Conheça
Valkyrie, o robô humanoide da NASA que pode ajudar em missões espaciais e
desastres naturais
Protótipo foi criado para desempenhar
tarefas perigosas ou monótonas em naves espaciais, permitindo que os cientistas
foquem em exploração e descoberta
Por O Globo — Rio de Janeiro
29/12/2023 04h00 Atualizado há 4
horas
Enquanto a Tesla enfrenta a repercussão de um ataque de robô em uma de suas fábricas, a NASA está criando um robô um pouco mais delicado: o Valkyrie (Valquíria, em português). Com 1,88 metro e mais de 130 kg, ele foi desenvolvido para desempenhar operações complexas durante missões espaciais e pode até ajudar no resgate de pessoas em zonas de desastre. O segredo do protótipo é a sensibilidade das suas mãos e sensores visuais, que permitem o manuseio de instrumentos com destreza semelhante à dos humanos.
"O nosso desafio é construir máquinas que possam ajudar os humanos a trabalhar e explorar o espaço, trabalhando lado a lado com os humanos ou indo a locais onde os riscos são demasiado grandes para as pessoas (…). No centro desse esforço está uma capacidade que chamamos manipulação hábil, a capacidade de usar as mãos para fazer o trabalho", comentou a NASA.
Veja fotos do robô Valkyrie, da NASA
O líder da equipe Dexterous Robotics da NASA, Shaun Azimi, disse à Reuters que o robô seria muito útil no espaço para desempenhar tarefas perigosas fora da nave, como a limpeza dos painéis solares e o reparo de equipamentos defeituosos. Isso deixaria a tripulação humana livre para focar em exploração e descoberta.
“Não estamos tentando substituir equipas humanas, estamos apenas tentando eliminar o trabalho monótono, sujo e perigoso para permitir que se concentrem nessas atividades de nível superior”, disse Azimi.
O "irmão mais velho" do Valkyrie, o Robonaut 2, foi enviado para a Estação Espacial Internacional em 2011, tornando-se o primeiro robô humanoide a ser lançado ao espaço. Ele fez algumas tarefas básicas, como monitorar interfaces de controle e filtros de ar, e voltou à terra em 2018.
O Valkyrie, batizado em homenagem às guerreiras valquírias da mitologia nórdica, foi desenvolvido em parceria com a Apptronik, sediada em Austin, no Texas. A empresa está desenvolvendo seu próprio robô humanoide, Apollo, para ajudar no trabalho pesado de fábricas e armazéns, como o transporte de caixas e paletas. Eles querem começar a vender o modelo em 2025. Os armazéns da Amazon já contam com um ajudante robótico chamado Digit, da Agility Robotics.
Fonte:https://oglobo.globo.com/mundo/epoca/noticia/2023/12/29/conheca-valkyrie-o-robo-humanoide-da-nasa-que-pode-ajudar-em-missoes-espaciais-e-desastres-naturais.ghtml
Comentários
Postar um comentário