Presentear com perfume é uma ótima pedida para o Natal. Mas não adianta levar em conta só a beleza dos vidrinhos, conforme explica Monica Rossetto, professora do curso de pós-graduação em Cultura do Perfume da Faculdade Santa Marcelina. “Perfume é um presente muito pessoal. Escolher uma fragrância para alguém é como comprar uma roupa ou sapato, depende do manequim, do tecido ou das cores que a pessoa mais gosta”, afirma. Assim, a primeira lição: é preciso ter alguma intimidade com o presenteado para conseguir escolher o perfume adequado.
As mulheres clássicas preferem os aromas florais
Acertar na escolha da família olfativa fica mais fácil tendo em vista as características do outro. “Observe a maneira de se vestir, os lugares que frequenta, suas preferências musicais e gastronômicas e tente formar uma personalidade”, recomenda Claudia de Bem Capellato, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Fragrâncias Finas da Symrise Brasil.
E mais uma dica importante: “Nunca compre um perfume com base no cheiro que ele tem em você ou em outra pessoa. O perfil genético, os hábitos alimentares, o grau de transpiração e até o temperamento afetam o aroma do produto”, conta a especialista Renata Ashcar. As peles claras, por exemplo, fixam as fragrâncias por menos tempo, enquanto as morenas pedem perfumes mais suaves, já que o cheiro adere melhor.
Em geral, segundo Veronica Costa, perfumista da Natura, as fragrâncias que mais agradam os brasileiros são as cítricas: “Por vivermos em um país de clima tropical, elas combinam com a necessidade de se refrescar”. A especialista também fala da preferência disparada pela lavanda em águas refrescantes ou notas de perfume. “É um fenômeno que ocorre no Brasil, e só por aqui”, diz.Getty Images
Perfumes cítricos e frescos são os preferidos deles
Mas para acertar em cheio é preciso atentar para a personalidade. O guia abaixo resume fragrâncias que combinam com vários estilos.
Modernos:Pessoas jovens normalmente gostam de perfumes que transmitam vitalidade e espontaneidade. Escolha fragrâncias frescas e vibrantes, com notas de limão, bergamota, mandarina, lavanda, alecrim, pêra e maçã. Perfumes unissex também são boas opções.
Sedutores:Pessoas sensuais e magnéticas geralmente gostam de toques frutais e ingredientes densos como madeiras, baunilha e especiarias. Essas se impressionam com vidros ousados.
Clássicos:Seguras de si e orgulhosas, as pessoas clássicas preferem não ousar. Os aromas florais são os mais indicados para as mulheres, os homens preferem notas amadeiradas. Perfumes consagrados há muito tempo costumam agradar.
Românticos:São pessoas sonhadoras, meigas e apaixonadas. Para elas, a delicadeza das flores – das combinações leves até as mais elaboradas. Para eles, os cítricos, como âmbar e almíscar. Colônias suaves também são boas opções.
Agitados:Quem anda a mil por hora vai gostar de perfumes vibrantes e intensos, como os orientais. Para os esportistas, prefira algo menos denso.
Tranquilos:Notas cítricas e frescas são ótimas escolhas para personalidades sossegadas, como as que dão uma sensação de segunda pele, por exemplo, o musk.
Poderosos:Ele (ou ela) é do tipo forte e que impõe suas opiniões com veemência? Então aposte nas fragrâncias marcantes, como as orientais e adocicadas. Nesse caso, um vidro pomposo também agrada.
Bianca Iaconelli e Cáren Nakashima
Perfumes florais são os preferidos das brasileiras
Brasil já é o segundo no mundo que mais consome perfumaria. Famosas apontam as suas fragrâncias favoritas
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As brasileiras preferem os perfumes nacionais
Não é fácil escolher um perfume com tanta variedade nas prateleiras. O Brasil já é o segundo maior mercado consumidor de perfumaria no mundo e as opções aumentam a cada dia. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético (ABHIPEC), a família olfativa dos florais lidera o ranking na preferência nacional e representa 67% do consumo feminino – os cítricos ficam em segundo lugar com 17%. A atriz Nívea Stelmann comprova a tendência e aponta o floral aromático Noa, da Cacharel, como o seu queridinho – veja abaixo outras preferências das famosas.
Teste:Qual tipo de perfume combina com você? Ainda de acordo com o levantamento da ABHIPEC, os perfumes europeus e americanos não são maioria entre as brasileiras, que consomem predominantemente (94%) as marcas nacionais, como Avon, O Boticário e Natura. A colônia também entra na mesma classificação das fragrâncias e os hábitos de consumo estão ligados ao estilo de vida. Na região Norte e Nordeste, por exemplo, onde o produto é reaplicado diversas vezes ao dia, notas de lavanda fazem sucesso. Essa é, aliás, a região do Brasil que mais consome perfume. Já no Centro-Oeste e nas regiões Sul e Sudeste o musk se destaca.
Top 5: Consumo de perfume no mundo
Brasil ocupa a segunda posição no ranking de participação no mercado
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Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético (ABHIPEC)
Brasileiras não são fiéis a uma fragrância A falta de fidelidade é um fator que chama atenção. A brasileira abriu mão do “cheiro característico” para se adaptar às necessidades do dia a dia. “Agora elas usam de três a quatro perfumes diferentes, dependendo da ocasião. Um para trabalhar, outro para sair, e assim vai”, explica Tatiana Ponce, gerente executiva de mercado e consumidor da marca O Boticário. Segundo a perfumista Carmita Magalhães, da Firmenich do Brasil, mesmo que tenha um perfume preferido, a mulher tende a consumir novas fragrâncias por conta de curiosidade e necessidade de testar ou adquirir produtos.
Por vaidade ou para se sentir desejada, são diversos os motivos que levam a mulher a estar sempre perfumada. “Ela quer que o cheiro dure e que seja o toque final dos cuidados de beleza”, diz Tatiana. “Mulher adora quando as pessoas elogiam e perguntam sobre o perfume que ela está usando”, conclui. As famosas preferem os importados.
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