EXPRESSO, COADO, COM LEITE... QUAL É O MÉTODO MAIS SAUDÁVEL DE TOMAR CAFÉ DE ACORDO COM UM NUTRICIONISTA?


A diferença entre café expresso e café coado

Expresso, coado, com leite... Qual é o método mais saudável de tomar café de acordo com um nutricionista?

A bebida, amada pelos brasileiros, pode ser preparada de diferentes maneiras e oferecer vantagens variadas à saúde. Perguntamos a uma nutricionista os benefícios dos métodos mais populares e como cada receita pode melhorar – ou não – sua saúde

Por Sara Magalhães (@_saramagalhaes_)

06/03/2023 06h41  Atualizado há 5 meses

 Paixão dos brasileiros, o café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo e preparada de diferentes maneiras. Do popular coado no filtro de pano as versões misturadas com leite, como o pingado ou capuccino italiano, há várias formas e técnicas de preparar este ouro líquido, que pode proporcionar efeitos diferentes à saúde dependendo da forma como ele é consumido.


Nas prateleiras dos supermercados já é possível comprar a bebida misturada à ingredientes que prometem potencializar ainda mais os efeitos da cafeína e constantemente alguma nova receita de café superpotente ganha destaque entre aqueles que buscam melhorar a performance da bebida, como é o caso do bulletproof coffee, que mistura café e gordura para obter mais energia.

Mas será que existe uma maneira ideal e mais saudável de consumir o café?

A nutricionista pós-graduada em nutrição clínica funcional Mariana Venturini Pereiro destaca que a forma mais saudável de consumir café pode depender de suas necessidades e objetivos, mas alerta para exageros e o uso do açúcar na bebida. "Em geral, vale sempre lembrar, que o consumo de café é saudável e prazeroso. Mas, o excesso de cafeína presente na bebida pode fazer mal, favorecendo problemas como ansiedade, agitação, prejuízos ao sono e irritação de mucosas gastrointestinais". Embora ainda não exista um consenso em relação à quantidade, a maioria dos profissionais de saúde orientam não ultrapassar quatro xícaras por dia.

Abaixo, a nutricionista lista as formas mais populares de consumir café e os benefícios de cada receita:

Café coado

Esta versão possui o sabor do café mais acentuado, menos cafeína (o que pode variar dependendo da quantidade de pó colocada) e melhor composição nutricional. No entanto, a qualidade do pó assim como o grau de torrefação usado também é de grande importância, sendo a torra clara ou média as melhores opções, pois preservam toda qualidade do café, inclusive o teor de antioxidantes, em especial o ácido clorogênico, que tem potencial anti-inflamatório, antioxidante e funcional para perda de peso, proteção cardiovascular e até mesmo menor incidência de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson, assim como atividade anticarcinogênica. Esta versão da bebida possui baixíssima caloria, quando não adicionado de açúcar e é a melhor opção quando se trata de aproveitar com moderação os benefícios da cafeína.

Bulletproof coffee

Atualmente, existem diversas opções de cafés com outros ingredientes com objetivo de melhorar a performance física e cognitiva, como o bulletproof coffee, que é um café adicionado de óleo de coco ou manteiga. No entanto, essa opção pode não ser uma boa ideia para todos, afinal acrescenta-se gordura saturada que é uma fonte alimentar de alta densidade calórica e que pode ter um potencial mais inflamatório. Por isso, é importante pensar em que contexto esse alimento será inserido? Para uma pessoa com um estilo de vida saudável e dieta ajustada e ativa pode ser proveitoso, mas para indivíduos com alto consumo de açúcar, gordura vegetal, farináceos e alimentos industrializados em geral e sedentária, este café não traria benefícios e ainda poderia causar prejuízos à saúde.

Café expresso

O café expresso possui maior teor de cafeína e pode ter contaminantes da cápsula (alumínio ou plástico), o que confere menor valor nutricional, já que estes contaminantes são danosos a saúde, pois são conhecidos como disruptores endócrinos, podendo alterar o funcionamento hormonal e trazer prejuízos para a saúde sistêmica. Mas, existem cafeterias que fazem o mesmo com grão triturado na hora, o que garante um café de qualidade nutricional e sensorial.

Cappuccino

Bebida a base de café, leite, chocolate, açúcar e canela, o capuccino é uma bebida geralmente mais calórica em comparação com outras formas de beber café. Ele pode não ser a melhor pedida no hábito alimentar, a não ser que seja feita com substituições, como o uso do cacau no lugar do chocolate em pó, e sem açúcar ou com pouco dos tipos mais integrais como o mascavo, demerara ou coco, ou ainda com adoçantes como o xilitol ou eritritol para uma versão zero açúcar. Dessa segunda forma, o capuccino torna-se uma bebida com componentes anti-inflamatórios, antioxidantes, energética para o físico e mental.

Café com leite

Uma bebida mais completa já que tem o acréscimo do leite, agregando valor nutricional, com proteína de alto valor biológico, vitaminas e minerais como vitamina D, E, A, cálcio e outros. No entanto, o mesmo vale para o cappuccino: nem todas as pessoas tem boa tolerância digestiva para o leite, seja por alergia a proteína do mesmo ou a lactose, que é o carboidrato do leite. Portanto, para estas o consumo do café com leite pode ser danoso, e a melhor opção seria substituir o leite por bebidas vegetais como de aveia, coco ou amêndoas.


Fonte:https://vogue.globo.com/wellness/noticia/2023/03/expresso-coado-com-leite-qual-o-metodo-mais-saudavel-de-tomar-cafe-de-acordo-com-nutricionista.ghtml

Comentários