O FENÔMENO DAS MENINAS BONECAS


Direita, sem edição; esquerda, com edição. Foto: Reprodução
O fenômeno das meninas-bonecas
Por Marcela Millan
Quando se pensa em beleza atualmente, a primeira imagem que toma a cabeça da maioria das pessoas é a de uma mulher esbelta, alta e magra, com longos cabelos aloirados e lisos, grandes seios e lábios carnudos. Parece que a luta diária de cada mulher persegue esse padrão de perfeição, que é quase inatingível, por vezes cruel e excludente: o padrão Barbie. Entretanto, dentre tantas frustradas, existem algumas figuras femininas que se destacam na mídia por mostrarem sucesso  nessa batalha. De acordo com o 'Daily News', uma jovem de 21 anos, que vive na cidade de Odessa, na Ucrânia, ficou famosa em sua região por ser uma sósia viva da Barbie.
Valeria Lukyanova tem 21 anos e todas as características para realmente ser considerada uma mulher-boneca. Em seu blog, ela se descreve como a mulher russa mais famosa na internet e seu perfil no Facebook tem mais de 7500 seguidores. Suas fotos fazem com que tenhamos dúvidas de se ela é ou não real, devido ao corpo excessivamente magro, porém ainda com curvas bem delineadas. Talvez o fato mais impressionante seja a frieza em seu rosto, por vezes quase inexpressivo.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

As reações dos internautas, ao se depararem com esse novo fenômeno da internet, foram variadas.  Os mais assustados com sua aparência postaram comentários em suas fotos, como: "Ela não é só feia, é ridícula" e "Uma mulher completamente perfeita é entediante".  Outros, pareceram se assombrar com a inegável semelhança de Lukyanova com a boneca Barbie, sem ter nada a criticar.
Fazendo o estilo de boneca oriental, Dakota Rose é outro nome polemico. Conhecida como Kota Koti na internet, a garota, de apenas 17 anos, conquistou a Ásia por se parecer um cosplay vivo, com enormes olhos e pele de porcelana. A delicadeza de seu rosto encanta a muitos, assim como seu modo quase inocente de se vestir – muita sensualidade, no japão, é algo que é repugnado.


Foto: http://kotakoti.com (blog de Dakota)

Foto: http://kotakoti.com (blog de Dakota)
Venus Angelic é outra menina que faz o mesmo estilo de Kota Koti. Ainda mais nova – esta tem apenas 15 anos – ela é londrina e morou no japão, onde tomou contato com o anime (animação japonesa). 
Foi a partir de então que a garota passou a se apaixonar por esse estilo e tentou se espelhar nele para montar seu visual. Venus Angelic, em seus tutoriais no Youtube, parece querer mais do que se parecer com uma boneca: ela quer incentivar outras meninas a se produzirem como ela, mostrando como aquilo é possível.
Mais do que perguntar-se se essas garotas são reais ou não, o que entra em debate aqui é um assunto mais sério. Até que ponto essa busca pelo padrão-barbie é saudável? Como sabemos, a moda é algo que deve exprimir nossa essência, um visual deve combinar com nosso estilo, e não ser algo ditado por nomes condecorados pela mídia. Quando uma garota se veste – e se porta – como uma boneca, ela deve se sentir confortável com isso. Não há problema em usar um vestido babado, ou um sapato cor de rosa. O real problema esta quando isso acontece por uma imposição da sociedade. E, então, entra-se em debate, também, uso do photoshop para aperfeiçoar a feição de algumas meninas.
Recentemente acusada de manipular sua imagem na internet, Dakota Rose pareceu perder seu prestígio. Fotos sem nenhum tratamento em programas de edição foram postadas na internet, mostrando que ela não tem o rosto tão perfeito como se julgava. Entretanto, o que mais choca é que ela é, ainda que sem edição, uma garota bonita, que tem realmente um ar angelical. Então, porque mentir?  Porque manipular a imagem para afinar o rosto e aumentar os olhos? Parece que, para ela, o que mais valia ali era a busca da perfeição ditada pela mídia do que a divulgação de seu estilo impar.
Direita, sem edição; esquerda, com edição. Foto: Reprodução
Direita, sem edição; esquerda, com edição. Foto: Reprodução

O sonho das crianças é se parecer com a Barbie; das jovens, também. Nessa busca, parece que a regra é não ter regra. Vale-se tudo para atingir o padrão esperado. E é nessa obsessão que encontra-se o problema. O fenômeno de bonecas de carne e osso está inegavelmente no inicio, e o que fica para todos é: essas garotas estão realmente mostrando seu estilo ou estão simplesmente sendo esmagadas pelas exigências do mundo atual…?
Fonte:http://blogdesalienando.blogspot.com.br/2012/05/o-fenomeno-das-meninas-bonecas.html



Comentários