SAMBA BRILHOU EM BOSTON NA EXPOSIÇÃO "SAMBA SPIRIT-MODERN AFRO BRASILIAN ART",NO MUSEUM OF FINE ARTS
Samba brilhou em Boston
Tradições populares marcam exposição
Há muito a arte contemporânea brasileira entrou na moda no circuito internacional e o Brasil passou a figurar entre os países que possui muitos talentos. Nomes como Ernesto Neto, Vik Muniz e Cildo Meirelles, por exemplo, têm facilmente suas obras expostas em vários museus mundo afora. Porém, a mostra “Samba Spirit - Modern Afro Brazilian Art”, no Museum of Fine Arts, em Boston, Estados Unidos, está chamando a atenção por apresentar ao público trabalhos de vários artistas brasileiros que normalmente não recebem tanta atenção na esfera internacional.
Heitor dos Prazeres sintetiza bem essa ideia: ao mesmo tempo em que se dedicava a compor sambas, na década de 1930, investia na pintura. Seus quadros são simples, com figuras desenhadas de forma bastante básica, mas, ainda assim, é clara a malemolência e a informalidade que o pintor e poeta queria expressar. Na exposição, dois de seus quadros representam essa conexão músico/pictórico: “Roda de Samba” (1957) e “Frevo da Casa Verde”(1958).
Apresentações como esta do Museum of Fine Arts, nas quais se destaca o trabalho de artistas pioneiros que trilharam os próprios caminhos em ambientes nem sempre favoráveis, demonstram outro lado do acervo cultural brasileiro, e abrem possibilidades para artistas contemporâneos que trabalham às margens dos modismos culturais e fora do circuito estabelecido das artes plásticas.
A exposição, que ficou aberta até o dia 18 de outubro de 2014, reúniu trabalhos doados para o museu pelo colecionador John Axelrod, um dos principais apoiadores do espaço – em 2011, por exemplo, ele cedeu 67 obras de artistas de descendência africana, tanto do Brasil como da América do Norte.
Samba Spirit - Modern Afro Brazilian Art
Data: até 19 de outubro
Local: Galeria Bernard e Barbara Stern Shapiro, no Museum of Fine Arts
Endereço: Av. das Artes, 465, Boston, Massachusetts
Horário: de segunda e terça, das 10h às 16h45; quarta, quinta e sexta, das 10h às 21h45; sábados e domingos, das 10h às 16h45
Fonte:http://casavogue.globo.com/MostrasExpos/Arte/noticia/2014/09/samba-brilha-em-boston.html
Comentários
Postar um comentário