"Não é difícil
descobrir tua Mente Búdica.
Simplesmente deixe de
procurá-la.
Deixe de aceitar e
rejeitar possíveis lugares
Onde pensas que ela
possa estar.
E ela aparecerá diante
de ti.
Cuidado! O menor sinal
de preferência
Abrirá um abismo largo e
profundo como o espaço entre o céu e a terra.
Se queres encontrar tua
Mente Búdica, não tenha opiniões sobre nada.
Opiniões produzem
argumento, e a disputa é uma doença da mente.
Submerge nas
profundezas.
A quietude é profunda.
Não há nada profundo em
águas rasas.
A Mente Búdica é
perfeita e engloba o universo.
Não tem carência de nada
e nada tem em excesso.
Se pensas que podes
escolher entre as suas partes,
Perderás de vista a sua
verdadeira essência.
Não te apegues às aparências,
às coisas opostas, às coisas que existem como relativas.
Aceite-as com
imparcialidade...
E não terás que perder
tempo com escolhas sem sentido.
Os julgamentos e
discriminações bloqueiam o fluxo e trazem as paixões.
Irritam a mente, que
precisa de quietude e paz.
Se vais de encontro de
isto a aquilo, ou a quaisquer dos inumeráveis opostos,
Perderás de vista o
todo, o Uno.
Seguindo um oposto
estarás te extraviando, para longe do centro de equilíbrio.
Como esperas alcançar o
Uno?
Decidir o que é, é
determinar o que não é.
Mas determinar o que não
é pode te ocupar tanto, que acaba se convertendo no que é.
Quanto mais falas e
pensas, mais longe te encontras.
Deixa de falar e de
pensar, e o encontrarás em todas as partes.
Se deixares todas as
coisas voltarem à sua origem, está bem.
Mas se
tu paras para pensar que esta é tua meta
E que é disto de que o
teu sucesso depende,
E lutas e lutas, ao
invés de simplesmente deixar ir,
Tu te perdes no Caminho,
e não estarás praticando Zen.
No momento em que
começas a discriminar e a preferir perdes o Caminho.
Buscar o real também é
um falso ponto de vista que deveria ser igualmente abandonado.
DEIXA PASSAR!
Deixa de buscar e de
escolher.
As decisões dão lugar às
confusões, e aonde pode chegar uma mente confusa?
Todos os pares de
opostos vêm da Única Grande Mente Búdica.
Aceita os opostos com
dócil resignação.
A Mente Búdica permanece
calma e quieta,
Mantenha sua mente nela
e nada poderá te perturbar.
O inofensivo e o danoso
deixam de existir.
Os sujeitos, quando
liberados de seus objetos, desaparecem
Tão certamente quanto os
objetos, quando liberados de seus sujeitos, desaparecem também.
Cada um depende da
existência do outro.
Entenda esta dualidade e
verás que ambos provêm do Vazio do Absoluto.
A base de todo Ser
contém os opostos.
Todas as coisas se
originam do Uno.
Que perda de tempo
escolher entre grosso e fino.
Já que a Grande Mente
faz nascer todas as coisas,
Abrace-as todas e deixe
morrer teus preconceitos.
Para realizar a Grande
Mente não sejas vacilante nem ansioso.
Se tentar pegá-la,
agarrarás o ar e cairás no caminho dos heréticos.
Onde está o Grande Tao?
Podes simplesmente
deixar de querer possuí-lo?
E podes deixá-lo LIVRE e
apenas confiar nEle?
Ele permanecerá ou se
irá?
Ele está em toda a parte
esperando por você...
Para unir a tua natureza
com a Dele
E, assim, tu possas
ficar livre de problemas, como Ele é.
Não canse tua mente te
preocupando em saber o que é real e o que não é,
Sobre o que aceitar ou o
que rejeitar.
Se queres conhecer o
Uno, deixe teus sentidos experimentarem o que vier.
Mas não seja
influenciado e nem te envolvas no que vier.
O sábio age sem emoção e
parece nem estar agindo.
O ignorante permite que
suas emoções o envolvam.
O sábio compreende que
todas as coisas são parte do Uno.
O ignorante
vê diferenças em toda parte.
Todas as coisas são
iguais em sua essência.
Assim, apegar-se a
algumas e abandonar outras é viver no engano.
A mente não é juiz
equânime de si mesma.
Tem preconceitos a favor
ou contra si mesma.
E não pode ver nada
objetivamente.
Bodhi (a Essência) está
além de toda noção de bem e mal, além dos pares de opostos.
Os devaneios são ilusões
e as flores nunca florescem no céu.
São invenções da
imaginação e não merecem ser considerados.
Ganho e perda, certo e
errado, grosso e fino.
Deixa todos irem!
Permanece atento.
Mantém abertos teus
olhos.
Teus devaneios
desaparecerão.
Se não fizeres
julgamentos, tudo será exatamente como deve ser.
Profunda é a sabedoria
do Tathagata, Excelsa e além de todas as ilusões.
Este é o Uno a que todas
as coisas retornam desde que tu não as separe,
Mantendo algumas e
afastando outras.
De qualquer modo, onde
as deixaria?
Todas estão dentro do
Uno.
Não há fora.
O Supremo não tem
modelo, dualidade, e nunca é parcial.
Confia nisto. Mantém
viva a tua fé.
Quando abandonas todas
as distinções nada sobra,
Exceto a Mente que é
agora pura... que irradia sabedoria,e nunca se cansa.
Quando a Mente abandona
as discriminações,
Os pensamentos e os
sentimentos não podem sondar suas profundezas.
O estado é absoluto e
livre. Não há nem eu, nem o outro.
Apenas te darás conta de
que és parte do Uno.
Tudo está dentro e nada
está fora.
Os sábios do mundo todo
compreendem isto.
Este conhecimento está
além do tempo, seja longo ou curto,
Este conhecimento é
eterno. Nem é, e nem não o é.
O todo é aqui.
E o menor é igual ao
maior.
O espaço nada pode
confinar.
O maior é igual ao
menor.
Não há limites, nem
dentro nem fora.
O que é e o que não é,
são a mesma coisa,
Porque o que NÃO É é
igual ao que É.
Se não despertares para
esta verdade, não se preocupe.
Apenas creia que tua
Mente Búdica não é dividida,
Que ela aceita tudo sem
julgamento.
Não preste atenção a
palavras, discursos, ou métodos bonitos.
O eterno não tem
presente, passado ou futuro."
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