial em Indianápolis.


Injeções falsificadas têm sido "um problema de longo prazo" na opinião de Shabbir Imber Safdar, diretor executivo da Partnership for Safe Medicines, uma coalizão sem fins lucrativos que defende a proteção dos consumidores contra medicamentos falsificados e inseguros.

— Tivemos alguns danos reais — diz.

Em 2005, por exemplo, um casal de médicos se declarou culpado por distribuir botox falsificado. Mais de mil pacientes tinham recebido injeções da substância.

Ambos os pacientes em Illinois receberam injeções de uma enfermeira licenciada que administrava as aplicações "fora de suas atribuições", informaram autoridades de saúde do estado. O CDC defendeu em um comunicado que "as injeções cosméticas devem ser um produto aprovado pela FDA, administradas por profissionais licenciados e em ambientes licenciados".

Scot Glasberg, presidente da Plastic Surgery Foundation, incentiva as pessoas que procuram botox a procurar profissionais licenciados em ambientes médicos.

— Façam sua lição de casa. Embora o botox pareça ser um procedimento muito fácil, claramente, como demonstrado, há riscos. É por isso que você quer saber com quem está lidando — afirma.


Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/medicina/noticia/2024/04/15/eua-investigam-casos-botulismo-apos-aplicacao-de-botox-entenda.ghtml

Comentários