Alimentos inflamatórios: a lista com os principais a serem evitados na dieta
Se você pensa que o carboidrato é o grande vilão da dieta saudável, é possível que ainda não tenha ouvido falar dos alimentos inflamatórios. Muitas vezes são eles os responsáveis por causar aquela sensação de inchaço e desconforto no estômago, além de gerarem sintomas como azia, enxaqueca e outros problemas mais sérios relacionados à doenças como hipertensão, obesidade e diabetes. Para entender melhor o assunto, nós conversamos com a nutricionista funcional Caroline Miranda, que esclareceu quais são os principais alimentos inflamatórios que devem evitados na dieta. Dá uma olhada!
O que são alimentos inflamatórios e de que forma eles atuam no organismo?
De acordo com a nutricionista, "alimentos inflamatórios estão ligados ao processo de estresse oxidativo que acontece no nosso organismo. Ele é baseado em uma cascata de reações químicas que produzem substâncias capazes de gerar um ambiente inflamatório no corpo e a exposição frequente causa um desequilíbrio culminando em danos nas proteínas, lipídios e DNA das células".
Pois é, como o próprio nome indica, os alimentos inflamatórios atuam de uma forma nada benéfica ao organismo, especialmente no que diz respeito à pele. "As consequências vão desde envelhecimento, aterosclerose até doenças autoimunes. Nas células da pele, os açúcares dos alimentos de alto índice glicêmico fixam nas fibras de colágeno deixando as junções rígidas e danificando de maneira irreversível. Por isso a pele perde sua elasticidade e as rugas se instalam. Ou seja, quanto mais inflamatória for a alimentação, mais este processo é acelerado, por exemplo", complementa Caroline Miranda.
Quais são os principais alimentos inflamatórios que devem ser evitados?
A especialista afirma que "alimentos que utilizam altas temperaturas na produção e que necessitam de muitos conservantes para maior durabilidade pertencem ao grupo dos alimentos de maior poder inflamatório". Com isso, alguns exemplos como biscoitos industrializados, frituras e embutidos derivados de carne estão na lista dos alimentos inflamatórios que devem ser evitados. Veja a lista de quais evitar:
1. Frituras e alimentos muito gordurosos
Por serem ricos em gorduras saturadas, qualquer uma dessas opções pode fazer mal ao organismo se você consumir exageradamente. Além das sensações de desconforto, frituras e gorduras também são responsáveis por reduzir os níveis de triptofano no nosso organismo - aminoácido que ativa o hormônio da serotonina e que, se estiver em níveis muito baixos, pode causar mau humor.
2. Biscoitos industrializados
Os biscoitos industrializados que não são voltados para uma alternativa de snack saudável e que possuem muitos conservantes em sua composição também são considerados alimentos inflamatórios. A dica procurar por opções leves e realmente nutritivas que podem fazer bem ao organismo (mesmo que sejam consumidas em poucas quantidades).
3. Embutidos derivados da carne vermelha
Algumas carnes processadas como salame, presunto, bacon, linguiça e salsicha também devem ser cortadas da dieta. Embora proteicas, elas normalmente são ricas em sódio e podem aumentar o colesterol "ruim" (LDL).
4. Refrigerantes e bebidas alcoólicas
Extremamente ricos em açúcar, os refrigerantes e as bebidas alcoólicas (principalmente as mais fermentadas, como a cerveja) costumam contribuir bastante para o desenvolvimento de doenças como hipertensão e diabetes. O melhor mesmo é substituí-los por opções mais saudáveis, feitas com o suco da fruta e outras alternativas!
5. Alimentos açucarados
Doces, sorvetes, caldas e qualquer outro tipo de alimento açucarado e industrializado são cheios do que chamamos de "açúcar invertido" - substância que faz muito mal para o organismo e que é produzida industrialmente para melhorar o sabor e a textura desses alimentos. Por isso, o ideal é que você guarde as opções açucaradas apenas para os finais de semana e tenha um consumo moderado delas!
Alimentos anti-inflamatórios podem ajudar a equilibrar a dieta
Alguns alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes - como gengibre, cúrcuma, alho, limão e mel - podem ajudar a equilibrar a dieta e a diminuir a reação dos alimentos que causam inflamações no organismo.
De acordo com a nutricionista Caroline Miranda, "uma forma de equilibrar a alimentação é substituir esses alimentos por opções menos gordurosas e naturais. Dar preferência para carne de aves, suínos e peixes. Mais importante do que reduzir o consumo é incluir nutrientes com ação anti-inflamatória para ajustar esse desequilíbrio".
Fonte:https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/alimentos-inflamatorios-a-lista-com-os-principais-a-serem-evitados-na-dieta_a11989/1
Comentários
Postar um comentário