O surgimento do
sorriso: por que fotos antigas são tão sérias?
O sorriso começou a aparecer
gradualmente em fotografias, principalmente por influências publicitárias
29/12/2023 08h29 Atualizado há 38 minutos
As possíveis razões para a ausência de sorrisos nas fotos de antigamente são técnicas e culturais. O marketing é um dos grandes responsáveis por essa mudança. Uma pesquisa da Universidade da Califórnia analisou cerca de 37 mil anuários fotográficos americanos capturados entre 1905 e 2013. Nas décadas iniciais, as expressões eram predominantemente sérias. A partir de 1920, os lábios começaram, sutilmente, a levantar nos cantos das bocas. O sorriso aparece pela primeira vez, de fato, apenas em 1940.
O tempo de exposição das primeiras máquinas fotográficas do seculo 19 é um dos possíveis motivos para o semblante sério dos fotografados. As câmeras demoravam cerca de cinco minutos para capturar uma única foto. Outro fator é relacionado à cultura da época, quando as fotos ainda eram restritas aos grupos sociais abastados. Quando uma família pagava por uma fotografia, o momento exigiria seriedade e concentração.
As campanhas publicitárias de empresas de fotografia da época foram grandes motores para o surgimento das fotos que conhecemos hoje. O marketing, principalmente da marca Kodak, focava em associar o momento da foto com algo prazeroso. “Guarde seus momentos felizes com a Kodak”, era o slogan da marca em 1908. Os fotógrafos começaram a vender sessões de fotos para famílias em feriados e datas comemorativas.
Após tantas campanhas e empresas associarem felicidade ao seus produtos fotográficos, as pessoas, gradualmente, acostumaram-se a sorrir nas fotos.
Comentários
Postar um comentário