O Dubai Spice Souk, ou mercado das especiarias de Dubai é uma das atrações turísticas mais interessantes que visitei nos Emirados Árabes Unidos. Localizado a poucas quadras do famoso mercado do ouro, o mercado dos temperos, ervas e especiarias de Dubai é relativamente pequeno comparado com outros mercados que conheci em Dubai.
Mesmo assim, passear por seus estreitos e mal iluminados corredores com dezenas de barraquinhas com vendedores super insistentes, vendendo praticamente o mesmo produto. É um daqueles “passeios quase obrigatórios” para quem visita Dubai, especialmente pela primeira vez.
No passado este mercado já foi muito maior e mais relevante. No entanto, à medida que os grandes supermercados foram se instalando nos Emirados Árabes Únidos nas últimas décadas, sua relevância para a comunidade local acabou sendo relegada a segundo plano. Como resultado, muitas lojas fecharam suas portas ou começaram a vender outros produtos como panelas e utensílios de cozinha. As lojas especializadas em temperos e especiarias que ainda sobrevivem, dependem diretamente dos turistas.
Falando assim, o mercado das especiarias de Dubai pode até parecer uma daquelas atrações pega-turista que toda a cidade tem. Enfim, eu diria que se você já visitou o Grand Bazaar em Istambul por exemplo, talvez o mercado dos temperos de Dubai nem tenha muita graça. Agora se for sua primeira vez num país do Oriente Médio, como foi a minha, vá conhecer o local. Você não irá se arrepender.
Além do estímulo visual dos inúmeros sacos de especiarias super coloridas, o estimulo ao olfato é algo fantástico para não dizer inesquecível. O aroma que exala de especiarias como o cravo, a canela, noz moscada, cardamomo, anis estrelado. Misturado com temperos como a pimenta, o açafrão, o gengibre, curry e afins acaba criando um aroma indescritível que irá ficar marcado para sempre sua memória olfativa.
Os preços me pareceram ótimos e como todo bom mercado árabe, a pechincha é a palavra de ordem.
Na verdade o mercado de especiarias de Dubai é tão visitado por brasileiros que muitos dos comerciantes, principalmente Iranianos e Paquistaneses, até já sabem os nomes de todos os temperos e especiarias em português. Um barato!! Isso sem falar que quando você diz que é o Brasil, eles querem fazer você experimentar praticamente tudo o que vendem.
As especiarias comercializadas no Spice Souk de Dubai chegam diariamente de países próximos ao UAE como Índia, Paquistão, Irã, Somália, Etiópia e afins. As mesmas são transportadas até os Emirados Árabes Unidos nas tradicionais Dhow (Embarcações simples de madeira). Você pode ver dezenas dessas Dhows do lado de fora do mercado na margem do Dubai River que separa Deira de Bur Dubai.
Comentários
Postar um comentário