Os 10 gurus sikhs, em uma representação do início
dos anos 1700
Os gurus sikhs estabelecido Sikhismo de ao longo dos séculos, a partir do 1469 anos. Sikhism was founded by the first guru, Guru Nanak , and subsequently, each guru, in succession, was referred to as "Nanak", and as "Light", making their teachings, in the holy scriptures, equivalent. Sikhismo foi fundado pelo primeiro guru, Guru Nanak e, posteriormente, cada um guru, em sucessão, foi referido como "Nanak", e como "Luz", fazendo com que seus ensinamentos, nas escrituras sagradas, equivalentes. There are a total of 11 gurus, of which the current, and everlasting, Sikh Guru is the integrated Sikh scriptures known as the Adi Granth or, Siri Guru Granth Sahib . Há um total de 11 gurus, da qual o atual e eterna, Sikh Guru é as escrituras Sikh integrados conhecidos como o Adi Granth ou, Guru Granth Sahib Siri .
Os Gurus
Sikhism was established by Guru Nanak and ten other Sikh Gurus starting in 1469. Sikhismo foi estabelecida por Guru Nanak e 10 Gurus Sikh outros, a partir de 1469. Guru Nanak was the first guru, and Guru Gobind Singh , the 10th Guru, bestowed the Guruship forevermore to the Sikh holy scripture, the Guru Granth Sahib as the 11th Guru, the living word. Sikhs follow the teachings of the gurus, which is believed upon remembering, leads to salvation . Guru Nanak foi o primeiro guru e guru Gobind Singh , o décimo Guru, concedeu a Guruship para sempre ao Sikh Sagrada Escritura, o Guru Granth Sahib como o Guru 11, a palavra viva. Sikhs seguir os ensinamentos dos gurus, que se acredita ao lembrar, leva à salvação .
The name "Nanak" was used by all the subsequent gurus who wrote any sacred text in the Sikh holy scripture called the Guru Granth Sahib . O nome "Nanak" foi usada por todos os gurus posteriores que escreveram qualquer texto sagrado no santo Sikh escritura chamado de Guru Granth Sahib . The second Sikh Guru, Guru Angad Dev , is also called the "Second Nanak" or "Nanak II". O segundo Sikh Guru, Guru Angad Dev , também é chamado de "Nanak segundo" ou "Nanak II". Sikhs hold that all subsequent Gurus carried the same message as that of Guru Nanak, and so they have used the name "Nanak" in their holy text, instead of their own names. Sikhs sustentam que todos os gurus posteriores levaram a mensagem mesmo que o Guru Nanak, e assim eles têm usado o nome "Nanak" em seu texto sagrado, em vez de seus próprios nomes. Hence all are referred to as the "Light of Nanak". Por isso todos são referidos como a "Luz Nanak".
List of Sikh Gurus [ 1 ] Lista de Gurus Sikh [1]
# # | Name Nome | Date of birth Data de nascimento | Guruship on Guruship em | Date of ascension Data da ascensão | Age Idade |
---|---|---|---|---|---|
1 1 | Guru Nanak Guru Nanak | 15 April 1469 15 de abril de 1469 | 20 August 1507 20 de agosto de 1507 | 22 September 1539 22 de setembro de 1539 | 69 69 |
2 2 | Guru Angad Guru Angad | 31 March 1504 31 de março de 1504 | 7 September 1539 07 de setembro de 1539 | 29 March 1552 29 de março de 1552 | 48 48 |
3 3 | Guru Amar Das Guru Amar Das | 5 May 1479 05 de maio de 1479 | 26 March 1552 26 mar 1552 | 1 September 1574 01 de setembro de 1574 | 95 95 |
4 4 | Guru Ram Das Guru Ram Das | 24 September 1534 24 de setembro de 1534 | 1 September 1574 01 de setembro de 1574 | 1 September 1581 01 setembro de 1581 | 46 46 |
5 5 | Guru Arjan Dev Guru Arjan Dev | 15 April 1563 15 de abril de 1563 | 1 September 1581 01 setembro de 1581 | 30 May 1606 30 de maio de 1606 | 43 43 |
6 6 | Guru Har Gobind Guru Har Gobind | 19 June 1595 19 de junho de 1595 | 25 May 1606 25 maio de 1606 | 28 February 1644 28 de fevereiro de 1644 | 48 48 |
7 7 | Guru Har Rai Guru Har Rai | 16 January 1630 16 jan 1630 | 3 March 1644 3 mar 1644 | 6 October 1661 06 de outubro de 1661 | 31 31 |
8 8 | Guru Har Krishan Guru Har Krishan | 7 July 1656 07 de julho de 1656 | 6 October 1661 06 de outubro de 1661 | 30 March 1664 30 de março de 1664 | 7 7 |
9 9 | Guru Tegh Bahadur Guru Tegh Bahadur | 1 April 1621 01 de abril de 1621 | 20 March 1665 20 de março de 1665 | 11 November 1675 11 de novembro de 1675 | 54 54 |
10 10 | Guru Gobind Singh Guru Gobind Singh | 22 December 1666 22 de dezembro de 1666 | 11 November 1675 11 de novembro de 1675 | 7 October 1708 07 de outubro de 1708 | 41 41 |
11 11 | Guru Granth Sahib Guru Granth Sahib | n/a n / a | 7 October 1708 07 de outubro de 1708 | n/a n / a | n/a n / a |
References Referências
- ^ Shiromani Gurdwara Prabandhak Committee. "Ten Gurus" ^ Shiromani Gurdwara Prabandhak Comitê. "Dez Gurus"
- ^ Shiromani Gurdwara Prabandhak Committee. "Ten Gurus" ^ Shiromani Gurdwara Prabandhak Comitê. "Dez Gurus"
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Sikhismo - A História
A história do Sikhismo começa com Nanak, um filho da casta governante/guerreira, que viveu entre 1469-1538 e nasceu no norte da Índia. Ele foi influenciado por homens "santos" dos ramos místicos Bhakti do hindu e Sufi do islâmico. O Guru Nanak acreditava em um ser supremo e determinou que todas as religiões utilizavam nomes diferentes para a mesma divindade, a qual ele chamou de "Sat Nam" (Nome Verdadeiro). Parece que Nanak queria misturar o hinduísmo e o islamismo (Sikh é o nome hindu para discípulo). Apesar de muitas semelhanças serem vistas entre o Sikhismo, o Hinduísmo e o Sufismo (um ramo do Islã), a típica resposta a alegações de conexão são recebidas com uma posição inflexível a favor do Sikhismo como uma revelação direta de Deus.
A palavra Guru é a combinação de duas pequenas palavras Gu e Ru. Gu significa escuridão e Ru significa luz. Os sikhs dizem que guru significa "a Luz que dissipa as trevas", mas já que a palavra "trevas" aparece primeiro, então deve ser "a escuridão que desfila como luz."
Sikhismo - Crenças
As crenças básicas do Sikhismo são:
- Deus, acredita-se, foi auto-criado. Esta é uma opção autodestrutiva, pois algo que não existe não pode criar a si mesmo. Os sikhs são ensinados a "tornar-se a imagem do Senhor." Isto significa que não existe diferença entre Deus e o indivíduo, assim como uma gota de água se mescla ao oceano.
- A Salvação é alcançada por meio do batismo, uma vida de honestidade, meditação em Deus, ter fé, recitar o nome de Deus, evitar distrações mundanas e ao lembrar-se de Deus em cada momento possível. Diz-se que a salvação e a espiritualidade vêm para aqueles não afetados pela felicidade, dor, orgulho, ganância e apego emocional, que tratam a pobreza e riqueza da mesma forma, que não reagem à dor ou ao prazer, que tratam bem os amigos e inimigos e que recitam o nome de Deus em todos os momentos.
- O Batismo Sikh (Amrit ou Khande Ki Pohul) é realizado pela ingestão da água benta preparada durante a recitação de hinos. Uma vez que o batismo for tomado, o devoto está proibido de cortar o cabelo, de adulterar, de comer carne, fumar, beber e usar drogas.
- A Oração é realizada três vezes por dia e sete orações são repetidas palavra por palavra para cada parte do dia.
- Todas as outras Escrituras (diferentes de Sikh Shri Guru Granth) são imperfeitas. Qualquer Granth traduzido do original não é confiável.
- Os sikhs rejeitam que Jesus é Deus e ensinam que os erros humanos e más interpretações da Bíblia são a causa por trás da crença em uma Trindade de pessoas na única essência de Deus. A frase "Deus não nasce e nem morre" se assemelha ao islâmico "Deus não é gerado e nem gera". Considere que as pessoas criadas realmente não podem conceber a existência de algo que não é criado, assim como os que possuem um espírito morto não podem conceber o verdadeiro reino espiritual.
- Os sikhs acreditam em reencarnação (samsara) e que os destinos da vida são determinados pelo acúmulo de obras boas e más (carma), assim como no hinduísmo.
- Os sikhs, como os islâmicos, são doutrinariamente monoteístas, mas alguns deles elevam o fundador do Sikhismo a um nível de deus. Os sikhs enxergam o conceito de uma Trindade como sendo triteísmo (três deuses separados ao mesmo tempo) ou modalismo (um deus vivendo de três modos, um de cada vez).
Sikhismo - Resposta Cristã Básic
Em contraste ao Sikhismo, as crenças básicas Cristãs são:
- Deus não é um ser criado, mas eternamente existente. ". . . de eternidade a eternidade tu és Deus" (Salmo 90:2).
- A Salvação não é o resultado de suas próprias ações. "Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei" (Romanos 3:28).
- O Batismo é uma expressão externa de um trabalho interno, não um ritual para alcançar aderência às leis religiosas (Romanos 6:3).
- A Oração é comunicação entre uma pessoa e Deus. Ela consiste de louvor, agradecimento, súplica, intercessão e escuta.
- A Bíblia é considerada a Palavra de Deus.
- Jesus é Deus , assim como evidenciado em várias passagens da Bíblia.
- A Reencarnação é rejeitada: "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo" (Hebreus 9:27).
- Deus Pai, Jesus Filho e o Espírito Santo são um.
Fonte:http://www.allaboutreligion.org/portuguese/sikhismo.htm
Sobre os Sikhs
Os Sikhs constituem uma importante fração do povo djat, misturada provavelmente com antigos sudras de uma casta ínfima. Os Sikhs (discípulos), no início uma seita religiosa, foram durante quase um século uma verdadeira nação militar. Hoje não conservam no Punjab mais do que os seis principados de Djind, Faridkot, Kapurtala, Kalsia, Nabha e Patiala.
A religião ou seita dos sikhs é, de todos os credos da Índia, a que mais vivamente tem contestado o bramanismo hindu, maioritário e dominador no país.
O fundador dos Sikhs, Nanak, nasceu em 1469, catorze anos antes de Lutero: as tradições referentes à primeira etapa da sua existência apresentam-no constantemente submergido na meditação e dotado de um absoluto desprezo por tudo o que o rodeia, até que foi objeto de um manifesto chamamento de Deus, para expor e pregar ao mundo uma nova doutrina. Demonstrando que o hindu e o maometano não diferem entre si em matéria de religião, empreendeu uma série de peregrinações aos quatro pontos cardeais e fez a quinta e última visita alegórica aos siddhs (santos) de Gorakhnath. Nestas peregrinações (segundo a lenda) chegou até aos confins da moderna Índia; a sua pregação era intensamente monoteísta e dirigida principalmente contra as pretensões da casta sacerdotal.
Antes da sua morte (1538), Nanak designou seu sucessor Angad, que inventou o alfabeto gurmuki e ampliou o Granth (hino hindu). Amar Das, seu sucessor, reorganizou propriamente a seita e desenvolveu as suas doutrinas. Entre outras coisas, reformou os ritos bramânicos relativos aos matrimónio, proibiu as peregrinações e outras práticas extravagantes e obteve de Akbar a concessão de um terreno onde erigiu o Amrita Sara (tanque da imortalidade), na localidade de Amritsar, e deu início à construção de um templo.
Ardjun Mall, filho de Amar Das, teve um desentendimento com o governo de Lahore, acabando por ser detido numa cadeia, onde acabou por morrer, em 1606, envenenado. Este facto levou os Sikhs a deixarem de ser uma seita inofensiva para se tornarem guerreiros fanáticos.
A seita dos Sikhs é essencialmente monoteísta e, ainda que não negue as inumeráveis divindades do panteão hindu, não fomenta o seu culto e adoração mas condena-os. Os Sikhs professam uma espécie de culto, ou pelo menos veneram, da vaca, tal como os hindus; mas são carnívoros e desprezam a maior parte das cerimónias hindus na preparação dos alimentos. A religião sikh fracassou na sua campanha de abolição do sistema de castas. O próprio Nanak empreendeu a tarefa de condenação deste sistema, tendo pregado que Deus não avaliava o mérito dos homens pela casta a que pertenciam, mas sim pelas obras que praticavam.
Os Sikhs debatem-se ainda hoje com a dominação indiana dos seus territórios, no Norte do País: o Panjab e Caxemira, que se estendem pelo Paquistão, país com que têm, todavia, melhores relações e apoio contra Nova Deli. A questão dos Sikhs é um dos problemas do governo indiano, devido à feroz resistência ao domínio de Nova Deli e à sua luta pela independência, sendo também um dos "pontos-quentes" da sua relação com o governo muçulmano de Islamabade (Pasquistão, muçulmano). Muitos têm sido os conflitos e atentados, mas o problema está para durar.
Fonte:http://www.infopedia.pt/$sikhs
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