Veja as previsões dos búzios para 2015
O desempenho de Dilma Rousseff, muitos pedidos de casamento e acidentes aéreos: Mãe Katia do Ogun comenta o que os búzios apontam para o novo ano. Assista!
Os búzios jogados por Mãe Kátia do Ogun indicam um ano com muitos pedidos de casamento, ascensão nas decisões de Dilma Rousseff, controle da crise de água em São Paulo e grande reconhecimento de um ator da TV. Segundo a mãe de santo, 2015 será um bom para investir em novos negócios.
Mas o novo ano pede cautela e calma. Mãe Katia chama a atenção para focos de incêndio dentro de casa e alerta para acidentes aéreos e crimes passionais de grande repercussão. Assista o vídeo do portal IG:
Agradecimento:
Fonte:http://delas.ig.com.br/comportamento/previsoes-para-2015/2014-12-19/previsoes-dos-buzios-para-2015.html
COMPREENDENDO OXÓSSI NA UMBANDA
Oxóssi na
Umbanda é considerado
patrono da linha dos caboclos,
atuando para o bem-estar físico e espiritual dos seres humanos.
Segundo esta religião, Oxóssi é figura representativa de
uma das sete forças principais de Deus: a força da luta, do trabalho, da
providência e da afirmação positiva. Assim, para a Umbanda,
Oxóssi representa uma das sete forças primordiais de Deus, pertencendo ao pólo
positivo das energias espirituais, expandindo, irradiando e impelindo os seres
para a construção vigorosa de seus destinos, bem como garantindo que os mais
fragilizados encontrem doutrinação firme e amorosa, desenvolvendo seu saber
religioso e sua fé.
A figura de Oxóssi tem origem na mitologia africana, para
a qual seria um antepassado africano divinizado, filho de Yemanjá,
irmão de Omulu-Obaluayê e rei da cidade de Oyó, localizada na África sudanesa -
de onde provêm os povos nagô (keto, ijexá e oyó) e mina-jeje. Também é
considerado o caçador por excelência; o arqueiro de uma flecha só - sempre
certeira.
A Umbanda,
considerada por muitos como fundada em 1908, é expressão do
sincretismo ocorrido no Brasil em razão da perseguição religiosa aos cultos
africanos. Por reunir elementos africanos, espiritualistas e cristãos, a figura
de Oxóssi pode aparecer, muitas vezes, misturada à figura católica de São Sebastião, nos estados de São Paulo, Rio de
Janeiro e estados do
demais centro -sul do Brasil, e São Jorge,
no estado da Bahia.
Ritos, Símbolos e Oferendas
Por não ser uma religião codificada, a Umbanda apresenta
variação de ritos, símbolos e oferendas.
Em geral, considera-se que o dia de Oxóssi é quinta-feira e seu símbolo
seria o arco e a flecha em ferro fundidos.
As oferendas a Oxóssi na Umbanda -
consideradas pela grande maioria de seus seguidores como ritos que
potencializam a energia dos Orixás - são de elementos correlatos à do chacra do plexo solar,
bem como ao comprimento de onda de cor amarela. Assim, suas oferendas haveriam
de se aproximar de tal padrão energético, seja pela cor do elemento, seja por
sua composição. Alguns exemplos de oferendas comuns em vários centros e tendas
umbandistas: milho cozido; côco em lascas; girassol; rosas brancas; velas
brancas e amarelas; cerveja; licor de caju; flores do campo; entre outros.
No Rio de Janeiro, São Paulo e demais estados do Centro-Sul do Brasil
consideram São Sebastião como sincretismo de Oxossi (comemorado no 20 de
janeiro); na Bahia o sincretismo de Oxossi é com São Jorge.
Bibliografia
·
O Código de Umbanda
·
A missão da Umbanda, de Ramatis.
Obá na Umbanda tem seu culto difundido
principalmente entre os seguidores da religião que são influenciados pelo
sacerdote e escritor Rubens Saraceni.
Na concepção destes umbandistas é um orixá ligado ao Trono Feminino do
Conhecimento, através da absorção do conhecimento em desequilíbrio para a sua
posterior recondução ao equilíbrio do ser. Assim, acaba por punir quem faz mau
uso dos conhecimentos, dado que são qualidades divinas. Obá ajuda na superação
da dispersão ou confusão mental. Possui como elemento a terra úmida e fértil
que sustenta os vegetais, daí sua ligação com Oxóssi, orixá com o qual chega a formar um par
terra-vegetal.
Tem por cor o magenta terroso ou a combinação verde com marrom. A pedra associada à Obá é a madeira petrificada (fossilizada).
No sincretismo é associada à Santa Joana d'Arc.
Bibliografia
·
CUMINO, Alexandre. Deus, "deuses" e divindades.
São Paulo: Madras, 2004.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/
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