CORAÇÃO ASSUTADO E DESILUDIDO: JOVEM É PRESA AO CANTAR MÚSICA SOBRE CRISE CLIMÁTICA EM FRENTE À CASA DO PRIMEIRO-MINISTRO DO REINO UNIDO
Coração assustado e desiludido: jovem é presa ao
cantar música sobre crise climática em frente à casa do primeiro-ministro do
Reino Unido
Louise Harris, membro do Just Stop Oil, escreveu a canção partir de uma
perspectiva futura de uma "catástrofe irreversível". Para músico
Brian Eno, canção é “uma arma poderosa”
Por Redação, do Um Só Planeta
24/12/2023 07h45 Atualizado há um dia
Canções natalinas competem todo ano pelo posto de “Natal número um” no Reino Unido. Este ano, Louise Harris, cantora, compositora e ativista do grupo Just Stop Oil, lançou a música We Tried ("Nós Tentamos"), que transmite uma mensagem sobre as mudanças climáticas e alcançou o topo da parada de singles do iTunes na região.
“Quero continuar a passar décadas de Natais ouvindo músicas lindas, mas precisamos ter um futuro habitável para fazer isso”, disse ela à revista de música NME.
Por causa da sua canção, Harris foi presa no mês passado. Ela violou as suas condições de fiança – decorrente de uma temporada atrás das grades em 2022 – ao cantar a música em frente à porta da casa do primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak.
We Tried
Segundo o Euro News, We Tried foi escrita a partir de uma perspectiva futura de catástrofe climática irreversível. Seu refrão retrata um mundo que está sem tempo para combater a crise.
“Então me leve para onde os pássaros azuis cantam, enquanto perdemos tudo. Há muito envenenamento. E me leve para onde os pássaros ainda voam, porque a fumaça enche nosso céu, porque nosso tempo acabou. Bem, nós tentamos”, diz a letra.
No clipe, são exibidas imagens de Harris e de políticos do Partido Conservador do Reino Unido. Confira abaixo:
Apoiadores de peso
Este single da artista e ativista conta com apoiadores de peso, incluindo o conservacionista inglês e apresentador de TV Chris Packham. Segundo ele, é “lindo por sua honestidade afiada... por sua pureza de coração assustado”.
O músico Brian Eno o retratou como “uma arma poderosa” e um alerta para “a inércia covarde dos nossos governos, para a miopia gananciosa dos negócios de sempre e para as distrações entorpecentes da mídia”.
Além disso, a canção ganhou o apoio de Victoria Mary Clarke, viúva do cantor Shane MacGowan, dos Pogues, e de Christiana Figueres, negociadora-chefe do Acordo Climático de Paris de 2015.
O Euro News destaca que We Tried ficou na 26ª posição no Big Top 40 Chart from Global no dia 3 de dezembro. Foi a primeira vez que uma música sobre a crise climática alcançou tal popularidade.
Fonte:https://umsoplaneta.globo.com/sociedade/noticia/2023/12/24/coracao-assustado-e-desiludido-jovem-e-presa-ao-cantar-musica-sobre-crise-climatica-em-frente-a-casa-do-primeiro-ministro-do-reino-unido.ghtml
Comentários
Postar um comentário