10 FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA INSPIRADOS EM EXPERIÊNCIAS QUE ALTERAM A MENTE


10 filmes de ficção científica inspirados em experiências que alteram a mente



Inspirados em experiências psicodélicas com substâncias que alteram a mente, esses filmes de ficção científica são como sonhos, quebra de percepção e inquietação.
Na década de 1960, a experimentação de substâncias ilícitas tornou-se comum, especialmente dentro de movimentos subterrâneos. Os hippies rejeitaram o sonho suburbano defendido pelo pessoal na década de 1950. Em vez disso, a próxima geração adotou mentes abertas, liberdade e estados alterados.
Acontece que todo esse uso de drogas pode realmente desgastar uma pessoa ao longo dos anos, e muitos músicos e artistas famosos morreram cedo demais de overdoses. O lado sombrio e estranho da experimentação de drogas se tornou um tema popular nos filmes de ficção científica . Os filmes desta lista empregam imagens visuais confusas e sequências de sonhos para mostrar o que acontece quando os personagens mexem com ferramentas e bens que distorcem a percepção.

10– Viagens Alucinantes (1980)

O diretor britânico do cult, Ken Russell, estava no comando deste thriller alucinatório e aterrorizante sobre um cientista obcecado em realizar o propósito da humanidade. Ele acredita que pode conseguir isso experimentando diferentes drogas.
O cientista Eddie, interpretado por William Hurt, inicia seus experimentos em tanques de isolamento, sob a influência de LSD, mescalina e cetamina. Ele amplia sua pesquisa, acreditando ser capaz de expansão com a combinação certa de drogas. Em vez disso, ele perde sua família, sua mente e seu status evolutivo.

9- Além do Arco-Íris Negro (2010)

O primeiro longa-metragem de Panos Cosmato é uma homenagem ao horror dos anos 80, etéreo, demente e impossível de desviar os olhos. Beyond The Black Rainbow se desenrola em uma instalação terapêutica onde um médico e seu assistente estão realizando um novo programa em que os pacientes são submetidos a tratamentos e medicamentos que supostamente infundem suas vidas com maiores níveis de felicidade.
O chefe da instalação, Arboria, e seu assistente, Michael, são cientistas loucos que usam percepção extra-sensorial e quantidades maciças de medicamentos prescritos. Quando Michael era muito mais jovem, Arboria o submeteu a uma experiência psicotrópica que deveria ajudá-lo a alcançar a transcendência. Em vez disso, o incidente, retratado com horror surrealista, fez Michael ficar completamente louco, o que tem consequências assustadoras na realidade atual do filme.

8– O Homem Duplo (2006)

Baseado no romance de mesmo nome de Philip K. Dick, a brilhante adaptação de Richard Linklater envolve o uso de um rotoscópio interpolado, uma técnica de animação em que os artistas traçam as cenas originais quadro a quadro. Os resultados são estranhamente oníricos.
O Homem Duplo ocorre em uma América militarizada e distópica, onde uma epidemia de drogas ocorre. Uma droga conhecida como Substância D, que causa graves alucinações e paranóia, causa estragos na população, enquanto o governo americano examina seus cidadãos e criminaliza o vício em drogas. Com performances cativantes de Robert Downey Jr. , Keanu Reeves, Woody Harrelson e Winona Ryder, O Homem Duplo foi considerado um sucesso crítico após o lançamento.

7– Mistérios e Paixões (1991)

O autor David Cronenberg trouxe elementos do romance não-linear de mesmo nome de William S. Burrough para a tela grande com esse recurso. Enquanto o romance de Burrough detalha os julgamentos e atribulações de um viciado em heroína, o filme de Cronenberg mergulha em um mundo de ficção científica de insetos humanóides, drogas absurdas e paisagens paranóicas.
No filme, Peter Weller interpreta William Lee, um exterminador que, junto com sua esposa Joan, começa a ficar chapado de seu próprio suprimento de inseticida. Eles afundam em um submundo alucinatório, a fim de manter o alto. Da carne preta ao jism de mugwump, William ingere tudo o que ele pode obter em suas mãos, a fim de manter. Ele conhece um elenco de traficantes de drogas, máquinas de escrever falantes e besouros monstruosos pelo caminho.

6-2001: Uma Odisséia No Espaço (1968)

Essa odisséia abrangente de Stanley Kubrick se originou da história de Arthur C. Clarke “The Sentinel”. Embora não envolva o uso de drogas ilícitas por parte de seu elenco, a ação do filme é impulsionada pelo monólito gigante alienígena preto que distorce o tempo, o espaço e a experiência humana.
A maior parte dessa obra-prima de 142 minutos segue o Dr. David Bowman, um astronauta que se dirige a Júpiter com dois colegas e um computador artificial conhecido como HAL 9000. Quando o HAL fica desonesto e tenta abater a tripulação, Bowman é forçado a se defender, lançamento do navio no grande além. A jornada de Bowman desafia o tempo linear e é representada através de uma colagem visual convulsiva e em ritmo acelerado, que culmina com um círculo completo de volta ao início da humanidade.

5-EXistenZ (1999)

David Cronenberg deu vida ao lado sombrio da realidade virtual com este thriller, estrelado por Jude Law e Jennifer Jason Leigh. eXistenZ é o nome de um sistema de jogo biológico que explora o sistema nervoso central do usuário, proporcionando uma experiência sensorial completa quando sintoniza os mundos trazidos à vida através do jogo.
No mundo futurista do filme, designers de jogos como Allegra, personagem de Leigh, são considerados superestrelas e, quando ela cria o eXistenZ, sua fama aumenta. No entanto, um grupo de anti-jogadores logo atinge Allegra, e ela é forçada a fugir para as profundezas fantásticas de sua própria criação, a fim de manter a cabeça.

4-A Montanha Sagrada (1973)

A coisa mais importante a saber sobre The Holy Mountain é tentar seguir sua trama é um empreendimento frívolo. Este clássico cult de Alejandro Jorodowsky é uma obra comovente de arte sem sentido que espelha a natureza de uma experiência psicodélica com drogas.
Enquanto o filme é vagamente baseado em uma peregrinação espiritual, é realmente uma homenagem à contracultura da década de 1960, que era partes sagradas e profanas aos olhos do diretor do filme. A Montanha Sagrada inclui exibições fantasmagóricas, cenas amplas de cenas simétricas e alguns dos trajes mais fascinantes de todos os tempos.

3-Enter The Void- Viagem Alucinante (2009)

O polêmico cineasta francês Gaspar Noe criou um país das maravilhas oculares com Enter the Void , que explora o que acontece após a morte. O personagem principal do filme, um traficante de drogas chamado Oscar, é baleado quando uma venda vai para o sul, e seu espírito lentamente sobe para o próximo plano de existência.
Esta jornada é o que o filme descreve, uma aventura astral e delirante através da memória, do presente e do futuro. O Enter the Void ocorre em Toyko, e a vibrante iluminação neon da cidade, os vastos mundos do submundo e a natureza caótica estão em exibição aqui.

2Koyaanisqatsi (1982)

Um documentário de ficção científica, Koyaanisqatsi é despido de narrativa ou personagens. Em vez disso, o filme conta com cenas manipuladas e em câmera lenta do planeta que, em sua totalidade, fazem um ponto chocante sobre as maneiras pelas quais a humanidade destruiu sua casa.
Mesmo que Koyaanisqatsi não destaque o uso de drogas ou estados que alteram a mente, seu ritmo e estilo têm um efeito transformador na percepção de seus espectadores, fazendo com que reavaliem a verdadeira natureza do orbe que ocupam. Não é mais psicodélico que isso.

1– Sonhando Acordado (2006)

Um filme sobre a capacidade inata da própria mente de induzir fronteiras turvas entre real e fantástico, Sonhando Acordado  é um filme independente e excêntrico de Michel Gondry. Estrelado por Gael Garcia Bernal e Charlotte Gainsbourg, o filme investiga a rica vida dos sonhos de um introvertido interpretado por Bernal.
A rica vida interior de Stephane é visualizada através de sequências peculiares e abstratas que combinam ação ao vivo e animação. Enquanto ele se sustenta nesse mundo de fadas criativo, Stephane luta para fazer amigos no mundo real. Quanto mais ele se retira em seus devaneios, mais desapegado se torna de todos ao seu redor.

Comentários