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Educação Integral (Urantia-GAIA e Sri Aurobindo)
Educação Steiner (Rudolf Steiner)
Método Montessori (Maria Montessori)
Escola da Ponte (José Pacheco)
Gaia Education (Ecovilas e Sustentabilidade)
Inst. A. Potencial Humano - IAPH (Glenn Doman)
Sumário
1 Educação integral (Urantia-GAIA)1.1 Fase educacional
1.2 Proposta de educação integral
1.3 Educação integral e família
2 Educação integral (Sri Aurobindo)
2.1 Espiritualidade integral
3 Educação Steiner (Pedagogia Waldorf)
3.1 Espiritualidade (Rudolf Steiner)
4 Método Montessori
4.1 Maria Montessori
4.1.1 Associação Montessori Internacional
4.1.2 Casa das Crianças (Bambini)
4.1.3 Desenvolvimento posterior da Educação Montessori
4.1.4 Método Montessori
4.2 Colégio montessoriano "Constructor Sui"
4.2.1 Informações sobre o colégio
5 Escola da Ponte
5.1 José Pacheco
5.2 Projeto da escola
5.3 Livro: A Escola dos Meus Sonhos
6 Curso: Gaia Education (ecovilas)
6.1 Curso de projeto de ecovilas
6.2 Presença nos cinco continentes
6.3 Estrutura do curso
7 Institutos para o Desenvolvimento do Potencial Humano - IAHP
7.1 Saudações de Glenn Doman do IAHP
7.2 A suave revolução (transcrito do livro: "Como Multiplicar a Inteligência do Seu Bebê")
7.3 Institutos Véras
1 Educação integral (Urantia-GAIA)
1_3 "Livro de Urantia", parágrafo 196.3_3: A compreensão progressiva da realidade é equivalente a uma aproximação de Deus. A descoberta de Deus, a consciência da identidade com a realidade, é equivalente à experiência do eu completo, da inteireza do eu, da totalidade do eu. Experienciar a realidade total é a compreensão-realização plena de Deus, a finalidade da experiência de conhecer a Deus.
1_5 "Livro de Urantia", parágrafos 110.6_3-4: Os círculos psíquicos não são exclusivamente intelectuais, nem inteiramente moronciais (alma); eles têm a ver com o status da pessoalidade, com o alcance mental, com o crescimento da alma e com a sintonização com o Ajustador. O êxito na travessia desses níveis demanda um funcionamento harmonioso de toda a pessoalidade e não, meramente, de uma parte dela. O crescimento das partes não se iguala ao amadurecimento verdadeiro do todo; as partes realmente crescem, na proporção da expansão inteira do eu - do eu total - material, intelectual e espiritualmente.
1_6 Quando o desenvolvimento da natureza intelectual se dá de modo mais rápido do que o da natureza espiritual, tal situação torna a comunicação com o Ajustador tão difícil quanto perigosa. Da mesma forma, um superdesenvolvimento espiritual tende a produzir uma interpretação fanática e desvirtuada das orientações espirituais do residente divino. A falta de capacidade espiritual dificulta grandemente a transmissão, para um intelecto material, das verdades espirituais que residem na supraconsciência mais elevada. É na mente perfeitamente ponderada, abrigada por um corpo de hábitos limpos e de energias neurais estabilizadas e com as suas funções químicas em harmonia - quando os poderes físicos, mentais e espirituais estão na harmonia trina do desenvolvimento - , que um máximo de luz e de verdade podem ser induzidos, com um mínimo de perigo, ou de risco temporal, ao bem-estar real de um ser. Por meio de um crescimento assim equilibrado o homem ascende nos círculos da progressão planetária, um a um, do sétimo até o primeiro.
"Livro de Urantia", 76.3, parágrafos 5 e 10: 1_8 O sacerdócio setita foi uma missão tríplice, abrangendo religião, saúde e educação. Os sacerdotes dessa ordem eram treinados para oficiar em cerimônias religiosas, para servir como médicos, inspetores sanitários e professores nas escolas do jardim.
... 1_9 E, ao pensardes no sacerdócio setita, não deveis confundir esses mestres da saúde e da religião, de mente elevada e nobre, de verdadeiros educadores, com os sacerdócios adulterados e comercializados das tribos posteriores e das nações vizinhas. Os conceitos religiosos de Deidade e do universo que eles possuíam eram avançados e razoavelmente precisos, as suas regras de saúde eram excelentes para a sua época e os seus métodos de educação jamais foram superados.
"Livro de Urantia", Item 72.4: O Sistema Educacional1_11 O sistema educacional dessa nação é compulsório e misto nas escolas pré-universitárias, que os estudantes frequentam dos cinco aos dezoito anos. Essas escolas são bastante diferentes das de Urantia (Terra). Não há salas de aula, apenas um estudo é feito por vez e, depois dos três primeiros anos, todos os alunos tornam-se professores assistentes, instruindo os que estão abaixo deles. Os livros são usados apenas para assegurar a informação que ajudará a resolver os problemas que surgem nas oficinas-escola e nas fazendas-escola. Grande parte do mobiliário usado nesse continente, bem como muitos dos aparelhos mecânicos - esta é, ali, uma grande idade para as invenções e mecanização - são produzidos nessas oficinas. Adjacente a cada oficina existe uma biblioteca de trabalhos práticos, onde os estudantes podem consultar os livros necessários como referência. A agricultura e a horticultura são também ensinadas, durante todo o período educacional, nas vastas fazendas contíguas a cada escola local.
"Livro de Urantia", Item 71.7: A Educação1_13 O estado duradouro é fundamentado na cultura, dominado pelos ideais e motivado pelo serviço. O propósito da educação deve ser adquirir habilidade, buscar a sabedoria, realizar a individualidade e alcançar os valores espirituais.
1_14 No estado ideal, a educação continua durante a vida e, algumas vezes, a filosofia torna-se a principal busca dos seus cidadãos. Os cidadãos dessa comunidade buscam a sabedoria como uma ampliação do seu discernimento dos significados nas relações humanas, das significações da realidade, da nobreza dos valores, das metas da vida e das glórias do destino cósmico.
1_15 Os urantianos podem e devem ter a visão de uma nova sociedade cultural bem mais elevada. A educação saltará para novos níveis de valor, quando ultrapassar o sistema da economia, baseado puramente na motivação do lucro. A educação tem sido, por muito tempo, regionalista, militarista, exaltadora do ego e buscadora do sucesso; ela deve finalmente ser aberta para o mundo, tornar-se idealista, auto-realizadora e abrangente do ponto de vista cósmico.
1_16 A educação passou, recentemente, do controle do clero para o dos advogados e homens de negócios. E finalmente deve ser entregue aos filósofos e cientistas. Os educadores devem ser seres livres, líderes de fato, com o fito de que a filosofia, a busca da sabedoria, possa tornar-se a busca principal na educação.
1_17 A educação é a ocupação maior da vida; deve continuar durante toda a vida e de um modo tal que a humanidade possa gradualmente experimentar os níveis ascendentes da sabedoria mortal, que são:
- O conhecimento das coisas.
- A compreensão dos significados.
- A apreciação dos valores.
- A nobreza do trabalho - o dever.
- A motivação das metas - a moralidade.
- O serviço pleno de amor - o caráter.
- A clarividência cósmica - o discernimento espiritual.
1_18 E então, por meio dessas realizações, muitos ascenderão à ultimidade da realização mortal da mente: a consciência de Deus.
1.1 Fase educacional
Urantia-Gaia: Ideal de Luz e Vida Grupo de Aprendizes da Informação AbertaGAIA1.1_2 Concidadão e Concidadã,
1.1_3 Em uma introvisão orientadora, Urantia-Gaia é o ideal da Terra estabelecida em Luz e Vida. Na atual conjuntura, GAIA é o Grupo de Aprendizes da Informação Aberta. Na prática, a fonte informativa deste Grupo de Aprendizes da escola da vida na terra (urantia), é a Informação Aberta na Internationalnet. As revelações, biografias, livros e informativos publicadas na Internet, são da responsabilidade dos seus respectivos autores.
1.1_4 Durante os últimos sete anos tivemos contato com algumas informações vitais sobre espiritualidade, sanidade mental, saúde física e fraternidade humana. Muitas destas informações, importantes para nosso bem estar e de nossas famílias, foram então organizadas em mídia eletrônica e chegamos à um consenso da importância de disseminar este material. Criamos então um grupo, chamado GAIA, com este objetivo. GAIA é a abreviação de Grupo de Aprendizes da Informação Aberta.
1.1_5 Resumidamente a idéia é que cada um de nós organize tudo aquilo que considere importante para partilhar com as próximas gerações. Muitos dos livros na mídia referida são sobre cura natural de doenças degenerativas, terapias psicológicas baseadas no diálogo e na empatia, economia local organizada com moeda pessoalizada e principalmente a ciência, filosofia e religião reveladas no livro de urantia de forma coerente e unificada.
1.1_6 Receba este presente da boa vontade, da boa intenção e do esforço de muitas pessoas da nossa cidade. Selecione, corriga e adicione aquilo que você considera importante para nossos filhos e aprendizes. Se tu perceberes valor neste trabalho, faça cópias à vontade, dissemine-o com seus familiares, amigos e amigas.
*** 1.1_7 O Grupo de Aprendizes da Informação Aberta, GAIA, tem um planejamento de três fases que deverão ocorrer em três gerações sucessivas. Nossa geração é responsável pela fase editorial. Junto com nossos filhos planejamos realizar a fase educacional. Esperamos que a geração de nossos netos factualize a fase de trabalho.
1.1_8 Em nossos tempos a Informação Aberta do GAIA é pesquisada, selecionada e editada principalmente na Internet. Podemos ver nosso serviço nesta fase editorial como sendo de estudo, verificação da veracidade, tradução, organização e edição dos livros, filmes, palestras e toda a informação que considerarmos importantes para nossas crianças, descendentes, e a geração seguinte.
1.1_9 Na fase educacional, planejamos organizar de forma pedagógica e ensinar baseado em experimentos e tecnologia educacional moderna, todo o material vital editado na fase anterior. Assim, junto com nossos filhos, teremos editado, reunido e ensinado as informações essenciais para vida de acordo com a experiência e discernimento de cada um.
1.1_10 Fundamentados neste trabalho editorial e educacional, esperamos que nossos netos creçam em famílias ideais, com uma educação baseada na experiência e em informações verdadeiras, sabiamente organizadas em ordem de importância e valor. Assim, após este período de transição, esperamos que nossos netos estejam vivendo uma fase de trabalho ideal deste grupo de aprendizes da escola da vida e da informação aberta na Internationalnet.
1.2 Proposta de educação integral
1.3 Educação integral e família
Diálogos Baseados no Livro de Urantia Educação Integral (Família e Escola)Integridade, família e educação:1.3_2 P: Parece que esta é uma proposta educacional com forte ênfase na família.
1.3_3 R: Esta é uma proposta de estímulo à formação de pessoas íntegras, no seio de famílias unidas pelo amor. E de edificação de uma sociedade baseada nas famílias mantidas em integridade. Dentre as 7 finalidades práticos do GAIA, as 4 primeiras visam o desenvolvimento da pessoa humana integral: corpo, mente, alma e espírito. A 5a e a 6a finalidade são explicitamente a educação integral e a união da família. Finalmente, baseado na verdadeira família, almejamos estimular uma sociedade fraterna e uma economia motivada pelo serviço ao próximo.
1.3_5 Religião, Filosofia e Ciência Integradas no Livro de Urantia, parágrafo 1.6.3_2: Para que frutifique a sabedoria dos idosos e a força dos jovens de uma forma que estimule à salvaguarda da instituição do lar, propomos que os idosos junto com os jovens trabalhem na educação das crianças da família, até a idade que Jesus começou sua instrução formal na escola em Nazaré. Concordamos que na tarefa de passar o archote cultural para a próxima geração, o lar será sempre a instituição básica. Esta é a proposta de uma educação no seio da família na qual os avós, pais e mães ministrem valores, ensinamentos e práticas aos filhos e netos até a idade da criança na qual comumente os espíritos Ajustadores chegam aos seus sujeitos humanos neste planeta. Se planejarmos e ministrarmos esta educação em casa, nossas famílias e comunidades serão abençoadas pela sabedoria dos idosos e a força dos jovens na profissão de professores das crianças da família em idade pré-escolar. O lar é a instituição mais útil e sublime da civilização. Por isso, a edificação do lar deve, então, ser o centro e a essência de todo esforço educacional.
2 Educação integral (Sri Aurobindo)
Integral Education - Wikipedia (2013) 2_2 Nos ensinamentos sobre educação de Sri Aurobindo e especialmente naqueles de sua colaboradora A Madre [Mirra Alfassa], a educação integral é a filosofia e prática de educação para a totalidade da criança: corpo, emoções, mente, alma e espírito [2][3]. Existem várias instituições que buscam utilizar seus ensinamentos para informar sua metodologia educacional. Isto inclui a "Auro University in Surat", o Centro de Educação Internacional Sri Aurobindo [Sri Aurobindo International Centre of Education], e a Escola Internacional da Madre [The Mother's International School].
2_3 Haridas Chaudhuri, um seguidor de Sri Aurobindo e A Madre, em colaboração com Frederic Spiegelberg fundaram o Instituto de Estudos Integrais na Califórnia [California Institute of Integral Studies] em 1968 na cidade de São Francisco [18].
2_4 O autor Michael Murphy, que estudou no Ashram de Sri Aurobindo em Pondicherry, Índia, fundou o Instituto Esalen [Esalen Institute] com Dick Price em 1961.
2_5 A Universidade Integral [Integral University] fundada por Ken Wilber, uma parte do Instituto Integral [Integral Institute], é um conjunto de programas oferecidos em estabelecimentos escolares tais como a Universidade John F. Kennedy [John F. Kennedy University] [8][9].
2_6 O escritor literário William Irwin Thompson e o matemático Ralph Abraham, cujas idéias sobre a evolução da consciência foram influenciadas por, dentre outros, Sri Aurobindo e A Madre, elaboraram um currículo para a escola privada K-12 Ross em East Hampton, Nova York e a Academia Global Ross [Ross Global Academy] na cidade de Nova York. Thompson escreveu um artigo em 1998 intitulado "Cultural History and the Ethos of the Ross School" [História Cultural e a Ethos da Escola de Ross]. Thompson também fundou a Associação Lindisfarne [Lindisfarne Association] em 1972.
2_7 Um exemplo atual de Educação Integral no nível de pré-graduação é o programa LEAPYEAR da Universidade Antióquia de Seattle [Antioch University Seattle] [10]. Este programa é uma alternativa, para o primeiro ano colegial, que enfatiza o corpo físico, estudo espiritual, educação mental, a prática da criatividade, e oportunidades regulares de estudos inter-culturais. O currículo intenciona o resgate da integridade que se perdeu no sistema tradicional de escolarização compulsória dos EUA [11].
2_8 Um enfoque despretensioso foi buscado por membros da Sociedade Sri Aurobindo, em Singapura [4], na forma de um programa de "Enriquecimento" integral [5]. O programa objetiva estimular nas crianças e parentes a apreciação dos cinco aspectos da educação delineados pela Madre - o físico, vital, mental, psíquico e espiritual.
2.1 Espiritualidade integral
Espiritualidade integral [Integral (spirituality)] 2.1_2 Integral é um termo aplicado em um amplo conjunto de desenvolvimentos na filosofia, psicologia, espiritualidade, (educação) e muitas outras áreas. Integral se refere à uma estrutura transdisciplinar sintetizadora compreensiva ou uma perspectiva multidimensional de um dado campo. ... Os principais temas destas filosofias e ensinamentos incluem uma integração de ciência e religião, espiritualidade evolucionária, e programas holísticos de desenvovimento do corpo, mente, alma e espírito. Em algumas versões da espiritualidade integral, a integração é vista como necessariamente incluindo os três domínios do ser, cultura e natureza [23].
Fundamentos e figuras históricas Background and historical figures...2.1_3 Como descrito por Sri Aurobindo e sua colaboradora A Madre (1878-1973), este ensinamento espiritual envolve uma transformação divina integral do ser inteiro, ao invés de uma liberação de somente uma única faculdade tal como o intelecto ou emoções ou o corpo. De acordo com Sri Aurobindo,
2.1_4 O Divino é em sua essência infinito e sua manifestação também é infinitamente diversificada. Se é assim, não parece que nossa perfeição integral verdadeira, no ser e na natureza, possa vir por um tipo de realização somente; ela deve combinar muitos diferentes caminhos de experiência divina. Ela não pode ser alcançada por uma busca exclusiva de uma única linha de identidade até que ela se eleve ao seu absoluto; ela deve harmonizar muitos aspectos do Infinito. Uma consciência integral com uma experiência dinâmica multiforme é essencial para uma completa transformação de nossa natureza.
Sri Aurobindo,
The Synthesis of Yoga, p. 114
(A Síntese da Yoga)
3 Educação Steiner (Pedagogia Waldorf)
Rudolf Steiner [Education - Wikipedia (2013)] 3_2 Rudolf Steiner foi um filósofo Austríaco, que em 1907, escreveu um ensaio sobre "Educação na Luz da Ciência Espiritual". Neste trabalho ele descreve as principais fases do desenvolvimento da criança, o que veio mais tarde a formar o fundamento de sua abordagem da educação.
3_3 Em 1919, Emil Molt convidou Steiner para dar uma palestra para seus trabalhadores na fábrica de cigarros Waldorf-Astoria em Stuttgart. A partir destas palestras surgiu uma nova escola, a escola Waldorf. Em 1922, Steiner trouxe estas idéias para Oxford ao convite do professor Millicent Mackenzie e a Conferência de Oxford levou à fundação das escolas Waldorf na Bretânia [16]. Durante o tempo de vida de Steiner, escolas baseadas em seus princípios educacionais também foram fundadas em Hamburgo, Essen, Haia e Londres; existem agora mais de 1000 escolas Waldorf por todo mundo.
Educação Steiner Pedagogia Waldorf [Waldorf education]3_4 A educação Steiner (pedagogia Waldorf) é uma abordagem humanista da pedagogia baseada na filosofia educacional do filósofo Austríaco Rudolf Steiner, o fundador da antroposofia [anthroposophy]. A primeira escola Steiner (Waldorf) foi fundada no ano 1919 em Stuttgart na Alemanha. Atualmente existem 1023 escolas Steiner (Waldorf) independentes [21], 2000 jardins de infância [16] e 646 centros de educação especial [22], localizados em 60 países. Existem também, baseadas no método Steiner (Waldorf), escolas estatais [20], escolas enquadradas e academias, e ambientes de escola em casa [homeschooling] [17].
3_5 A educação Steiner (pedagogia Waldorf) distingue três amplos estágios no desenvolvimento infantil, cada um deles durando aproximadamente sete anos. Os anos iniciais da educação se concentram em prover atividades manuais práticas e ambientes que encoragem a brincadeira criativa. Na escola elementar, a ênfase é no desenvolvimento da expressão artística e nas capacidades sociais dos pupilos, favorecendo ambos os modos de entendimento: criativo e analítico. A educação secundária se focaliza no desenvolvimento de compreensão crítica e do idealismo sustentável. Ao longo de todo tempo, esta abordagem reforça o papel da imaginação na aprendizagem e posiciona um forte valor na integração dos cursos acadêmicos, práticos e artísticos.
3_6 O objetivo geral desta filosofia educacional é desenvolver indivíduos integrados, moralmente responsáveis e livres, equipados com um alto grau de competência social. Os professores geralmente usam métodos de avaliação formativos (qualitativo) ao invés de somativos (quantitativo), particularmente nos anos de pré-adolescência. As escolas tem um alto grau de autonomia para decidir como melhor construir seus currículos e governar a si próprias.
3.1 Espiritualidade (Rudolf Steiner)
Espiritualidade [Spirituality] 3.1_2 Para Steiner, a educação é uma atividade que promove a conexão do ser humano com o divino, e sendo assim, a educação é inerentemente1 religiosa [24]. Contudo, como explica o professor de filosofia educacional Thomas Nielsen [15]:
3.1_3 Um dos propósitos primordiais de Steiner em sua nova escola em Stuttgart era ter um ambiente não-sectário para crianças de todas as formações religiosas.3.1_4 Steiner enfatizava, por exemplo, o valor da literatura e dos exemplos histórico, obtidos de todas as tradições, para o desenvolvimento das fantasias e imaginação moral das crianças, ao invés de instrução religiosa sectária sobre questões éticas. Ullrich [19] descreve a visão de Steiner como se segue:
3.1_5 Os mais fortes impulsos podem vir de histórias religiosas, porque elas podem ser enxergadas do ponto de vista humano dentro do mundo como um todo.3.1_6 De acordo com McDermott et al, a educação Steiner (pedagogia Waldorf) está "infundida com espiritualidade" por todo currículo [14], e pode incluir uma ampla faixa de tradições religiosas sem favorecer uma tradição única [14]. As teorias e práticas de Steiner são modificadas a partir de suas raízes Européias e Cristãs para ir de encontro às tradições históricas e culturais da comunidade local [6]. Exemplos de tais adaptações inclui as escolas Waldorf em Isrrael e no Japão, que celebram festivais de sua herança espiritual particular, e classes na escola urbana Waldorf de Milwaukee, que tem adotado tradições com heranças Afro-Americanas e de Nativos Americanos [14]. Em geral, tais festivais, bem como as assembléias, fazem um papel importante nas escolas Waldorf e são geralmente celebrado com amostras do trabalho de estudantes.
4 Método Montessori
4.1 Maria Montessori
Maria Montessori - Wikipedia (inglês, 2013) 4.1_1 Maria Tecla Artemesia Montessori (1970-1952) foi uma médica e educadora Italiana mais conhecida pela filosofia de educação que tem o seu nome (Montessori education), e seus escritos sobre pedagogia científica. Seu método educacional é usado, hoje em dia, em escolas públicas e privadas por todo mundo.
4.1.1 Associação Montessori Internacional
Association Montessori Internationale 4.1.1_1 Em 1929, o primeiro Congresso Internacional Montessori aconteceu em Elsinore, Dinamarca, junto com a Quinta Conferência dos Companheiros pela Nova Educação [New Education Fellowship]. Neste evento, Montessori e seu filho Mario fundaram a Associação Montessori Internacional, abreviadamente AMI, "para supervisionar as atividades das escolas e sociedades por todo o mundo e para supervisionar o treinamento de professores". AMI também controlava os direitos para publicação dos trabalhos de Montessori e a produção autorizada dos materiais didáticos Montessori. Patrocinadores iniciais da AMI incluem Sigmund Freud, Jean Piaget, and Rabindranath Tagore [12].
4.1.2 Casa das Crianças (Bambini)
Casa dei Bambini 4.1.2_1 Trabalhando com crianças normais na "Casa das Crianças" (Casa dei Bambini2), em 1907, Montessori começou a desenvolver sua própria pedagogia. Os elementos essenciais de sua teoria educacional emergiram de seu trabalho, descrito no "Método Montessori" (The Montessori Method), escrito em 1912, e no livro "A Descoberta da Criança" (The Discovery of the Child) escrito em 1948. Seu método foi fundado na observação das crianças com liberdade para agir expontaneamente em um ambiente preparado para ir de encontro as suas necessidades. Montessori chegou à conclusão que a atividade espontânea das crianças, neste ambiente preparado, revela um programa interno de desenvolvimento, e que o papel apropriado do educador, era, remover obstáculos interpostos à este desenvolvimento natural, e prover oportunidades para que este desenvolver da criança proceda e floreça.
4.1.2_2 Estimulando este desenvolvimento interior expontâneo das crianças, as salas de aula foram equipadas com móveis do tamanho dos pequenos, que realizavam atividades práticas com os materiais de ensino, os quais a própria Montessi desenvolveu. Dava-se liberdade as crianças para escolher e conduzir suas próprias atividades, no seu próprio ritmo e seguindo suas próprias inclinações. Nestas condições, Montessori fez inúmeras observações que se tornaram a fundação de seu trabalho. Primeiramente, ela observou grande concentração nas crianças e repetição espontânea das atividades escolhidas. Ela também observou uma forte tendência nas crianças para ordenar seu próprio ambiente, alinhar as mesas, e ordenar e colocar os materiais nas gavetas. Na medida que as crianças preferiam algumas atividades do que outras, Montessori refinou os materiais oferecidos à elas. Com o tempo, as crianças começavam a exibir o que Montessori chamava de "disciplina espontânea".
4.1.3 Desenvolvimento posterior da Educação Montessori
Further development and Montessori Education 4.1.3_1 Montessori continuou a desenvolver sua pedagogia e seu modelo do desenvolvimento humano na medida que ela expandia seu trabalho e o estendia para crianças de mais idade. Ela via o comportamento humano como sendo guiado por características universais e inatas na psicologia humana. Em 1957, seu filho e colaborador Mario Montessori, identificou estas características como sendo "tendências humanas". Adicionado a isso, Montessori observou quatro períodos distintos, ou "planos", no desenvolvimento humano, se estendendo do nascimento até seis anos, de seis até doze, de doze até dezoito, e de dezoito até vinte-quatro anos. Ela viu diferentes características, modos de aprendizagem, e imperativos de desenvolvimento, em cada um destes "planos", e nomeou abordagens educacionais específicas para cada um destes períodos. Ao longo do curso de sua vida, Montessori desenvolveu métodos e materiais pedagógicos para os primeiros dois períodos, do nascimento até a idade de doze anos. Além disso ela escreveu e deu palestras sobre o terceiro e quarto períodos. Maria criou mais de 4000 salas de aula Montessori por todo mundo e seus livros foram traduzidos em muitas línguas diferentes para o treinamento dos novos educadores. Seus métodos estão instalados em centenas de escolas públicas e privadas por todo os Estados Unidos [13].
4.1.4 Método Montessori
3 - Montessori Method 4.1.4_1 Montessori teve muitas realizações com seu próprio método [Montessori Method], que é um método educacional para crianças novas, que estimula o desenvolvimento da própria iniciativa e habilidades naturais da criança, especialmente através dos jogos práticos. Este método permite as crianças desenvolver no seu próprio ritmo, e capacita os educadores com um melhor entendimento do desenvolvimento da criança. No livro de Maria, "O Método Montessori" (The Montessori Method), ela descreve o método com mais detalhes. Educadores neste campo estruturam ambientes específicos para ir de encontro as necessidades dos estudantes em grupos de três faixas de idade: dois anos e meio, dois e meio até seis anos, seis e meio até doze anos. Os estudantes aprendem através de atividades que envolvem a exploração, manipulação, ordem, repetição, abstração, e comunicação. O professor deve encorajar as crianças, nos dois primeiros grupos de idade, a usar seus sentidos para explorar e manipular os materiais em seu ambiente imediato. Crianças, no último grupo de idade, lidam com conceitos abstratos baseados no desenvolvimento de seus novos poderes de raciocínio, imaginação e criatividade [7].
4.2 Colégio montessoriano "Constructor Sui"
4.2.1 Informações sobre o colégio
5 Escola da Ponte
5.1 José Pacheco
5.2 Projeto da escola
5.3 Livro: A Escola dos Meus Sonhos
6 Curso: Gaia Education (ecovilas)
6.1 Curso de projeto de ecovilas
6.2 Presença nos cinco continentes
6.3 Estrutura do curso
7 Institutos para o Desenvolvimento do Potencial Humano - IAHP
7.1 Saudações de Glenn Doman do IAHP
7.2 A suave revolução (transcrito do livro: "Como Multiplicar a Inteligência do Seu Bebê")
7.3 Institutos Véras
7.3_4 "Tá, isso eu já sei, e agora o que posso fazer por ele?"
7.3_8 "E agora o que posso fazer por ele?".
"Os pais não constituem problema para as crianças com lesão cerebral, os pais representam a solução".
Referências Bibliográficas
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Notas de Rodapé:
Arquivos de Impressão: Tamanho A4 (pdf), Tamanho A5 (pdf), Texto (txt).
Educação Integral (Urantia-GAIA e Sri Aurobindo)
Educação Steiner (Rudolf Steiner)
Método Montessori (Maria Montessori)
Escola da Ponte (José Pacheco)
Gaia Education (Ecovilas e Sustentabilidade)
Inst. A. Potencial Humano - IAPH (Glenn Doman)
Sumário
1 Educação integral (Urantia-GAIA)1.1 Fase educacional
1.2 Proposta de educação integral
1.3 Educação integral e família
2 Educação integral (Sri Aurobindo)
2.1 Espiritualidade integral
3 Educação Steiner (Pedagogia Waldorf)
3.1 Espiritualidade (Rudolf Steiner)
4 Método Montessori
4.1 Maria Montessori
4.1.1 Associação Montessori Internacional
4.1.2 Casa das Crianças (Bambini)
4.1.3 Desenvolvimento posterior da Educação Montessori
4.1.4 Método Montessori
4.2 Colégio montessoriano "Constructor Sui"
4.2.1 Informações sobre o colégio
5 Escola da Ponte
5.1 José Pacheco
5.2 Projeto da escola
5.3 Livro: A Escola dos Meus Sonhos
6 Curso: Gaia Education (ecovilas)
6.1 Curso de projeto de ecovilas
6.2 Presença nos cinco continentes
6.3 Estrutura do curso
7 Institutos para o Desenvolvimento do Potencial Humano - IAHP
7.1 Saudações de Glenn Doman do IAHP
7.2 A suave revolução (transcrito do livro: "Como Multiplicar a Inteligência do Seu Bebê")
7.3 Institutos Véras
Fonte:https://www.urantiagaia.org/educacional/edugaia/integral_educare.html
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