Município de Uberaba tem recebido réplicas de dinossauros — Foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação
Uberaba quer fazer o geoparque de dinossauros Terra
de Gigantes
Projeto será o primeiro em Minas com a temática e
terá pacote turístico casado com Memorial Chico Xavier e gado zebu
Por Lucas
Morais Publicado em 29
de março de 2022 | 03h00 -
Atualizado em 29
de março de 2022 | 21h10
Passados quase 80 anos da descoberta em Uberaba, no Triângulo Mineiro, dos primeiros vestígios de fósseis de dinossauros – considerados os primeiros da América do Sul, que viveram na localidade há mais de 80 milhões de anos –, a cidade quer implantar um geoparque que terá os dinossauros como a principal temática.
Os geoparques são territórios com importância científica, cultural, geológica, arqueológica e paleontológica. O projeto que será montado em Uberaba será o primeiro de Minas – no Brasil, há três geoparques.
Desde a década de 1990, o município tem o Museu dos Dinossauros no bairro rural de Pirenópolis, palco de milhares de descobertas de fósseis nos últimos anos, além do Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price. É na mesma região que deve ficar o Geopark Uberaba, Terra de Gigantes, cujo projeto está em elaboração e ainda vai ser enviado à Unesco, que precisa reconhecer o espaço.
Pacote turístico
Geólogo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Luiz Carlos Borges Ribeiro explicou que a ideia é criar um pacote turístico a partir do geoparque, que terá outros atrativos, como o Memorial Chico Xavier, uma das principais personalidades brasileiras indicadas ao Prêmio Nobel da Paz, que nasceu na cidade; e um espaço para o zebu, principal bovino do agronegócio na região.
“São vários pontos de visitação. Tem a Casa de Chico Xavier, o memorial, museu de arte sacra e geossítio Santa Rita, onde achamos um fóssil de dinossauro no centro da cidade e contamos a idade da rocha (em que o material foi encontrado). Uberaba também está sendo povoada com várias réplicas de dinossauros. E agora o céu é o limite: temos sítios e sítios para serem explorados, e acho que nem 1% do potencial que temos já foi descoberto”, detalhou o especialista.
Segundo ele, o município é tão rico em fósseis, principalmente de dinossauros, que é considerado um grande sítio paleontológico. “Tivemos que criar uma normativa e legislação para conservação do patrimônio fóssil. Nem uma obra que escava rocha é feita sem acompanhamento paleontológico”.
Apenas no centro de pesquisas, há rochas com dez toneladas, que, segundo estimativas, podem conter mais de mil fósseis. “Ainda nem sabemos bem o que teremos em mãos”, disse.
Importância mundial
O geólogo lembrou que o reconhecimento como geoparque vai dar relevância internacional ao patrimônio geológico de Uberaba.
“Queremos montar um sítio arqueológico de visitação para o turista ver ‘in loco’ como o trabalho (dos pesquisadores) é feito”, enfatizou Luiz Carlos Ribeiro. No mundo, há cerca de 170 geoparques, um deles ao menos em em 44 países.
Achado histórico
Era 1945, Uberaba dava os primeiros passos para se tornar a Terra dos Dinossauros no Brasil. Por acaso, em escavações durante obras em uma linha férrea, operários descobriram vestígios de fósseis de um réptil.
O paleontólogo Llewellyn Ivor Price foi chamado para ver de perto o material e ajudou a encontrar um ovo, que foi comparado com outro, encontrado na França.
Ninhada com 20 ovos
Foi publicada na revista “Nature”, uma das principais publicações científicas do mundo, a descoberta, em Uberaba, de uma ninhada com 20 ovos de titanossauro, o maior dinossauro conhecido que viveu em terras brasileiras. Conforme o geólogo Luiz Carlos Ribeiro, da UFTM, o material foi localizado em uma pedreira no bairro rural de Ponte Alta, onde funcionava uma mineradora.
“Acreditamos que essa seja apenas a ponta do iceberg, já que, se continuarmos a escavação, poderemos ter mais descobertas incríveis”, afirmou ele, sobre a novidade publicada na última semana, Ribeiro acredita que pode haver embriões em alguns dos ovos. “É um achado muito importante”, afirmou.
Fonte:https://www.otempo.com.br/cidades/uberaba-quer-fazer-o-geoparque-de-dinossauros-terra-de-gigantes-1.2643662
Parque dos
Dinossauros: Uberaba vai à Unesco para abrigar geoparque mundial
Assinatura,
nesta quinta, da Carta de Intenções que será encaminhada às Nações Unidas é
passo importante para criação do Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes
Renato Manfrim -
Especial para o EM
23/06/2022
14:23 - atualizado
23/06/2022 16:22
Comentários
Postar um comentário