Como as fases da lua podem influenciar a horta e o
jardim
As quatro fases principais da lua –
nova, crescente, cheia e minguante – podem ajudar ou atrapalhar as hortas e
plantas, principalmente as que estão em áreas externas
Por Ana Sachs
11/11/2022 06h39 Atualizado há 3
meses
Parece meio esotérico, mas é pura física: a lua, assim como o sol, pode ter forte influência em como a sua planta vai crescer e se desenvolver. Os antigos já sabiam intuitivamente, mas, desde a década de 1970, diversos estudos tentam comprovar cientificamente o fenômeno no campo da agricultura.
A força gravitacional da lua tem forte impacto sobre a Terra, principalmente nos líquidos – como as marés dos oceanos, que sobem e descem conforme o período lunar. Isso traz consequências também para as vegetações.
"As diferentes fases têm influência na quantidade de seiva que percorre no caule das plantas. A lua também reflete a luz solar e, mesmo sendo um corpo opaco e com dimensão menor que a Terra, essa luminosidade interfere no processo de germinação das sementes", explica o engenheiro-agrônomo e paisagista Mauro Contesini.
Algumas fases da lua são mais favoráveis para o cultivo de hortas e plantas em geral — Foto: Pexels / Kampus Production / CreativeCommons
As quatro fases principais da lua – nova, crescente, cheia e minguante – podem ajudar ou atrapalhar as hortas e plantas, principalmente as que estão em áreas externas. "As que ficam dentro de casa também são influenciadas pelos diferentes períodos, porém, por estarem em uma área interna, não recebem a incidência da luz direta da lua, o que seria muito favorável para o seu desenvolvimento", destaca Mauro.
Veja abaixo como cada fase impacta nas vegetações e o que fazer nos diferentes períodos.
Lua Crescente
Neste período, por não haver um alinhamento entre o sol e a lua, há uma maior interferência do satélite sobre a Terra, aumentando a quantidade de seiva nos ramos e caules. É uma boa época para o plantio e o replantio de espécies.
A fase também é favorável para a colheita de plantas que fornecem óleos essenciais. "Ocorre um maior desenvolvimento das partes aéreas na lua crescente, sendo a oportunidade para plantar berinjela, abóbora, vagem, tomate, pimentão, jiló, quiabo, cereais, feijão, pepino, milho, arroz, frutíferas e legumes", fala o engenheiro-agrônomo.
Lua Cheia
É a fase em que a lua mais interfere na Terra, pois há uma maior incidência de luz emitida pelo satélite. A forte luminosidade gera grande concentração de seiva na parte apical das plantas – ramos centrais e superiores, que levam a um crescimento "para cima".
"Isso favorece ramos e folhas, além de deixar frutos com maior quantidade de líquidos", conta Mauro. É um ótimo período para o plantio em geral, em especial de flores e hortaliças. A poda na lua cheia deve ser evitada, uma vez que é o momento em que a seiva fica mais concentrada nos galhos e nas folhagens.
Quando ficam dentro de casa, as plantas podem não se beneficiar da luz refletida pela lua — Foto: Pexels / cottonbro studio / CreativeCommons
Lua Minguante
Este é um momento mais tranquilo para os amantes da jardinagem, pois é o período de menor interferência da lua sobre a Terra. "O interessante é que na lua minguante a seiva se desloca em sentido contrário às demais fases, favorecendo o crescimento de raízes", conta o engenheiro-agrônomo.
Por essa característica, é uma ótima fase para o plantio de bulbos, a realização de podas e a adubação, pois as plantas têm maior facilidade de absorver os nutrientes. É a época ideal para o cultivo de cenoura, mandioca, beterraba, cará, rabanete, inhame e mandioca, e também para o corte de bambu e madeiras em geral.
Lua Nova
Neste período, a gravidade da lua é maior e o fluxo de seiva desce e se concentra na raiz. Por isso, de acordo com Mauro, é comum que as sementes plantadas em dois ou três dias antes da chegada desta fase se desenvolvam bem e tenham alta produtividade, devido a esse "empurrãozinho".
A lua nova também é um período muito favorável para cuidados extras com as vegetações, principalmente na parte de adubação e podas, já que a menor circulação de seiva tende a deixá-las mais fracas. "Neste período, as plantas estão mais susceptíveis ao ataque de pragas devido à baixa imunidade", pontua o especialista.
Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/paisagismo/noticia/2022/11/como-as-fases-da-lua-podem-influenciar-a-horta-e-o-jardim.ghtml
Comentários
Postar um comentário