Kinko e Tozan
As descrições a seguir são apenas um olhar superficial para estas duas escolas de shakuhachi. As linhagens dessas duas escolas é extremamente complexa. Então eu só vai tocar em alguns informações básicas e algumas figuras-chave. Para um estudo mais amplo e completo, por favor consulte Adreas Gutzwiller ' dissertação de s sobre o Kinko Ryu, Christopher Yohmei Blasdel ' s livro, Shakuhachi: um Manual para a aprendizagem e Riley Lee ' s Phd. dissertação sobre transmissão de honkyoku.
Kinko-Ryu
Kurosawa Kinko (1710-1771), fundador do estilo Kinko de shakuhachi, foi um monge komuso nascido em uma família de samurais. Ele foi responsável por tomar a honkyoku do passado, que estava preocupado principalmente com a meditação, e adicionando um maior grau de musicalidade a ele. Ele viajou por toda a Japão e recolhidos 33 peças honkyoku, que agora formam o núcleo do estilo Kinko de shakuhachi. Ele também melhorou o instrumento, talvez melhorar a estrutura de furo para acessar determinados tons mais fácil. Ele era ' t até que a segunda geração da família Kinko que a definição de um estilo de Kinko foi reconhecida desde lá foram não estilos de shakuhachi durante o seu tempo.
Durante a restauração Meiji (1871) a seita dos monges shakuhachi (Fuke-shu) foi proibida pelo governo. Ele ' s use como uma ferramenta ritual foi proibida, mas musicalmente, foi desfrutando de grande popularidade entre as classes seculares, sendo usado em conjunto com koto e shamisen (sankyoku). No entanto, o shakuhachi foi em séria ameaça de se tornar obsoleto, assim eram os dois homens responsáveis pela tomada de shakuhachi no mundo moderno, Yoshida Itcho e Araki Kodo do estilo Kinko. Eles persuadiram o governo para permitir que qualquer pessoa tocar shakuhachi como instrumento musical, tornando-se assim acessível a todos. Foi através de seus esforços que a popularidade musical do shakuhachi espalhar depois que ele foi banido como ferramenta religiosa.
Um dos Araki Kodo ' realizações mais significativas de s foi o desenvolvimento de um sistema de notação para o musical de shakuhachi utilizando o script katagana, que é lido vetically (cima para baixo e direita para a esquerda). Além disso, um sistema de pontos e linhas foi criado para indicar ritmo e tempo quando gaikyoku (fora pedaços) foram jogados.
Três gerações mais tarde, o discípulo de Kodo II, Junsuke Kawase eu (1870-1957) melhor sobre a notação tornando ainda mais fácil de ler e mais acessível ao público. Ele organizou a organização de shakuhahchi de Chikuyu Sha que se tornou a maior organização dentro do estilo de Kinko e tem participação em todo o país e do mundo. É sua música que se tornou o padrão para todos os jogadores de Kinko.
Kinko-Ryu
Kurosawa Kinko (1710-1771), fundador do estilo Kinko de shakuhachi, foi um monge komuso nascido em uma família de samurais. Ele foi responsável por tomar a honkyoku do passado, que estava preocupado principalmente com a meditação, e adicionando um maior grau de musicalidade a ele. Ele viajou por toda a Japão e recolhidos 33 peças honkyoku, que agora formam o núcleo do estilo Kinko de shakuhachi. Ele também melhorou o instrumento, talvez melhorar a estrutura de furo para acessar determinados tons mais fácil. Ele era ' t até que a segunda geração da família Kinko que a definição de um estilo de Kinko foi reconhecida desde lá foram não estilos de shakuhachi durante o seu tempo.
Durante a restauração Meiji (1871) a seita dos monges shakuhachi (Fuke-shu) foi proibida pelo governo. Ele ' s use como uma ferramenta ritual foi proibida, mas musicalmente, foi desfrutando de grande popularidade entre as classes seculares, sendo usado em conjunto com koto e shamisen (sankyoku). No entanto, o shakuhachi foi em séria ameaça de se tornar obsoleto, assim eram os dois homens responsáveis pela tomada de shakuhachi no mundo moderno, Yoshida Itcho e Araki Kodo do estilo Kinko. Eles persuadiram o governo para permitir que qualquer pessoa tocar shakuhachi como instrumento musical, tornando-se assim acessível a todos. Foi através de seus esforços que a popularidade musical do shakuhachi espalhar depois que ele foi banido como ferramenta religiosa.
Um dos Araki Kodo ' realizações mais significativas de s foi o desenvolvimento de um sistema de notação para o musical de shakuhachi utilizando o script katagana, que é lido vetically (cima para baixo e direita para a esquerda). Além disso, um sistema de pontos e linhas foi criado para indicar ritmo e tempo quando gaikyoku (fora pedaços) foram jogados.
Três gerações mais tarde, o discípulo de Kodo II, Junsuke Kawase eu (1870-1957) melhor sobre a notação tornando ainda mais fácil de ler e mais acessível ao público. Ele organizou a organização de shakuhahchi de Chikuyu Sha que se tornou a maior organização dentro do estilo de Kinko e tem participação em todo o país e do mundo. É sua música que se tornou o padrão para todos os jogadores de Kinko.
Tozan
Nakao Tozan (1876-1956), fundador do estilo Tozan shakuhachi, nasceu em Osaka. Ele veio de uma família musical, sua mãe sendo filha de um mestre famoso shamisen, Terauchi Daikengyo de Quioto. Ele aprendeu a tocar shamisen como uma criança e aprendeu a tocar shakuhachi por conta própria. Quando ele estava em sua adolescência entrou para a sociedade de Myoan de shakuhachi monges e desenvolveu técnica com eles.
Em seus primeiros 20 ' s ele abriu seu primeiro estúdio de shakuhachi em Osaka. Este foi o começo do estilo Tozan. Em 1904 ele começou a compor peças para o shakuhachi que mais tarde se tornou o honkyoku do estilo Tozan. Ele era muito knowlegeable sobre música ocidental, criando novos do desempenho e métodos de ensino e revisão da música de shakuhachi. Conseqüentemente, ele foi muito bem sucedido em popularizar o shakuhachi, atraindo muitos seguidores, especialmente entre os jovens de Kansai. Ele mudou-se a Tóquio em 1922 e colaborou com o compositor famoso koto, Miyagi Michiyo; mas Kansai continua a ser o centro da escola Tozan.
Comparação entre estilos Kinko e Tozan
Ao contrário a escola Tozan, o estilo de Kinko não possui nenhuma organização central (ou seja moto). Isto permitiu que o estilo de Kinko desfrutar de maior diversificação e liberdade de expressão. Os alunos do estilo Kinko que foram proficientes suficiente geralmente rompeu e formaram suas próprias seitas e criaram seus próprios estilos gaikyoku e notação (mas geralmente foi baseado no roteiro original de Araki Kodo eu).
Ambos os estilos no entanto enfatizam musicalidade ao invés de suizen (soprando meditação). Ambos dar ênfase elevada formação de gaikyoku, especialmente jogando com um conjunto de jiuta shamisen e koto de estilo Ikuta. Além disso, ambos os estilos sempre tiveram uma atitude positiva para com novas músicas e estão ativos na cena musical contemporânea.
Clique aqui para visitar o Sociedade internacional de Shakuhachi site que inclui música, escolas e jogadores etc...
Em seus primeiros 20 ' s ele abriu seu primeiro estúdio de shakuhachi em Osaka. Este foi o começo do estilo Tozan. Em 1904 ele começou a compor peças para o shakuhachi que mais tarde se tornou o honkyoku do estilo Tozan. Ele era muito knowlegeable sobre música ocidental, criando novos do desempenho e métodos de ensino e revisão da música de shakuhachi. Conseqüentemente, ele foi muito bem sucedido em popularizar o shakuhachi, atraindo muitos seguidores, especialmente entre os jovens de Kansai. Ele mudou-se a Tóquio em 1922 e colaborou com o compositor famoso koto, Miyagi Michiyo; mas Kansai continua a ser o centro da escola Tozan.
Comparação entre estilos Kinko e Tozan
Ao contrário a escola Tozan, o estilo de Kinko não possui nenhuma organização central (ou seja moto). Isto permitiu que o estilo de Kinko desfrutar de maior diversificação e liberdade de expressão. Os alunos do estilo Kinko que foram proficientes suficiente geralmente rompeu e formaram suas próprias seitas e criaram seus próprios estilos gaikyoku e notação (mas geralmente foi baseado no roteiro original de Araki Kodo eu).
Ambos os estilos no entanto enfatizam musicalidade ao invés de suizen (soprando meditação). Ambos dar ênfase elevada formação de gaikyoku, especialmente jogando com um conjunto de jiuta shamisen e koto de estilo Ikuta. Além disso, ambos os estilos sempre tiveram uma atitude positiva para com novas músicas e estão ativos na cena musical contemporânea.
Clique aqui para visitar o Sociedade internacional de Shakuhachi site que inclui música, escolas e jogadores etc...
Fonte:http://www.northsideaikido.com/pt/shakuhachi
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