Millennials:52% deles no Brasil preferem gastar em experiências do que em bens materiais
Levantamento da Kantar aponta que
não basta aos comerciantes apenas oferecer descontos; é preciso agregar
benefícios e momentos satisfatórios à compra
A maioria (52%) dos jovens
consumidores brasileiros valorizam mais as experiências do que os bens materiais,
segundo uma pesquisa da consultoria de mercado Kantar divulgada nesta semana.
Segundo o estudo,
baseado em entrevistas a 2.785 consumidores de dez marcas, os
ambientes de varejo, tanto físicos quanto
digitais, são vistos pelo público
nacional não apenas como locais para comprar mercadorias, mas como espaços de socialização,
relaxamento e conexão.
Por outro lado, o relatório “A
Vantagem da Experiência - Brasil” ressalta que apesar de comprar na loja ser um prazer para os brasileiros, as
marcas de varejo de moda ainda não aproveitam todo o potencial de
uma boa experiência para o cliente.
A
pesquisa também concluiu que a maioria dos clientes não se sentem
satisfeitos com o atendimento presencial – apenas
23% dos consumidores brasileiros acreditam que as lojas das marcas que
frequentam são centradas no cliente.
Eles também têm suspeições sobre o
pagamento online e se ressentem de não sentirem prazer ao fazer compras
offline.
O
estudo conclui que as marcas que são centradas nos clientes trazem mais
satisfação e vendas. Atendimento rápido, por exemplo, gera 3,6 vezes mais
satisfação no conjunto de clientes e os torna 2,4 vezes mais dispostos a
comprar produtos adicionais.
E, segundo o estudo,
as lojas que excedem altamente as expectativas de seus clientes crescem mais de
247% ao ano.
“As marcas devem aumentar a
fidelidade por meio de experiências emocionalmente envolventes”, comenta
Juliana Honda, da divisão Insights da Kantar Brasil.
Segundo
ela, não basta apenas oferecer descontos, é preciso agregar benefícios e
momentos satisfatórios à compra.
“As marcas de moda
no Brasil precisam alcançar essa vantagem, já que que esses elementos vão se
tornar cada vez mais importantes à medida em que a economia voltar a crescer.”
Fonte:
https://valorinveste.globo.com/objetivo/gastar-bem/noticia/2019/11/10/52percent-dos-millennials-brasileiros-preferem-gastar-em-experiencias-do-que-em-bens-materiais.ghtml
Comentários
Postar um comentário