Ordens sufis
Na prática o Sufismo abriga diferentes Irmandades ou Ordens, chamadas Tariqas. São inúmeras essas Tariqas, consta que são 97 ordens e muitas outras desconhecidas ─ e estão espalhadas em diferentes países do norte e do leste da África, como Somália, Etiópia, Mauritânia e, ainda, na Indonésia e Malásia, Afeganistão, Paquistão, Bangladesh, Índia, Curdistão, Rússia, Turcomenistão e nos Bálcãs.
São algumas destas ordens mais destacadas:
Ordem Chishti: [do mestre Haj Mu’in al-Din Chisti, afegão radicado na Índia].
Ordem Mevlevi: atua na Turquia e Bálcãs [região sudeste da Europa que inclui Albânia, Bósnia-Herzegóvina, Kosovo, Bulgária, Grécia, República da Macedônia, Montenegro, Sérvia]. Em seus exercícios de zhikr [meditação] utilizam intensamente a música e a dança. São os conhecidos Dervixes Rodopiantes.
Ordem Rifa’i [Rifaiyyah]: presente no Egito, na Síria, em Kosovo e Albânia, mas, também, em países do Ocidente: EUA, Austrália, Venezuela, Itália além de Marrocos, África do Sul, Algéria, Paquistão.
Ordem Naqshbandi: muito atuante nos EUA, Europa ocidental, Ásia Central, Índia, Sudoeste Asiático e Brasil.
Ordem Tijaniya: Muito atuante em Senegal, Argélia, Espanha e iniciando a divulgação no Brasil em parceria com a Associaçã Estrada da Harmonia. O primeiro passo da Iniciação do sufista é a submissão à disciplina imposta pelos mestres e professores.
Seja qual for a classe social ou poder econômico do candidato, começara provando sua humildade e fortalecendo sua capacidade para a disciplina, cuidando de tarefas domésticas, fazendo trabalhos do dia a dia e louvando a Deus a todo o tempo em seu íntimo.
Esse homem é um Sufi, um Dervixe exercitando sua humildade. O Sufi, assim como aconselham os mestres e professores, começa seu treinamento submetendo as vontade,desejos do corpo e das emoções à Vontade e poder da Mente Inteligente.
O Ser Divino (erroneamente chamado Ego Superior) que passa a ser o Líder Espiritual Interno do Ser Humano; a Consciência (erroneamente chamada de Ego ou Eu Superior) deve comandar inteiramente a persona, que é mera personalidade condicionada e que serve de referência para esta vida, um piscar de olhos na Eternidade.
As Práticas voluntária dos sufis, que fazem parte da disciplina pessoal do discípulo ou Adepto, incluem: Preces durante a noite, a lembrança de Deus (Zikr), o jejum, a busca do conhecimento e assim por diante
Ao mesmo tempo, é importante que esses atos sejam realizados com absoluta sinceridade um trabalho interior constante de meditação, de recitação dos nomes de Deus e de permanente vigilância sobre si mesmo e toda a realidade à sua volta. Este estado de vigília alerta é uma forma de devoção a Deus (consciente da presença de Divina).
Lutar para avançara no trabalho progressivo de purificação da alma e da consciência da realidade Divina.
Práticas Específicas ou Coletivas ─ Zikr: é a lembrança de Deus. Uma ação devocional que consiste em se manter desperto, consciente da Onipresença do Criador. As cerimônias Zikr têm uma liturgia que, conforme a regra da Ordem Sufista consiste em: meditação, recitação [de textos sagrados, audição de parábolas, aforismo de todos os tempos e culturas], canto, execução música instrumental, o incenso, o movimento rítmico, o êxtase…
Fonte:http://www.gnosisonline.org/teologia-gnostica/ordens-sufis/
Ordens sufis
As autênticas ordens sufis são reconhecidas por estarem vinculadas ao Islão, e por terem documentada sua linhagem, na cadeia de mestres que as conecta com o profeta Maomé.
Lista de ordens sufis
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A
· Arusiyya
· Aamiria
· Aâbid
· Abbasiyya
· Abululai (ou Abululaiya)
· Adhamiyya
· Adrawiyya
· Agamiyya
· Ahmadiya [Imamut-Tarikat Sheikh Borhanuddin Uyesi (R:)]
· Ahiyya
· Ahmadiyya-Idrissiyya
· Aissawa (ou Aïssâwa, Issâwa, Aïssaoua, Issaoua)
· Al Akbariyya
· Akmaliyya (Haqmaliyya)
· Alamiyya
· Darqawiyya Alawiyya
· Alawi (Morocco)
· Aliyallahiyya
· Alwaniyya
· Amariyya
· Amgariyya
· Ansariyya
· Aq Tagh (ver Naqshbandi)
· Arusiyya
· Arusiyyah-Qadiriyyah
· Ashrafi
· Ashuriyya
· Aslammiya > Naqshbadi
· Awhadiyya
· Aydarusiyya
· Azimiyya (ou Silsila-e-Azeemia, Azeemia)
B
· Ba 'Alawiyya (ou Tariqa Alawiyya)
· Ba'Alawi-Atissiyya
· Badawiyya
· Bakka'iyya
· Bayaniyya
· Bayramiye (ou Bayrami, Bayramiye, Bayramiyya, Bayramiyye e Bayramilik)
· Bayramaniyya
· Bektashi
· Beshara
· Bidariyya
· Blaketeshi
· Boutchichiyya
· Bu'Azzawiyya
· Bunuhiyya
· Burhaniyya (ou Burhaniya)
· Bu'Shaïchiyya
C
· Caznazaniyya
· Charkawiyya (veja Darqawa)
· Chishti
· Ashrafi
· Gudra Shahi/Zahuri
· Habibi
· Qadiri
· Niyazi
D
· Dahabiyya
· Damardasiyya
· Dandarawiyya
· Darqawa (ou Darqawiyya)
· Dassuqi Borhani
· Dasuqi (ou Dasuqiyya)
· Debbaba
· Dghoghiyya
· Dhahabiyya
· Dila'iyya
· Dscha'fariyya
F
· Fazli Qadri
· Fadeliyya (Ma al-'Aynayn)
· Fidawiyya
· Firdausiyya
G
· Galibi
· Gadiriyya (ver Qadiriyya)
· Ganduzyya
· Ghaziyya
· Gudfiyya (ou Goudfiyya)
· Gudra Shahi/Zahuri
· Gulshani (ou Gülsheni)
H
· Habashiyya
· Habibi
· Hadarat
· Haddadiyya
· Hadefiste
· Haksariyya
· Halwatiyya (ou Halveti, Khalwatiyya, Jalwatiyya) (ver Khalwati)
· Hamadisha
· Hamallayya
· Hamdawa
· Hammadaniyya
· Hanassa
· Hansaliyya
· Haqqani
· Harbiyya
· Haririyya
· Harqawa
· Hayatiyya
· Haydariyya
· Heddawa (Drabliyya)
· Hindiyya
· Hmadsa
· Hurufiyya
I
· Idrisiyya
· Ishqiyya
J
· Ja'Fariyya > Dscha'Fariyya
· Jahriyya
· Jazouliyya
· Jelveti
· Jerrahi
· Jilaliyya
· Junaidiyya
K
· Kaftâryya
· Kara Tagh
· Kaylâniyya
· Kasnazani
· Kazaruniyya
· Kerzaziyya
· Kettaniyya
· Khwajagan
· Khaksar
· Khalwati
· Gulshani
· Jerrahi
· Nasuhi
· Rahmani
· Sunbuli
· Ussaki
· Khalidiyya
· Khatmiyya
· Khidriyya
· Khufiyya
· Kubrawiyya
· Dhahabiyya
· Hammadaniyya
M
· Maizbhandaria
· Madariyya
· Malang
· Majdhubiyya
· Malamatiyya
· Malamiyya
· Marufi
· Maryamiyya
· Mazhariyya
· Mdgoriyya
· Mawlawi
· Mirganiyya
· Molaviye
· Morabitum
· Mouride
· Mudjadidiyya
· Muhammadiyaa
N
· Naqshbandi
· Aq Tagh
· Haqqani
· Husayniya
· Jahriyya
· Kara Tagh
· Khwajagan
· Khalidiyya
· Khufiyya
· Mudjadidiyya
· Mujaddadiyah-Mujarradiyah
· Uwaisi
· Nasiriyya
· Nasuhi
· Naushahi
· Nematollahi
· Ni'Matullahi Safi Ali Shah
· Nisbat-e-Rasooli
· Nur Ashki Jerrahi
· Nuraniyya
· Nurbakshiyya
O
· Omariyya
· Oveyssi
Q
· Qadiriyya
· Arusiyya-Qadiriyya
· Ashrafi
· Boutchichiyya
· Fadelliyya
· Kasnazani
· Naushahiyya
· Rifa'i
· Sarwari Qadiri
· Siddiyya
· Summadiyya
· Qadiriyyah wa Naqshbandiyyah
· Qadiriyya-Mukhtariyya Brotherhood
· Qalandariyya
· Qadiri Rifai Ansari
· Qadri Al-Muntahi
· Qadri-Qadeeri Silsila
· Qadiri Boutchichi
· Qarnaiyniyah
R
· Rabiiciya
· Radawiyya
· Rahalla (Rahalliyya)
· Rahmaniyya
· Rajabiyya
· Ramazaniyya
· Rashidiyya
· Rifa'i
· Marufi
· Roshaniyya
· Rüfai
S
· Sa'diyya
· Sadiqiyya
· Safaviyya
· Saharàwa
· Sahliyya
· Salihiyya
· Samarqandiyya
· Sammaniyya
· Sarwari Qadiri
· Sa'udiyya
· Senussi
· Khidriyya
· Shadhili
· Dasuqi Borhani
· Shahawiyya
· Shamsiyya
· Shangitiyya
· Sharnubiyya
· Shattariyya
· Shaykiyya
· Shaziliyya
· Sherqawa
· Sidiyya
· Siddiqiyya
· Sirajiyah Haqqaniya
· Sufi Order International
· Sufism Reoriented
· Suhrawardiyya
· Summadiyya
· Sunbuli (veja Khalwati)
· Syattariyya
T
· Tabba'iyya
· Tahtajis
· Taibiyya
· Taifuriyya
· Taziyya
· Thama
· Tijaniyyah
· Hadefiste
· Omariyya
· Toradiyya
· Tariqa Sufitum
U
· Ukayliyyah
· 'Uluwiyya
· Ussaki (veja Khalwati)
· Uqayliyyah
· Uwaisi
W
· Wahidiyya
· Wazzaniyya
Y
· Yaschrutiyya
· Yassawiyya
· Younousiyya
· Youssoufiyya
Z
· Zarouqiyya
· Zahediyeh
· Zayniyya
· Ziyaniyya
Fonte:Wikipédia
SUFISMO NO BRASIL
Nós sabemos hoje em dia que o islam está dividido em várias escolas, seitas, etc., porem também sabemos que várias destas somente existem hoje em dia no Oriente Médio, mas também sabemos que algumas delas chegaram ao Brasil, devido a imigração e hoje uma das que mais cresce em território tupiniquim é o sufismo.
O sufismo é identificado como “a corrente mística e contemplativa do Islam”. Seus praticantes são conhecido por seus rituais que envolvem danças em roda, cânticos e musicas regadas aos sons de tambores. A palavra “sufismo” vem do árabe “suf” que significa “lã rustica”, e hoje a ideia de sufismo é atribuída a qualquer muçulmano, podendo sunitas ou xiitas serem sufistas. Porem como o sufismo cresceu muito no Brasil, há muitos sufis que se dizem serem sufis mas não são muçulmanos, o que para os sufis do Oriente Médio é considerado como blasfêmia, já que os dois estão intimamente ligados de acordo com sua fé.
Hoje em dia existem mais de 300 ordens sufis, muitas delas presentes no Brasil. O sufismo no Brasil foi disseminado principalmente pelos turcos que emigraram para o Brasil, e hoje estão presentes em várias citais brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. Alguns templos sufis já foram construídos em território nacional e as ordens continuam a crescer. Hoje em dia é dito que existem mais de 300 mil sufis em todo o Brasil e o numero só tende a aumentar.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sufismo
http://suficam.blogspot.com.br/
http://sufismosemtariqa.blogspot.com.br/
http://islamismobr.blogspot.com.br/2012/06/sufismo-no-brasil.html
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