Plantas ornamentais: 12 dicas e exemplos para ter
um jardim em casa
Saiba quais são as espécies mais indicadas para interiores
Por 10/08/2018
05/07/2018 06h08 Atualizado há um ano
Ter plantas em casa é uma tendência que veio para ficar. Por isso, listamos ideias atuais para cultivar uma verdadeira floresta urbana em ambientes fechados. Mas quais são as espécies mais indicadas para interiores de apartamentos, casas e escritórios e os tipos que se adaptam melhor à sombra e à meia-sombra? Listamos aqui 10 dicas para ter um jardim em casa e não se perder na hora de escolher plantas ornamentais.
Air plants
Plantas que sobrevivem sem terra possibilitam inúmeras opções de criação – e decoração também! Presença frequente em fotos inspiradoras no Pinterest e no Instagram, as air plants vão muito bem quando colocadas em suportes ou simplesmente acomodadas sobre uma pilha de livros, por exemplo.
Proteas
Nativas da África do Sul, as proteas são flores para lá de inusitadas. Sua aparência pré-histórica não é por acaso: fósseis de 300 milhões de anos provam que a Protea é uma das plantas mais antigas do mundo. Em comparação com a maioria das flores de corte, a Protea apresenta uma duração maior. Além disso, ela pode ser preservada e usada em arranjos secos.
Orquídeas que florescem no inverno
Flores no inverno: por que não? Orquídeas florescem o ano inteiro e podem ser cultivadas em ambientes internos, trazendo cor e um toque de delicadeza ao décor. “A Oncidium obryzatum, por exemplo, produz um efeito visual muito decorativo”, sugere Lúcia Morimoto, presidente da Associação Orquidófila de São Paulo (AOSP). Veja cinco espécies que dão flores nesta estação.
Mini orquídeas
Você conhece as mini orquídeas? Algumas delas têm porte pequeno naturalmente, enquanto outras sofreram cruzamentos para se tornarem assim. Confira cinco espécies delicadas que florescem no inverno e ainda exalam perfume de frutas e até mel!
Vanda, uma orquídea que não precisa de substrato
Este gênero da família das orquídeas chama atenção de longe por suas curiosas raízes. Por não precisar de substrato, ela fica assim: livre, leve e solta. Como se não bastasse, o formato das flores e sua extensa e exótica gama de cores também é de cair o queixo. Saiba como cuidar desse tipo de orquídea.
Árvores e plantas grandes
Uma maneira contemporânea de aderir à tendência da urban jungle é escolher árvores e plantas grandes para ter dentro de casa. Licuala, palmeira ráfia, cheflera, jiboia e filodendro estão entre as espécies que vão bem em ambientes internos e, de quebra, dão um upgrade imediato no décor.
Samambaia
Nos anos 80, toda casa tinha uma samambaia. A espécie foi deixada de lado por um tempo, mas, de uns anos para cá, voltou a aparecer em ambientes internos e até em jardins projetados por paisagistas famosos. Se voltar a ter plantas em casa, de modo geral, é uma tendência, a samambaia tem um componente a mais: ela nos faz lembrar nossos avós. Quer ter uma em casa? Veja dicas de decoração e saiba como cuidar dela.
Plantas que vão muito além do verde
Quem ama cultivar espécies vegetais em casa sabe que misturar cores e texturas sempre pode deixar o resultado mais interessante. Espécies em tons de roxo ou vermelho, por exemplo, criam contraste e dão um upgrade no décor. Confira cinco plantas que vão muito além do verde para ter em casa.
Plantas brancas
Que tal sair do comum? Plantas brancas rendem arranjos originais e no paisagismo ajudam a destacar as outras cores na decoração do jardim.
Plantas com estampas incríveis
Apostar em folhagens com padrões diferentes é uma maneira contemporânea de trazer o verde para dentro de casa. Conheça 10 plantas com “estampas” incríveis e que podem ser cultivadas em ambientes internos – de preferência juntas e misturadas!
Plantas pendentes fáceis de cuidar
Plantas pendentes trazem textura e cor aos ambientes e podem ser posicionadas sobre os móveis e prateleiras ou colocadas em vasos suspensos. Listamos a seguir algumas espécies de fácil manutenção e que podem ser cultivadas sem problemas dentro de casa.
Semente da flor de lótus
Encontrada originalmente em lagoas de água doce, a flor de lótus é uma espécie estranha e muito ornamental. Não só as flores, mas também as sementes podem ser usadas em arranjos. Suas hastes rendem combinações exuberantes quando misturadas a outras plantas, como a cúrcuma.
Fonte:https://casavogue.globo.com/arquitetura/paisagismo/noticia/2018/07/plantas-ornamentais-12-dicas-para-ter-um-jardim-em-casa.ghtml
Comentários
Postar um comentário