Ho’oponopono – A Filosofia Havaiana: Como Praticar e Orações
Ho’oponopono:
A filosofia Havaiana
Estamos sempre procurando maneiras de aumentar a cura e a felicidade. Algumas das melhores técnicas estão conosco há anos, como o ho’oponopono, a prática havaiana de perdão.
A prática ajuda a perdoar o passado, e aceitar os erros, conflitos, mal-entendidos e assim por diante. A filosofia havaiana ensina que as dificuldades são manifestações de erros passados como memórias, e essas memórias influenciam a vida cotidiana.
Essa prática tão antiga, ficou mundialmente conhecida, rendendo inúmeros livros e artigos na internet, como por exemplo O Grande Livro do Ho’oponopono. O livro aborda como os erros do passado podem ser curados ou corrigidos por meio da intervenção divina. Ao promover a ideia de que a culpa apenas agrava um problema; muito procurado, o Grande Livro do Ho’oponopono pode ser encontrado em pdf para dowloand, kindle, ou na versão impressa.
O ho’oponopono fornece um método de aceitar a responsabilidade por toda a realidade na vida da pessoa, seja ela física, mental ou espiritual. Aceitar a responsabilidade por tudo, mesmo pelas ações ou pensamentos dos outros, essa filosofia havaiana muda completamente a perspectiva do praticante.
O que significa ho’oponopono
“Ho’o” significa “fazer” e “pono” significa “certo”. A repetição de pono significa tornar “duplamente certo”. O termo “ho’oponopono” pode ser traduzido como “corrigir um erro” ou “reparar”.
É uma prática que não requer muito ensino, mas é poderosa para purificar o corpo e livrar-se de memórias ruins ou sentimentos que mantêm a mente em um tom negativo.
O termo ficou conhecido a partir de uma experiência vivida pelo terapeuta e professor Ihaleakala Hew Len. Por mais inacreditável que a história possa parecer, este homem conseguiu curar um pavilhão inteiro de criminosos com doenças mentais no Havaí, mesmo sem falar ou interagir com nenhum deles.
O Dr. Len repetia as palavras “Eu te amo” e “Sinto muito” continuamente enquanto revisava cada arquivo individualmente. Depois de alguns meses, os pacientes acorrentados puderam andar livremente, os pacientes foram retirados dos medicamentos e mesmo os casos desesperados foram eventualmente devolvidos à sociedade. Segundo o terapeuta Lean, só o amor divino pode transmutar memória tóxicas em energias puras, sendo esse amor a única fonte de inspiração e iluminação.
Como fazer ho’oponopono
A técnica assume que tudo o que conhecemos como “realidade” é experimentado individualmente pela a própria mente. O que você sente, ouve, vê e até mesmo as coisas ou pessoas que você conhece são influenciadas por seu Eu Interior.
Como tal, tudo ao seu redor envolve a sua participação, pois você é responsável pelo que pensa e sente. O objetivo principal do ho’oponopono é buscar a cura desses problemas por meio do perdão. Não necessariamente o perdão dos outros, mas especialmente o de si mesmo.
A prática de oração original do ho’oponopono gira em torno de quatro frases:
- Sinto muito.
- Por favor me perdoe.
- Eu te amo.
- Obrigado.
A prática começa com “Sinto muito” e “Por favor, me perdoe” como uma forma de limpar o praticante de sentimentos negativos. Pode parecer contra intuitivo começar dessa maneira – especialmente se você realmente não quiser perdoar alguém – mas começar assim pode ser visto como algo que você está fazendo por si mesmo. Como diz a citação onipresente, “Ressentimento é como tomar veneno e esperar que outra pessoa morra”.
Permita que a primeira metade da prática elimine o ressentimento e a mágoa. É com intenção que você deve praticar o ho’oponopono.
As próximas duas frases, “Eu te amo” e “Obrigado”, acrescentam gratidão e amor à prática. Já foi demonstrado que a gratidão melhora não só a saúde mental, mas também a saúde física.
Como prática individual, o ho’oponopono pode ser feito por meio da meditação ou como um diário ou exercício de escrever cartas. Você pode usar o ho’oponopono para perdoar a si mesmo ou a alguém em sua vida. Você também pode usá-lo para aumentar sua gratidão ao mundo em sua totalidade ou à sua comunidade local.
Para colocar o ho’oponopono em prática, você não precisa acreditar em divindades, ter nenhuma religião ou ficar isolado em um lugar tranquilo. A prática independe da etnia ou sexo, o ho’oponopono pode ser feito tanto por homens quanto por mulheres. Basta dizer, mentalmente ou em voz alta, as frases do ho’oponopono: Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Eu sou grato.
Outra forma de praticar ho’oponopono é por meio da meditação. Muitos praticantes de meditação costumam entoar 108 vezes os mantras ho’oponopono, mas você pode simplesmente adicionar as frases à sua meditação como faria durante uma afirmação ou meditação com mantras.
Para inserir um hábito novo é necessário constância, então para aderir a filosofia havaiana na sua rotina, crie um compromisso com você mesmo de realizar diariamente por 21 dias o ho’oponopono. Com o tempo você perceberá sentimentos de compaixão, novas sensações interiores ou um simples relaxamento da mente surgirão.
Ho’oponopono e música
Uma alternativa para praticar a oração do ho’oponopono é por meio da música. É muito comum que as pessoas hoje em dias tenham o costume de ouvir música no caminho para o trabalho, ou fazendo alguma atividade física. A música é quase universalmente amada e usada em uma variedade de formas educacionais.
A música tem vários benefícios quando se trata de limpeza, prende a atenção e torna a limpeza mais agradável. É uma experiência maravilhosa alcançar o estado de paz enquanto ouve uma música Ho’oponopono. Com inúmeros canais de, como Youtube ou Spotify, fica realmente fácil acessar as músicas Ho’oponopono.
Os benefícios ho’oponopono
Ho’oponopono amor
Sempre que nos envolvemos em algum mal-entendido ou conflito, tendemos a pensar que apenas os outros estão errados. O ho’oponopono ajuda a desconstruir essa postura passiva para que o praticante possa entender que ele também é parte do problema e, quando ele muda, seus relacionamentos mudam. Além disso a prática diária, permite que a mente e as emoções estejam alinhadas, surgindo mais amor e compaixão.
Ho’oponopono amor-próprio
A princípio, a ideia de responsabilidade e obrigação de responder pelas próprias ações pode parecer muito rígida, mas com o tempo, você pode se surpreender com o quão independente e proativo você é. Ao abandonar a sensação de impotência ligada à ideia de que o sofrimento é causado apenas por fatores externos e incontroláveis, é possível transformar suas crenças e não ter uma postura vitimista, aumentando a sensação de poder pessoal.
Ho’oponopono cura
Muitas pessoas podem associar o ho’oponopono a milagres, devido a melhora física e mental. Um mantra simples, mas profundo, que surge dessa prática, tem uma poderosa energia de cura, capaz de tornar a sua mente forte e feliz.
Ho’oponopono gratidão
Uma das razões pelas quais a gratidão é tão importante é porque ela o mantém no presente e permite que você aprecie tudo o que já possui. Sem gratidão, você pode atrair toda a abundância do mundo e ainda assim não ficar satisfeito. Com gratidão, você ficará mais contente e continuará a atrair abundância em sua vida. Dinheiro e gratidão andam de mãos dadas!
Ho’oponopono prosperidade
À medida que sua alma e mente são limpas, você pode enxergar a sua vida pronta para um recomeço, como um quadro em branco. O dinheiro virá correndo para você quando o caminho estiver limpo e sem barreiras, junto com centenas de outras bênçãos. É por isso que se espera que o ho’oponopono torne toda a sua vida mais saudável. Ele melhorará tudo ao seu redor, inclusive sua situação financeira, junto com tantas outras coisas que você que estava esperando por muito tempo.
Para maximizar totalmente os benefícios positivos é necessário uma certa mentalidade que deve ser cultivada, devemos compreender de que tudo que está dentro de nossa realidade é resultado das nossas próprias criações de pensamento. Isso inclui trabalho, colegas de trabalho, amigos, situação econômica, ambiente político etc.
Quando aceitamos totalmente a conclusão de que tudo que vivenciamos é resultado de nossos pensamentos, as quatro frases se tornam ainda mais poderosas.
Ho’oponopono:
filosofia havaiana de cura
Ho’oponopono Huna é uma filosofia havaiana contra a mágoa traz efeito positivo pela repetição de frases curtas.
Trata-se de um prática havaiana utilizada pelos antigos sacerdotes, para resolver problemas na sociedade, com base em reconciliação, curas e perdão. É basicamente uma filosofia contra a mágoa e traz efeito positivo pela repetição de frases curtas. Esta técnica havaiana foi fundada por Sra Kahuna Morrnah Nalamaku Simeona (19 de maio de 1913 – 11 de fevereiro de 1992), que, ao estudar as tradições havaianas, acabou criando e atualizando as bases desses ensinamentos para os tempos modernos. Ela idealizou o Ho’oponopono de Identidade Própria, que, de forma distinta do Ho’oponopono Huna, nos traz uma proposta de trabalho a nível intrapessoal de autocura.
Em Havaiano, Ho’o significa “causa”, e ponopono quer dizer “perfeição, endireitar, arrumar, alterar, revisar, ajustar, corrigir, ordenar”, portanto Ho’oponopono significa “corrigir um erro” ou “tornar certo”. Por meio dessa prática que não requer aulas nem ensinamentos, é possível limpar a própria mente, deixando-a livre de memórias que nos prendem ao passado, impedindo uma vida mais leve.
A técnica havaiana meditativa promete livrar o praticante das recordações do passado que poluem a mente e envenenam o coração repetidas vezes, alimentando a mágoa e gerando doenças. Dentre os efeitos estão a alma livre para emanar boas energias e a tão desejada paz interior.
Por meio das frases “Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Obrigado”, o Ho’oponopono de Identidade Própria pode curar relacionamentos e resolver relações conturbadas na sua vida.
1 – HO’OPONOPONO É UMA PRÁTICA RELIGIOSA?
O Ho’oponopono é uma técnica simples e eficiente no que diz respeito a relacionamentos, e não uma prática religiosa. A proposta é assumir responsabilidade diante dos acontecimentos de nossa vida e repetir as frases: “Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Obrigado”. Este mantra está diretamente relacionado a valores como compaixão, humildade, amor, gratidão.
O objetivo é ajudar você a entender que seus problemas são memórias que se repetem no seu subconsciente. Sendo assim, as dificuldades que possui não têm nada a ver com uma pessoa, lugar ou situação. Tudo que lhe incomoda é de sua inteira responsabilidade, só você pode mudar. Ao vivenciar conflitos repetidos, de memórias reencenadas, você pode permanecer envolvido com elas ou escolher fazer diferente.
Abaixo uma entrevista com Regina Restelli (terapeuta holística e ativista quântica).
2 – É PRECISO REPETIR O MANTRA QUANTAS VEZES?
As frases podem ser usadas na sequência que você quiser e quantas vezes desejar. Se sentir que uma única vez é o suficiente, acredite, é o que você precisa. Eu já vi conquistas quase imediatas com clientes minhas que fizeram apenas uma única vez o Ho’oponopono.
3 – O HO’OPONOPONO SÓ FUNCIONA SE EU FALAR O MANTRA EM VOZ ALTA?
A técnica funciona se falarmos as frases em voz alta ou mentalmente, não importa.
4 – OS RESULTADOS DEMORAM MUITO A APARECER?
Percebo, com o passar dos anos, que os resultados dependem da determinação / verdade com que recitamos as frases. Outro ponto importante é tentar se libertar completamente das expectativas em relação à rapidez que os efeitos aparecerão na sua vida. E lembre-se sempre: a conquista do “milagre” proposto pela técnica está diretamente relacionada ao desapego, amor, aceitação, verdade e gratidão.
5 – HO’OPONOPONO EXIGE UM RITUAL PARA SER FEITO?
Não é necessário nenhum tipo de ritual para praticarmos a técnica.
6 – PRECISO REPETIR O MANTRA PERTO DA PESSOA COM A QUAL TENHO PROBLEMAS?
Podemos estar perto, olhando para a pessoa, ou distante dela – mesmo em outro país. Devemos fazer a repetição das frases – em voz alta ou mentalmente – sempre que constatarmos algo desagradável em nossas vidas. O principal é assumir que se algum relacionamento conflituoso está em sua vida, a situação é de sua responsabilidade. Afinal, você só reconhece aquilo que conhece. E se algo está incomodando, é porque conhece aquilo, está no seu inconsciente ou mesmo no seu consciente.
7 – POSSO FAZER HO’OPONOPONO PARA QUEM NÃO CONHEÇO?
Podemos e devemos recitar as frases de autorresponsabilidade e autocura para tudo e todos.
Por exemplo, se estou assistindo o telejornal e vejo uma notícia ruim que me emociona ou incomoda, aproveito para falar ou mentalizar o mantra em relação àquela situação. Se meu desejo é viver em paz, aproveito todas as oportunidades para purificar em mim as possíveis crenças em meu inconsciente que fazem com que me identifique com aquela notícia.
Vamos lembrar que as situações que trazem emoções fortes, principalmente, são sinais de identificação. Ou seja, há algo dentro de você que encontra algum tipo de reconhecimento com o que está sendo mostrado. Portanto, você tem toda a condição de integrar essas situações ou emoções por meio de seu perdão e amor.
Reflita e pratique! Um mundo mais amoroso começa a se tornar realidade através do seu comprometimento com o amor. A paz começa dentro de você!
Abaixo a oração completa e original:
Ho’oponopono
Morrnah Namalaku Simeona
“Divino Criador, Pai, Mãe, filho – todos em um.
Se eu, minha família, os meus parentes e antepassados ofendemos Sua família, parentes e antepassados em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nos pedimos o Seu perdão. Deixe que isto se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura LUZ. E assim é.
Para limpar o meu subconsciente de toda a carga emocional armazenada nele, digo uma e outra vez durante o meu dia as palavras-chave do Ho’oponopono.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra e com quem tenho dívidas pendentes. Por esse instante e em seu tempo, por tudo o que não me agrada de minha vida presente
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Eu libero todos aqueles de quem eu acredito estar recebendo danos e maus tratos, porque simplesmente me devolvem o que eu fiz a eles antes, em alguma vida passada.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Ainda que me seja difícil perdoar alguém, sou eu quem pede perdão a esse alguém agora, por este instante, em todo o tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Por este espaço sagrado que habito dia-a-dia e com o qual não me sinto confortável.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Pelas difíceis relações das quais guardo somente lembranças ruins.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Por tudo o que não me agrada na minha vida presente, na minha vida passada, no meu trabalho e o que está ao meu redor, Divindade, limpa em mim o que está contribuindo com minha escassez.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Se meu corpo físico experimenta ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor, pronuncio e penso: Minhas memórias, eu te amo! Estou agradecido pela oportunidade de libertar vocês e a mim.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Neste momento, afirmo que TE AMO. Penso na minha saúde emocional e na de todos os meus seres amados… TE AMO.
Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade, sem medo, reconheço as minhas memórias aqui neste momento.
SINTO MUITO, TE AMO.
Minha contribuição para a cura da Terra:
Amada Mãe Terra, que é quem Eu Sou…
Se eu, a minha família, os meus parentes e antepassados te maltratamos com pensamentos, palavras, fatos e ações desde o inicio de nossa criação até o presente, eu peço o Teu perdão deixa que isso se limpe e purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas, transmute estas energias indesejáveis em pura LUZ e assim é.
Para concluir, digo que esta oração é minha porta, minha contribuição, à tua saúde emocional, que é a mesma minha, então, esteja bem. E na medida em que você vai se curando eu te digo que…
Eu sinto muito pelas memórias de dor que compartilho com você.
Te peço perdão por unir meu caminho ao seu para a cura.
Te agradeço por estar aqui para mim…
E TE AMO por ser quem você é.”
Comentários
Postar um comentário