Alice no País das Maravilhas: releitura com marionetes
Giramundo apresenta uma retrospectiva de mais de quatro décadas de trabalho
Em bate-papo, diretores Beatriz Apocalypse e Marcos Malafaia repassam a trajetória do grupo
26 de Março de 2014
Nesta edição do Gentedaqui, projeto que traz ao museu pessoas ligadas à cultura de Belo Horizonte, integrantes do grupo de teatro de bonecos Giramundo se encontram com o público para um bate-papo. Os diretores Beatriz Apocalypse e Marcos Malafaia, entre outros membros da companhia, respondem a perguntas e fazem uma retrospectiva da carreira do grupo - que já ultrapassa quatro décadas.
Museu das Minas e do Metal. Praça da Liberdade, s/nº, Funcionários (Prédio Rosa)-Belo Horizonte-MG, ☎ 3516-7200. Quinta (27), 19h30. Grátis. www.mmm.org.br.
http://vejabh.abril.com.br/arte-e-cultura/exposicoes/giramundo-apresenta-retrospectiva-mais-quatro-decadas-trabalho-777307.shtml
Grupo Giramundo de teatro celebra 40 anos de estrada em mostra no Sesc Santana
SÃO PAULO - Público vai conhecer 52 bonecos de espetáculos como A Bela Adormecida, O Guarani, Pinocchio, Giz, A Flauta Mágica e o histórico Cobra Norato
SÃO PAULO - O Sesc São Paulo inaugura no dia 7 de março a mostra ‘Uma Volta ao Giramundo’. Nela são exibidos 52 bonecos de 10 espetáculos da companhia de teatro mineira Giramundo, que celebra seus 40 anos de trajetória. Concebida especialmente para o Sesc Santana, a mostra perfila no primeiro andar (e nos halls do primeiro andar e mezanino) da unidade bonecos articulados de seu acervo, evidenciando seus aspectos plásticos e mecânicos desde os anos 1970. Nos dias 7 e 8 às 21 horas e no dia 9 de março às 18 horas, a companhia apresenta no teatro a peça ‘Alice no País das Maravilhas’.
Com curadoria de Marcos Malafaia, um dos diretores do grupo, fundado por Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu, a mostra reúne bonecos de espetáculos representativos dos diferentes períodos do grupo: ‘A Bela Adormecida’ (1971), com Bela, Bruxa, Príncipe, Cavalo, Dragão; ‘El Retablo de Maese Pedro’ (1976), com Dom Quixote, Sancho Pança, Trujaman; ‘Cobra Norato’ (1979), com Cobra Norato (fio), Tatu, Pajé, Cobra Norato (de rabo); ‘As Relações Naturais’ (1984), com Malherbe, Mildona, Marca, Julia, Inesperto; ‘O Guarani’ (1986), com Ceci, Peri, Botocudo, Padre; ‘Giz’ (1988), com Mordomo, Abutre, Abutra, Roqueiro, Namorada, Vô, Vó, Menino, Anjinhos, Sereia; ‘A Flauta Mágica’ (1991), com Pamina, Tamino, Papageno, Rainha da Noite, Sarastro, Monostatos; ‘Os Orixás’ (2001), com Oxalá, Xango, Exu, Oxossi, Mãe de Santo; ‘Pinocchio’ (2005), com Gepeto, Grilo, Pinocchio, Pavio; e ‘Vinte Mil Léguas Submarinas’ (2007) com Nemo, Aronnax, Conselho, Ned Land.
A ideia de grupo de teatro que orientou as atividades do Giramundo durante 30 anos cedeu espaço, na última década, a um pensamento multimídia, experimentador do boneco em seus múltiplos aspectos, e do movimento como matéria de pesquisa. Durante os anos 2000, o grupo se institucionalizou e ampliou sua pauta de atividades, abrindo Museu, Escola e Estúdio de Animação e criando produtos industriais como livros, vídeos e brinquedos.
O Giramundo clássico, intérprete da cultura brasileira, formado por artistas plásticos, em labor manual para realização de uma produção artesanal, soma-se a um Giramundo XXI, de plástico, metal e computadores, cultivado por designers e animadores e que mistura teatro de bonecos e cinema.
‘Alice no País das Maravilhas’, dias 7 e 8 de março, às 21 horas e 9 de março, às 18 horas.
Nova montagem do grupo Giramundo, baseado no texto 'Alice no País das Maravilhas', de Lewis Carroll. O espetáculo promove o diálogo do teatro de bonecos com as artes plásticas, vídeo arte, música e cinema. O texto clássico ganha um tom contemporâneo nesta montagem que tem vozes de Fernanda Takai (Alice) e Arnaldo Baptista (Chapeleiro Maluco) e trilha sonora especialmente composta por John Ulhoa. A direção geral e o roteiro adaptado são de Marcos Malafaia. Duração: 75 minutos.
Serviços:
Evento: mostra de arte de bonecos ‘Uma Volta ao Giramundo’; de 07 de março a 25 de maio; Sesc Santana (Hall do 1o andar e mezanino); ‘Alice no País das Maravilhas’; Apresentações nos dias 7 e 8 de março, às 21 horas e 9 de março, às 18 horas; Ingressos de R$ 4,80 a R$24; Sesc Santana; Avenida Luiz Dumont Villares, 579; informações: (11) 2971 8700.
Fonte:http://www.dci.com.br/cultura/grupo-giramundo-de-teatro-celebra-40-anos-de-estrada-em-mostra-no-sesc-santana-id386298.html
Comentários
Postar um comentário