1. Este parque cultural que parece uma espaçonave
A partir de 2023, os moradores de Shenzhen, na China, poderão aproveitar um parque cultural com design futurístico que conecta o cenário urbano com a natureza. O espaço, projetado pelo estúdio de arquitetura MAD Architects, terá uma área total de 182.000 m², e incluirá o Museu de Ciência e Tecnologia da cidade, um salão de design e uma ampla área verde para o público. Saiba mais sobre o parque cultural aqui.
2. Este hospital pediátrico que terá um telhado verde com quadra de basquete
Assim que as crianças avistarem o novo Hospital Infantil e Edifício de Ciências e Educação de Shenzhen, na China, se encantarão com o enorme telhado verde com jardins sobrepostos. O objetivo do projeto, assinado pelo escritório B+H Architects, é criar um espaço o menos intimidador possível para os jovens pacientes, e também enfatizar a conexão do hospital com o parque Lianhuashan, que fica nas imediações do terreno. Na cobertura verde, as crianças encontrarão muitas áreas para brincadeiras, incluindo até uma quadra de basquete! Confira aqui mais detalhes sobre o local.
3. Este teatro vermelho que presta homenagem à tapeçaria chinesa
Pensado para simular um tecido de seda bordado, tradição da cidade asiática, o telhado vermelho faz parte de um teatro com capacidade para 2 mil espectadores. O espaço, projetado pelo estúdio de arquitetura Steven Chilton Architects (SCA), é uma homenagem aos artistas que tornaram a tapeçaria parte da cultura chinesa na cidade e em toda a extensão do território chinês. O telhado conta ainda com ilustrações douradas que representam elementos da cultura do país asiático, incluindo desenhos de pássaros e fênix. Para saber mais sobre o teatro, clique aqui.
4. Estes dois arranha-céus interligados em forma de “U”
O complexo de arranha-céus One Excellence, em Shenzhen, na China, é o exemplo perfeito de construção que parece ter saído de um filme futurista. Projetado pelo estúdio de arquitetura Farrells, o espaço conta com seis edifícios interconectados, sendo quatro comerciais e dois residenciais. Para reforçar a aparência moderna, os prédios ganharam fachadas espelhadas e curvas que se encaixam perfeitamente no centro industrial da cidade chinesa. O complexo tem uma área total de 757 mil m² e aposta em passarelas e áreas verdes para interligar os edifícios residenciais e comerciais. Saiba mais sobre o complexo de arranha-céus aqui.
5. Esta estação de trem no meio da floresta
O estúdio MAD, encarregado de reconstruir a histórica estação de trem Jiaxing, recentemente divulgou imagens do que pretende fazer com o projeto. A estação foi destruída em 1937 durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa, e o escritório de arquitetura planeja fazer uma reconstrução em tamanho real do prédio histórico em meio à vegetação local. Mas não para por aí, é claro: no total, a proposta envolve 35,4 hectares de terreno, e terá dois novos saguões de espera com iluminação natural de claraboias e um pavimento inferior com área comercial e com um parque revitalizado. Quando completo, o projeto aumentará a capacidade de passageiros da estação, que deve atingir 5,28 milhões de pessoas por ano.
6. Esta biblioteca com terraço e vista para o mar
Prevista para ser inaugurada em 2021, a nova biblioteca na costa de Haikou, na ilha de Hainan, na China, foi desenhada pela empresa MAD Architects com uma vista exuberante para o mar. A biblioteca, denominada Wormwhole Library, é uma referência a um conceito físico chamado "buraco de minhoca", que sugere um túnel que transcende o tempo e o espaço. A ideia se estende ao design do edifício, que possui uma série de túneis e cavidades utilizadas como janelas circulares. Além de ter uma proposta futurística, a cor branca utilizada na parte externa do prédio faz com que o edifício se encaixe na paisagem por conta do tom claro da areia da praia. Veja mais sobre a biblioteca aqui.
7. Esta minicidade cheia de tetos verdes e curvados
A empresa de arquitetura dinamarquesa Bjarke Ingels Group (BIG) está encarregada de construir a nova sede da empresa chinesa de tecnologia Terminus Group. O complexo, denominado AI CITY, simula uma pequena cidade do futuro com um design ondulado, marcada por áreas verdes, que busca se misturar à paisagem montanhosa da cidade de Chongqing, no sudoeste do país asiático. No total, a minicidade ocupará uma área de 75 mil m². Veja mais sobre o complexo aqui.
8. Esta livraria cheia de arcos e espelhos que parece infinita
Famoso por desenhar livrarias, o estúdio X+Living atacou novamente com a criação de um projeto com 51 arcos entrelaçados e com o teto espelhado — característico dos projetos do estúdio —, criando a sensação de que o espaço é quase infinito. A livraria ficará localizada na cidade de Dujiangyan, na província chinesa de Sichuan. Com mais de dois mil anos de história, a cidade inspirou fortemente o design do projeto: as prateleiras foram construídas em formato de arcos e colunas para remeterem a uma muralha antiga e à paisagem montanhosa da região. A ideia é que o design inovador anime os clientes a permanecerem o maior tempo possível caminhando entre os livros.
9. Este arranha-céu horizontal
Depois de oito anos de planejamento, design e construção, uma estrutura de 250 metros de altura foi inaugurada em junho de 2020 na cidade de Chongqing. Criada pelo escritório de arquitetura Safdie, a estrutura permite uma visão panorâmica de 270 graus da cidade. Com piso de vidro, a estrutura dá aos visitantes a sensação de que estão andando em pleno ar. Localizado no topo do edifício “Crystal”, o deck exploratório poderá receber 3.000 visitantes todos os dias, e também conta com jardins, restaurantes, um bar e um espaço para eventos. Confira mais aqui.
10. Este museu marítimo de 80 mil m²
Depois de seis anos de planejamento, muito design e construção, o primeiro museu nacional marítimo da China foi inaugurado em 2020 na cidade de Tianjin. Criado pelo escritório australiano COX Arquitetura, o museu tem uma forma distinta, que se estende pela baía a partir de uma área de parque larga, ao longo das águas que banham a cidade. O complexo de três andares conta com quatro asas, cada uma dedicada a um diferente tema aquático: o oceano ancestral, o oceano hoje, uma jornada de descoberta e “a era do dragão”. No total, o edifício conta com seis áreas de exibição e 15 salas conectadas umas às outras. São 150 mil m² de terreno e 80 mil m² de museu. Saiba mais sobre o local aqui.
Fonte:https://casavogue.globo.com/Arquitetura/Edificios/noticia/2021/01/10-construcoes-na-china-que-parecem-ter-saido-de-um-filme-de-ficcao-cientifica.html
Comentários
Postar um comentário