PLANTAS SAGRADAS INDÍGENAS : MEDICINA DE DROGAS

Enquanto a maconha é descriminalizado em alguns países da América do Sul e os Estados Unidos, outras plantas usadas desde os tempos antigos para suas propriedades medicinais ainda são considerados drogas perigosas no Ocidente.

PLANTAS SAGRADAS INDÍGENAS: MEDICINA DE DROGAS

2014/09/09 Pablo Pérez Álvarez


O debate sobre a descriminalização de algumas drogas carrega uma efervescente no tempo fóruns internacionais. Especialmente na América Latina, onde muitos têm cansado de ver como o tráfico de drogas deixa milhares de mortos, corrompe as suas instituições e impõe sua lei em regiões inteiras, enquanto que a cocaína e maconha que flui com facilidade surpreendente nos Estados Unidos e na Europa para milhões de consumidores , que não têm escrúpulos morais sobre investir muito de sua aquisição de lazer orçamento. Curiosamente, a discussão sobre a legalização até agora tem girava exclusivamente em torno de maconha, uma planta de origem asiática. E já deram os primeiros passos para a regularização do consumo, não só para fins medicinais, mas também de lazer, no Uruguai ou em alguns estados dos Estados Unidos, o mercado mundial de narcóticos, e, possivelmente, vai seguir em breve a capital mexicana.


Washington impõe seu padrão.
Enquanto isso, outras plantas nativas do continente usadas desde os tempos antigos por suas qualidades medicinais, drogas ainda são considerados pela maioria dos países no âmbito dos padrões impostos por Washington.
Plantas como chacruna, peyote, Wachuma e até mesmo a folha de coca é ilegal na maioria dos países, embora eles formam uma parte integral da medicina tradicional dos grupos étnicos indígenas. O mais emblemático e bem - exemplo conhecido é a folha de coca, uma planta de origem andina da qual a cocaína é feita. Para fazer isso, extraiu-se a partir da planta de um dos 14 que possuem os alcalóides através de um processo complexo que inclui gasolina de laboratório usando, ácido sulfúrico e soda cáustica. Portanto, a ONU considera esta planta uma droga. Embora em alguns países da Cordilheira dos Andes foi completamente plantações legalizadas e só grandes que fornecem a droga, como o Peru ou na Bolívia, em outros há restrições sobre seu cultivo e comercialização prosseguidos. Nas duas nações mencionadas, com a maior população indígena, coca é usada não só para melhor suportar a altitude, o uso mais conhecido. Ele também é tomado como um chá e é um componente fundamental de qualquer cerimônia e medicina armários rituais de curandeiros tradicionais, que usam isso para expurgos ou para fazer cataplasmas e curar feridas.
Javier Trigo, especialista antropólogo comida peruana e andina lamentou que a medicina ocidental não tem propriedades homeopáticos desta planta. "É um poderoso antioxidante e anticancerígeno", diz ele. Trigo observa que "não há nenhum estudo que comprove que ferem folha de coca" e que, na cultura dos Andes "a folha de coca está ligado ao trabalho e saúde, não hedonismo; é a cocaína, que está ligado ao hedonismo ".
Além disso, muitos nutricionistas enfatizar as qualidades nutricionais desta folha. Manuel Seminario é um dos seus defensores mais dedicados e tornou-se um profeta de coca. Este peruana dedica-se a atravessar o continente com um raquítico caminhão venda coca folha, farinha e biscoitos feitos a partir desta planta e processadas por si mesmo. Defende as virtudes nutricionais da planta e tem muitas vezes teve problemas com a lei. "Os únicos países que têm permissão para plantar, consumir, industrializam e proselitismo coca Peru e Bolívia somos. Na Colômbia pode ser feito, mas apenas dentro de suas reservas indígenas, "Seminário, em uma de suas viagens a este último acabou na prisão por vender os seus produtos fora dessas áreas explica.
Alternativa para o tráfico de drogas.
No entanto, ele considera que o uso disseminado de coca como um alimento com vários benefícios para a saúde também pode ser uma alternativa para o cultivo por tráfico de drogas. Ele observa que, na Argentina, onde goma permitida é a folha de coca, mas é porca ilegal ou importação, venda de processamento de farinha para 125 dólares (96 euros) por quilo, enquanto "quando um traficante quer fazer um quilo de cocaína, Eu comprei em Lima por entre 1.000 e 1.250 dólares (750 a 950 euros) deve usar de 15 a 20 libras (entre 165 e 220 quilos) de folha de coca. É um negócio absurdo. Eu recebo uma arroba $ 1.250 ", argumenta. "Minha proposta é industrializar a folha de coca, como fazer mais rentável do que o tráfico de drogas. Para o agricultor, os plantadores de coca, ele vai vender para quem pagar mais, é lógico ", diz ele.
Três plantas consideradas medicinais pelos povos indígenas e drogas por cultura ocidental são peyote, Wachuma e chacruna. Os dois primeiros são cactos que crescem em áreas desérticas do México e dos Andes, respectivamente. E o terceiro é um arbusto selva usando etnias amazônicas na Colômbia, Equador, Peru e Brasil, misturado com um cipó chamado ayahuasca, preparar uma mistura (chamada ayahuasca no Peru e yagé na Colômbia) que usam seus curadores.
Wachuma e contêm mescalina e peiote chacruna, dimetiltriptamina, elementos com propriedades psicotrópicas, para que eles possam produzir visões psicodélicas. Portanto, ambos os componentes estão incluídos na lista de substâncias ilegais da DEA, a Agência Antidrogas dos Estados Unidos, que impõe os seus critérios a políticas de segurança em todo o continente. No entanto, nenhum deles é viciante. De fato, em alguns casos, eles utilizado para tratar vícios de forma precisa.
Axel conhece bem Wayrawanpurej, um curador argentino. Aos 39 anos e com uma vasta calças aspecto, uma camisa para fora e um visor que tem pouco a ver com o xamã estereotipada, lembre-se que Young era viciado em drogas, principalmente cocaína. "É a primeira coisa que fiz quando eu comecei a tomar Wachuma: curar-me dos meus vícios. Em duas sessões Wachuma não poderia retomar a cocaína , "ele diz. Agora usar esta planta, também conhecido como San Pedro , porque, dizem, "abrir as portas do céu , " para ajudar os outros a superar esse problema.
Mesmo com a ayahuasca. Em Tarapoto, uma cidade da Amazônia peruana, é executado a partir de 1992 Takiwasi, um centro de reabilitação para viciados de todos os tipos. Em seu tratamento, psicólogos instituição usando plantas amazônicas que ajudam os pacientes a desintoxicar fisicamente e também se submetem a essas dietas rigorosas para superar sua dependência psicológica. Como parte de suas terapias, uma vez por semana, os presos participar de uma sessão de ayahuasca, na qual sob o controle de um curandeiro e psicólogos, aproveitar esta preparação e sofrem os seus efeitos, tanto física (vómitos e diarreia) , como psicológica, que consiste em visões ou outros estados alterados de consciência.
David Londoño, um psicólogo colombiano que trabalha em Takiwasi, os benefícios da ayahuasca tem a ver com um "aspecto da limpeza ou purgativa": "Ele 's não apenas uma limpeza física. Muitas vezes, nas sessões de ayahuasca pessoas têm processos de limpeza associados com as emoções presas, como raiva, medo, culpa ... que foram bloqueados ou armazenadas no corpo e que não podia sair. Durante a sessão é processado e folhas, limpo , "ele diz. "Com a ayahuasca acrescenta níveis de profundidade de trabalho psicológico são muito maiores e as chances de recuperação estão se multiplicando".
O estigma de rapé.
Mesmo rapé, embora legal, é estigmatizada como uma droga (soft) no Ocidente, ignorando seus usos medicinais, que hoje continuam a explorar as culturas nativas.
Sabrina Zaror, uma mulher medicina chilena, sofreu um acidente de 7 anos de idade, que deixou em seu rastro um problema rinite. "Eu não conseguia respirar pelo nariz. Em casa, ele não podia suportar o cheiro de charuto e toda a minha família era um fumante. Até fiz uma rapé cura líquido. Depois de 10 anos que sofre desta condição desagradável, em apenas dois meses tomadas snuff através do nariz na parte da manhã e à noite, eu estava curado ", diz ele.
Agora é um defensor duro desta planta e levá-la pessoalmente quase adulteração com vários produtos químicos a que tem sido submetido a comercializar -lo em a forma de cigarros. "Ele 's triste quando uma droga usina ou marca -lo como uma palavra muito forte: o assassino, por tudo o que o rapé criou a humanidade pelo seu desvirtuación", lamenta. Se usado como uma infusão, ele explica, "é muito bom para parasitas intestinais, por problemas de rinite, dores de cabeça, infecções nos ouvidos ou na garganta" e até "é muito eficaz para regular os ciclos de mulheres ". Além disso, ele acrescenta, podem ser feitas pomadas e emplastros para tratar infecções fúngicas, hemorróidas, contusões, feridas ... Zaror usa-lo até mesmo no jardim de sua casa, "para tratar fungos, pragas ... é muito bom inseticida." Sob curandeira chilena, planta snuff serve ainda para atacar alguns tumores ", muitas vezes usado para encolher tumores. Neutraliza o câncer e compacto para remover "através de cirurgia.
Devido às suas propriedades curativas, todas estas plantas são consideradas sagradas pelos índios americanos, que têm uma relação espiritual com a natureza, mas sendo adotado pela civilização ocidental, eles foram descontextualizados e seu uso tem sido distorcida, resultando em algo pernicioso para a saúde. Por que eles são perseguidos independentemente de que os povos indígenas têm uma utilidade benéfica.
Fonte:http://www.tiempodehoy.com/mundo/plantas-sagradas-indigenas-de-medicinas-a-drogas

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